Semana do Oscar, dia 1:o envelope, por favor
Ana Maria Bahiana
Pronto: chegamos aqui, na reta final. Amanhã, terça feira, as 17h, todos os envelopes com os votos finais para o Oscar 2011 tem que estar na sede da Academia, em Beverly Hills. Quem optou por votar na categoria “filme estrangeiro” tem que submeter um segundo envelope com seu voto e a “folha de frequencia” mostrando que viu todos os indicados nas sessões oferecidas pela Academia.
As ruas em torno do Kodak já começaram a mudar de cara, e muitas delas em breve estarão fechadas ao trânsito e aos pedestres (um desatino para quem, como eu, tem que atravessar Hollywood para chegar ao lado oeste da cidade…).
No lado prático da festa, uma novidade serão os envelopes e cartões com os nomes dos vencedores, redesenhados pelo ultra-guru dos convites de LA, Marc Friedland. Por incrivel que pareça na longa história do Oscar os cartões com os nomes dos vencedores eram apenas papelaria comum do uso normal da Academia.
O novo desenho supre essa lacuna. Agora, os nomes dos oscarizados vem gravados em ouro e emoldurados em vermelho num papel de cor bege claro, de altíssima qualidade, precedido das palavras “E o Oscar vai para…” O envelope, dourado, tem forro vermelho com motivos art-deco, e o selo da contadoria PriceWaterhouseCooper.
Curiosidade, antes que vocês perguntem: são impressos cartões com os nomes de todos os indicados. Na véspera da festa, apurados os votos, os cartões correspondentes aos ganhadores são colocados nos envelopes, lacrados e timbrados. Todos os demais são destruídos. E sim, o oscarizado fica com seu envelope e cartão (além da estatueta, é claro).
Os produtores Bruce Cohen e Don Misher se dizem “entusiasmados” com a “sintonia instantânea” entre os apresentadores Anne Hathaway e James Franco. Os clipes promocionais que estão fazendo tanto sucesso na rede foram gravados um dia depois do anúncio dos apresentadores, quando Hathaway e Franco estavam trabalhando juntos pela primeira vez, e a facilidade com que os dois interagem é clara.
Sobre o restante da festa, o que se sabe é que Helen Mirren e Russel Brand apresentarão um segmento juntos (meu palpite: o clipe de O Discurso do Rei, com muitas piadas sobre a família real) , que Scarlett Johansson será uma das apresentadoras, que o coral da escola PS 22, de Staten Island, Nova York, vai fazer uma apresentação como parte do clima “história do cinema” que vai dominar a festa *o que diz: será “Over the Rainbow”, no segmento dedicado a O Mágico de Oz).
Segundo Cohen, em vários momentos da noite o palco do Kodak será transformado “através de luz e elementos de cena” e voltaremos no tempo a “algum momento importante da história do cinema.”
Muito bem. E qual serão as incógnitas? Em primeiro lugar, Banksy. O misterioso artista, personagem (e autor?) do documentário Exit Through the Gift Shop, indicado e um dos favoritos para ganhar o Oscar na categoria, está em Los Angeles desde a semana passada, grafitando nas ruas (e tendo suas obras prontamente apagadas pelos donos dos espaços). Bansky tem todo direito de comparecer ao Kodak, e a Academia já disse que ele será recebido “de braços abertos” mas… como ele vai aparecer?
Uma teoria recente é que, para manter seu precioso anonimato, várias pessoas comparecerão ao Kodak dizendo ser Banksy , o que é um problemão para os estritos sistemas de segurança do Oscar. Pior vai ser se ele ou seus alter-egos estiveram com as costumeiras máscaras com que Banksy guarda sua identidade secreta. Ou – numa possibilidade que está deliciando todo mundo que acha a festa muito chata – que um bando de pessoas em trajes de gala e máscaras pulem no palco dizendo ser Banksy…
A outra incógnita é o tempo. O Oscar tem uma sorte brutal e, no passado, frentes frias, comuns nesta época do ano na California, interromperam a chuvarada a tempo do tapete vermelho. Uma delas se encaminha rapidamente para Los Angeles esta semana, e promete muita chuva e muito frio no fim de semana. Conseguirá a Academia desviá-la a tempo?
-
Plínio
24/02/2011 00:19:36
Saiu na midia que o Tom Sherak disse que considera "indigno" para a Academia, Bansky ir mascarado.ok convenhamos, máscara de Halloweem é bem ridículo,por outro lado se ele for de smoking, à rigor,usando uma máscara mais sóbrea,tipo Zorro, não seria ofensivo pelo contrário entraria pra lista dos top moments antológicos da cerimônia.
-
Alexandre
23/02/2011 11:14:24
Que bom que o "...and the Oscar goes to" voltou com peso, já que no ano passado muitos apresentadores falaram "... and the winner is". Oscar é Oscar, é reconhecimento.
-
João Henrique
23/02/2011 11:13:25
Semana perfeita para os amantes de cinema! Na minha opnião, "A Rede Social" e "Cisne Negro" são fortes favoritos para o melhor filme. Para os amantes do cimena como eu, segue uma dica de uma promoção que esta rolando esta semana.Ao longo da semana, a Videolar postará vídeos relativos a filmes vencedores do Oscar e, para concorrer um kit com 5 DVDs de filmes concorrentes deste ano, você deve deixar um comentário em pelo menos uma das postagens respondendo o nome do filme, em forma de frase criativa.Serão sorteadas as duas melhores frases, e os vencedores serão divulgados pelo Facebook e Twitter na próxima sexta-feira, 25/02.Para que sua participação seja válida, é necessário curtir a página da Videolar no Facebook, ok?Solte a sua imaginação e boa sorte!
-
Ana Maria Bahiana
22/02/2011 23:50:06
Claro que vai. Fica no aquecimento...
-
Arietro
22/02/2011 21:17:25
Olá Ana, não vai ter Oráculo do Oscar neste ano?
-
Sandra
22/02/2011 14:23:09
Ana espero que sim o tempo esteja lindo ceu azul e brilhando , tomara , ano passado pareçe que estava otimo , e quanto ao oraculo deste ano , fico aguardando suas ordens..... rsrsrs Bjs
-
Ana Maria Bahiana
22/02/2011 03:51:10
Lurian, para as arquibancadas do Oscar há uma loteria todos os anos, que é anunciada no site da Academia. Fique de olho, porque rola todo mes de setembro, e as inscrições duram apenas uma semana. Já fechou para este ano, infelizmente. http://www.oscars.org/awards/academyawards/bleachers/ Voce pode ficar na rua, do outro lado do Kodak - muita gente fica por lá. Não dá para ver muito detalhe, mas pode-se curtir bem de perto a emoção do evento. Mas atenção: siga todas as instruções e obedeça os limites de segurança, que são coisa muito séria. Boa sorte!
-
Lurian
22/02/2011 01:07:57
Sabendo que tu és correspondente do Oscar há mais de 20 anos, tenho uma pergunta.Tem alguma chance de um civil assistir ao tapete vermelho?!Estarei em Los Angeles neste final de semana e gostaria muito de presenciar isso.Pelo que eu soube, o tapete vermelho é impossível, mas se tu tiveres uma dica pra alguma coisa que possa ser vista antes dos artistas chegarem nele, aceito de braços abertos.Desde já, agradeço.
-
Ana Maria Bahiana
21/02/2011 23:02:12
Tá corrigido. Obrigada. A gente revisa um monte de vezes e sempre uma besteira dessas escapa.
-
João Oliveira
21/02/2011 22:57:52
Eu gosto bastante desse coral. Eles são ótimos. E Bansky ñ precisará subir no palco. Lixo Extraordinário ganhará hehe. Vontade né?!
-
Camilo Pensa
21/02/2011 22:06:01
Então, seria muita mancada se não deixassem o Bansky ocultar a sua identidade. A arte que ele faz não deixa de ser crime, e como os EUA são tãoooo tolerantes quanto a isso, se ele não puder ir mascarado é certeza que ele nem vai aparecer. Tá certo que a academia é conservadora a ponto de não querer um convidado com máscara de macaco, mas por que não um capuz que ele tanto usa?
-
Leonardo
21/02/2011 21:16:10
É Banksy.
-
Matheus Correia
21/02/2011 20:59:09
Ana Maria Bahiana,Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog e pelas excelentes postagens.Acompanho-o há uns dois anos, e sempre gosto de ler o que tu tens para nos falar.Ano passado, participei do bolão de apostas para os vencedores do Oscar e fiquei em segundo lugar! xDEsse ano tu vais fazer o bolão novamente?Grato desde já,Matheus P. CorreiaP.S. Tenho um blog, recente, onde coloco críticas de filmes que eu assisto, se puderes passar por lá e deixar um comentário/sugestão, ficarei agradecido.Sei que seu tempo é escasso, mas se puderes... ^^pipocabombastica.blogspot.comAbraço!
-
Oi
21/02/2011 20:53:09
Corrige lá, eh banksy, não Bansky. Suerte!
Leia os termos de uso