Blog da Ana Maria Bahiana

Alegrias e mistérios dos Emmys 2011

Ana Maria Bahiana

Peter Dinklage em Game of Thrones

 

Interrompo brevemente a sequencia de posts sobre os candidatos a indicados (nos próximos: os independentes e os filmes do primeiro semestre) para comentar as indicações para os Emmys, anunciadas hoje.

Para entender (ou tentar entender) algumas indicações e alguns desaparecimentos, é bom explicar um detalhe importante no modo como os Emmys são escolhidos: ao contrário dos Globos, que levam em consideração toda a temporada de uma série ou mini-série, os Emmys  baseiam suas escolhas em episódios específicos, que são submetidos pelos produtores  aos mais de 15 mil votantes. Eu, pessoalmente, sempre achei o sistema estranhíssimo, uma adaptação não muito adequada das normas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Um filme se expressa no espaço contido de seu tempo de tela. Um título de TV frequente se expressa ao longo de vários episódios, uma qualidade que a torna mais semelhante aos folhetins da literatura ou aos “serials” da primeira metade do século 20, com seus longos arcos de trama e a possibilidade de desenvolver personagens e situações ao longo de um tempo maior.

Com essa explicação, é possível pelo menos achar uma desculpa para a mini-série The Kennedys, bastante tosca, ter recebido quatro indicações, inclusive para melhor mini-série; Glee ter ocupado um espaço que poderia ter ido, com mais equilibrio, para Community (Gwyneth Paltrow por Glee? Jura?!! E nada de John Noble por Fringe? Mesmo?!) ; a falta de Nick Offerman (Parks and Recreation) ou mais gente de Mad Men. The Killing e Game of Thrones entre os atores e atrizes indicados;o  sumiço absurdo de Breaking Bad e a Bryan Cranston . (Ok, esta temporada não era elegível por questão de datas. Mas fica registrada minha indignação, de todo modo…) E a aparição da inacreditavelmente cafona The Pillars of the Earth entre as mini-séries só pode ser explicada pela idade avançada da média dos votantes da Academia de TV…

Agora vamos ao que gostei: a merecida lavada da HBO, com mais uma safra espetacular _ Mildred Pierce, Game of Thrones, Boardwalk Empire, Too Big to Fail, His Way, Cinema Verité. Terem destacado Peter Dinklage em Thrones, e registrado Mireille Enos por The Killing, Elizabeth Moss por Mad Men, Kate Winslet por Mildred Pierce, Katy Bates for Harry’s Law, e Cloris Leachman por Raising Hope.  A inclusão de Downton Abbey, uma perfeita gema do melhor da produção britânica tradicional.

E vocês, o que acharam?

 

  1. Marcos

    21/07/2011 19:35:30

    Entra temporada de premiação e sai temporada de premiação e Curb Your Enthusiasm segue sendo a séria mais injustiçada da televisão americana (embora esteja inelegível para o Emmy desse ano). O pior foi nem receber indicação para o Globo de Ouro de 2011, quando teve uma de suas melhores temporadas, com a reunião do elenco de Seinfeld.

  2. thais

    18/07/2011 20:16:47

    Muitíssimo decepcionada pela esnobada em Community!!!E ainda indicam Glee? E Big Bang Theory (que teve uma temporada péssima!)? Só pelo sucesso de audiência mesmo, porque em termos de originalidade, criatividade e inteligência, Community dá de mil a zero nessas daí!!!Também senti falta de Borgias e Jeremy Irons - mas esperar o que de uma academia que nunca indicou Roma nem a maravilhosa Polly Walker?Também não entendi como Carlos não foi indicado!Pra mim o grande problema dos Emmy é que eles não sabem inovar. Indicam sempre as mesmas séries, os mesmos atores, por anos a fio!!! Nunca dão espaço pra renovações, e quando o fazem, é sempre algo tosco, como tirar performance individual em programa de variedade e criar a categoria de melhor apresentador de reality show.Os Globos até são um pouco melhores em termos de indicar pessoas e programas mais diferentes, mas também têm umas cadeiras cativas lá! Até agora a única premiação de tv que me deixou satisfeita foi o recém lançado prêmio da crítica - esse sim conseguiu indicar o que há realmente de melhor na tv americana!

  3. André Lima

    18/07/2011 10:43:55

    Gostei da primeira temporada de GOT, mas concordo que o elenco tem altos e baixos - sendo Sean Bean um dos baixos. Acho que o personagem ( e o que acontece com ele ) era mais forte que a atuação. Sem contar que a história, por si só complexa ( e nem vou comparar com o livro, que é sacanagem ) acabou ficando bastante corrida em meros dez episódios - mais um ou dois episódios ajudariam bastante. Por isso fiquei feliz com a indicação do Dinklage e da parte técnica, que foram impecáveis.

  4. brendam

    18/07/2011 09:54:08

    Agora entendi. Eu vi o vídeo feito com a cidade vazia. WALKING DEAD TOTAL!!!

  5. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 00:47:34

    A freeway 405, uma das principas artérias do sempre complicado trânsito de LA, foi fechada de sexta a domingo para obras. Previa-se um engarrafamento de filme catástrofe - o Carmageddon. Mas não aconteceu nada além da cidade agradavelmente vazia. Resumo da opereta: http://www.latimes.com/news/la-carmageddon-405-reopen-m,0,7990827.story?track=rss&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+latimes%2Fnews+%28L.A.+Times+-+Top+News%29&utm_content=My+Yahoo

  6. Bruno.

    17/07/2011 20:43:59

    Quanto a Game of Thrones, bem, para mim o elenco da série é o seu calcanhar de Aquiles. Visualmente a série é um espetáculo, confesso que a trama não me empolgou muito...mas o que mais me incomodou foi o elenco que, pessoalmente, considero bastante fraco. Acho justíssima a indicação de Peter Dinklage, de longe o melhor ator da trama e achei injusta a ausência de uma indicação para Michelle Fairley, tremenda atriz! Quanto ao Sean Bean achei a sua atuação na série uma das mais inexpressivas de sua carreira...pena!

  7. Bruno.

    17/07/2011 20:27:50

    Adorei as indicações de Mad Men, atualmente a minha série preferida pelo roteiro inteligente, a trama adulta e sem apelações ou formulações óbvias, personagens bem construídos e um excelente elenco de atores. Fiquei contente com as indicações de Elisabeth Moss ( Cada vez melhor!) e Christina Hendricks ( pela sua atuação humana e sutil, fora o seu humor saboroso por trás daquela exuberante e colorida aparência!). Outro ponto positivo foi a indicação do John Slattery, um dos meus preferidos.

  8. Allan Kern

    17/07/2011 12:37:02

    Cheguei a me perguntar se foram só os viciados em Fringe que viram requintes de brilhantismo não somente na atuação de John Noble, como também na de Anna Torv. Com tantos merecedores digníssimos que sequer foram nomeados, só os mais desinformados poderão continuar dando crédito a essas grandes premiações. Parece que o único critério é o potencial para marketing (seja ele bom ou mau).Ana, será que a não indicação de John Noble pesará em uma possível renovação de Fringe após o fim da quarta temporada? Os trâmites comerciais entre Warner e Fox são um tanto esquisitos, até hoje não entendi direito quem manda nos rumos da série.

  9. Filipe Pinheiro

    17/07/2011 11:08:38

    E por qual motivo "Carlos" não aparece como melhor filme para TV/minissérie?

  10. Filipe Pinheiro

    16/07/2011 23:36:08

    irregular*

  11. Filipe Pinheiro

    16/07/2011 22:56:44

    Acho que Glee está indicado mais pelo sucesso que faz. A 2ª temporada foi bem regular, mas acho que Jane Lynch e Chris Colfer merecem estar lá (o último, bem que poderia ser premiado).Mas onde foi parar Kyra Sedgwick? =(Abraços, Ana!=]

  12. brendam

    16/07/2011 20:36:38

    (OFF) Dona L.A., what the hell was carmageddon? Thanks for the answer. ;)

  13. Ene

    16/07/2011 17:04:29

    Fiz um comentário sobre filmes imperdíveis do Dinklage, mas não saiu. Xá pra lá.Túlio, JMarcelo e André Lima, concordo e, ao meu ver, somente a temporada do Oscar dá gosto de acompanhar (ainda... espero que continue criando sempre expectativas) Junto ao Emmy entra também o da música que não passa de uma grande fanfarronice. Tudo gira mais em torno de lucro do que outra coisa. Só pra comentar rapidamente, eles cancelam u mas séries que não dá pra acreditar. Ex Rubicon e Chicago Code (descobri o Jason e não largo mais), por outro lado abrem uma temporada de babaquices inacreditáveis. Até Curb of Enthusiasm já não tem mais graças, apenas um bando de americanos de meia idade idiotas... X'pra lá.

  14. Ene

    16/07/2011 16:56:54

    Não acha, Trin, que ele é superestimado pela classe? O cara arrebenta e praticamente engoliu todo o elenco de Game of the Thrones até sua morte, que foi bastante lamentável. Tenho muita estima pelos astros ingleses. Vocês já viram a nova série inglesa Sirens onde o ator que faz o Robb Stark, faz um paramédico gay? Já vi dois episódios e gostei muito.

  15. Túlio

    15/07/2011 12:04:15

    Me irrito com alguns "lugares cativos" entre os indicados de atuação do Emmy. Alguns merecem sempre, como Tina Fey, Alec Baldwin, Edie Falco, John Hamm... Mas outros estão no piloto automático a muito tempo, como Hugh Laurie, Michael C. Hall, Mariska Harigtay, e poderiam abrir oportunidade para outro atores ainda não reconhecidos... Ana, uma comédia que ninguém comenta, mas eu gosto muito, é How to make it in America... Muito boa...

  16. André Lima

    15/07/2011 11:17:06

    Também acho o sistema de indicações do Emmy confuso, por isso chego a levar os Golden Globes mais a sério do que essa fanfarronice. E pelo pouco que lembro das premiações anteriores, nem sempre os favoritos levam ( aliás, como a Ana escreveu, às vezes não são nem indicados... ), então não quero nem me empolgar se o sensacional Dinklage não ganhar. Até porque seria G-E-N-I-A-L ver um anão levando um prêmio tão importante. Sem contar que, com o bom humor dele, vão rolar altas piadas durante o discurso... e Ana, não vai rolar entrevista com ele ou com o elenco de GOT?

  17. Trin

    15/07/2011 05:55:46

    Sean Bean merecia. Lindooooo !

  18. João Marcelo F. de Mattos

    15/07/2011 01:49:47

    Não tem John Noble em "Fringe"?????????????????????Então por qual razão nos devemos procurar com essa p...........?????????????Agora a sério: respeito e vejo o Emmy como os Oscar, mas a taxa de erro do prêmio televisivo é maior ainda que a do cinematográfico, que também tem meu respeito e "comparecimento" como espectador, sempre. Mísero exemplo: nove temporadas de "Scrubs" e zero indicações para John C. McGinley como ator coadjuvante em série cômica para em "Scrubs". Dá para aguentar isso?

  19. Marta

    15/07/2011 01:04:34

    Apesar de amar Breaking Bad e Bryan Cranston, eu fiquei feliz por eles não serem indicados, já que sem duvida, isso abriu espaço para as indicações de Friday Night Lights (como melhor serie dramática) e de Timothy Olyphant (como melhor ator dramático) da fantástica Justified, em que ele é fantástico. Mas aguardo ansiosamente a volta do maligno Walter White.

  20. Ene

    15/07/2011 00:32:49

    Só pelo fato de Dinklage já ter ganho o prêmio, já estou super feliz (gente, eu adiantei o tempo, ok?... já considero como ganho). Faltou é Sean Bean, que p é essa?, o cara é um puta astro e é "underraited" pela classe. O episódio de sua morte em Game of Thrones, chegou a causar polêmica onde quer que fosse visto. Então, era mais que merecida uma indicação. Também com a quantidade extraordinária de séries anualmente, ficar só nos mesmos, é sacanagem. Tenho minhas dúvidas também quanto a Idris Elba, apesar de gostar muito dele, mas acho que Injustice deveria ter entrado também.

  21. Ana Maria Bahiana

    14/07/2011 23:57:37

    Bem lembrado, Tati. Merecia total.

  22. Trin

    14/07/2011 22:08:49

    É realmente a HBO está em grande fase. Game of Thrones e Boardwalk Empire são as melhores séries do ano ! Sem falar no meu amado Todd Haynes com todos os méritos por Mildred Pierce. Meu amado Sean Bean merece o sucesso da série.Peter Dinklage ótimo !

  23. Marcelo Reis

    14/07/2011 21:11:01

    Mais do que merecida a indicação para o excelente Peter Dinklage por "Game of Thrones", mas dos atores e atrizes dessa série, só ele foi lembrado? Não dá para entender.E terem esquecido James Gandolfini por "Cinema Varité", enquanto Greg Kinnear e Barry Pepper estão entre os indicados por "The Kennedys"?Entre as séries e minisséries indicadas, tem ótimas produções, mas por que não indicam "True Blood", "Fringe", "Communiity" e "Parenthood"?Feliz com as poucas indicações para "Raising Hope". Quem sabe, em 2012, o Globo de Ouro não lhe dá mais indicações, pois a série merece (além de "Community" na parte de comédia).Para série dramática, estou na torcida por "Game of Thrones" e "Boardwalk Empire" (novamente esqueceram de indicar Michael Pitt) e para série cômica ficarei torcendo por "Modern Family" (odiei o final da 2ª temporada de "Glee"). Uma pena que as excelentes "Raising Hope", "Community" e "The Big C" não conseguiram indicação na categoria principal. Quem sabe o Globo de Ouro lhes faça justiça ano que vem.Ana, abraços e sucesso, hoje e sempre.

  24. Josué

    14/07/2011 19:45:07

    Community fez falta mesmo. Parks and Recreation também. Não acho excessivas as indicações para The Good Wife, mas concordo que Fringe e Game of Thrones mereciam mais (principalmente nas atuações). A segunda temporada de Glee não privilegiou mesmo sua maior personagem - Sue Sylvester - interpretada pela maravilhosa Jane Lynch.Breaking Bad, mesmo inelegível, deveria ser indicada. De tão bom que é.

  25. Tati

    14/07/2011 19:39:36

    Senti falta de The Borgias e Jeremy Irons.

  26. Camilo Pensa

    14/07/2011 18:21:36

    Galera, lêem direito o que a Ana falou. "...(Ok, esta temporada não era elegível por questão de datas. Mas fica registrada minha indignação, de todo modo…).": )

  27. IvanN

    14/07/2011 17:56:27

    Tem alguns equívocos notáveis, mas fico feliz por Friday Night Lights ter conseguido um lugar ao sol! Gosto de todos os dramas indicados!! Fringe eu já nem espero mais nada. A segunda temporada merecia ter sido indicada. A terceira nem tanto mais...Sobre o processo de indicação. Eu não acho que mesmo eles escolhendo apenas um episódio, que eles não levem em consideração o resto da temporada. Acho que isso é uma forma sistemática, mas eu acredito que eles assistam a série inteira para julgar.De resto, eu gostei. Claro que sem Breaking Bad está tudo muito estranho.

  28. brendam

    14/07/2011 17:54:10

    Não sei se vocês amaram, mas Idris Elba e Edgar Ramirez estão indicados. *o*

  29. MacCrow

    14/07/2011 17:36:42

    Oi Ana Maria, Poxa triste ficar de fora o Community e entrar TBBT. Pior é ter Glee como Comédia. GLEE comédia ? Não desce. Enfim, fazer-se o que né. Achava incoerente até sua explicação.

  30. Newman

    14/07/2011 17:18:06

    A indicação de Miss Blankenship compensa qualquer injustiça.http://www.bestweekever.tv/bwe/images/2010/08/MAD-MEN-MISS-BLANKENSHIP-GIF1.gif

  31. Luciano

    14/07/2011 16:47:33

    Na categoria drama, mais ou menos o esperado, somente seguindo as esnobadas em Fringe, John Noble e Katey Sagal. Mas olhando a lista tirar quem pra colocá-los? Agora em comédia, essa academia está brincando não é? Indicar Glee e The Big Bang Theory pelas temporadas que tiveram? Johnny Galecki e Matt Le Blanc? Cê jura? Gwyneth Paltrow e Kristin Chenoweth?

  32. Isabella

    14/07/2011 16:46:06

    Community deveria ter sido indicada, poxa uma serie tão boa

  33. Marcelo Montenegro

    14/07/2011 16:42:50

    Gostei muito da nominação de Peter Drinklage.... Porém, senti falta da Emilia Clarke também por Game of Thrones. Ela está ótima no papel, que trouxe uma evolução de seu personagem ao longo da temporada (talvez por isso não foi incluida). Outros que foram completamente esquecidos foram John Noble e Anna Torv por Fringe (principalmente o primeiro). Ambos interpretaram dois personagens e a atuação de John Noble como Walter Bishop é fantástica...Já passou da hora de indicá-lo...Na séries de comédia, onde está Neil Patrick Harris???? Como não tê-lo entre os indicados? E uma questão/provocação: É possível ser indicado a atuação em séries que são produzidas fora dos EUA? Isto porque tem dois atores que poderiam merecer uma indicação: Benedict Cumberbatch por Sherlock e Matt Smith por Doctor Who (que por sinal vem alcançando cada vez mais audiencia nos Estados Unidos)...

  34. Ana Hitomi

    14/07/2011 16:40:42

    Concordo com vc sobre Community. Breaking Bad foi a minha maior indignação!

  35. Rodrigo C

    14/07/2011 16:34:04

    É impressionante como as pessoas se apegam a algumas séries e não renovam a lista.Feliz por: PArks and Recreation (faltou o Nick Offerman, o maior absurdo desse ano) e por MArtha Plimpton (Faltou maior reconhecimento a Raising Hope). Por Modern Family também, mas já era óbvio demais.Adorei nao ver o elenco principal de Glee entre os indicados. Aliás, essa temporada de Glee não merecia nem a indicação para Jane Lynch que sumiu (culpa dos escritores?)Triste por: Fringe, Community e Cougar Town (que eu acho que a maioria não entende). Não gostei de ver Melissa McCarthy entre as indicadas.Confuso: Ainda não entendo a falta de regras para separar as categorias cômicas da dramática (Nursie Jackie, Glee como comédias?)Beijos

  36. carol

    14/07/2011 16:33:45

    Breaking bad estava inelegível porque foi ao ar fora do 'prazo', nao desapareceu repentinamennte sem motivos. Eh uma pena, de qualquer forma

  37. Cristal

    14/07/2011 16:32:11

    Oi Ana,Acho que Breaking Bad não foi indicada porque a temporada nova só começa essa semana, logo estava inelegível, assim como Damages.E sim, só esse sistema doido pra justificar a ausência de Community. E muito me admira que The Good Wife tenha recebido tantas indicações. Espero que pelo menos Alan Cumming leve!Abraço!

  38. Licaro

    14/07/2011 16:31:32

    Corrigindo Breaking Bad não estava elegivel esse ano.E katy Bates?? Serio?? Adoro a atriz mas a personagem não é boa numa também não boa serie.

  39. Licaro

    14/07/2011 16:29:12

    Breaking Bad não etava elegivel esse ano. Bryan Cranston levou 3 anos seguidos o emmy e a quarta temporada só começa dia 17 agora. Façam as contas. De resto concordo com tudo que vc disse.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso