Blog da Ana Maria Bahiana

Na semana decisiva, a pergunta é: quem vai ficar com Oscar?

Ana Maria Bahiana

A duas semanas exatas do Oscar 2011 e uma semana para entrega dos votos finais, eis o que é absoluta certeza: que Anne Hathaway  e James Franco serão os anfitriões da festa; que os apresentadores de prêmios incluem Nicole Kidman, Tom Hanks, Cate Blanchett, Jude Law, Reese Whiterspoon e Annette Bening; que Gwyneth Paltrow (que agora ninguém consegue tirar de um palco, pelo jeito) vai cantar a indicada “Coming Home”, do seu filme Country Strong, e que Florence do Florence & the Machine vai tomar o lugar de Dido ao lado de A.R. Rahman na interpretação de outra indicada, “If I Rise”, de 127 Horas.

Sabemos também que o Governors’ Ball, tradicional homenagem da direção da Academia a indicados e vencedores do ano, terá como tema, segundo a produtora e desiger do evento, Cheryl Ceccetti, “uma noite num night club da era de ouro de Hollywood”,com palmeiras artificiais, clima art-deco e cores intensas.

E que Wolfgang Puck, chef-estrela que há 20 anos atende os 1500 convidados do Ball, preparou um menu de “sabores latinos”, com uma paella e outros pratos de peixes e frutos do mar, além da tradicional  pizza do Oscar”, com caviar e salmão, e as mini estatuetas de chocolate.

Quase todo o resto ainda está no terreno da especulação, algo que , como muito bem diz Timothy Gray, editor da Variety (e um dos autores de um livro delicioso sobre os bastidores do festival de Cannes) “envolve uma quantidade tremenda de gases”. Uma olhada nas duas tabelas compiladas por Gray demonstra, entre outras coisas, o quanto o gostos e prioridades mudaram entre os votantes dos prêmios pré-Oscars, e o quanto a mudança da data do evento da Academia foi importante para essa mudança.

Um outro elemento, que Gray não menciona, é uma tendencia da Academia, em anos recentes, de distribuir suas dádivas por vários filmes. Posso estar errada, mas me lembro apenas de Titanic, em 1998, levando para casa todos os tipos de indicação (menos, significativamente, as dramáticas e de roteiro).

As vitórias de O Discurso do Rei nos prêmios BAFTA, ontem, são importantes, mas eu faço uma ressalva: a superposição de votantes das academias britânica e norte-americana não é tão grande a ponto de podermos tirar uma conclusão certa.

O quadro que temos agora, em linhas gerais, indica um pau-a-pau entre O Discurso do Rei e A Rede Social, com Inception (que levou o prêmio da ASC, guilda dos diretores de fotografia) na pole para os prêmios técnicos e Cisne Negro, O Vencedor e Bravura Indômita bem posicionados nas categorias dramáticas.

Vou observar com cuidado o que acontece nos bastidos desta semana tão decisiva.

  1. João César

    21/02/2011 16:12:04

    Ana, quando vc vai abrir as apostas para o Oráculo 2011?

  2. Fabinho Flapp

    20/02/2011 15:54:15

    Em época de Oscar aparece cada comentário aqui...Só vou dizer que TSN merece tudo, inclusive Eisemberg. Aliás, merece 7, pois a fotografia tem q ser a de True Grit.Depois volto aqui e deixo meu ballot final.

  3. Francisco

    20/02/2011 13:56:16

    A disputa de Melhor Filme vai ficar mesmo entre:1. The Social Network - filme que reflete o momento atual da sociedade, principalmente a americana (lembram do embate Crash versus Brokeback Mountain?).2. True Grit - filme sobre a história dos americanos, a volta dos filmes de velho-oeste. Chicago levou a estatueta por este mesmo motivo. Trazer de volta a história americana de uma maneira primaz.3. The King's Speech - os americanos são fascinados por história britânica, ainda mais mostrando um líder de forma tão humana, com "defeitos" como seus próprios súditos.Tirando os favoritos, vem Inception que ate tem alguma chance por causa de sua popularidade, mas os acadêmicos não são muito fãs de filmes que se distanciam muito da realidade. Depois temos os bons filmes-clichê que não possuem nada de novo a acrescentar:The Fighter, com o velho argumento de ser baseado numa história real de superação e o clichê da familia complicada em pé de guerra mas unida até o fim e Black Swan, que faltm dedos pra contar quantos clichês podemos identificar nessa história, mas com a mão de um bom diretor cult, até que convence muita gente.Os outros concorrentes são muito fracos, quer seja em popularidade ou em boa história mesmo, que só com uma zebra muito grande pra levarem a estatueta.

  4. Trin

    18/02/2011 15:53:19

    Geoffrey Rush e Cate Blanchett são os melhores atores australianos de todos os tempos e posso dizer, os melhores do mundo, na minha modesta opinião. Vi essa atuação dele como Peter Sellers. Tão excelente quanto o próprio Sellers.

  5. Lilian

    17/02/2011 11:27:18

    Assistí sábado Bravura Indômita e não entendí a indicação de melhor filme!Filme muito fraco!Os atores estavam bem, até merecem as indicações, mas o filme em si, não merece concorrer ao Oscar de melhor filme!Qual é o jogo?

  6. Igor Almeida

    17/02/2011 10:06:23

    "Quem eu quero que ganhe" é diferente de "quem eu acho que vai ganhar". Sendo assim, e tendo como pano de fundo o resultado das Guildas, não tenho a menor dúvida que o Discurdo do Rei vai ser o grande vencedor da noite principalmente pela vitória de Tom Hopper no DGA, que é o prêmio que dificilmente erra. David Fincher ganhar o Bafta de Direção não quer dizer nada, Peter Jackson também perdeu lá. Primeiro vou terminar de assistir todos os filmes indicados pra fazer minha lista de quem acho que vai ganhar e quem eu queria que ganhasse.

  7. Roger

    16/02/2011 20:59:56

    Fico na esperança q uma lâmpada se acenda na cabeça de cada um dos membros da Academia na hora de votar Melhor Filme. "Hm... O Discurso do Rei nem é tão bom, vai. Voto em Rede Social"E aí o Oscar reconheceria um dos grandes filmes de nosso tempo.

  8. Stefanny

    16/02/2011 19:34:08

    A Rede Social não tem porte para ganhar como Melhor Filme. O máximo que pode conseguir, como vem acontecendo, é ganhar diretor ou roteiro. É basicamente o caso de "Amor sem Escalas" que foi cotado e alvoroçado, mas não atendeu todas as expectativas no Oscar do ano passado. Por mais que seja óbvio que "O Discurso do Rei" ganhe muitas estatuetas, além de "O Cisne Negro", não consigo ver tanta importância e relevência dos outros filmes para receberem o prêmio mais importante da noite. Talvez, "Inverno da Alma", único que talvez pode descatar os dois filmes citados.

  9. Kleber W.

    16/02/2011 15:12:04

    Ué! Mas quem em O Senhor dos Anéis se sobressaiu tanto para levar um Oscar? Elijah Wood? Viggo Mortensen? Sou fã dos livros do Tolkien, e dos filmes da trilogia, mas acho que nenhum ator mereceu levar a estatueta... talvez o Ian McKellen, que chegou a concorrer como ator coadjuvante em A Sociedade do Anel, e olhe lá!E sobre Slumdog Millionaire, o filme é inegavelmente bom, mas tanto o protagonista (que sequer me lembro o nome) quanto a Freida Pinto, falando bem "no popular" mesmo, me pareceram dois atores muito sem sal... Parece que aquele ator tem apenas uma expressão facial! Teve sorte com a falta de grandes concorrentes na época, e foi um filme superfaturado com 8 Oscars, imagina se os atores também levassem prêmios.

  10. Kleber W.

    16/02/2011 14:54:16

    Para mim, O Discurso do Rei já ganhou o que tinha de ganhar, o BAFTA, e está de muito bom tamanho! Para o Oscar, espero a confirmação de A Rede Social, mesmo achando que Inception merecia o prêmio.

  11. Kleber W.

    16/02/2011 11:42:54

    Falam tanto de O Discurso do Rei, de todas as indicações, acho que vai levar apenas melhor ator com Colin Firth. Não seria a primeira vez que algo assim acontece, Chinatown concorreu a 11 Oscars e levou apenas um, se não me engano, de melhor roteiro original.

  12. Kleber W.

    16/02/2011 10:10:45

    Esqueceu de mencionar a espetacular atuação de Geoffrey Rush em Life and Death of Peter Sellers, onde ele encarna o Peter Sellers e todos os seus grandes personagens, em remakes de Dr. Strangelove, Pink Panther, Being There... a atuação é tão convincente que dá realmente para confundir Rush com Sellers.O filme foi produzido acho que pela HBO, filme para TV, Geoffrey Rush ganhou tudo que podia com o papel, Emmy, Grammy, venceria o seu segundo Oscar se fosse produção cinematográfica.

  13. Kleber W.

    16/02/2011 09:56:39

    Essa edição do Oscar tem um considerável grau de imprevisibilidade, mas acho muito improvável que algum "azarão" consiga vencer uma das grandes categorias, como foi com Crash.Há muita incerteza entre os favoritos, mas não creio que haja espaço para grandes zebras.

  14. Kleber W.

    16/02/2011 09:03:17

    Inclua aí também Inception como melhor roteiro original, que é o mais incerto e imprevisível entre esses quatro favoritos.

  15. joari lima carvalho

    16/02/2011 08:11:39

    Na verdade, quem deveria ganhar o oscar de melhor direcao e melhor filme é A Origem, pois: * Cisne Negro, uma historia já vista em varios filmes, so que contada de uma forma diferente. * O Vencedor - filme cliche, otimas atuacoes. * A Orig(inal)em - olha só, roteiro original, filme de diretor, nao é cliche, pra contar aquela historia, em tres niveis, e nao se atrapalhar, tem q ser um otimo diretor. * O Discurso do Rei, ainda nao assisti, deve ser bom. * A Rede Social - filme da moda. * Minhas Mães e meu Pai - nada a comentar * Toy Story 3 - Um otimo filme, melhor q muitos q foram indicados * 127 Horas - desde sempre se soube q o cara corta a mao, heheh. * Bravura Indômita - rapah até quando fazem remake eles sao indicados, é de desconfiar. * Inverno da Alma - bela surpresa.Vamos ver como os gangsters de hollywood, como bem afirmou Lynch em Cidade dos Sonhos, vão se portar, ano passado vc viram no que deu.

  16. Rubens Fructuoso (@sr_fruc)

    15/02/2011 22:04:08

    Até agora, os meus preferidos são "A Origem" (sem a menor chance de vitória) e "Cisne Negro"."O Vencedor" tem todos os clichês de filme de superação, mas o elenco é ótimo.Assisti "A Rede Social" e não reconheci a obra-prima que muitos comentam. Achei frio e com um final absolutamente sem graça.Eu esperava um grande embate entre os protagonistas no final do filme, mas nada.

  17. Fabinho Flapp

    15/02/2011 21:17:09

    Minha Cate só me enche de orgulho...

  18. Thiago Oliveira

    15/02/2011 20:21:07

    Acho que a Academia vai pulverizar prêmios este ano.Inception leva alguns técnicos, em parte por compensação às famigeradas injustiças; Black Swan e The Fighter figuram nas atuações; TKS e TSN dividem o resto.Acho que os prêmios de atuação caminham para uma escolha justa, mas eu queria muito que houvesse surpresas nos prêmios de Filme, Direção, Roteiro e Montagem! Alguém já imaginou TS3 levando Melhor Filme? Ou Aronofsky levando Direção? São coisas improváveis e talvez injustas, mas fugiriam do óbvio e seriam interessantes levando em consideração que a corrida este ano já está ficando meio boring.

  19. Trin

    15/02/2011 20:20:02

    Vi O Discurso do Rei no domingo e posso dizer algumas coisas. Helena está ótima, mas não para Oscar. Colin é o campeão, não tem prá ninguém. Posso dizer com toda certeza. Geoffrey Rush é um dos cinco melhores atores do cinema mundial. De Shine, passando por Sir Francis Walsingham até Barbossa. Mestre. O Discurso é um ótimo filme, mas A Rede Social ainda é o melhor.

  20. Ela

    15/02/2011 19:02:07

    Vi exatamente a metade dos indicados, mas parece que o nível das produções está nivelado pra cima, dividindo opiniões, o que é ótimo.

  21. Ana-Rio

    15/02/2011 18:51:34

    Seria fantástico ver Jacki Weaver recebendo a estatueta !

  22. Ana-Rio

    15/02/2011 18:49:22

    Cate Blanchett, a suprema classe volta ao Oscar. Essa mulher é a síntese do que de melhor o cinema mundial tem. Em termos de talento, elegância, inteligência e simpatia. Saudades dela concorrendo, acho que a última vez foi aquela em 2008, com 2 filmes. Mas não faz tanto tempo assim...James Franco e Anne Hathaway sem dúvida formam uma dupla linda e simpática, mas será que eles têm a língua afiada ? Ou será melhor não ser tão ousado assim, depois do que vimos com o Gervais ? rsrsrsrsrs.

  23. Gustavo Zago

    15/02/2011 17:16:02

    minha duvida maior agora é atriz coadjuvante!Tava tão fiel em Mellisa Leo,mas sera que o episodio do decote na revista vai prejudicar ela a esse ponto?? Porque Helena Boham Carter e Hailee estão bem,mas sera que conseguem tirar o Oscar da impecavel Melissa?

  24. Laura

    15/02/2011 14:51:22

    Ana, estou torcendo pra Cisne Negro, mas dividiu muitas opiniões. Para mim, é um filme muito bom e ousado. No Brasil, está rolando uma briga danada com críticos e leitores que discordam de quem achou o filme ruim ou bom. Mas é o melhor e está em segundo lugar nas bilheterias. Sei que vc torce pra Inception, mas é isso. Beijos. PS: Vc acha que uma crítica americana dividida pode interferer nos votos à Cisne Negro?

  25. Gustavo

    15/02/2011 14:49:58

    Algumas coisas estão óbvias este ano, a saber:Melhor atriz: Natalie Portman;Melhor ator: Colin Firth;Melhor atriz coadjuvante: Melisa Leo;Melhor ator coajuvante: Christian Bale;Melhor Diretor: David Fincher;Melhor Filme: O Discurso do Rei;Melhor Roteiro Adaptado: Rede Social;Melhor Roteiro Original: A origemO resto é o menos importante.....

  26. Otavio Almeida

    15/02/2011 14:35:16

    Ana, você acha que Christian Bale pode perder o Oscar para Geoffrey Rush? Bjs!

  27. Cristiano vieira

    15/02/2011 13:57:05

    Se o Discurso do Rei ganhar eu vou mais uma vez me decepcionar com a Academia. Esse filme é muito normal. É filme 3 estrelas. Nada mais que isso. Não tem cancha.Já de A Rede Social ganhar é mais marcante. Porque é o filme que reflete o tempo dele. Além disso é um ótimo filme.Pra mim pessoalmente o melhor filme é Toy Story 3. Seguido de Inverno da Alma que é cinema de verdade, duro, sincero e sem firulas.

  28. Edilson Rodrigues

    15/02/2011 13:26:26

    Acabei não assistindo A rede social, mas vi O vencedor, A origem, Cisne Negro, Toy story 3 e O discurso do rei. Confesso que gostei mais de Cisne Negro, embora acho que ele só tenha chance mesmo como melhor atriz para Natalie Portman, que por sinal está maravilhosa. No começo estranhei a interpretação de Christian Bale em O vencedor, mas depois acabei gostando muito também, se bem que Jeremy Renner em Atração Perigosa também me agradou bastante, sem falar de Geoffrey Rush em O discurso do rei. Pena que Helena Boham Carter não leve a estatueta de atriz coadjuvante, merecia um Oscar. Emfim, é isto...

  29. Sandra

    15/02/2011 12:55:17

    Ana , fiquei muito curiosa sobre o livro que voce menciona no post de Timothy Gray sobre os bastidores da Cannes , sera que tem no Brasil ?

  30. Rodrigo

    15/02/2011 12:16:56

    "Vou observar com cuidado o que acontece nos bastidos desta semana tão decisiva."Observe com cuidado e relate-nos tudo, sem esconder nada hehe.

  31. jennifer

    15/02/2011 11:52:40

    Ana, vou arriscar! Mesmo não tendo a oportunidade de assistir todos os filmes, eu acredito que os vencedores das categorias principais serão os seguintes:Filme: O Discurso de Rei (embora eu torça por Inception mesmo sabendo que não vai ganhar).Ator: Colin FirthAtriz: Natalie PortmanDiretor: Tom HooperRoteiro Original: A Origem Roteiro Adaptado: A Rede Sociale os técnicos chuto que vão todos com A Origem!

  32. Rafael Gomes

    15/02/2011 10:56:03

    Parece que enfim, depois de muitos anos, a principal disputa do Oscar realmente será uma dúvida. Recentemente podiam haver até duvidas com relação a diretores, atores e atrizes, mas a categoria de melhor filme vinha sendo cravada quase sempre de forma certeira. Agora, eu duvido que alguém arrisque certeiramente em A Rede Social (e olha que A Origem até fins de 2010 era super favorito). Acho que vai acabar se repetindo o Oscar de 2006, a direção fica com A Rede Social e nelhor filme fica com O Discurso do Rei; uma incongruência, mas que a Academia sempre repete.A propósito, depois dos 11 Oscars de O Retorno do Rei tivemos os 8 prêmios de Quem Quer Ser Um Milionário.

  33. Tisf

    15/02/2011 08:33:27

    Em certa medida, Slumdog Millionaire também fez a rapa, levou 8 Oscars sendo que perdeu apenas um de canção pra ele mesmo e um lá de edição de som. No mais, Melissa Leo, sua batata tá assando!!

  34. Ana-Rio

    15/02/2011 04:36:03

    E felizmente e finalmente teremos O Hobbit. A trilogia O Senhor dos Anéis foi a mais vitoriosa e bem realizada de todas as já feitas até hoje. Todos os filmes foram absoluto sucesso de público e crítica e todos os três filmes receberam Oscars. Se os "acadêmicos" pecaram em dar apenas 4 Oscars para A Sociedade do Anel e 2 para As Duas Torres, compensaram com os 11 Oscars em 2004. Elenco fantástico. Aninha poderia nos contar novidades sobre O Hobbit e sobre quem estará de volta.

  35. Cristiane Martins

    15/02/2011 01:53:46

    Ana teve em 2009, Quem Quer Ser um Milionário, que lveou oito Oscars para casa, menos os dramáticos, acho que essa tendência em distribuir muito boa, afinal poucos filmes merecem tantas estátuas.Não seria o caso do Discuros do Rei, que eu ainda não ví , mas estou lendo comentários de vários críticos no Brasil que ficaram divididos com o filme, uns gostaram e outros não.Eu não lí nada no seu blog sobre critica ao filme, como eu acompanho há anos, acho que esse filme não te empolgou, pois sempre que você vê um filme que gosta e te impressiona, temos uma critica no seu blog.Mas Ana, muitos dizem que Bravura Indômita pode ser o azarão da noite, já que também está sendo bem cotado, isso é verdade, ou a disputa é mesmo entre O Discurso do Rei e Rede Social???

  36. Lino Negri

    15/02/2011 01:34:44

    Nem falei sobre O Discurso do Rei antes porque achei o filme bem mais ou menos. Diferente dos outros três. O mesmo sobre os demais que estão concorrendo. Com exceção de True Grit, Inverno da Alma, O Vencedor e 127 Horas - os quais eu ainda não tive a oportunidade de ver. Fico na torcida pra que algum seja super excepcional, embora não acredite muito nisso. Hehehehe!Beijos!

  37. Lino Negri

    15/02/2011 01:29:11

    Gostei muito das certezas. Hehehehe! Vai ser legal ver um Oscar pouco previsível, sem dúvida. Só tenho um porém sobre a distribuição do prêmio, Ana... Não sei se podemos chamar de uma tendência recente essa divisão. Imagino que isso seja muito relativo ao ano e aos filmes mesmo. Em 2009 Slumdog levou 8 prêmios - quase todos a que concorria.Mas fico feliz quando existe essa divisão. Demonstra que mais de um filme foi bom (ou querido) num mesmo ano. Sem que um singular ofusque os demais. Sobre esse ano, gostei muito de como um amigo resumiu: "tivemos vários filmes bons, mas nenhum realmente excepcional".Por mais que eu tenha gostado de A Rede Social, de A Origem e de Cisne Negro, tenho que dar o braço a torcer que nenhum deles me impressionou profundamente. Todos são muito bons, sem dúvida. Mas, né...Beijos!

  38. Lucas Bettine

    15/02/2011 00:18:55

    Ana você esqueceu de citar o Retorno do Rei que levou 11 oscars para casa, temos também O Paciente Inglês e Quem quer ser um milionario que levaram 8 ou 9 o que também é bastante premio.

  39. william rezende

    14/02/2011 23:02:08

    é ana,parece que vai ser dificil de eu ganhar um bolão esse ano.você também participa de bolões do oscar ana?

  40. Vitor

    14/02/2011 22:32:13

    Ana, O senhor dos Aneis ganhou 11 e Slumdog Millionaire ganhou 8. Engracado como todos eles foram esquecidos nas categorias dramaticas.

  41. Lilia

    14/02/2011 22:01:39

    Bem, depois de ontem desanimei... pra mim A Rede Social não tem mais chances de melhor filme... acho que vai ser uma chatice assistir O Discurso do Rei levar tudo.... Uma pena... Acredito que tirando as premiações dos coadjuvantes (que ontem foi uma forçada de barra geral) o restante será exatamente igual no Oscar...

  42. jefferson francisco

    14/02/2011 21:12:35

    Ana, com tantos prêmios conquistados já podemos ter certeza que Natalie Portman (Atriz), Colin Firth (Ator) e Aron Sorkin (Roteiro Adaptado por A Rede Social) JÁ GANHARAM?

  43. vmsesering

    14/02/2011 21:09:32

    estou ansioso...vi quase todos os indicados a melhor filme, ainda falta 127 horas estrear semana q vemmeus preferidos são Discurso do Rei pra melhor filme e Cisne Negro pra direção...quanto aos atores, os principais sao de Colin Firth e Natalie sem duvida, já os coadjuvantes, Melissa Leo esta maravilhosa, mas pra mim Geoffrey Rush esta muito melhor que Christian Bale..PS: o mais recente a levar tudo é meu filme preferido.. O Retorno do Rei... ;)

  44. Vitor

    14/02/2011 20:47:03

    Ana, O senhor dos Aneis lavou a burra tambem mais recentemente... Nao que merecesse tanto confete, mas...

  45. Andréa Costa

    14/02/2011 20:28:40

    Eu acho que esse ano vai ser bem mais dividido que os outros anos.

  46. Reginaldo Marcelo

    14/02/2011 19:44:32

    Deem uma olhada no texto de Ana Maria Bahiana e observem que ele fala da quantidade de indicações, não de prêmios. Titanic conseguiu 14 indicações (toda a parte técnica premiável foi indicada). Só não levou na categoria maquiagem e nas dramaticas. Enquanto O Retorno no Rei teve "apenas" 11 indicações e deixou de ser indicado em algumas categorias, como fotografia e edição de som. Em contrapartida, levou tudo. Como disse Steven Spielberg ao anunciá-lo no último prêmio daquele ano: "a clean sweep".

  47. Lili

    14/02/2011 18:30:39

    Ana, quando você fará as suas apostas? Fico curiosa! :) Eu acho que O Discurso do Rei leva Melhor Filme, mas David Fincher leva Melhor Diretor. Sei que não faz sentido, mas estou com um feeling. Eu, pessoalmente, premiaria A Rede Social no Melhor Filme também, ou até Cisne Negro, mas as estatísticas estão contra. Rsrrs.. Abraço, adoro seu blog!

  48. Felipe

    14/02/2011 18:15:11

    “INVOLVE uma quantidade tremenda de gases”*correção: envolve.

  49. Danilo Shimada

    14/02/2011 17:58:47

    Recentemente, Titanic, em 1998, e O Senhor dos Aneis - O Retorno do Rei, em 2004, levaram 11 estatuetas cada. Blog MARAVILHOSO!

  50. Felipe

    14/02/2011 17:53:22

    Ana, você esqueceu de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei que também levou 11 Oscars em 2003 (ganhou todos a que foi indicado). Depois desse, a tendência tem sido de dividir os prêmios mesmo...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso