Blog da Ana Maria Bahiana

Semana do Oscar, dias 2 e 3: a sorte está sendo lacrada

Ana Maria Bahiana

Hollywood Boulevard, hoje pela manhã

O Oscar 2011 já está decidido, mas apenas os contadores da PriceWaterhouseCooper sabem disso. Os votos fecharam ontem à tarde e foram encaminhados  imediatamente à contadoria . Quando você estiver lendo este post os resultados já terão sido apurados, e os vencedores, estabelecidos _ agora é a hora de preparar os cartões fatais, colocá-los nos envelopes e lacrá-los.

Antes que vocês perguntem: as estatuetas não recebem os nomes vencedores nesta etapa. Em números muito maiores que o necessário – por garantia- as estatuetas ficam nos bastidores do Kodak, com placas em branco. Depois da entrega, elas são enviadas para a gravação dos nomes e devolvidas aos vencedores.

Nas últimas 48  horas da disputa Christopher Hitchens, que não tolera bobagens, massacrou O Discurso do Rei por sua “memória seletiva” na reconstituição dos fatos em torno do reinado de Jorge VI e seu pai. Jorge V; Annette Bening deu entrevistas para praticamente todos os programas de TV; Harvey Weinstein correu com Colin Firth para cima e para baixo de todas as festas, recepções e eventos, e explorou ao máximo o endosso da família real ao Discurso; Lucy Walker, diretora de Lixo Extraordinário, deu uma entrevista na qual não consegui achar a palavra “Brasil”; e o divulgador de Geefwee Boedoe, diretor do curta Let’s Pollute, desfechou emails  dizendo que o filme era o “Davi diante do Golias da Pixar” – o favorito Day and Night (isso  nunca dá certo…)

Teddy Newton, diretor de Day and Night, na recepção da Academia

Isso apenas no campo “estratégia”. No setor “produção”, a Academia abriu as portas para festejar os curtas de animação indicados; o tapete vermelho começou a ser instalado na entrada do Kodak; Anne Hathaway e James Franco ensaiaram um tributo a Nos Tempos da Brilhantina; e soube-se o por que de não haver prévia dos cenários, como é costumeiro –  os produtores Bruce Cohen e Don Mirscher optaram por um cenário minimalista, praticamente nu, que será alterado exclusivamente através de projeções. “Será um cenário virtual, que vai nos possibilitar levar a plateia a diversos momentos da história do cinema”, disse Cohen.

O que também não vai acontecer: vários indicados anteriores apresentando prêmios e falando sobre os indicados do ano; e longas montagens de clipes, como aquele tributo aos  filmes de terror do ano passado. O que voltou: “o Oscar vai para…” e  interpretação integral de todas as canções indicadas.

Esta noite, os documentaristas serão homenageados. Vamos ver o que vai rolar…

  1. Isabele

    06/03/2011 17:42:11

    Adoro a premiação dos oscar,não sei gosto de ver o glamour dos astros,enfim é mesmo um momento do cinema.Gostei do Colin Firth embora não tenha assistido ainda O Discurso do Rei.Quanto as atrizes vi os filmes da Annette e Natalie Portman,e faltou vê o trabalho das outras.O que eu gostei mesmo é do Christian Bale e Melissa Leo ter levado os prêmios de coadjuvante.Espero que esses atores não seja só lembrado pelos prêmios que levaram eles acabam sendo esquecido pela própria platéia que os aplaude.Tenho uma observação sobre os prêmios do oscar só mesmo Vivien Leigh em E o Vento Levou e Marlon Brando em Poderoso Chefão, ficaram associados ao filme e o prêmio do oscar até agora.

  2. Plínio

    25/02/2011 17:16:31

    O que é curioso é que antes da estatueta ser grafada, o que serve mesmo como uma prova da vitória é o envelope com o nome da pessoa.Diz a lenda que já houve fraude em ocasiões onde o envelope não foi entregue ao premiado...

  3. cindy

    25/02/2011 15:26:57

    é uma pena que isso esteja acontecendo, mas para ser bem honesta, o filme que realmente espero que ganhe é o Inside Job.

  4. Cristiane Martins

    24/02/2011 23:45:50

    Ana ,apesar do seu entusiasmo com a cerimônia, esse ano estou bem desanimada pelo fato de que já sabemos quem vai levar os principais prêmios, eu sei que pode ter surpresa, mas melhor filme é aquilo mesmo.Fica entre Discurso ou Rede Social, o mesmo com atriz e ator,e seus coadjuvantes, acho que o fato da cerimônia ter uma audiência baixa, é exatamente isso, todo ano os filmes entram e listas e levam todos os premios e quando chegam no Oscar perdem o frescor, até o discursso dos premiados já sabemos de cor.O único premio que eu fico empolgada é o Globo de Ouro, pois ele é uma surpresa entre os vencedores, hoje o Oscar é legal ver nossos ídolos, num mesmo lugar, os lindos vestidos e algumas gafes, mas os premios por mais que críticos falem, os premios ficaram previsíveis demais, o que perde aquele encanto que tem o Globo de Ouro.Uma pena, mas como faço todo ano vou ver a cerimônia, esperando um bom show.

  5. Ana Maria Bahiana

    24/02/2011 18:40:09

    Essa coisa toda está me incomodando. Ontem, nos creditos do evento da Academia, pela primeira vez o doc apareceu no programa como co-produção UK-Brasil. Mas, de um modo geral, ele não é percebido de modo algum como um filme brasileiro, e sim como um filme de Lucy Walker rodado no Brasil. E até isso está passando para segundo plano. Ontem no evento da Academia Ms Walker conseguiu falar durante 15 minutos sobre ela mesma, mencionando Vik Muniz de passagem e não falando nenhuma vez do Brasil a não ser pra dizer que "tinha conhecimento dos catadores atraves de um curso" que ela diz ter feito "de farra". Me parece cruel insuflar um tipo de expectativa que não corresponde ao que está se passando aqui. Não conheço a moça, não sei dos bastidores do documentario mas, infelizmente, conheço muito bem esse tipo de situação.

  6. Ana Maria Bahiana

    24/02/2011 18:21:08

    Exatamente, Lino. Este ano não teremos cinco vitoriosos do passado homenageando os do presente.

  7. Ana Maria Bahiana

    24/02/2011 18:13:41

    Qualquer coisa que aumente a visibilidade de um candidato ajuda.

  8. Ana Maria Bahiana

    24/02/2011 18:13:14

    Vai haver, sim.

  9. Ana Maria Bahiana

    24/02/2011 18:12:58

    Se o filme ganhar, vão a diretora listada nos créditos da Academia, que é Lucy Walker, e o produtor, Angus Aynsley.

  10. Rafael Gomes

    24/02/2011 11:23:05

    Ana, essa Lucy Walker é a mesma que dizem ter abandonado o projeto de Lixo Extraordinário antes do encerramento? Se o filme levar o prêmio quem deverá recebê-lo: a Lucy Walker ou o Vik Muniz?E a campanha publicitária da Melissa Leo já foi compreendida?Bjos!

  11. Gisele

    24/02/2011 11:20:30

    E o oráculo????

  12. Flávio

    24/02/2011 11:03:21

    Ana , comparecer a programas de TV pode ajudar o candidato em algo (interrogacao)

  13. Marcelo Paradella

    24/02/2011 10:59:00

    Ana, vc saberia me dizer se o tributo aos falecidos vai ter esse ano? Parece mórbido, eu sei, mas sempre achei necessário honrar a memória dos que fizeram tanto pelo cinema...Abs

  14. Vitor Souza Lima

    24/02/2011 10:31:07

    E pode ter uma outra novidade: neve.

  15. Marcos Anton Nogelli

    24/02/2011 09:47:13

    Sobre o fato da diretora de "Lixo Extraordinário" não mencionar a palavra "Brasil" em entrevista....enquanto isso Vick Muniz com certas declarações, e a mídia, com certas atitude, endossam um postiço clima de "Brasil no Oscar, o Caneco pode ser nosso" a respeito do filme. A televisão chegou a fazer uma matéria sobre o embarque do catador de lixo Tião (um dos retratados no filme), para acompanhar a cerimônia em Los Angeles, com a filha dele - que aniversaria domigo - dizendo: "Pai, traz o Oscar para mim!". Tião declarou que, caso o filme ganhe, pretende falar no palco de improviso, não vai preparar nada. Embora nada demais deva acontecer, pois o filme não deve ganhar (também não acho que leva o favorito "Trabalho Interno", creio que leva o sobre guerra do Iraque "Restrepo"), esperemos que com a chegada dele, e antes da carimônia, alguém aí em LA não deixe o cara nutrir expectativas que, pelo jeito (estou deduzindo por várias coisas, entre elas essa sua informação, que ninguém da produção internacional do filme pretende deixar que ele seja visto como um doc "brasileiro") não podem ser cumpridas. Seria pouco decente iludí-lo. Ou é melhor manter um tradutor de português nos bastidores.

  16. João César

    24/02/2011 08:22:44

    Eu espero que o show deste ano seja melhor, pois o do ano passado foi um dos piores na minha opinião. Ainda bem que não teremos aqueles discursos para as categorias de interpretação, na primeira vez foi emocionante, mas na seguna vez foi falso e forçado. E estou curioso para ver este cenário virtual, mostrando a história do cinema que já acho uma excelente ideia.

  17. Lino Negri

    24/02/2011 01:52:26

    Não serão mais cinco pessoas que irão falar sobre os indicados nas categorias de atuação? Por favor, corrija-me se eu entendi errado, Ana.Se assim for, mal consigo acreditar... Essa foi uma das idéias mais legais que eles trouxeram para a cerimônia nos últimos anos. Tornava a enunciação dos indicados um show a parte, muito emocionante.Aliás... Eles deviam tentar repetir em todos os anos a cerimônia de 2009 - de Slumdog, com Hugh Jackman, apresentação das categorias de atuação com 5 vencedores do passado e todo o visual da premiação de muito bom gosto. Foi excepcional e renovadora.Beijos!

  18. Melissa

    24/02/2011 00:57:06

    Vou torcer para o Fincher até o fim. :)

  19. Vitor

    23/02/2011 23:19:42

    Ano passado a gente nao pode ver as cancoes, e tinham varias boas competindo, inclusive uma interpretacao da Marion Cotillard, que seria interessante. Esse ano seremos obrigados a engolir Gwyneth Paltrow brincando de popstar...

  20. Weliton Vicente

    23/02/2011 22:25:37

    Boa noite, Ana!Em 2010, eu fui um dos vitoriosos do 'Oráculo do Oscar' e este ano gostaria de repetir a dose. Mas...CADÊ A PROMOÇÃO???? rsrsrsrssAna, que dia você pretende começar o 'Oráculo do Oscar'???Um grande abraço,Weliton Vicente

  21. Vincent

    23/02/2011 22:10:59

    gostei da volta do "Oscar Goes To" e das canções ao vivo, to ficando ansioso! =D

  22. gabriel

    23/02/2011 21:38:07

    Ana, tudo bem?estou mto aflito...quero muito que a Natalie ganhe, ela esta perfeita, você acha que ela ganha?muita gente fala que a principal rival dela é a Annete Benning por ter concorrido 3 vezes já, mas vale lembrar que outras atrizes já concorreram mais de 3 vezes e nao ganharam como : Julianne Moore e Kate Winslet que ganhou apenas na 6 vez.acho que isso não tem nada a ver, né?bjao

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso