Blog da Ana Maria Bahiana

A pré-corrida do ouro já começou: quem está no páreo para os prêmios 2011-2012, parte I

Ana Maria Bahiana

Muito cedo para falar de temporada de prêmios? Não mesmo. A calmaria que reina sobre Los Angeles – crianças de férias, turistas pelas ruas de Beverly Hills, engarrafamento de ónibus de excursão – esconde uma atividade frenética: as primeiras movimentações que vão determinar quem está dentro ou fora da corrida do ouro 2011-2012.

De um lado, a Academia, que já anunciou as mudanças de regras para esta temporada, ungiu uma nova leva de integrantes e elegeu os diretores dos departamentos para  o próximo biênio. Todas medidas fundamentais para estabelecer o perfil de quem vai votar _ e como vai votar.

A preocupação com o a festa também está fervendo neste caldeirão oculto. O fiasco do ano passado ainda está muito presente na lembrança e na mídia, especialmente depois da entrevista de James Franco na Playboy norte americana deste mes, chamando os textos do evento “sem graça” e sua  própria atuação como “restrita, aprisionada pelos textos”.

Sim, Oprah Winfrey está no topo da lista dos candidatos a apresentador de 2012, e muita gente na indústria acha que seria a escolha certa, trazendo ao mesmo tempo classe e popularidade ao evento, e, possivelmente, aumentando sua audiência … e dando uma força à nova rede de TV de Oprah que, conta-se, quer transmitir com exclusividade os bastidores da festa, em troca da presença de sua fundadora/CEO na frente das câmeras.

Algumas das decisões mais importantes, contudo, estão sendo tomadas em ambientes menos glamourosos: as salas de reunião dos departamentos de marketing e distribuição dos estúdios e independentes. Eis a verdade dos prêmios: por mais que, individualmente, os votantes possam querer,em sua opinião pessoal, peneirar os melhores do ano, o voto médio será sempre influenciado pelo modo como os títulos são apresentados ao mercado. É um processo de pré-seleção que fica nas mãos dos distribuidores e produtores, e começa com a decisão de quais filmes merecem a (custosa) atenção extra que pode posicioná-los “para sua consideração”.

O primeiro passo dessa estratégia é determinar quando o filme será lançado. Só de olhar o calendário do segundo semestre já é possível fazer especulações razoavelmente informadas sobre quem está em campo, pelo menos.

Na primeira parte deste levantamento de quem está no listão da temporada-ouro 2011-2012 vamos ver quem, entre os lançamentos do segundo semestre, os grandes estúdios pré-escolheram para entrar na disputa:

The Help ( agosto nos EUA, entre setembro e novembro internacionalmente) Há um mês a Disney vem trabalhando incansavelmente este filme, adaptação do best seller de Kathryn Stockett sobre a vida diária no sul dos Estados Unidos durante a campanha pelos direitos civis. A aposta é menos no diretor de primeira viagem, Tate Taylor, e mais no conjunto de elenco, onde despontam Emma Stone, Jessica Chastain, Viola Davis, Mary Steenburgen, Octavia Spencer, Cicely Tyson e Sissy Spacek.

Anonymous (outubro nos EUA e no Brasil). A Columbia espera que os nomes “Roland Emmerich” e “Shakespeare” não se excluam mutuamente neste intrigante lançamento. O mestre dos arrasa-quarteirões apocalípticos explora a teoria de que “Shakespeare” seria meramente um pseudônimo, e o estúdio saliva com o elenco britânico e as possibilidades da anglofilia dos prêmios _ David Thewlis, Rhys Ifahns, Vanessa Redgrave (como a Rainha Elizabeth) e Joely Richardson.

J. Edgar (outubro nos EUA, janeiro no Brasil). Se você perguntar a qualquer pessoa do meio qual é o filme que ninguém viu mas é o favorito da temporada ouro, este título vai aparecer em 9 de 10 respostas. O pedigree é impecável: Clint Eastwood na direção, roteiro de Dustin Lance Black (Milk) , Leonardo di Caprio como J. Edgar Hoover, o complicado e controvertido criador do FBI. É a grande aposta da Warner neste segundo semestre.

The Ides of March (outubro nos EUA e no Brasil) O fracasso de um astro (Tom Hanks) comod diretor pode ser um mau presságio para o novo filme de outro astro – George Clooney- como diretor. Mas a Sony está posicionando esta comédia dramática sobre a perda da inocência como uma possibilidade de indicações, nem que seja apenas para o elenco de notáveis: Ryan Gosling, Paul Giamatti e o próprio Clooney.

Hugo Cabret (Hugo,  novembro nos EUA, janeiro no Brasil) Prestem atenção nesta dobradinha de datas – segundo semestre aqui, janeiro no Brasil. Isso é  sinal claro de que o estúdio – no caso, a Paramount- acredita firmemente que o filme vai para as cabeças. A estréia de Martin Scorsese no 3D é um dos mais aguerridos representantes do gênero fantástico na disputa deste ano (sim, Harry Potter e as Relíquias da Morte II é outro…)

Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl With the Dragon Tattoo, dezembro nos EUA, janeiro no Brasil) A Sony vem elaborando cuidadosamente a campanha desta refeitura do filme sueco com a griffe vitoriosa de David Fincher. E a possibilidade de um filme comercial com credenciais para prêmios faz estúdio e Academia babarem. Meryl, Glenn, olho em Rooney Mara…

As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, novembro no Brasil, dezembro nos EUA) A Paramount, que tem os direitos de distribuição nos EUA, acredita que Steven Spielberg pode concorrer consigo mesmo e levar alguma coisa do ouro. A Sony, que distribui Tintin internacionalmente, aposta mais no impacto do filme entre os fãs dos quadrinhos de Hergé.

Young Adult (ainda sem data) Será que a dupla Jason Reitman/Diablo Cody emplaca de novo? A Paramount está estudando as possibilidades antes de tentar um repeteco de Juno com esta comédia romântico-dramática estrelada por Charlize Theron e Patrick Wilson.

We Bought a Zoo (dezembro nos EUA e no Brasil) Será que Cameron Crowe recuperou seu mojo? A Fox sonha com o retorno do toque de midas que levou Jerry Maguire, uma raridade – uma comédia romântico-esportiva – aos prêmios em 1996.

War Horse (dezembro nos EUA, janeiro no Brasil) A peça é um sucesso estrondoso; Spielberg volta ao drama de guerra; a Disney precisa desesperadamente de prestígio e impacto na temporada-ouro..

Extremely Loud and Incredibly Close (dezembro nos EUA, sem data no Brasil) O prestígio do aclamado livro de Jonathan Safran Foer, a temática que mistura elementos de realismo mágico com o trauma do 11 de setembro, o elenco liderado por Tom Hanks e Sandra Bullock e a direção de Stephen Daldry garantem o peso que Paramount/Warner (co-distribuidoras) estão dando a este lançamento e campanha.

Moneyball ( setembro nos EUA,  novembro no Brasil) _ Filmes de esporte não costumam “viajar” bem, mas a Columbia está mais preocupada em emplacar com votantes e críticos norte-americanos  esta cinebio de Billy Beane, o cartola do time de beisebol Oakland As que trouxe os computadores para o esporte. O fato de Brad Pitt estar encabeçando o elenco faz a Columbia  sonhar com um Blindside só seu.

No próximo post, os independentes  – simples e de luxo – com esperanças de ouro.

 

  1. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 00:49:23

    como disse ao Luis, mais infos na continuação dos posts. este primeiro focava apenas nos lançamentos dos grandes estudios para o final do ano.

  2. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 00:48:02

    aguarde a continuação dos posts. o filme estreou aqui no primeiro semestre.

  3. Ana Maria Bahiana

    18/07/2011 00:45:19

    Obrigada. A gente lê, relê, relê, e uma besteira sempre escapa.

  4. Lucas

    18/07/2011 00:24:28

    Ansiosíssimo pela parte 2! I'm lovin' it!

  5. Richard P

    17/07/2011 13:35:03

    Ana certeza do Clint Eastwood? .Eu me lembro que ele era o favorito com Gran Torino e foi esquecido pela academia.Só acho que vai aparecer algum filme que ninguém citou ,sempre tem isso.David Fincher já fico com o pé atras ,sempre o favorito ,mais na hora escolhem outro..A tradução do titulo do filme do Fincher está correta ?

  6. Richard Ayres

    16/07/2011 23:52:00

    Oi Ana,J. Edgar Hoover foi o criador do FBI. Abraço.

  7. Marcelo Reis

    16/07/2011 21:52:00

    Ana, uma dúvida: ainda está nos planos de Stephen Daldry levar o livro "As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay", de Michael Chabon para as telas? O projeto está parado? O que acontece?Estou doido para ver a adaptação desse livro há tempos, mas não leio mais notícias a respeito dele.Abraços e obrigado.Sucesso, hoje e sempre.

  8. Luis Gonçalves Jr.

    16/07/2011 19:29:42

    Ana,E A Árvore da Vida ? Ia estrear no Brasil em junho, mas foi adiado e não li mais nada sobre quando o filme vai entrar em cartaz. Você viu o filme do Terrence Malick? Tem chance no Oscar?

  9. Honório Filho

    16/07/2011 15:07:39

    E o Malick, Ana? Sem chance pra A Árvore da Vida?

  10. Rodrigo Naspolini

    16/07/2011 02:58:44

    Oi, Ana!Sem chance para os que já estrearam, como A Árvore da Vida, Harry Potter, Midnight in Paris, e outros?bjs

  11. Ana Maria Bahiana

    15/07/2011 22:01:47

    Calma. Parte II tem os independentes, onde está Carnage. Estes são apenas os lançamentos dos grandes estúdios.

  12. Igor Almeida

    15/07/2011 21:03:07

    Senti falta de "Carnage" de Roman Polanski com Kate Winslet, Christoph Waltz, Jodie Foster e John C. Reilly.

  13. Marcos Azevedo

    15/07/2011 17:58:47

    Fiquei super feliz em ver Extremely Loud, nesta lista, estou louco para ver, o livro de Safran Foer é um dos melhores que já li.

  14. Neoantistenes

    15/07/2011 17:00:06

    O importante nessa corrida do ouro é saber desde já quais serão os bandidos e índios pra que se possa atirar desde já.Contamos com o faro fino e coragem dessa grande rastreadora e repórter.

  15. Luciano

    15/07/2011 01:08:41

    Oi Ene, desculpe se não entendi, mas Batman será da temporada 2012 - 2013, pois o filme só estreia no próximo verão americano (temporada que só existirá se os maias e Roland Emmerich não estiverem certos, hehe).

  16. Ene

    15/07/2011 00:16:50

    Bem, pelo pouco que sei sobre as novidades desse ano, a sua lista não me encheu os olhos, salvo por dois ou tres. O único que já tinha conhecimento e que acho que vai fazer bonito é o J.Edgard, pela polêmica que já está levantando. Qto ao Carnage, já pelo elenco e direção, já se pode considerar fortíssimo candidato, mesmo que à primeira vista, o enredo não atraia muito. Agora, não dá pra esquecerem um pouco esse PGiamatti? Cara, pelo menos sua co-chatice foi esquecida, menos no Emmy - Melissa Leo. Duas pragas que invadiram o set nos últimos tempos. Dá-lhe saco! Minha aposta e que não está na sua lista, Ana Maria, é o último do Woody Allen. Talvez Chris Nolan nessa temporada venha a nos surpreender também pelo seu novo Batman, já que foi tão criticado por não ter sido indicado no penúltimo. O poster do filme é fantástico, lindo lindo.Fincher repetirá o fiasco do Marty, com sua cópia descarada? Isso não é filme copiável, pelo menos não no meu conceito de autor. Mas é uma trilogia, e aí?

  17. Ana Maria Bahiana

    14/07/2011 16:26:43

    Explicar explica mas...

  18. Luciano

    14/07/2011 14:27:32

    Oi Ana, Breaking Bad não cumpriu uma das regras: 6 episódios exibidos entre 1º de junho de 2010 e 31 de maio de 2011. Por isso não foi indicado. Pelo menos lembraram de Martha Plimpton por Raising Hope. Agora, Fringe e Community fora é muita palhaçada.

  19. Ana Maria Bahiana

    14/07/2011 13:33:28

    Vai ficar para a temporada 2012-2013. O filme só estreia ano que vem.

  20. Ana Maria Bahiana

    14/07/2011 13:27:23

    Masi Emmys daqui a pouco, mas o sumiço de Breaking Bad tb foi estranho...

  21. Allan Kern

    14/07/2011 12:31:01

    Ana, acabo de conferir as indicações para o Emmy e, para minha surpresa, John Noble não foi indicado. Por que os trabalhos encabeçados por J.J. Abrahms costumam ser ignorados pelas grandes premiações?.

  22. Sandra

    14/07/2011 11:50:54

    O Ouro deveria ir pra você Aninha que nos deixa super bem informados!!!adoro seus posts , vamos acompanhar todos juntos !!um beijão

  23. Phillipe

    14/07/2011 10:00:59

    Adoro esses posts...

  24. Paulo Strauch

    14/07/2011 09:36:17

    Oi Ana, espero que On the Road de Walter Salles também esteja na sua lista para corrida do ouro...Estou na torcida...O que voce acha? Um grande abraco. temos chance?

  25. Renato | @Rn_t

    14/07/2011 09:16:06

    Ana,Você acha que "Contagion" tem alguma chance de entrar na disputa por algum prêmio? Particularmente, acho quase impossível ao menos um ator/atriz daquele espetacular elenco não ser considerado. Pelo trailer, o filme parece ter potencial.

  26. Trin

    14/07/2011 06:11:01

    O mais legal nessa história é que sempre aparecem uns correndo por fora que ninguém suspeitava e acaba tomando muitos prêmios.Definitivamente Elizabeth, the first é pop, depois da divina Cate Blanchett, a divina Vanessa Redgrave. Mas Roland Emerich ?!?Clooney dirigindo foi muito bem com Boa Noite, Boa Sorte. Não dá prá comparar com os trabalhos do Hanks como diretor, muito fraquinho o Tom. E Ryan Gosling, Oscar prá ele ! Amooo. É o melhor ator da geração dele. Disparado.David Fincher, depois de ser sacaneado suas vezes com Benjamin Button e a Rede Social, ambos que mereciam muitos os Oscars de melhor filme e melhor diretor, já deve estar entediado com o Oscar.Aninha, você acha que Rio tem chance ? Amei o filme.E você sabe algo sobre Soirse Ronan ter alguma chance por Hanna ? É um puta filme (Blanchett maravilhosa, como sempre ), mas acho que foi mal promovido pela Sony. Roger Ebert deu "A" para esse filme, eu vi e amei. Uma pena se ficar no limbo. Saoirse está excelente.

  27. Bruno

    14/07/2011 03:38:14

    Também espero por CARNAGE, mas por outro motivo: Jodie Foster. Seu retorn aos filmes de relevância, possivelmente um retorno ao Oscar depois de mais de uma década!!! E minha atriz favorita... :)))Ouvi dizer que ela tem o personagem principal da trama... Já estou salivando...

  28. brendam

    13/07/2011 22:31:12

    :DÉ o filme que mais torço neste ano. Pela temática e pelo elenco. E parece presunção, mas vejo semelhanças entre Kate Winslet/ Carnage e Liz Taylor/Virginia Woolf: as duas receberam um oscar 'pela carreira' (tinham interpretações melhores e foram preteridas), e com estes filmes elas enveredam por caminhos diversos (Kate para a comédia, gênero que ela ainda não pode se exercitar, e Liz pelo drama pesado, donde ela saiu laureada).Bom, espero coisa boa. ----Ano que vem a gnt já pode apostar nos dois homens da última década: Peter Jackson e Chris Nolan. \*o*/

  29. Ana Maria Bahiana

    13/07/2011 22:03:10

    Sim, junto com vários outros...

  30. brendam

    13/07/2011 22:01:51

    Carnage tá na parte II?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso