Blog da Ana Maria Bahiana

Eddie Murphy nos Oscars: é pra rir ou pra chorar?

Ana Maria Bahiana

Os bons amigos: Eddie Murphy, Brett Ratner

 

E o Eddie Murphy nos Oscars, hein? Confesso que estou apreensiva. E não sou só eu: passei os últimos dias fazendo a mesma pergunta a amigos, conhecidos e acadêmicos sortidos, e a resposta foi consistentemente a mesma: ninguém espera muito, na melhor das hipóteses; na pior, esperam um desastre. Ecos do ano-catástrofe de 1989 – aquele da Branca de Neve e Rob Lowe- já estão circulando pela cidade. E isso seis meses depois de um Oscar que, segundo alguns observadores, ficou com a duvidosa palma de pior. Oscar. De todos os tempos.

É sobretudo o potencial para essa  dose dupla e consecutiva de horrores que me preocupa _ e não só a mim. Afinal não tenho nenhum interesse direto no evento além da paixão de fã de cinema e o dever de observadora profissional. “Este ano não me animo a brigar por ingresso”, me disse um acadêmico que é do tipo não-perco-uma.

A apreensão com a escolha tem dois motivos, infelizmente entrelaçados. O primeiro, e básico, é que a escolha foi feita por um produtor no qual, aparentemente, só a diretoria da Academia acredita: Brett Ratner, realizador de notória e, digamos assim, agressiva mediocridade. Sua nomeação como piloto dos Oscars este ano foi o primeiro susto ; certo que ele vem escorado pela experiência de seu co-produtor Don Mischer (Emmys, Comedy Awards, Billboard Awards), mas a reputação (ou falta dela) de Ratner foi o bastante para dar um susto coletivo na comunidade.

Aguardava-se, com a mesma reserva, sua escolha de apresentador. Os rumores de que ele estaria flertando com Oprah Winfrey já provocaram marolas _ Oprah, com certeza uma das pessoas mais poderosas do entretenimento, teria cacife suficiente como pessoa de cinema para ancorar a cerimônia?

E aí… Ratner convida Eddie Murphy, seu amigo e co-astro, ao lado de Ben Stiller (que teria sido, a meu ver, uma escolha melhor) do próximo filme do diretor, Tower Heist.

Murphy foi, depois de Richard Pryor, o comediante negro que mais abriu espaços na indústria, à custa exclusivamente de seu talento e de uma combinação perfeita de audácia, insolência e simpatia. Infelizmente, seus trabalhos mais recentes tem sido, à falta de uma definição melhor, patéticos (com exceção de sua participação em Dreamgirls, cinco anos atrás, torpedeada nos Oscars por sua atuação em Norbit, exemplo típico de onde ele anda desperdiçando seu talento).

Se os Oscars de 2012 tivessem outro produtor, mais criativo e com mais cacife junto a atores, sua escolha poderia ser super interessante _ como disse Dave Karger na Entertainment Weekly, seria muito bom que o evento marcasse a volta triunfal de um grande artista.

De todo modo, apresentar os Oscars é uma das tarefas mais ingratas da indústria _ as chances de tudo dar errado são muito maiores do que as de tudo dar certo. A maioria das estrelas de primeira linha foge dos convites exatamente pelo temor do possível impacto negativo em suas carreiras.

Vamos ver o que acontece em fevereiro…

 

  1. Ana Maria Bahiana

    23/09/2011 17:58:46

    Deixa eu ver quem está na concorrencia de fato que eu digo..

  2. Luis

    21/09/2011 14:01:58

    Oi, Ana,O ministério da cultura indicou Tropa de Elite -2 para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro. Ocorre que alguns críticos brasileiros estão dizendo que o filme de José Padilha não tem chance, já que o favorito seria o libanês Et Maintenant, On Vá Où ?, que acabou de ganhar o prêmio de público em Toronto. O que você acha ? Esse filme libanês é mesmo o favorito ? Você o assistiu ?

  3. abel

    20/09/2011 17:58:30

    ANA ele precisa de um retorno urgente na carreira dele, faz muito tempo que ele não faz nada que valha a pena ver, acho que sherk é o melhor filme dele dos últimos tempo. lembro que vê o eddie murphy pela primeira vez, num filme do john landis em que ele trocava de vida com outro ator que esta sumido era muito bom, depois dos anos 80 ele só se perdeu ,ANA vc deveria fazer um especial só com os filmes e as celebridades que vc conheceu nos anos 80 e desapareceram vc conheceu todos lembra de uma atriz chamada seam young.

  4. Amanda S. Padilha

    19/09/2011 17:24:11

    Concordo... por falar nisso: ONDE ESTÁ O OSCAR DO JOHNNY DEPP??? Fica a dica pra um próximo post Ana, maior injustiça de Hollywood nos últimos tempos...

  5. Amanda S. Padilha

    19/09/2011 17:20:30

    Acho que escolheram Eddie Murphy para a academia fazer as pazes com ele. Quando foi indicado por Dream Girls e não ganhou, fez cara feia e saiu no meio da festa. Em outros anos foi convidado mas nem compareceu. Agora bem visível no palco, não poderá fazer cara de desdém. Mas na minha opinião 2012 era pra ser o ano da Oprah, ela se aposentou de seu talk-show e é uma das personalidades mais queridas dos EUA (e tb em outras partes do mundo). Se fosse pra ir na linha dos apresentadores (já apresentaram Johnny Carson, Jon Stewart, David Letterman) sem ser a Oprah, escolheria Jay Leno. Um comediante, Jerry Seinfeld (ou uma dobradinha com Ray Romano). Mas se for pra ter os tais musicais e gracejos hollywoodianos, pra show man ou show woman, Nathan Lane e Kristin Chenoweth seriam uma boa pedida, casal simpático, cantante e conhecido das comédias. Outra boa idéia seria Meryl Streep, afinal, vamos dar uma pausa nas indicações e prêmios né não?? rsrsrs

  6. Vinicius

    19/09/2011 17:15:56

    Não sou grande fã da cerimônia do Oscar, mas com certeza se o Bill Murray apresentasse acho que perderia um tempo assistindo.

  7. trin

    19/09/2011 15:43:08

    acho que hugh jackman foi muito bem e gostei de anne hathaway mas o oscar está chatíssimo faz tempo o melhor momento em anos foi quando sda ganhou seus 11 oscars. E os últimos três anos foi uma vergonha não premiarem os melhores filmes que são Benjamin Button Avatar e A rede social. Uma vergonha. Pior que isso só O Touro indomável no passado garfado e a roubada que deram na Blanchett em 99 e 2008, e muitos outros atores ignorados como Julianne Moore e Leo di Caprio.

  8. Tisf

    19/09/2011 14:01:08

    Sinceramente pior que o Chris Rock acho que o Eddie não fica. Mas no fundo mesmo a Academia deveria arrumar um jeito do Billy Crystal apresentar todo ano ahahahah

  9. neder

    19/09/2011 10:30:24

    Espero que a cerimônia do Oscar marque a volta de Eddie Murphy à boa forma. Quem teve o prazer de ver o filme "Eddie Murphy Raw" sabe como ele tem talento para entreter e divertir uma platéia.

  10. Filipe Pinheiro

    18/09/2011 14:25:11

    Ah! Bom para o Billy Crystal, então...

  11. vera

    18/09/2011 00:34:00

    É melhor nos conformarmos, pq do jeito que a coisa anda, vai chegar o dia que o Stallone vai ser convidado para a função...

  12. thais

    17/09/2011 15:45:13

    Também acho lamentável!E digo mais: não é apenas a interpretação que se perde com a dublagem.Recentemente comecei a assistir uns episódios de Arquivo X legendados e percebi como a própria história se perde com a dublagem! Na época que passava aqui no Brasil ,era só dublado, por isso nunca tinha me dado conta disso.Para sincronizar a fala do ator com a da dublagem, perdem-se palavras, expressões, e às vezes até mesmo frases, que no contexto final, fazem muita diferença pra história!Se dublando tudo nós estamos copiando os europeus, espero que não cheguemos ao ponto de copiar os americanos, que ao invés de ler a legenda ou dublar, preferem refilmar tudo em inglês...rsrsrs

  13. Janaína Carvalho

    17/09/2011 10:43:59

    João Marcelo, obrigada pelo esclarecimento. Se realmente se confirmar o que vc escreveu, só me restará lamentar muito, pois me privarei de um dos grandes prazeres que é ir ao cinema. Só poderei assistir em DVD e afins, pois poderei escolher o áudio original, ainda que não saiam cópias legendadas.Lamentável se chegarmos a esse ponto...como vc disse nada se compara a voz original, por melhor que seja a dublagem, perde-se muito da interpretação do ator.

  14. Plínio

    17/09/2011 04:15:44

    Não tem uma história de que quando foi indicado pela última vez,depois de perder ele se levantou e foi embora antes da cerimônia acabar?acho que até o Tom Hanks seria mais legal,é piadista,amigão da Academia, e principalmente carismático com o povão.

  15. João Marcelo F. de Mattos

    16/09/2011 22:00:00

    Cáspite, santa distração. No deveri, claro, faltou um "a", e no segundo "demonstran", esqueci o "m" que tinha escrito no primeiro.

  16. João Marcelo F. de Mattos

    16/09/2011 21:57:27

    Lá em cima para efeitos de concordância com o que vem a seguir eu não deveri ter escrito "demonstram que os espectadores de cinema no Brasil", e sim "demonstran que o espectador de cinema no Brasil". Desculpe e grato pela atenção.

  17. André Lima

    16/09/2011 16:12:08

    Ana, mudando de assunto... quero saber se você vai no XUXAPALOOZA? http://omelete.uol.com.br/cinema/super-xuxa-contra-o-baixo-astral-tem-sessao-especial-em-los-angeles-veja-o-trailer-do-xuxa-palooza/

  18. Ela

    16/09/2011 09:56:43

    Fala-se muito (mal) da atuação de Anne Hathaway e James Franco como apresentadores em 2011, mas quem foi o diretor? Quem escreveu o texto? Culpar sonente os atores é injusto. Então, de novo as mesmas perguntas: quem vai escrever o texto e quem vai dirigir a cerimônia do Oscar em 2012 (segundo as más línguas, o último). E que o improviso seja comedido e inspirado.

  19. Jean

    16/09/2011 09:51:44

    Obrigado, João Marcelo, por seus comentários, realmente muito elucidativos. Só nos resta lamentar o triste fato de que os analfabetos dominarão o mundo. Nós que sabemos ler estamos com os dias contados.

  20. brendam

    15/09/2011 23:46:28

    A academia nunca pensou em chamar o Leslie Nielson quando ele ainda era vivo?

  21. paulo candido f.

    15/09/2011 22:13:56

    Eddie vocer serar sempri o unico ja mais terar outro igual so de recife pe brazil

  22. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:54:08

    (continuando) A dublagem no Brasil, sem patriotada, é uma das melhores do mundo por diversos fatores (qualidade da modulação de voz, cuidado com que é feita, etc, etc), mas nada se compara à voz original, nem tanto em animações mas em filmes.com atores de verdade – onde aliás, a dublagem é super comum, mas onde em geral o ator está dublando a si mesmo – onde a comunhão entre expressão corporal e voz é vital.Sugiro um teste informal que eu mesmo fiz por esses dias: assistam ao trailer do novo filme do Roman Polanksi, “Carnage” na língua original (o inglês) em que o filme foi gravado com seus intérpretes americanos, alemão e inglesa. Depois em seguida veja e ouça o trailer em italiano. Ver o filme no idioma original em que ele foi gravado soa sempre melhor . OBS: Perdão pelo tamanho da mensagem. De novo. Hoje estou animado.

  23. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:52:34

    (continuando)Mais: os lançamentos ocorrerão com um número seleto de cópias legendadas para atender uma minoria, mas estas cópias circularão sobretudo nas grandes capitais. Nas demais cidades (e falto tanto de cidades realmente pequenas quanto de uma cidade do interior super desenvolvida como Campinas-SP), as cópias deverão ser todas dubladas mesmo.Além da predileção comprovada por pesquisas, a indústria do cinema no Brasil adora alegar que as cópias dubladas são maioria nos países da Europa, o que me leva de retorno à uma velha idéia pessoal: aqui a gente adora copiar as piores coisas do exterior. Se querem repetir uma idéia da indústria do cinema na Europa, porque não, por exemplo, a da Inglaterra em que taxação sobre as loterias locais ajudam o financiamento público do cinema?Por fim, uma outra opinião. (continua)

  24. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:51:33

    (continuando) As maiores resistências à dublagem e a valorização das cópias em áudio original com legendas, vem de uma faixa etária mais velha, nas classes A e B, maior escolaridade e de gosto mais cinéfilo. Mas repito, na média, a preferência pela dublagem se dá em todos as variantes. Motivos? Preguiça de ler legendas, argumento que o “tempo” em que se perde para ler a legenda algum detalhe da imagem pode ão ser notado, pessoas que enxergam mal e prefere não ter que ler, etc, etc.A conclusão inescapável dessa tendência é a seguinte: cada vez mais filmes serão lançados no cinemas em cópias dubladas, até serem a maioria absoluta. Filmes legendados em sua maioria serão os do circuito alternativo com seu número de cópias muito menor que os dos super lançamentos, e atendendo ao gosto deste nicho de público. Mas não me espantaria ver filmes nesse mesmo nicho, também dublados daqui há um tempo. (continua)

  25. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:50:39

    “até concordo que tem gente que prefira assim”Janaina, é mais do que isso. Pesquisas demonstram que os espectadores de cinema no Brasil, na média, e em TODAS as variantes mais relevantes para este tipo de pesquisa (faixa etária, classes sociais, região em que moram, escolaridade) prefere ver filme dublado em qualquer instância (cinema, DVD, TV por assinatura, aberta) e deseja que haja mais filmes dublados nos cinemas. (Embora ainda não conheça pesquisa a respeito tenho certeza que aqui no Brasil, um impedimento para que algumas pessoas “baixem” ainda mais filmes e séries de TV, é que nem sempre na Internet as cópias dessas obras tem dublagem em português disponível como a demanda sugere). Lembro bem de um diretor da empresa que distribuiu no Brasil “Comer, Rezar, Amar” afirmando que se o filme tivesse sido lançado com cópias dubladas (todas eram legendadas) resultado de arrecadação teria sido ainda melhor que o foi. (continua)

  26. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:49:30

    (continuando)Meu predileto era o Eddie Griffin (que foi coadjuvante no “Norbit”), mas que é porra louca demais na vida real e teve poucas chances como protagonista (o espetacular “Com a Cara e a Coragem”, “Jogada Irlandesa”). Isto posto acho que o Eddie vai arrebentar a boca do balão no Oscar e mal posso esperar para vê-lo fazendo piadas com o Obama, o Charlie Sheen, etc. Ademais a delicada história do cara com Oscar tem pontos de tensão claros e isto pode trazer um tempero de provocação para a coisa toda. Para além da conhecida retirada dele do Oscar-2007 quando perdeu o prêmio de coadjuvante para o Alan Arkin, há a apresentação dele do Oscar de Melhor Filme (“O Último Imperador”, 87) no Oscar-88, quando reclamou que a Academai premiava poucos atores negros, esqueceu de ler o nome de um dos cinco indicados da categoria, e a plateia chiou quando essa ausência foi notada. OBS II: Desculpe pelo tamanho da mensagem. Hoje estou animado.

  27. João Marcelo F. de Mattos

    15/09/2011 20:48:55

    Brett Ratner é um bobalhão. Mas a rejeição ao Eddie mundo afora em blogs, fóruns e agências de notícias de cinema está me surpreendendo. Sim, o cara não está no pico de sua arte, já fez filmes muito ruins (não digo “Norbit”, que é óbvio demais, mas “Pluto Nash”, que merece ser objeto de estudo). Mas, na boa, ele é engraçado sim, e mais ainda, tem notável capacidade de resistência à tentativa de emplacarem alguém no lugar dele para o “cargo”oficial de comediante negro ultra desbocado e provocador do mundo do entretenimento – com prevalência do cinema - dos EUA (que ele “herdou” mesmo do saudoso Pryor, como Ana apontou). Os caras que tentaram - ou que a mídia de celebridades tentou “vender” que podiam tentar – substituir ele, são todos, muito, muito inferiores. Leia-se: Chris Rock (como é que esse cara consegue apresentar o Oscar antes do Eddie?), Chris Tucker (que parece ter deixado a carreira de lado em prol de fazer trabalho humanitário), Damon Wayans (e seus irmãos), Martin Lawrence, etc. (continua)

  28. thais

    15/09/2011 20:12:01

    Engraçado, no Oscar desse ano a Anne Hathaway me irritou muito mais do que o Franco! Forçada demais, rindo das próprias piadas...affMas acho que independente de bons apresentadores, o roteiro é que faz toda a diferença!E se continuarem os mesmos roteiristas dos últimos dois anos...vem outro desastre por aí.Sou grande fã do Gervais, adorei o que ele fez nos GG e com certeza acompanharei seus comentários no GG do ano que vem. Mas vê-lo apresentando o Oscar é sonho! Que nunca se realizará!Pelo menos já tive a satisfação de ver Jon Stewart arrasando duas vezes, o que é mais do que se poderia esperar dessa academia falida.Que vai cair cada vez mais se não mudar sua estratégia de auto-promoção! Acho que deveriam voltar com antigos apresentadores que deram certo, como o próprio Stewart, Degeneres, Billy Crystal, JackmanOu, se é pra inovar, chama o Neil Patrick Harris, que tem arrancado os elegios de público e crítica em toda premiação que apresenta!

  29. Richard P

    15/09/2011 19:21:50

    Pior que Anne Hathaway e James Franco,tenho certeza que não vai ser. .Os dois sem graça,dormi no Oscar igual uma criança pela primeira vez.Só espero que Eddie conte umas boas piadas e divirta todo mundo.Se ele conseguir vai dar a volta por cima e calar a boca de muita gente.O pior apresentador sem dúvida é o Ricky Gervais.

  30. André Coelho

    15/09/2011 18:23:57

    E o Sr. Billy faz muito bem em tirar o fone do gancho.... =)

  31. Orilzo

    15/09/2011 17:57:29

    Ana, sou grande fã do blog e gostaria de saber seus comentários sobre Telluride e Toronto, afinal quais as grandes apostas para o prêmio ano que vem?

  32. Matheus Correa VIlela

    15/09/2011 17:43:40

    Ana, o que voce achou da performance de Hugh Jackman no Oscar?

  33. Sandra

    15/09/2011 16:34:46

    Ana , ta mais para chorar , tomara que seja de tanto rir!!

  34. Allan dos Santos

    15/09/2011 14:19:46

    Ana.Depois do Ricky Gervais no Globo de Ouro desse ano, qualquer apresentador, em qualquer premiação nos EUA, vai ser muito pequeno ou esquecível dois minutos depois de sua apresentação. Sempre vejo no youtube o estrago fantástico que ele Ricky Gervais) fez, sem contar a repercussão positiva e negativa um dia depois. Não acho o Eddie Murphy o fim da picada, ele ao menos pode fazer uma sátira da sua carreira que entrou num fortíssimo declínio e que já nem tem mais seus filmes exibidos no cinema, vai direto para o DVD. Pode fazer uma homenagem/brincadeira aos atores que fizeram sucesso mais ou menos na mesma época que ele (anos 80 e 90), mas que também entraram em decadência e foram esquecidos: Ralph Macchio, Corey Feldman, Edward Furlong, Macaulay Culkin, Mark Hamill, Christina Ricci, Matthew Broderick, Kurt Russell, Geena Davis, Henry Thomas, Val Kilmer, Emilio Estevez, C. Thomas Howell, Matt Dillon, Demi Moore, Angela Bassett, Jessica Lange, Cher... Ia ser um chororó total ou um puta desconforto. E aí aqueles atores que estão na primeiras fileiras vão perceber que tudo que sobe um dia cai. E que o cinema americano trata muito mal as suas atrizes. Mas tenho certeza de uma coisa, não vai ser pior que o James Franco. Aliás, até hoje quando eu vejo um filme com esse ator, não esqueço do constrangimento que foi sua apresentação no Oscar 2011.

  35. Cristiane Martins

    15/09/2011 13:50:24

    Eu não posso falar de algo que não ví ainda, mas acho a escolha de Eddie simplesmente equivocada, deveria ser um Conan O'Brien que já apresentou o Emmy's e foi muito bom.Ator apresentando o Oscar ele tem que ter um bom roteiro, e muito carisma, como foi com Hugh Jackamn ou mesmo o Billy Cristal, até Steve Martin sozinho foi muito melhor do que sua parceria com Alec Baldwin, mas acho que pior que James Franco esse ano, só vendo para avaliar.

  36. Edmilson Segundo

    15/09/2011 11:30:25

    Espero que estejas errada, Ana Maria. Eddie Murphy e Brett Ratner podem não ser o que há de melhor, mas estão longe da mediocridade. Já fizeram muitas coisas boas e (creio) são capazes de fazer mais. Esperemos que todas as engrenagens que movem a cerimônia estejam bem azeitadas. Eddie e Brett (apenas) são duas delas.Abraço.P.s.: Estou lendo a tua tradução de "Easy Riders, Raging Bulls". E estou adorando. Parabéns.

  37. Téu Borella

    15/09/2011 09:56:24

    Whoopi Goldberg poderá um dia voltar a apresentar o Oscar? Ela é muito boa nisso, não esqueço o tchauzinho de costas em 2002 homenageando os bombeiros de NY durante o ataque as torres gêmeas.

  38. Rafael Gomes

    15/09/2011 09:27:26

    Ana, você citou Tower Heist e me fez lembrar a Gabourey Sidibe. Tinha uma coisa que eu queria te perguntar a tempos. Você sabe se ela sequer foi considerada para o papel de Minny em The Help? O papel parecia ótimo para a Gabourey.

  39. brendam

    15/09/2011 00:34:14

    E o outro abacaxi, agora da HFPA: Ricky Gervais comentando os próximos GGs na net, sem censura? (Vou assistir com toda a certeza!)

  40. eden

    15/09/2011 00:25:03

    Minha opinião é a mesma sobre os filmes dele: Ele não é engraçado, claro que é considerado um gênio, mas francamente não é um nome que me faz ir ao cinema, e nem esperança de coisa boa no Oscar. Ele não tem esportiva sequer para perder numa premiação, imagina se ele resolve ser parcial com amigos que por ventura serão indicados. Medo disso tudo. Até porque depois de Jakcman ou Billy Cristal anda dificil acertar. Mas depois de James Franco parece que o que vier é lucro.

  41. Camilo Pensa

    14/09/2011 23:52:57

    Só me pergunto como que Murphy vai fazer 3 personagens diferentes ao mesmo tempo ao vivo... ; ]

  42. Ana Maria Bahiana

    14/09/2011 23:36:14

    Não... o Billy Crystal é que não tá atendendo...

  43. Eden Pereira

    14/09/2011 23:11:55

    Olha Ana , eu confio plenamente do Foley o melhor personagem de EDDIE MURPHY no cinema até hoje , e digo de boca cheia por saber o que ele representou como comediante da década de 80 e começo dos anos 90 . Sei que sua carreira no momento não é muito boa , precisamos dar uma chance a esse astro que um dia deixou nós cinéfilos com um sorriso de orelha a orelha com seu personagem em UM TIRA DA PESADA I e II ( O terceiro não conta ) o Axel Foley .Como diria Victor Maitland : O FOLEY TA NA ÁREA !

  44. Gustavo Zago

    14/09/2011 22:09:25

    nossa,uma mudança de produtor PARA ONTEM!!Isso vai ser pioir que o James Franco!!Antes a Oprah....

  45. Janaína carvalho

    14/09/2011 21:02:33

    Ai, com essa noticia bombástica, agora quem ficou apreensiva fui. Acho que está mais para catástrofe...o Oscar desse ano já não me agradou tanto...bom, se o roteiro colaborar...Off post, só pra externar minha irritação como que está acontecendo por aqui em algumas cidades...não aguento essa moda de só ter cópias dubladas nas salas, até concordo que tem gente que prefira assim, mas dai a serem todas dubladas...poderiam colocar as sessões mais cedo dubladas e as da noite legendadas. Eu me recuso a assistir filme dublado, para mim perde toda a graça. Resultado disso: estou perdendo vários filmes na telona. Assisti Cowboys & Aliens legendado por sorte e graça de ter ido ao Rio no final de semana passado para a Bienal, caso contrário teria perdido esse ótimo filme. Você sabe se há alguma explicação para isso?

  46. Filipe Pinheiro

    14/09/2011 20:47:50

    A Academia perdeu o número de Billy Crystal?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso