Blog da Ana Maria Bahiana

A pré-corrida do ouro, parte III: estrangeiros, animação e o saldo do primeiro semestre

Ana Maria Bahiana

 

O que falta no balaio dos candidatos a candidatos a prêmios na temporada ouro?

Ryan Gosling em Drive

 

Para começar, algumas incógnitas : Contágio, de Steve Soderbergh (setembro nos EUA,; outubro no Brasil) e Drive, de Nicolas Winding Refn (setembro nos EUA, sem data no Brasil) , tem fôlego para prêmios? ;  Inquietos (Restless), de Gus Van Sant, ( setembro nos EUA; outubro no Brasil) será cabeça demais para ser lembrado?; o que vai acontecer com Melancolia (agosto no Brasil, novembro nos EUA), depois que Lars Von Trier desatou a dizer besteira?; e o duelo das divas diretoras – Madonna com W. E., (dezembro nos EUA) e Angelina Jolie, com In The Land of Blood and Honey (dezembro nos EUA)- no que vai dar?

Depois, os filmes estrangeiros. Para estes, existem dois caminhos _ serem escolhidos por seus países para representá-los nas categorias Filme Estrangeiro dos prêmios (como Grécia e Polônia já fizeram) ou se arriscarem na grande arena dos lançamentos no mercado norte-americano o que, automaticamente, qualifica qualquer filme para concorrer aos principais troféus.

O francês L’Artiste (novembro nos EUA, sem data no Brasil) é, neste momento, o líder nesta sub-categoria de filmes não americanos com força (e campanhas) capazes de transformá-los em competidores com os anglófonos. Uma vantagem: é mudo. Outra vantagem: é uma deliciosa, poética homenagem à alvorada de Hollywood. Mais uma vantagem: é distribuído pela Weisntein Company. Quem será seu rival? Talvez La piel que habito (setembro no Brasil, outubro nos EUA), Almodovar ingressando pelo thriller de terror, uma linguagem que acadêmicos e companhia podem compreender.

Resta olhar para o que já entrou em cartaz até agora e estimar quem tem fôlego para uma arrancada na reta final de novembro-dezembro-janeiro. Na encolha, Árvore da Vida (Tree of Life, maio nos EUA,  agosto no Brasil), de Terrence Malick, vem sendo exibido e re-exibido para grupos profissionais aqui em Los Angeles e em Nova York. Lírico, altamente pessoal, poético e, às vezes, exasperante, Árvore da Vida pode ser um favorito ou um azarão na temporada ouro.

 


Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, maio nos EUA, junho no Brasil) é a grande unanimidade da safra do primeiro semestre. Não apenas foi (merecidamente) elogiado pela crítica mas tornou-se o maior sucesso comercial dos  últimos 25 anos da carreira de Woody Allen. É um duplo triunfo que não passa despercebido pelos votantes.

 

A outra unanimidade do primeiro semestre foi o independente  (Focus) Beginners (junho nos EUA, sem data no Brasil). Segundo filme de Milke Mills (Thumbsucker, vários videoclipes), Beginners é uma exploração autobiográfica das relações entre pais e filhos – complicada, no caso de Mills, pela revelação, depois da morte da mãe, de que seu pai era e sempre tinha sido gay. Uma indicação para Christopher Plummer (o pai) é mais do que provável, mas eu gostaria de ver o sempre excelente e sempre esquecido Ewan McGregor  (o filho) ser nomeado, também.

O primeiro semestre viu dois filmões-pipoca que podem, sim, ir para a briga no final do ano: Super 8 e Harry Potter e as Reliquias da Morte II. O primeiro seria o reconhecimento do valor do cinemão comercial norte americano da geração Goonies; o segundo seria a última oportunidade para saudar todo o extraordinário ciclo de adaptações da obra de J.K. Rowling, seu elenco, diretores e equipe.

E, finalmente, animação? Seria este o primeiro ano sem Disney ou Pixar entre os indicados? Até agora os dois favoritos pertencem respectivamente à Paramount – Rango, de Gore Verbinski – e 20th Century Fox – Rio, de Carlos Saldanha. Agora é ver as chances de Happy Feet 2 , Arthur Christmas (da Aardvark) e Gato de Botas neste combate…

  1. Rebecca Celso

    22/08/2011 23:43:44

    Ana, comecei a seguir seu twitter neste fim-de -semana (o que é um absurdo, considerando que admiro seu trabalho há 20 anos!), e estou atualmente correndo atrás de registro profissional e carteirinha da FIJ - para, aproveitando uma viagem a L.A. em janeiro, acompanhar os Globes semiprofissionalmente (a fã nunca sai totalmente de cena, imagino eu)... Você teria alguma dica para me dar sobre este processo? Agradeço muitíssimo sua atenção.

  2. Luis Jr

    12/08/2011 11:36:12

    Ana,Seu comentário sobre A Árvore da Vida me deixou desapontado. Voce e muitos repórteres que cobrem Hollywood ficaram surpresos quando Além da Linha Vermelha foi indicado ao Oscar. Lembro que o filme foi esnobado pelo Globo de Ouro, o que talvez explique por que voce ficou tao surpresa quando Thin Red Line apareceu entre os indicados.Mallick nao faz cinema comercial. Quem acompanha sua carreira, sabe que seus filmes sao lentos e em geral com narrativa em off, mas sao extremamente autorais. O título do filme já deixa claro a influencia da Cabala Judaica e muitos membros da Academia sao judeus. Penso que o filme tem merecidas chances no Oscar. Se Guerra ao Terror chegou lá, A Árvore da Vida tem muito mais mérito para conquistar o Oscar.

  3. Ene

    30/07/2011 21:03:53

    Meu comentário sobre Rango estava incomodando-me tanto que resolvi rever o filme e confesso que não tinha "assistido". Vi sem ver, por conta do sono, de muitos filmes e séries para ver. Então, me surpreendi e entendi toda a história e minha nota mudou pra 8.Agora estou mais feliz.

  4. Ana Maria Bahiana

    30/07/2011 16:58:59

    Vais er uma dicussão interessante..

  5. brendam

    29/07/2011 23:23:34

    Ana, uma pergunta tem rondado os 'oscar talks' da vida: considerando que Tintin foi feito por motion-capture, ele é inelegível para melhor animação?

  6. Ene

    29/07/2011 20:43:13

    Ok, exagerei qto minha crítica ao Rango. O desenho é fantástico, mas perde no quesito roteiro, apesar que tem q saber muito pra manjar as referências. ESPETACULAR o poster de Ides of March de George Clooney, espero um ótimo filme e ver Ryan Goslling despido de seus velhos trajes. Acho que Ana não entendeu meu comentário sobre Ryan Gosling posterior ao de cima e não liberou-o aqui. Não faz mal. Ele vem com um visual fantástico em The Place Beyond the Pines, pois já vi uma foto dele vazada na internet, só espero que o filme seja melhor do que o dejà vu Blue Valentine

  7. Ene

    25/07/2011 20:35:48

    Achei Rango um saco!

  8. Ene

    25/07/2011 20:34:11

    Ryan Gosling tem sido apreciado por mim desde Tolerância Zero quando o descobri. Então, tem sido uma aflição esperar seus filmes, suas indicações até que Half Nelson o trouxe, mas só muito tempo depois consegui assistir ao filme via tv a cabo. Soberbo soberbo e soberbo. Foi uma chance imensa, mas não levou, mas ficou marcado. Só que depois de Blue Valentine, deu uma coisa esquisita que comecei a enjoar do cara, talvez de sua postura nos últimos filmes, sempre escolhendo ser outsider e desprezando em muito seus talentos exteriores. Tornou-se, para mim, repetitivo e chato. Pode ser uma fase minha. Além do mais se juntou a bruxa co-partner em BValentine, argh, desculpem o desabafo, mas cinema pra mim compreende isso tudo. De todos os citados pela Ana, acredito que a grande escolha desse ano será Woody Allen e já é sem tempo. Ana, acredito que esse ano será a grande chance de Ewan McGregor e voilà!, estou doido pra ver esse filme...

  9. Ana Maria Bahiana

    24/07/2011 17:19:31

    Ele é elegível se for exibido comercialmente em Los Angeles ou Nova York no ano vigente: http://www.oscars.org/awards/academyawards/rules/rule12.html

  10. Daniel Chigurh

    23/07/2011 23:31:12

    Pesquisei um pouco e parece que só vai estrear em solo americano no começo do ano que vem, então sem chances mesmo.

  11. Daniel Chigurh

    23/07/2011 23:30:21

    Espero que esse ano finalmente o Oscar de melhor documentário seja dado ao Herzog, com Cave of Forgotten Dreams.

  12. Mayara Bastos

    23/07/2011 22:34:52

    Olá, Ana! O documentário "Life in a Day", produção do Ridley Scott tem chances para a categoria ou pode ser considerado inelegível por ser coletivo?

  13. Ana Maria Bahiana

    23/07/2011 16:56:50

    Para qualificar-se, o filme teria que ser exibido no município de Los Angeles até 31 de dezembro. A não ser que o Japão submeta o título como seu representante na categoria Filme Estrangeiro.

  14. Ana Maria Bahiana

    23/07/2011 16:54:14

    É verdade. Mas lembre-se: é um filme inglês.

  15. Daniel Chigurh

    23/07/2011 07:47:46

    Ana Maria, você deixou de incluir entre as animações Arrietty, do Studio Ghibli, que já emplacou um Oscar de melhor animação com Viagem de Chihiro.Arrietty já arrecadou US$ 100 milhões no Japão, sucesso de público, maravilhoso filme e potencial candidato a Oscar.

  16. Lucas Bettine

    23/07/2011 00:00:39

    Ana e o filme do Senna ouvir dizer que tem boas chances para documentario, isso é verdade ?

  17. Ana Maria Bahiana

    22/07/2011 13:10:21

    Veja resposta ao Bruce.

  18. Ana Maria Bahiana

    22/07/2011 13:10:05

    Me parece a lista do IndieWire... Mas, além de elogios um filme tem que ser posicionado e marketado em campanhas. Win Win e Jane Eyre até agora não ganharam o empurrão necessario...infelizmente.

  19. Bruce

    22/07/2011 11:02:47

    Ana Maria, de todos os que estrearam até agora, os favoritos e elogiados seriam:- WIN WIN- MEIA-NOITE EM PARIS- SUPER 8- HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 2- JANE EYRE- A ÁRVORE DA VIDA

  20. brendaam

    22/07/2011 09:19:34

    Ana, e a Juliette Binoche por "Certified Copy"?

  21. thais

    21/07/2011 22:50:17

    Já ia fazer a mesma pergunta do Felipe.Será uma pena se winnie the pooh não for indicado. É um belo filme, muito bem feito, linda história, ótima trilha sonora e é realmente um filme pra crianças - o que há muito tempo não se vê!!!

  22. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 23:42:38

    Ainda não tem data de lançamento aqui..

  23. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 23:42:09

    acho pouco provavel...

  24. felipe

    20/07/2011 23:15:09

    ana, e o winnie the pooh? ele tá indo bem de critica, será que não tem chances na corrida?

  25. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 23:06:40

    Ainda sem data no Brasil.

  26. william rezende

    20/07/2011 19:07:38

    ana,espero que rio ganhe o oscar,pois essa é a chance do saldanha ser recompensado.o rango é bom,mas acho que gore werbiski poderá ganhar em direção no futuro se apostar em dramas.e ana,tropa de elite 2 vai estrear quando nos eua?porque eu acho que ele tem as mesmas chances do o segredo dos seus olhos.por ser a maior bilheteria do brasil de todos os tempos,e claro,que eu acho que o wagner moura tem atuação de vencedor do oscar.

  27. Sandra

    20/07/2011 17:48:25

    Eu torço pra meia noite em paris a ganhar roteiro original no minimo, toda vez que falo deste filme ,´são só olhinhos brilhando no horizonte!!

  28. Richard P

    20/07/2011 14:19:41

    O filme de Angelina estreia nos Eua 23 de dezembro e no Brasil ?Tem muito filme com cara de Oscar e outros com cara de Globo de Ouro.

  29. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 13:47:14

    O filme de Angelina estreia nos EUA dia 23 de dezembro.

  30. ANDRÉ LUÍS CHAVES CAMARAO

    20/07/2011 13:42:35

    Ana Maria Bahiana, será que a Espanha irá escolher "A pele que Habito" como seu representante no oscar de filme estrangeiro? Acho que a Academia nao tem mais fascinio pelos filmes do Almodovar...vide Volver, qe chegou ao oscar de atriz, mais nao emplacou uma indicacao ao oscar de filme estrangeiro, tampouco O abraços partidos, que nem chegou a ser indicado ao oscar....como queridinho do globo de ouro, Almodovar com certeza chegar a ser indicado ao premio de filme estrangeiro por A pele que habito...Acredito que o grego "Attenberg" e o frances "The artist" são os dois mais provaveis indicados ao oscar de filme estrangeiro...qual produçao brasileira, na sua opniao Ana Maria Bahiana, poderia ter chances de ser indicado ao oscar 2012 de filme estrangeiro, caso fosse selecionado pelo Brasil como seu representante oficial?o filme "A arvore da Vida" tem força para se consagrar com um oscar de filme e direçao do ano?

  31. Richard P

    20/07/2011 13:30:48

    Então teremos que esperar alguns filmes para ver o que vai acontecer .O filme da Madonna já está pronto.Da Angelina Jolie ainda não tem um poster ,deve sair em breve.Estou torcendo para os filmes das duas se saírem bem.Hollywood é carente de diretoras. Beginners muito interessante, mais um para minha lista .Estou adorando essa pré-corrida .Oscar 2012 está difícil para saber que é o grande favorito.

  32. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 13:08:23

    Bem lembrado. Vai para o balaio.

  33. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 13:03:27

    Até onde eu sei, está tudo confirmado...

  34. Ana Maria Bahiana

    20/07/2011 13:00:08

    Depende se os lançamentos acontecerem neste segundo semestre, e se houver alguma campanha para destaca-los.

  35. André Lima

    20/07/2011 11:43:25

    Tem gente justificando uma indicação para Harry Potter nas premiações de fim de ano na base do conjunto da obra, como foi feito ( aí sim, com razão ) com Senhor dos Anéis... porque todos sabem que esse Relíquias da Morte foi bem fraquinho - dividir o filme em dois, além do óbvio fator caça-níqueis, entregou duas obras bastante inconsistentes. Sem contar que todos os filmes, em suma, tem a exata mesma estrutura de roteiro. No máximo, pode levar algum Bafta, como consolação - e olhe lá.

  36. ANDRÉ LUÍS CHAVES CAMARAO

    20/07/2011 10:52:35

    Ana Maria Bahiana, será que Twilda Swinton pode chegar ao prêmio de atriz por "Nós precisamos falar sobre Kevin" , assim como "Margin Call" em outras categorias?

  37. Rafael

    20/07/2011 10:33:52

    Ana, você vem para Caxias do Sul para mais uma de suas palestras no mês de agosto? Li alguma notícia há um tempo atrás e não achei mais informações. Ansioso para comparecer esse ano caso seja verdade.

  38. Adriano

    20/07/2011 09:43:22

    Ana, não nos esqueçamos que, em termos de animações, ainda temos o novo filme dos ingleses da Aardman (os caras que fizeram os ótimos Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit), que estréia em novembro e será distribuído pela Sony, depois de anos de parceria com a Dreamworks: Arthur Christmas. Eu creio que este e Happy Feet 2 (se o George não fizer besteira aqui) devem ser os grandes rivais em 2012.

  39. Maicon Paim

    20/07/2011 09:03:17

    E "X-Men-Primeira Classe"? Não será melhor do que muitos dos filmes citados? Na verdade, dos filmes que você citou Ana, apenas vi "Rango", do qual gostei bastante. Entretanto, se tem um filme que me pareceu irrepreensível foi "X-Men" (direção, roteiro, edição, construção de personagens; enfim, um filme que uniu espetáculo e dramaturgia de forma magistral); quando terminou, fiquei com a clara sensação de que dificilmente veria um filme melhor este ano nos cinemas.Talvez ele não tenha chances no Oscar, mas será que isso não se deve ao fato de que a Academia resiste a indicar os melhores filmes ou simplesmente não enxerga a grande qualidade de algumas produções?Abraço!

  40. Joao Marcelo F. de Mattos

    20/07/2011 00:40:40

    Ryan Gosling é um ator de carreira já impressionate, diria monumental, tudo isso com menos de 40 anos. O que esse rapaz faz em "Namorados para Sempre", "The Slaughter Rule", "O Mundo de Leland", "Half Nelson - Encurralados", "A Garota Ideal", "Entre Segredos e Mentiras", "Tolerância Zero", etc, é coisa que um Marlon Brando fazia, e que hoje um Sean Penn alcança.Mas Pai João a entidade que faz previsões para mim, afirma que ninguém tira (que trailer sensacional) de Gary Oldman sua primeira (!!!) indicação ao Oscar por "O Espião Que Sabia Demais". Ele faz parte daquele trio de maior visibilidade entre aqueles que nunca foram indicados à premiação (o que soa como uma loucura, quando analisamos a durabilidade e relevância de suas carreiras, o fato de serem bem vistos no mundo do cinema, e estarem cercados de outros atores e atrizes - e diretores - com quem trabalharam e foram e são prestigiados pelo prêmio): ele, Mia Farrow e Donald Shuterland. Só que, de novo, em breve o trio vai virar um duo.

  41. Henrique Crispim

    19/07/2011 23:38:31

    E o ótimo Kung Fu Panda 2? Será que não tem chances de ser indicado? Eu gostei de Rio, mas é tão capenga (principalmente por ser simplório e criativamente pobre) que não faz jus a uma indicação. Quanto a Carros 2, será que na hora do voto o fator Pixar (que ganhou durante 4 anos seguidos, além do prestígio colossal) não vai contar? E além de Happy Feet 2 e O Gato de Botas, ainda teremos o promissor As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, da dupla Spielberg e Jackson...

  42. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 22:41:34

    agradou, mas não tanto assim

  43. joao gabriel de oliveira lins

    19/07/2011 21:53:26

    Só mais uma coisa...ele nao agradou??

  44. Ana Maria Bahiana

    19/07/2011 21:52:28

    acho dificilimo.

  45. joão gbriel de oliveira lins

    19/07/2011 21:51:32

    Ana , o bom "Source Code" nao tem chance alguma???

  46. Filipe Pinheiro

    19/07/2011 21:48:27

    Rango é um filme maravilhoso! Merece a indicação e a vitória. Ver HP 7.2 indicado como melhor filme (quem sabe?) seria maravilhoso! E, quem sabe indicações de coadjuvantes para Maggie Smith e Alan Rickman?=]

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso