Blog da Ana Maria Bahiana

Na saída de Frank Darabont, o outro lado do paraíso criativo da TV

Ana Maria Bahiana

Por que Frank Darabont saiu de The Walking Dead? Por que abandonou a série que vem desenvolvendo há tantos anos, agora que conseguiu tudo o que queria _ sucesso de público e crítica, segunda temporada emplacada com 13 episódios, série líder em audiência no canal?

Vai demorar para conhecermos todos os motivos, e Darabont possivelmente é o único que realmente sabe. Mas uma possibilidade real, que se comenta aqui em LA, é que Darabont, ao contrário de outro responsável por um grande sucesso da AMC – Matthew Weiner, de Mad Men – vem do cinema. Sua única passagem anterior pela telinha foi a direção de alguns episódios de The Wire _ uma experiência bastante diferente da responsabilidade e estresse de um showrunner.

Teria sido essa diferença no estilo de fazer as coisas que levou Darabont a demitir todos os roteiristas, no final da primeira temporada?

O processo de criar uma série de TV difere bastante do de um filme, exigindo uma produção veloz, em massa, de roteiros. O showrunner precisa ter uma mistura exata de pulso – para manter intacta sua visão, o conceito da série – e confiança – para permitir que a equipe produza com facilidade, adicionando seu talento à “bíblia” da série, a coleção de perfis e elementos narrativos que compõem seu coração.

Scorsese não parece estar tendo problema algum com Boardwalk Empire, mas Scorsese, como produtor executivo, tem uma relação mais distante com a série, com o experiente Terence Winter (The Sopranos) atuando como showrunner.

Um segundo elemento do dilema pode ser a pressão vinda de cima, em duas frentes: conceitual e financeira.

Na véspera da estreia, ano passado, Darabont se desmanchava em elogios, aqui mesmo no blog, em cima da liberdade criativa que estava recebendo. Mas naquele momento a série era uma incógnita, seu risco maior era existir.

Uma segunda temporada é outra conversa. Há que segurar o público inicial, e há que expandi-lo. Já se comentava há algum tempo que Darabont não estava aceitando os comentários e recomendações dos executivos da AMC para as tramas da nova temporada. Aqui mesmo no blog Darabont mencionou o quanto ele gostaria de incluir The Governor na adaptação dos quadrinhos de Robert Kikman para a telinha. Em várias apresentações para diversas plateias –da Comic Con à Associação de Críticos de TV, esta semana – os chefões da AMC enfatizaram que o Governor não seria “de modo algum” um personagem da série e que, de comum acordo com Kirkman, Walking Dead começaria, a partir de outubro, a “divergir do material dos quadrinhos.”

E ainda há a questão financeira. A TV é um grande refúgio para a criatividade porque não tem as exigencias de grande retorno, imensas bilheterias num final de semana. Mas também trabalha com orçamentos menores.

Isso, para começar. Para culminar, a Cablevision, nave-mãe da AMC, acaba de criar uma divisão só para seus canais:  AMC, IFC, WE e Sundance Channel. O objetivo da recém criada AMC Networks é, obviamente, achar um comprador com bolsos bem abastecidos. Para isso, além de sucessos, há que se mostrar saudávels planilhas de custos e retornos. E um modo certeiro de aumentar os retornos é diminuir os custos…. Lembram da briga entre Weiner e a AMC, meses atrás? Era exatamente por conta disso: cortes de orçamentos que poderiam afetar a qualidade da série…

De todo modo, The Walking Dead já tem um novo showrunner: Glen Mazzara, segundo no comando da série até agora, e calejado homem de TV. Agora, só esperando para ver…

 

 

  1. Cristiano

    12/08/2011 10:52:11

    Uma nova versã dos fatos... este pessoal da AMC deve ser o cão chupando manga:http://www.slashfilm.com/unnamed-sources-reveal-truth-frank-darabonts-departure-the-walking-dead/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+slashfilm+%28%2FFilm%29&utm_content=FaceBook

  2. Vagner

    09/08/2011 18:41:17

    Darabont, acertou em cheio com a série. No entanto, homem de cinema q é, o diretor voltará para fazer ótimos filmes como "Um Sonho de Liberdade" e "O Nevoeiro", este último bastante injustiçado.

  3. Cristiane Martins

    05/08/2011 15:09:21

    Ana é uma pena que o canal AMC estja com problemas em suas séries, a saída de Frank Darabont pode ser um mal sinal, afinal a 1. temporada de Walking Dead foi ótima, e a mudança pode ser prejudicial para o desenolvimento da série.Agora não querem renovar Breaking Bad, querem me matar, eu adoro essa série e acho que Walter White tem fôlego para mais um ano.

  4. brendam

    03/08/2011 20:06:25

    Explicado. Uma pena, considerando o quão elogiada tem sido a série, especialmente seu último ano.Ana, outra perguntinha: E essa história de ANDY SERKIS PRO CARECA ANO QUE VEM????? *.*Gollum terá sua justiça? (porque, cá entre nós, a interpretação do Serkis em 'As duas Torres' foi a melhor de 2002. A Academia lembrou disso? ¬¬)

  5. william rezende

    03/08/2011 18:45:49

    é essas coisas de hollywood são malucas.e ana,eu já vi o ultimo filme do harry potter e com certeza tem grandes chances de levar o oscar de efeitos visuais caso o tintin não seja grandioso.e se ele for indicado a filme drama e diretor no globo de ouro,você iria dar o seu voto a ele?e animação,o rio ainda é o seu favorito no momento antes do happy feet 2?

  6. Ana Maria Bahiana

    03/08/2011 15:36:32

    Uma espiã bem colocada me disse que a quinta série ainda está na mesa para ser avaliada...

  7. brendam

    03/08/2011 15:30:48

    Ana, que história é esta que Braking Bad não será renovada? :o

  8. Filipe Pinheiro

    03/08/2011 10:32:56

    Frank Darabont escreveu o melhor roteiro da 1ª temporada e sua saída é uma pena. Agora, a pergunta que fica é: será que a AMC tem estrutura o sufuciente pra manter alguns dos melhores seriados dramáticos da TV (Mad Men, Breaking Bad, The Walking Dead)? Será que não é muita coisa para um pequeno canal que enfrenta a concorrência da HBO, por exemplo? Veremos...Abraços, Ana!=]

  9. Ivan Monteiro

    03/08/2011 01:38:59

    Estou com receio desses problemas da AMC. Primeiro a confusão com Mad Men, depois essa mudança em The Walkind Dead e agora a insegurança sobre o futuro de Breaking Bad. Vamos aguardar e esperar que a qualidade dessas séries continue acima da média.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso