Blog da Ana Maria Bahiana

A pré-corrida do ouro, parte II: independents day

Ana Maria Bahiana

Se formos julgar pelos últimos anos quem realmente dá as cartas e impõe o ritmo da Temporada Ouro são os independentes. Principalmente os chamados independentes-de-luxo, as divisões especializadas dos estúdios que trabalham com orçamentos baixos, levantam financiamento no exterior e realizam projetos de autor. Olhem os últimos vencedores do Oscar: nos últimos cinco anos, todos eles vieram de independentes de luxo. E mesmo Os Infiltrados, de 2007, foi realizado por um produtor independente de vastos recursos, Graham King; a Warner levou a láurea, mas entrou na festa lá pelo meio.

Este é um fato que dá muita dor de cotovelo à Academia, onde a maioria dos integrantes sonha com triunfos como os de Titanic, filmão de estudião levando um monte de estatuetas. E que revela um paradoxo interessante: parte substancial dos acadêmicos passa o ano fazendo um tipo de filme e, na hora de escolher, vota em outro tipo…

Por essas e outras é essencial acompanhar as escolhas dos independentes. Mais até que os grandes estúdios os independentes-de-luxo passam o pente fino em suas aquisições e produções, e pré-selecionam para o segundo semestre os títulos com mais chances de cair no gosto dos votantes. Grandes estúdios tem bolsos fundos e podem se dar ao luxo de gastar dinheiro até com filmes sem chance, apenas para agradar estrelas, diretores e produtores. Independentes, não: orçamentos restritos obrigam a uma seleção rigorosa, e só vai pro fogo do segundo semestre quem tem alguma chance de emplacar alguma coisa.

Eis como está o panorama indie:

A Fox Searchlight deu uma sorte danada em 2009 quando repescou Quem Quer Ser um Milionário das ruínas da falecida Warner Independent e levou-o até os Oscars. Este ano ela está colocando suas fichas do segundo semestre em  The Descendants (dezembro nos EUA, janeiro no Brasil). É um roteiro delicioso que tive o privilégio de ler, adaptando o livro de Kaui Hart Hemmings sobre um havaiano ha’ole (branco) em crise de meia idade. George Clooney lidera um ótimo elenco e o sempre bom Alexander Payne  (Sideways-Entre Umas e Outras,  As Confissões de Schmidt) dirige.  Bom pedigree.

A vitória de O Discurso do Rei, este ano, deu novo alento à Weinstein Company, que passava por apuros sérios. Os apertos financeiros continuam, mas Harvey Weinstein mostrou que não esqueceu seu talento de estrategista. O abre-alas da WC este ano é, sem dívida, The Iron Lady (dezembro nos EUA, sem data no Brasil), a cinebio da primeira e única Primeira Ministra da Grã Bretanha, Margareth Thatcher. Meryl Streep se dissolve na Dama de Ferro com o tipo de transfiguração que platéias e votantes adoram. Mais questionável é a diretora Phyllida Lloyd, cuja obra anterior é o felizmente esquecido Mamma Mia!

O segundo título da WC para o final do ano é outra aposta em anglofilia e interpretações carismáticas: My Week With Marilyn (novembro nos EUA, sem data no Brasil), a narrativa das tensas filmagens de O Príncipe Encantado, na Londres de 1957. Michelle Williams é Marilyn , Kenneth Branagh é Laurence Olivier e o diretor, Simon Curtis, vem da TV…. Como Tom Hooper…

A Sony Classics, veterana da corrida do ouro, tem  três apostas fortes para o páreo 2011. A primeira é Carnage (novembro nos EUA, sem data no Brasil) adaptação de Roman Polanski para a peça God of Carnage, sucesso de Paris a Londres, Nova York e Los Angeles). Como a peça, o filme é uma obra de câmara para quatro atores – Kate Winslet, Jodie Foster, John C. Reilly e Christoph Waltz – no papel de dois casais que resolvem conversar cordialmente sobre um incidente entre seus filhos…. Até , como em Em Quem Medo de Virginia Woolf, reverterem a um estado pré-civilização.

O outro peso-pesado da SC é A Dangerous Method (novembro nos EUA e no Brasil), com David Cronenberg analisando a relação entre Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender).

Michael Shannon e a onipresente Jessica Chastain estão no terceiro filme da SC, Take Shelter (setembro nos EUA, sem data no Brasil), um estudo de personagem que fez sucesso em Sundance e Cannes, sobre um pacato pai de familia que pode (ou não) estar enlouquecendo.

Outros independentes tem títulos de peso. A Roadside Attractions vem com Albert Nobbs (ainda sem data nos EUA e no Brasil), com Glenn Close repetindo o tour-de-force que lhe valeu prêmios no teatro: uma mulher que se faz passar por homem na Irlanda do século 19. Rodrigo Garcia dirige e o resto do elenco é de responsabilidade: Jonathan Rhys Meyers, Mia Wasikowska, Brendan Gleeson.

A Focus Features espera que a Academia reacenda seu amor por Colin Forth com O Espião Que Sabia Demais (Tinker Taylor Soldier Spy, novembro nos EUA, janeiro no Brasil), a adaptação de Tomas Alfredson (Deixe Ela Entrar) para a semi biografia dos primeiros anos de Ian Fleming, o homem que inventou James Bond, por John  Le Carré.

A Lionsgate aposta em outro sucesso de Cannes, Coriolanus (dezembro nos EUA, sem data no Brasil): Ralph Fiennes é o general renegado de Shakespeare e o diretor desta atualização da peça, transposta para um universo extremamente contemporâneo de mercenários e guerras lucrativas. Elenco de primeira: além de Fiennes, Gerard Butler, Brian Cox, Vanessa Redgrave e a onipresente Jessica Chastain.

Na parte III e final da nossa aventura, um apanhado dos filmes do primeiro semestre que podem chegar até a reta final.

 

  1. fabby

    14/08/2011 22:10:31

    e beautiful boy, com michael sheen e maria bello? ganhou premio no tiff 2010, mas ficou poquíssimo tempo em cartaz. :(

  2. Ana Maria Bahiana

    28/07/2011 01:43:34

    AS chances são boas, mas vai depender de muitos fatores.

  3. MATHEUS C. VILELA

    27/07/2011 23:36:49

    Ana, Meryl tem as maiores chances de levar seu tao sonhado TERCEIRO OSCAR?Abraço

  4. Eduardo Gan Pereira

    22/07/2011 23:10:08

    Nem desencanta-me - por tão simples e previsível - obviedade sobrevivencial. É aceitável. Grato.

  5. Janaína Carvalho

    19/07/2011 18:42:51

    Ana, não sei se estou errada, se é só impressão, mas esse ano não está mais recheado de bons filmes? Essa lista que vc preparou nesse post, mais a do anterior está muito interessante, mal posso esperar para conferir (ainda mais que está nela filme de Clint, que se for isso tudo que todos esperam tem sim que concorrer, que não sofra a infame esnobada de Gran Torino e mais uma grande interpretação da maravilhosa Meryl).

  6. cine

    19/07/2011 18:39:02

    E Meia-noite em Paris, Ana? Sem chance?

  7. Richard P

    19/07/2011 15:15:08

    Eu levo fé na Angelina Jolie na direção .Jolie já tem um outro projeto em desenvolvimento que Anthony Hopkins está lendo o roteiro que ela escreveu e quem sabe ele pode participar fazendo o Churchill o filme é Churchill and Roosevelt.Madonna tem o ego bem grande se ela conseguiu deixar de lado .Também aposto que vem algo de bom vindo por ai..

  8. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 13:43:25

    Ouço tudo de música, hoje, mas em ritmo de lazer. Muita coisa boa e, de repente, paixões.

  9. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 13:41:28

    Yes.... erro meu. Corrigido...

  10. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 13:41:05

    Contagion parece ser um belo filme, mas não há consenso se ele vai ou não ser posicionado para o Oscar. Kevin foi adquirido por uma distribuidora minuscula, a Oscilloscope, e ainda não tem data de lançamento nos EUA.

  11. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 13:37:35

    Aproveitando o verao, e o publico-alvo....

  12. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 13:37:10

    exstem dois filmes dirigidos pordvas neste segundo semestre: o da Madonna e o da Angelina Jolie. comentarei assim que assistir.

  13. Antônio Fernando

    19/07/2011 13:16:31

    Ana, e W.E que a WC comprou os direitos? Direção de Madonna (calafrios!?) que seria uma mistura de JULIE & JULIA com Angels in America e que dizem ser incrível, em especial se pensarmos que tem a ver com Madonna no cinema, e com chances de indicações em Atriz Coadjuvante, Fotografia, Figurino e Trilha Sonora, nenhum buzz? Dizem que a divulgação será feita SEM a presença de Madonna pra ter mais chances!

  14. Grace

    19/07/2011 12:55:29

    Off Topic:O Teaser do The Dark Knight Rises saiu justamente na semana do lançamento do filme do Capitão América nos EUA.Coincidência ou o Universo quer nos dizer alguma coisa?

  15. Igor Almeida

    19/07/2011 09:44:25

    Não gostei do: "...com sorte."

  16. Raphael Sanches

    19/07/2011 09:20:07

    Olá Ana... adoro os Oscars ( é a minha Copa do Mundo ) e gostaria de saber quais as chances de Rio pelo menos na categoria animação?.. sei que o roteiro e bem banal mas parece ser um filme superior ( cinematografia / música e trilha original ) a Carros 2 ou Kung-Fu Panda 2...ou qualquer outra coisa 2...rssss....Acho que Rio é o melhor filme da Blue Sky até agora.. principalmente em relação a estrutura e direção comparado aos Era do Gelo....qual sua opnião?

  17. Jairo Pantoja

    19/07/2011 09:13:26

    Não sei o por que tanta gente insistindo para o próximo filme do Batman ser indicado ao Orcar, ninguém viu este filme ainda!E o Harry Potter? Para que ele quer um Oscar? Uma indicação a efeitos epeciais estaria de bom tamanho.

  18. brendam

    19/07/2011 08:52:18

    Coronel Hanz Landa casou com Hanna Shimitz e tiveram um filho.M-E-D-O! ><

  19. brendam

    19/07/2011 08:47:34

    Ana, não faltou Contagion não? E tmbm 'We need talk about Kevin'?

  20. Tisf

    19/07/2011 08:27:27

    Só pela foto, Carnage é um dos que eu mais quero ver esse ano.

  21. Renato

    19/07/2011 06:48:11

    Pelo menos de acordo com o IMdB, o Michael que aparece em Take Shelter se chama Shannon, não Fassbender.

  22. Eduardo Gan Pereira

    19/07/2011 04:36:25

    Um dia, quem sabe, Motownianas, talvez?...

  23. Eduardo Gan Pereira

    19/07/2011 04:19:11

    Há algum prenúncio de tempestade ou ímpeto, a seu ver?

  24. Eduardo Gan Pereira

    19/07/2011 04:12:42

    Há algo que se mova, por aí, nesse sentido de importância no mundo sonoro - mesmo que informe - para competir, propondo?

  25. Eduardo Gan Pereira

    19/07/2011 04:01:52

    Disso, bem o sei. Me agradaria bastante um teu exercício de transposição de grandezas - se é que há - para a realidade industrial dos independentes. No jogo Música, as coisas andam mais curtas? O cacife mirrou? O mundo é Cinema? Cadê? Era só isso?

  26. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 03:17:03

    Musica continua sendo uma grande paixão, sempre.

  27. Eduardo Gan Pereira

    19/07/2011 02:52:09

    Gostava de vê-la tecendo assemelhado sobrevôo mirando a música. Desconfio bom de apreciar seu modo de angular. Faça-o por mim, tão bem-vindo seria. Abraços.

  28. Phillipe

    19/07/2011 01:37:24

    Glenn Close X Meryl Streep. Vai dá burro com trinta...Ana, vi a montagem brasileira de Carnage (Deus da Carnificina) é o texto de fato é magnífico. Todos os quatro atores possuem material de sobre pra chegar nas cabeças, mas aí, nós sabemos que depende da boa vontade dos estúdios e da política e influência daqueles que os meros espectadores não veêm.Bjs

  29. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 00:33:03

    É, o Von Trier está numa saia justa... E outro Malick só ano que vem.

  30. aluiziu

    19/07/2011 00:00:07

    O outro Malick, o com Ben Affleck e Rachel Weisz não estreia este ano?? Achei que ele e o Spielberg iam entrar na temporada de prêmios com 2 filmes cada um.E você acha que o Melancolia do von Trier está banido da face da Terra e do Oscar por causa do que ele disse em Cannes?

  31. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 22:55:49

    Eu não esqueci, está no proximo post, que inclui filmes estrangeiros e sobreviventes do primeiro semestre.

  32. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 22:55:04

    Esse é só ano que vem... com sorte.

  33. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 22:53:07

    Vc está totalmente certo... Eu quis explicar que o livro é DE John Le Carré, SOBRE Ian Fleming, e saiu esse x-tudo... Já corrigi o imbroglio do cortar e colar...

  34. Ela

    18/07/2011 22:32:15

    Apesar das fantásticas caracterizações de Meryl Streep/Margareth Thatcher (adoro Meryl mesmo em Mama Mia) e Michelle Willians/Marylin Monroe eu fico na aposta de Dangerous Method de David Cronenberg como a trama mais interessante desses presentes independentes que você desfilou por aqui. Isto está um manjar dos deuses pra quem gosta de cinema!

  35. Geraldo Ráiss

    18/07/2011 22:26:47

    Sem dúvida (para mim) The Iron Lady arrebenta, aliás não poderia ser outra além de Meryl Streep nesse papel. A melhor!

  36. Filipe Pinheiro

    18/07/2011 22:18:41

    Colin Firth, de novo? Será que a Meryl ganha dessa vez?E HP 7.2 bem que poderia ganhar um prêmio especial como ganhou no BAFTA do ano passado...Abraços, Ana!=]

  37. Dênis

    18/07/2011 22:17:09

    o cara que inventou o James Bond não teria sido Ian Fleming?

  38. Samir

    18/07/2011 22:13:39

    Ana, e sobre as atuações em Carnage? Estou muito curioso quanto a elas.

  39. Jeferson

    18/07/2011 21:23:41

    Puxa Ana, tudo bem que o trailer não mostrava mesmo muito do enredo, mas por ele eu achei que "The Descendants" ia ser bem meia-boca com o roteiro batido do pai ausente que se reaprossima das filhas devido a alguma tragédia. Pelo visto ledo engano meu...Carnage já vai pra minha lista... Eu acho o John C. Reilly um dos atores mais subestimados da indústria. Ele vai da comédia ao drama com excelência, quase sempre com ótimas interpretações.E o que dizer de um filme do Cronenberg tratando da relação Freud/Jung ? Já estou contando os dias para asistir esse !!!P.S.: Posso estar enganado, mas Harry Potter não tem o mesmo "estofo" da trilogia Senhor dos Anéis. No máximo ganha um prêmio técnico. E olhe lá.... Que os fãs não me joguem nenhum feitiço Avada Kadavra, mas essa expectativa (principalmente pq "O Retorno do rei fez a limpa no Oscar 2004) é muito exagerada.

  40. Lucas Bettine

    18/07/2011 21:14:49

    Ana e o filme dirigido pela Jolie tem chances ? ouvi dizer que a produtora tem esperanças até marcou o lançamento do filme justamente na temporada de premios. Abç

  41. Igor Almeida

    18/07/2011 21:14:28

    Senti falta de "The Master" de Paul Thomas Anderson com Philip Seymour Hoffman.

  42. Ene

    18/07/2011 20:06:29

    Ana sua cartola sempre tem surpresas para nós simples mortais (pelo menos me incluo), pq daqui não dá pra acompanhar tudo. Esse filme com Glenn Close não tinha conhecimento e fiquei chocado com sua aparência. Vai ser o bicho, não? A safra dos indies está muito mais interessante do que a outra. Colin sempre Colin e já sabem o que vai dar pra Meryl se travestindo de Tatcher... hum? Espero que sobre pelo menos uma promessa para Finnes. Odeio Michelle Williams (tá no saco junto com Melissa Leo e PGiamatti). Me apaixonei por Clooney no seu último filme que achei bárbaro, mas não foi sucesso de nada, The American. Enfim... vamos contar os dias.

  43. Mr. Ripley

    18/07/2011 19:48:18

    Ana, então quer dizer q vc esqueceu o L'Artist, ou acha mesmo q o filme não tem chances? Pq lá fora, pra todo mundo, ele é O Carro-Chefe da WC para os Oscars, independente de ser uma produção francesa. Todos estão apostando em muitas indicações para o filme, nas principais categorias.

  44. Richard P

    18/07/2011 18:49:26

    Te todos os filmes eu acho que The Iron Lady e o filme que academia está esperando para entregar finalmente outro Oscar para Meryl Streep.Glenn Close com certeza vai estar entre as indicadas.Esse vou anotar que vou querer com certeza.Muito filme com cara de Oscar .Quando isso acontece, o que mais merecia fica de fora.

  45. Afonso Figueiredo

    18/07/2011 18:44:50

    Ana falando em independentes, você tem algum cheiro dos filmes do Festival de Telluride nesse ano ?? Alguma promessa ? Acho que pelo conjunto da obra HP deve levar vários técnicos !

  46. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 18:31:29

    Dark Knight só ano que vem... HPotter tem chances sim, aguarde o proximo post

  47. Gustavo Zago

    18/07/2011 18:29:07

    a academia pode nao querer...mas os independentes vêm com muito mais força!!Todos otimos!!!E Dark Knight Rises pode ser a esperança dos blockbusters?E Harry Potter,mais em categorias tecnicas,tb???

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso