Blog da Ana Maria Bahiana

Por que os Emmys funcionam como show de TV

Ana Maria Bahiana

 

E os Emmys, hein? Vocês viram? Gostaram?

Toda vez que sigo um evento assim eu fico pensando como ele se traduz para outros países e culturas, em termos de linguagem e referências. Imagino que os produtores devem ter a mesma preocupação mas, no fim das contas, a arquibancada para quem estão jogando é, em primeiro lugar, a comunidade de indicados e por indicar, os que votaram e os que concorrem (que, em geral, são mais ou menos a mesma coisa); e depois o público norte americano, que, no caso de shows de TV, é quem ainda sustenta o modelo econômico.

Minhas reações aos prêmios estão aqui no UOL TV, mas podem ser resumidos em : Barry Pepper? ARGH! Peter Dinklage? OBA!

Fiquei pensando depois no show em si. Justo no momento em que um dos papos mais comuns na cidade é o-que-vai-acontecer-com-a-transmissão-do-Oscar, um evento de prêmios que mostra saúde nos índices de audiência está dando o que falar.

A meu ver, os Emmys tem alguns elementos sólidos para seu sucesso como show de TV:

  • Só transmite as categorias populares. Os Emmys tem mais categorias que os Grammys, capazes de confundir o mais devoto aficionado ( e isso sem falar em suas subdivisões: Emmys Creative Arts, Emmys Internacionais, Emmys Locais, Emmys do Horário Diurno). Mas todos os prêmios técnicos – direção de arte para shows com uma única câmera, por exemplo- são entregues em cerimônias não televisionadas, deixando na transmissão apenas os prêmios que o público quer ver , aqueles que tem caras e nomes conhecidos.
  • Não mexe na fórmula que deu certo. Ao contrário dos Oscars, que há tempos vem tentando revirar seu formato, alterando o esquema dos musicais, a abertura e o tipo de apresentadores, os Emmys não mexem no time que está ganhando. É um formato simples, sem sofisticação que funciona em grande parte porque…
  • Não se leva a sério. Há sempre um tom de “veja como somos maravilhosos” nos Oscars. Os Emmys há tempos assumiram sua condição de “primo pobre” do cinema e, mesmo no momento em que não são nada pobres (muito pelo contrário, com a TV resgatando várias carreiras e abrindo novos horizontes criativos no vácuo do cinema independente) continuam investindo na linha da ironia e da auto- gozação. Vocês imaginariam um musical como o hilariante Lonely Island (direto do Saturday Night Live), com Michael Bolton e tudo mais, nos Oscars? Ou aquele mash-up em cima do The Office, que começa com Jess entregando um pacotinho suspeito no quartel general de Cranston? Ou mesmo aquela abertura (da qual Alec Baldwin foi eliminado pela Fox, porque queria incluir uma piada sobre Murdoch e escutas telefônicas…) em que basicamente dava-se uma grande risada às custas dos sonhos por atacado da TV? E indicadas a melhor atriz se comportando como se estivessem num prom/baile de debutantes/ concurso de miss? Nos Oscars? Impensável.

  • Abre espaços para o quase perigoso- mas mantém a situação sob controle. Este ano, os momentos-espoleta ficaram por conta das aparições de Charlie Sheen, possivelmente o nome mais falado da TV em 2011 (pelos motivos errados) e Ricky Gervais, tormento dos deuses de todas as telas . Cúmplices do jogo, ambos se comportaram bem – Gervais com o artificio de que sua participação teria sido “editada”, mais um comentário mordaz de Jane Lynch sobre suas possíveis carências de infância. Mas o frisson já tinha sido estabelecido.

E para vocês? Foi bom?

 

  1. Allan Kern

    24/09/2011 04:06:25

    John Noble não foi sequer indicado. Não gostei nem um pouco.

  2. Josenildo

    23/09/2011 19:18:42

    Concordo plenamente com seu comentário sobre o John Noble, nem sequer assisti ao Emmy este ano.Pelos menos Modern Family ganhou como melhor comédia.

  3. Ana Maria Bahiana

    23/09/2011 17:59:34

    Já foi corrigido. Acho que estou só me antecipando aos fatos... ;)

  4. Ana Maria Bahiana

    23/09/2011 17:57:51

    Vi todos. A temporada está excepcional.

  5. fábio

    23/09/2011 06:33:21

    Muito boa a resenha. Não havia pensado nisto, mas realmente, enquanto a gente só fica esperando o nome do ganhador do oscar ser anunciado, nos emmys a gente realmente se diverte com as enquetes, piadas e tudo mais. E é claro que hoje a tv americana produz dramaturgia de qualidade. Acompanho vários seriados de drama e comédia e todos eles são acima da média.

  6. brendam

    22/09/2011 23:15:37

    Mudando de prêmio, será este o ano das mamães 'complicadas' no Oscar?Redgrave por CoriolanusDench por J. EdgarWinslet e Foster por Carnage(Não reconheci a voz do Dicaprio no início do trailer do J. Edgar! oO)

  7. Alisson Bruno

    22/09/2011 19:12:11

    Ana, pelos episódios que você viu até agora de Breaking Bad, já dá pra arriscar as possíveis indicações nos Emmys do próximo ano, e até as estatuetas que a série pode levar?

  8. Igor Almeida

    21/09/2011 15:03:47

    Tropa de Elite 2 foi escolhido o candidato brasileiro ao Oscar 2012. Estréia em NY em novembro. Ana corra pra ver e dar o seu palpite.

  9. Ene

    21/09/2011 15:03:08

    Não tem nada a ver com esse post meu comentário, mas não resisti após assistir ao primeiro trailer de J.Edgar. Seríssimo canditato a várias estatuetas, muito sério, incluindo aí fortemente o excelente roterista, que já ganhou por Milk. Uau, to doido pra ver! Acho que Clint vem com tudo e também, só pra dar uma palhinha, acho que será o ano de Dame Judi Dench, dessa vez vai...

  10. Igor Almeida

    21/09/2011 09:16:01

    Você escreveu no UOL TV que Mad Men ganhou seu 5º Emmy em seu 5º ano. Não seria seu 4º Emmy em seu 4º ano?

  11. Téu Borella

    21/09/2011 09:12:37

    Ana, o filme que representará o Brasil no Oscar e no Globo de Ouro é TROPA DE ELITE 2. Gosto do filme, mas por ser uma continuação há alguma possibilidade de indicação, já que, o segundo precisa, sem sempre necessariamente, do primeiro (a galera daí assistiu o 1?). Não sei, mas acho que esse ano, de novo, estaremos fora.

  12. IvanN

    20/09/2011 18:26:00

    Eu particularmente adorei. Bem mais interessante e dinâmico que o Oscar! Até os premiados parecem ter sido melhor escolhidos, claro que com um ou outro tropeço... The Big C, cadê você??

  13. January

    20/09/2011 15:44:13

    Ahhhh, que sono...

  14. brendam

    20/09/2011 11:03:57

    Será que ainda estão sobre o efeitos Windsor? 'Discurso' no Oscar, Will & Kate na Abadia...

  15. Carlos Husky

    20/09/2011 01:40:56

    Peter Dinklage agradecendo a pessoa que ficou em NY tomando conta dos seus cães foi ótimo.Kate Winslet muito bem também.Steve Buscemi deixado de lado? Só pode ser brincadeira...

  16. João Marcelo F. de Mattos

    20/09/2011 01:39:55

    Será que esta caráter do Oscar em se achar único, não tem uma explicação bem literal, além da noção de gente de cinema se achar mais importante que a de TV. E que diz respeito justamente ao fato de cada ano ser único, singular, no sentido de tratar de uma safra de obras com as quais se lidará apenas uma vez, ao passo que nos Emmys o pessoal pode passar anos tratando, indicando, premiando um mesmo grupo básico de obras (vide "Mad Men" nos ultimos tempos, Paul Reiser indicado seis anos seguidos sem vencer na década de 90 por "Mad About You"), por mais que haja renovações pontuais?

  17. João Marcelo F. de Mattos

    20/09/2011 01:26:53

    (continuando) E Barry Pepper foi a maior surpresa da noite, não?Mulheres mais bonitas da noite: As feministas que me desculpem a cafajestagem, mas Kate Winslet estava o pecado em forma de fêmea humana, suculenta num vestidão vermelho que desenhava um decote com um colo que valia pena ser defendido em guerras. E a Anna Torv de “Fringe” também estava uma coisa de louco, com o sorriso dela ainda mais iluminado, arrebatador, do que já é. Não sei como tem tanta gente no IMDB que fica xingando ela de feia. Devem ser dementes.*Nem sombra de data para lançamento da série em DVD e Blu-Ray. Esta mania dos estúdios em só lançarem caixas de discos das séries próximas do começo das temporadas seguintes me parece uma estratégia burra, que em nada combate a pirataria, ao contrário, nem necessariamente impulsiona os índices da temporada nova.

  18. João Marcelo F. de Mattos

    20/09/2011 01:25:49

    Em direção de mini-série ou filme, ver talentos muito notórios como Olivier Assayas, Tod Haynes e Curtis Hanson perdendo, e também a dupla ótima e ainda não tão conhecida Shari Springer Berman e Robert Pulcini (de “American Splendor”), foi de doer - isto sem saber o premiado merecia, Brian Percival pois não conheço a série que lhe deu o prêmio, nem seu outros trabalhos em TV, mas me falaram que o único trabalho dele para cinema, “A Boy Called Dad”, é muito bom.Marty Scorsese ganhando por "Boardwalk Empire"* (embora o discurso dele tenha sido brocoió, protocolar, listando nomes), foi tudo de bom, e Peter Dinklage também, pois o cara é bom, e ademais qualquer escolha em Ator Coadjuvante de Série Dramática sem John Noble sequer ter sido indicado por "Fringe", é injusta.Como nunca tinha sentido em premiações anteriores, cada indicado que era o mais aplaudido quando seu nome era lido, acabava sendo o vencedor, o que parece óbvio de acontecer, mas não é, nunca havia detectado isso em tão perfeita sintonia antes. (continua)

  19. Marcelo Reis

    19/09/2011 23:25:25

    Ana, fiquei chateado pela série "Parenthood" não ter recebido nenhuma indicação. Ao menos lembraram dela quando passaram cenas de séries dramáticas.Quem sabe, o Globo de Ouro não reconheça não só "Parenthood", mas também séries como "Fringe", "Game of Thrones" (levou só uma estatueta. Ainda que super merecida), "True Blood" e "Community" com estatuetas e indicações.Abraços e sucesso, hoje e sempre

  20. Túlio

    19/09/2011 23:02:12

    O que eu acho inadmissível é o fato de Mad Men, em quatro anos, nunca ter conquistado um Emmy de atuação, com o elenco que tem. Achei que John Hamm levaria esse ano. Não accompanho FNL, mas The Suitcase foi o melhor episódio de todas as séries que eu já vi (que não são poucas, rsrs).

  21. Ene

    19/09/2011 22:58:20

    Gostei muito da Melissa ter ganho, merecidamente e a emoção da Margot Martindale que falou uma grande verdade ao agradecer, foi imensa. E o que foi aquela aparição? GPaltrow? E, dentre aquelas indicadas para melhor série de drama, faltou a Anna Gunn de Breaking Bad que vem dando um show e nunca foi indicada.

  22. Ene

    19/09/2011 22:51:50

    No todo, achei bom. Estranho foi a declaração/brincadeira de Guy Pearce sobre deitar com Kate Winslet, achei meio tosco e o roteirista de Moderm Family fazer odes aos velhotes que são casados com deliciosas mulheres jovens em detrimento do seu próprio discurso defendendo que qq forma da amar vale a pena, bem... Os favoritos estavam na cara e só estranhei mesmo o BPepper ter ganho, torcia pro maravilhoso Idris Elba. Engraçado, Jon Hamm não tem um Emmy na sua estante e é indicado todos os anos, interessante isso, como também nada pra Breaking Bad nesse ano, apesar que a última temporada tá meio que enrolando, tá dando muito na pinta isso. Mas eu votaria no Aaron Paul todos os anos, de olhos fechados, quero ver aquele garoto fazer muitas maravilhas ainda. Essa alegria da Kate Winslet já tá ficando enjoada... menos Kate, menos. A escandalosa logo levantou e gritou bem alto (sua coestrela Mellisa Titica Leo)

  23. Filipe Pinheiro

    19/09/2011 21:39:04

    Uma correção: é Martha Plimpton no lugar da (também) excelente Margo Martindale.=D

  24. Filipe Pinheiro

    19/09/2011 21:34:11

    Eu adorei essa edição dos Emmys!!!!Pulei de alegria com a Kate Winslet, Kyle Chandler (dois prêmios? Alegria imensa!) e Martin Scorsese. Morri de rir com a categoria de melhor atriz em comédia: As cinco indicadas lá em cima foi algo lindo de se ver, ainda mais depois de serem aplaudidas de pé! Melissa McCarty está ótima em Mike & Molly. Ela é engraçada e cativa o público, mas preferia a Laura Linney ou a Margo Martindale. Mad Men, de novo? Game of Thrones merecia, assim como Boardwalk Empire. Achei que faltou a estatueta de melhor ator coadjuvante em comédia pro Chris Colfer, que é a alma de Glee, mas tudo bem. Modern Family é a melhor comédia da atualidade mesmo...Abraços, Ana!PS: "Welcome to the Modern Family Awards". By Jane Lynch. Só isso, já valeria um Emmy para ela. =D

  25. Ana Maria Bahiana

    19/09/2011 20:57:33

    Kate investiu tudo nesse projeto, e sei que ficou passada por Todd Haynes não ter sido incluido nos premios. Deu anglofilia aguda nos academicos de TV. Downton Abbey é fantástica, mas sou mais Mildred e Mad Men. A HBO sabe perfeitamente o erro que cometeu dispensando Weiner. Agora agueeeeenta....

  26. brendam

    19/09/2011 20:49:44

    Acabei de rever o vídeo da Kate Winslet recebendo o prêmio. A ALEGRIA DELA É GENUÍNA!! E, o vídeo das atrizes de comédia:http://www.youtube.com/watch?v=cDcEKt1LTmINos oscars não ocorre porque, bem, o pessoal tá lá pra ganhar mesmo. p.s.: Momento foda: Mad Men levar uma única estatueta na noite e ela ser a Melhor Série Drama. CHUPA HBO!! hauahuahauh(Ana, você sabe nos dizer como a derrota pra Mad Men, de novo, foi recebida pelo povo da agá-bê-ó?)

  27. João Oliveira

    19/09/2011 19:44:52

    Eu gostei. Como vc escreveu, é um show mais divertido. O comentário da Jane Lynch sobre as estrelas do cinema roubando o emprego das colegas de tv foi ótimo tb.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso