Um crime abala Hollywood: quem mataria uma estrategista de prêmios? E por que?
Ana Maria Bahiana
Na noite de segunda feira Ronni Chasen, divulgadora veterana, uma das pioneiras em estratégia da temporada de prêmios e pessoa muito querida na indústria, chegou cedo ao tapete vermelho em frente ao Chinese Theater. Como fazia sempre em suas três décadas de trabalho em Hollywood, Chasen acompanhou um a um os executivos e astros de um dos projetos para esta temporada de prêmios, a trilha do musical Burlesque, estrelado por Cher e Christina Aguilera., em premiere no Chinese.
Encerrada a exibição, Chasen rumou para o recém inaugurado hotel W, a cinco quarteirões do Chinese, para a festa no badaladíssimo Drai’s, na cobertura (cenário de vários episódios de Entourage). Chasen trocou histórias e piadas com amigos e conhecidos até um pouco depois da meia noite, quando desceu sem que ninguém visse _ coisa nada difícil numa festa dominada por Cher…
O que aconteceu depois tem poucas certezas: Chasen pediu no valet seu Mercedes preto, rumou para Westwood, onde morava e, cerca de 15 minutos depois de partir de Hollywood, telefonou do carro para seu escritório, deixando na caixa de mensagens uma longa mensagem com instruções para seus funcionários, cobrindo tarefas para o dia de terça. Mais ou menos aos 28 min da madrugada de terça os moradores do pacatíssimo e milionário cruzamento da famosa Sunset Boulevard com a rua Whittier, no coração de Beverly Hills, ouviram um som absurdo: uma rápida sucessão de tiros. Quando saíram de casa, encontraram o Mercedes de Chasen preso a um poste de luz, sua motorista inconsciente e ensanguentada, o peito cravado por cinco tiros. Chasen ainda estava viva, mas chegou morta ao hospital, para onde foi transportada logo depois.
Ao longo do dia de hoje, a indústria sacudiu coletivamente a cabeça. A sensação de perda – agravada pelo fato de ontem ter sido o enterro de Dino de Laurentiis, um dos últimos produtores visionários da cidade – mistura-se com espanto, descrença, horror, paranóia. Cinco tiros? Em Beverly Hills (onde, em 2009, não se registrou um homicídio sequer)? E por que Ronni Chasen, pessoa de currículo notável e vasto círculo de amigos de peso? E por que agora, no primeiro patamar da temporada de prêmios, onde Ronni era uma personagem importantíssima?
Ronni Chasen começou sua carreira na prestigiosa empresa de marketing e divulgação Rogers & Cowan, foi vice presidente de marketing da MGM nos anos 1990 e há duas décadas pilotava divulgação e marketing especializado em sua própria empresa. Era uma fera do marketing estratégico de prêmios _ entre muitos outros, os premiados Quem Quer Ser um Milionário, Guerra ao Terror e Coração Louco devem muito a ela.
Este ano, além da trilha de Burlesque, Chasen estava trabalhando nas campanhas de Alice no País das Maravilhas 3D, de Michael Douglas por Wall Street 2, e, como há tempos, divulgando seu amigo e velho cliente Hans Zimmer _ devo a Ronni a intermediação que rendeu a entrevista aqui para o UOL Cinema, sobre a trilha de Inception-A Origem. E embora não possa dizer que ela seja minha amiga, tínhamos uma longa e produtiva relação de trabalho e respeito mútuos _ era uma super profissional, incansável e correta.
Estou, como tanta gente na cidade, em choque. As investigações estão indo a toda velocidade – como vocês podem imaginar, há pressão para que seu assassino ou assassinos sejam descobertos o mais rápido possível. E, sobretudo, que a grande pergunta possa ser respondida: por que?
-
CELSO
19/11/2010 16:02:51
ô poirot. o culpado é o mordomo...
-
Ernesto Barros
19/11/2010 01:11:29
Ana tem total razão. Passei dois meses em Los Angeles zanzando nas duas calçadas de Hollywood Boulevard e me embrenhando pela Sunset, na esquina da Vine, para passar horas na Amoeba e no Archlight, sem contar que voltava o tempo todo para ver filmes no Egytian ou frequentar a livrarira Edmunds. Freaks tem ao montes, mas mais perto da madrugada. Nunca vi cidade mais ordeira, tanto nos bairros famosos quanto em South Bay, onde estava morando. Por falar nisso, estou com uma bruta saudade de LA. Pena que não conheço você, Ana, senão lhe teria visto por aí. Beijos, Ernesto.
-
brendam lee
17/11/2010 21:57:51
Muito macabro essa história. [Que horror!!! T.T]Parece trama de 'Prime Suspect'.Chamem Helen Mirren!
-
João Oliveira
17/11/2010 19:48:41
Imagina q loucura. Descobrir q foi alguém famoso, ou nem tanto, q resolveu se vingar, por ela ter se recusado a representá-lo.
-
Ana Maria Bahiana
17/11/2010 14:35:37
Recebo as cédulas dia 2 de dezembro...
-
Ana Maria Bahiana
17/11/2010 14:34:33
O Chinese é feio e cheio de gente esquisita em dias normais, mas não é perigoso. Tem mais policia por metro quadrado que casamento de filha de autoridade. Em noite de evento, se transforma, os mendigos temáticos são despachados para longe e a segurança triplica. Idem a saída do W Hotel, que é numa rua super iluminada, de frente para a estação de Hollywood do metrô (sim, LA tb tem isso...) O local onde Ronni foi assassinada fica no coração de um bairro com índice zero de criminalidade de rua. Como disse, nenhum homicidio foi cometido em 2009. Dos três deste ano, um foi um culposo, não intencional (atropelamento) e dois foram tragédias familiares. Ninguém aqui está vendo isso como um crime comum.
-
Ana Maria Bahiana
17/11/2010 14:27:40
Existem, e já estão sendo devidamente analisadas pela polícia. os verdadeiros beverly hills cops.
-
Ana Maria Bahiana
17/11/2010 14:27:02
Todo mundo morde e sopra. Faz parte....
-
Elton Telles
17/11/2010 12:09:09
Eu também moro em Hollywood =/mas, sério, que caso mais estranho. É assunto fácil para virar piadas e talz, mas é realmente lamentável.________Ana, já saíram as cédulas do GG? "Another Year" foi pra drama ou comédia?bjs.
-
André Luís Coli
17/11/2010 12:01:04
Bem, cinco tiros no peito não aparenta ser assalto, ou o assaltante é muito bom de mira. Tá com cara de crime por encomenda. Mas quem? Pela posição que ela ocupava na indústria pode ser algum rival, ou estúdio incomodado com seu crescimento profissional ("Quem Quer Ser Um Milionário? "e "Guerra ao Terror" foram os últimos vencedores do Oscar de Melhor filme). Os tubarões da indústria jogam sujo quando querem e podem (vide Harvey Weinstein). Ironia: seu assassinato parece roteiro de um filme de conspiração daqueles bons.
-
Nathally (Nathy)
17/11/2010 11:50:10
Como conversei com vc, é realmente chocante e estranhissimo esse crime. Uma mulher tão brilhante parecia não ter inimígos, mas infelizmente alguém não a queria viva. Tomara que esse misterio se resolva logo. Bjs Ana.
-
Cristiano go
17/11/2010 11:41:22
Visitei o Chinese Theatre e LA há algumas semanas e me decepcionei achando tudo muito feio e perigoso... Isso me assusta ainda mais e me da uma péssima impressão e certeza que Las Vegas sempre será uma melhor escolha para ferias
-
Sandra
17/11/2010 10:52:09
Nossa Ana , meus sentimentos , parece uma emboscada ?? não sei as vezes uma pessoa com tanto prestigio , tem tambem alguns desafetos, ou pode ter sido uma tentativa de assaltado , de qualquer maneira , muito assustador e triste !!
-
Rafael Gomes
17/11/2010 10:28:28
E em uma vizinhança milionária como essa não existem cameras de segurança? Ou segurança particular? Que história esquisita. Realmente esse mistério precisa ser solucionado.
-
Richard P
17/11/2010 10:02:30
Que horror! Hollywood de vez em quando dá medo,mortes misteriosas e ninguém vê nada.
-
Marcelino
17/11/2010 10:01:15
Poxa Ana vc deve estar meio anestesiada e incrédula, como ficamos com a morte de alguém próximo e de nosso convívio, mesmo não sendo amiga, é um choque. Eu costumo dizer que nessas horas parece que nós temos o chão tirado de nossos pés, é um mergulho no vazio. Espero que seja um crime resolvio com a rapidez e eficiência que conhecemos dos americanos. Abraços e sinto muito.
-
João Marcelo F. de Mattos
17/11/2010 09:36:04
- Que horror, que torpeza. Mas será que de repente isso não pode ter nenhum dado pessoal, foi sei lá, loucura de um facínora que disparou vezes uma arma depois de cometer ou tentar cometer um assalto? - "Burlesque", aliás, parece uma diversão kitsch legal. O trailer é simpático.- Ana, o que achou da menção à galera do HPFA e ao Globo de Ouro no episóido "Brooklyn Whitout Limits" (sétimo da quinta temporada, foi ao ar 11/11), da melhor série cômica de TV atual, "30 Rock" (a segunda melhor, 'It's Always Sunny in Philadelphia", mas sei que está é um gosto adquirido, particular)? Foi bem morde-e-assopra né, como uma boa série cômica (e o "Rock" já levou alguns Globos). Achei super válido.
-
Ana
17/11/2010 06:49:56
Uma tristeza a morte dessa competente profissional (que consegui emplacar até uma bomba como o filme do Boyle ). Na certa isso acabará em filme, pena que sobre um fato tão brutal.
-
Carlos Roberto de Almeida
17/11/2010 06:39:25
Um caso bem chocante... parece até a descrição de abertura de um episódio de CSI...
-
rui
17/11/2010 04:34:26
Pelo ....(1) perfil (2) importância (3) influencia (4) fascies expressivo ... não vejo como latrocinio mas , sim , crime de relacionamento passional proibido não correspondido e pra completar a mando de alguma mulher não correspondida ou traida , do proprio CAST de sua atividade. Alguem que não suportou o "desdem" ou a "traição" . Sabia perfeitamente dos movimentos de Chasen e não suportava que a mesma circulava em ambos os sexos . Assassino homem - cumplice mulher .
-
Ana Maria Bahiana
17/11/2010 02:56:54
eu moro em hollywood...
-
Arthur
17/11/2010 01:26:10
Estou assustado, antes hollywood fingia overdose e coisa do tipo, pra matar alguem, agora nem isso.Tome cuidado quando for pra hollywood Ana, tem muita gente perigosa por la, acho que voce deveria usar o seu prestigio para conseguir outro emprego. O que houve foi muito grave.
-
Philipe
17/11/2010 00:53:11
Eis, um bom tema de seriado policial. “Um crime abala Hollywood: quem mataria uma estrategista de prêmios? E por que?”
-
Fabinho Flapp
17/11/2010 00:50:39
Qua horror!Eu aquei estou chocado, pasmo.Imagino vocês...Que Deus e Jesus amparem Ronni.
-
Lucas
17/11/2010 00:23:48
Uó.
Leia os termos de uso