Uma festa para caubóis, índios e ETs
Ana Maria Bahiana
Aviso aos leitores mais sensíveis: o TÍTULO DO FILME é Cowboys & Aliens. Portanto, dizer que a trama inclui o aparecimento de aliens NÃO É SPOILER, certo?
Com esta questão devidamente esclarecida, vamos ao que interessa: não tenham receio de Cowboys & Aliens. É um delicioso filme-pipoca, bem concebido, planejado e executado, com um coração que é alegria pura, tesão pelas possibilidades de encantamento do cinema e muito respeito pelos westerns.
Confesso: Não era absolutamente o que eu esperava. Acompanho este projeto há algum tempo, e a alta rotatividade de roteiristas – seis estão listados nos créditos- me fazia antecipar um desses filmes-por-comitê , tão comuns na temporada-pipoca, que no final não tem gosto nem cara de nada.
Certo, a história tem quase nada a ver com a graphic novel do mesmo nome mas, na verdade, nem filme nem graphic novel tem as origens que se espera.
Antes que os dois –filme e graphic novel- existissem, existia o empresário Scott Mitchell Rosenberg, fã de quadrinhos e astuto homem de negócios. Nos anos 90, inspirado por um cartum da série The Far Side, Rosenberg registrou a marca Cowboys & Aliens e se pôs a vender o conceito – antes mesmo que houvesse algum produto baseado nele. Acabou na capa da Variety, depois de vender o pitch para a Universal por 500 mil dólares.
Quando, cinco anos depois, o filme prometido no acordo ainda não tinha se materializado, Rosenberg começou a pensar em seguir a ordem natural das coisas e criar uma graphic novel. Alguns times e mais cinco anos depois Cowboys & Aliens chegou às livrarias em 2006 com a assinatura de Rosenberg, Fred Van Lente e o brasileiro Luciano Lima no traço.
A complicada história de Cowboys & Aliens talvez ajude a entender por que o filme sobreviveu ao distanciamento da graphic novel e às muitas versões do roteiro_ porque ele é em primeiro lugar um conceito, flutuando no espaço da industria de entretenimento como… hum… uma nave alienígena em busca de pouso. Ou encarnação.
E esta encarnação do conceito, escrita por um bando de gente (boa, felizmente: entre outros Damon Lindelof, Roberto Orci, Alex Kurtzman, Mark Fergus, com créditos que incluem Fringe, Lost, Alias, Homem de Ferro e Filhos da Esperança), funcionou. Caubóis, índios e ETs misturam-se harmonicamente numa trama que diverte e, ao mesmo tempo, faz referência aos cânones do western, adicionando uma pitada de tempero.
Nesta iteração do conceito, o herói (Daniel Craig, cuja semelhança com um Yul Brynner com cabelo não é coincidência) é lacônico como os pistoleiros-ícones de Clint Eastwood; o anti-herói (Harrison Ford, agregando toda a sua carga pessoal de heróis passados) é um barão do gado que poderia estar num filme de John Ford; a paisagem é o imponente deserto do sudoeste, a porta do bar balança, há uma briga sobre o balcão, um tiroteio na rua principal, e chapéus são muito importantes.
Mas o mais divertido é como os ETs se incorporam a esse universo ,e como o seus signos – as naves, armas, abduções, objetivos – se encaixam no mundo do oeste norte-americano de meados do século 19, quando ouro e prata substituíam o gado como impulso para a expansão, pequenas cidades nasciam aparentemente do nada e havia um vago esboço de lei e ordem.
E como este é um western escrito em parte pela turma de Lost e Fringe, os índios tem um papel importante – afinal, existem pinturas nas cavernas do Novo México que parecem mostrar seres gigantescos com capacetes. E este deve ser o único filme em que uma viagem xamânica em busca de um animal de poder se incorpora naturalmente a uma narrativa sobre ladrões, xerifes e seres malévolos de outro planeta.
Mais não digo – aí sim seria spoiler. Jon Favreau (Homem de Ferro 1 e 2) mantem o ritmo animado mas não frenético, os efeitos convencem, o elenco de apoio é sólido, o som é impecável e, felizmente, ninguém tomou a decisão desastrada de enfiar um 3D furreca sobre a linda fotografia de Matthew Libatique.
Cowboys & Aliens estréia nesta sexta, dia 29, nos EUA, e dia 9 de setembro no Brasil.
-
RGis
09/09/2011 12:09:12
Olá Ana, gosto muito dos seus textos (desde a época em que você escrevia na finada revista SET) e concordo com alguns outros leitores que reivindicam seus textos com mais frequência. Nem que seja para comentar trigonometria. Abraço e ótimo trabalho.
-
Rique
02/08/2011 17:27:40
Bom, esse conceito não é inédito em filme, me lembro de pelo menos um outro filme com aliens e cowboys: High Plains Invaders, de 2009.
-
Paulo
29/07/2011 23:25:35
Puxa, Ana, parabéns por mais uma brilhante avaliação. O que seria de nós, cinéfilos, sem pessoas como você, de olhar aguçado e pensamento crítico, munidas de conhecimento, informações privilegiadas, talento para escrever e amor à sétima arte. Obrigado mais uma vez!
-
@GrandeRao
29/07/2011 10:20:36
Cara eu adorei a sua Crítica, eu adoro Spoilers, então a partir de agora tem pelo menos um leitor que curte isso,. Ficou muito bom mesmo, agora é esperar chegar no cinema ( ou no site de filmes mais proximo)
-
Ray J
29/07/2011 01:15:38
Ana, incrível como Jon Favreau se tornou, de roteirista cult de Swingers, a diretor de ação do primeiro escalão.Na época do primeiro homem de ferro, ele foi malhado em praça pública, e conseguiu entregar um filme charmoso e quadradinho, que abriu todo o universo Marvel.Se tem um diretor que merece a alcunha "Esse vai longe", é o Jon Favreau. (Fora que adoro ele no papel do segurança do Tony Stark. Mais canastra impossível)Parabéns pela resenha, Ana.Ps.: Escreve sim sobre Capital e Lanterna. Please? :)
-
Giulianno
28/07/2011 21:15:57
Ana, existe alguma chance de C&A não estrear por aqui? Digo isso em função de já terem jogado ele para setembro, mais o fato de que a crítica norte-americana tem batido forte no filme... Uma eventual bilheteria abaixo do esperado seria "a gota d'água"?
-
Ana Maria Bahiana
28/07/2011 18:46:48
Acho que seria meio perda de tempo...;)
-
DIMAS (Goiânia)
28/07/2011 14:19:43
Só espero que não estreie no Brasil em cópias dubladas. Infelizmente os exibidores estão matando os filmes, insistindo em exibir em sua maioria em cópias dubladas. Oh tristeza.
-
Fernando
28/07/2011 13:47:58
Vai fazer a resenha de Capitão América e Lanterna Verde?
-
Marcelo Castro Moraes
28/07/2011 11:42:17
E ai Ana. Acompanho a muito tempo suas criticas e gosto muito delas. Só queria dizer que estou com muita ansiedade em participar do curso que você irá administrar nos dia 15 e 16 de Agosto em Porto Alegre. Eu estarei lá com certeza pois cinema sou fã de carteirinha e bom entendedor no assunto.Visite meu blog de cinema ( http://cinemacemanosluz.blogspot.com/) e agente se ve em Agosto. Abraços.
-
Rafael Gomes
28/07/2011 11:20:42
Realmente, de início o título assusta um pouco. É preciso muita perícia pra construir um roteiro competente para uma ideia inicial como essa.Ana, eu queria ter te perguntado no post anterior: Você vê algum horizonte para o novo do Luc Besson, "The Lady"?
-
William
28/07/2011 06:00:55
É simplesmente maravilhoso ler este blog. Adoro!
-
Ana Maria Bahiana
27/07/2011 22:23:05
Harry Potter, creio.
-
william rezende
27/07/2011 20:59:22
é caubois e aliens deve ser bom.e ana,nas suas análises,quem deve papar o oscar de efeitos visuais desse ano?esse ai ou o ultimo harry poter?
-
Luis Gonçalves Jr.
27/07/2011 20:32:32
Damon Lindelof é aquele roteirista trapaceiro de LOST . Passei seis anos esperando para saber o significado dos números que perseguiam a personagem de Jorge Garcia, acreditando que haveria uma explicação cabalística para eles. Não houve nada disso.
-
Ana Maria Bahiana
27/07/2011 20:03:55
Gostei mais de C&A. Mais bem amarradinho, sem puxada de tapete. Super 8 vale pelos moleques, que são geniais.
-
Ana Maria Bahiana
27/07/2011 20:03:02
Procuro escrever o máximo possível. Essa época do ano é devagar quase parando. Muito pouca coisa acontecendo. Mas tô de olho...
-
Ene
27/07/2011 18:52:36
Só pelo nome Jon Favreau já vale a investida. É o cara!
-
Filipe Pinheiro
27/07/2011 18:30:47
É bom mas poderia ter sido melhor. É isso?Quero ver, mas acho que você gostou mais de Super 8 (digo isso, apenas pra comparar filmes pipoca com temáticas parecidas). Qual dos dois é melhor?Abraços, Ana!=]
-
Rodolfo
27/07/2011 18:18:46
Pelo amor de Deus Ana. Você precisa escrever com mais freqüência. rsrsrsrs. Não dá para ficar uma semana sem ler nada seu. Faz MUITA falta. abçs.
Leia os termos de uso