Blog da Ana Maria Bahiana

Sucker Punch: Crepúsculo para meninos

Ana Maria Bahiana

Existia (não sei se ainda existe) uma rádio comunitária na região do Saara, no centro do Rio de Janeiro cujo ponto forte eram  os comerciais, transmitidos a todo volume pelas ruas deste tradicional bairro de comércio popular. Meu comercial favorito era o de uma loja de roupa íntima, no qual uma locutora, afetando entonações sedutoras, dizia, com a devida pausa entre as palavras: “Sutiãs…. sexys! Calcinhas…. sexys! Meias…. sexys!”

O bordão não saía da minha cabeça durante os  barulhentos, intermináveis, penosos 109 minutos de Sucker Punch (incrível: a mesma duração de Paul… nem parece). Porque, não importa quanta explicação Zack Snyder dê para seus objetivos e referências, Sucker Punch é, em essência, apenas isso: um bando de moças bonitas e gostosas mudando várias vezes seus figurinos de pouca roupa, em múltiplas combinações de… bem… “Sutiãs…. sexys! Calcinhas…. sexys! Meias…. sexys!” Sempre combinando, é claro, com os diversos tipos de armamento empregados em poses…sexys contra antagonistas emprestados de um sortimento de games.

Não tenho absolutamente nada contra – muitíssimo pelo contrário – o excelente uso de lingerie ou a livre exibição da beleza do corpo humano (tenho mais ressalvas quanto às armas ). Mas, a não ser para quem tem a idade física ou mental de um menino de 11 anos, é preciso mais que isso para justificar  uma hora e 49 minutos do nosso precioso tempo.

Precedido de grande expectativa  (devidamente alimentada pela Warner) Sucker Punch, escrito por Snyder com Steve Shibuya,  a partir de seu proprio argumento- deveria ser a obra mais pessoal de Snyder, seu pronunciamento artístico. Espero que não seja – acredito que, com disciplina e um bom roteiro, ele ainda possa realmente mostrar o “visionário” que James Cameron (entre outros) vê nele.

Mas neste momento, lá está, nas telas de todo o mundo: cinco meninas bonitas (lideradas por Emily Browning, Abbie Cornish e  Vanessa Hudgens) em trajes sumários, pessimamente dirigidas (algumas cenas me lembraram os piores momentos das piores novelas que já vi) sem ter o que fazer. A trama é um fiapo: trancafiada num mancômio nos anos 1950/60, Baby Doll (Browning) cria elaboradas fantasias para fugir de sua existencia infernal e se vingar dos homens que atormentaram sua vida.

A principal fantasia, que serve de base para todas as outras, é o sinal mais claro do que Sucker Punch realmente é: Baby Doll imagina que o manicômio é um cabaré/prostíbulo de luxo. Ou seja : tudo não passa na verdade do sonho febril de um pré- adolescente bombardeado por hormônios e video games, nada mais.  De certa forma, é um Crepúsculo/Red Riding Hood para meninos.

Baby Doll e suas companheiras de aventura não são personagens completos, com  personalidade, profundidade, contornos, história, humanidade , nem alegorias ou metáforas para alguma outra coisa: são meras figurinhas movimentando-se em elaborados cenários, com a obrigatória cãmera lenta a la Syder, repetindo poses, situações e falas. Numa entrevista recente, Cornish disse que o trabalho de preparação para o filme foi de tal forma que ela e suas colegas se sentiam “mais dublês que atrizes”. Dá para ver.

E para quem tem reputação de visionário, Snyder precisa se esforçar mais : os mundos em que Baby Doll e suas amigas se refugiam já foram vistos antes, muitas vezes, em obras superiores de Peter Jackson, Quentin Tarantino, irmãos Wachowsky e muitos games.

Em vários momentos – a escolha das cores, o design dos ambientes do “bordel”, o uso de covers na trilha – Snyder parece estar referenciando Moulin Rouge!, o que seria uma escolha interessante se o resultado final não estivesse muito mais próximo de  um crazamento de Burlesque com Faster,Pussycat! Kill! Kill!

Mas poderia ter sido muito pior. Poderia ter sido em 3D.

  1. Vitor

    09/08/2011 19:40:18

    Nossa... essa porcaria é ruim demais... meu Deus... que tortura assistir esse filmezinho porco sem pé nem cabeça. Uma porcaria. Concordo com cada vírgula da crítica.

  2. Bruno

    30/07/2011 02:04:55

    OBS: assistam o filme mais de uma vez porque durante a segunda vez do filme vc vai entender o final com o que as pessoas falam no decorrer do filme.e por favor, se for pra falar mal e falar besteira, xispa daqui, achei o filme excelente mas nao tinha entendido o final, aí assisti de novo e entendi tudo

  3. Bruno

    30/07/2011 01:50:10

    No final do filme vc nao entenderam o que o cara disse? "Você viu o olhar dela? é como se estivesse dizendo para ir logo"Bom, nesse filme o tempo todo ela encarou como se fosse seu mundo, aí é que tá, que nao ligou que iriam fazer aquilo com ela pq ela iria viver em seu proprio mundoNo inicio do filme o Blue fala que já falcificou muitas assinaturas e ele falcificou daquela mulher

  4. Guga

    21/07/2011 18:51:12

    Passando pelo google, encontrei esse lugarzinho cheio de pontos de vista, e não, nao é sobre o filme ( QUE EH IMPECAVEL), que eu quero falar, mas sim, sobre a nossa falta de capacidade. Somos absolutamente incapazes de respeitar a opiniao alheia quando ela contraria a nossa, somos incapazes de perceber que pessoas tem realidades diferentes, e portanto, pontos de vista diferentes. Somos incapazes de ter um mundo de nossa autoria, estamos sempre vivendo no mundo criado por religiosos, escravocratas, manipuladores, machistas, ditadores, criticos, que na pratica, nao sao o publico alvo de porra nenhuma!! Quando voce tem absolutamente tudo nas maos, e claro, se voce nunca teve, voce obviamente, nao sabe o que tem e muito menos como lidar com o que tem. entao o que voce faz? voce brinca de exibicionismo, voce tem essa necessidade de provar que entendeu tudo, quando a unica coisa que voce precisa, é sentir. Os que se identificaram (Y), tem todo o direito de fazer do tema um sentido pra suas vidas, agora, se voce eh do tipo X, com certeza esse filme nao foi direcionado a voce!!!! Seja feliz com os que te agradam, nao precisa se esforçar por algo que nao te toca, temos que exercitar aquela velha historia, se nao tem algo bom a dizer, nao diga nada. Se tiver uma critica, manda ver, mas nao passe por cima das diferenças, como se fossem aberraçoes. Porque atras de um computador, todo mundo vive a fantasia que lhe convem, e alguns levam essa fantasia pro resto da vida em qualquer lugar. é um modo que as pessoas encontram para lidar consigo mesmas, e com as merdas da vida, afinal quem decide onde termina a realidade e começa a fantasia. somos rodeados de distraçoes cotidianas, que tiram nossa atenção de coisas que realmente importam, e muito morrem sem saber sequer, quem são!!!a fantasia sempre é um reflexo da realidade do dono da obra!!!! ou talvez a realidade, seja um reflexo da fantasia ...

  5. Silas

    13/07/2011 18:05:43

    CAIO...Não sei se conhece o diretor do filme (a cinematografia dele), mas o que está lá, que como você disse "já foi utilizado antes" é proposital, são as referências ao mundo pop que Zack Snyder (nerd total) quis colocar e ao mesmo tempo criticar. Assim como Tarantino não faz nada original, mas a genialidade dele está em pegar clichês e transformar em obras de arte.**//**//**//**//**//**//**O detalhe que acredito tornar "Sucker Punch" um dos filmes mais geniais é o fato do seus diversos objetivos se espalharem em diversos meios.Nos diálogos, no visual, na musica e nas iamgens.O "ataque" a industria cinematográfica é simplesmente genial.Outro ponto genial do filme é unir elementos para contar uma história, Sucker Punch está nos diálogos, nas musicas, no visual (estonteante), nas roupas, nos cenários, na imaginação e no raciocínio.Talvez o que tenha prejudicado Sucker Punch (além das críticas negativas) fora o fato de ser brutalmente técnico (para um filme direcionado as massas).A montagem é absolutamente perfeita, nos primeiros 15 minutos sabemos qual será o fim de Babydoll e as pessoas ainda esperam que ela se de bem e fuja.A mudança de ponto de vista do filme talvez tenha ajudado para complicar o entendimento. Até a transição do mundo real para o irreal, o ponto de vista da história pertence a um narrador onipresente e que se concentra em grande parte a Babydoll, no entanto quando ocorre a transição (e a transição é genial se você pensar que, quando Baby chega, ela e Sweet Pea trocam olhares e quando ocorre a transição vemos a chega de Baby do ponto de vista da Sweet), mas no final, há mais uma quebra no ponto de vista, voltando ao narrador onipresente para que este encerre a história de Babydoll, e então volta para o ponto de vista de Sweet Pea para que se encerre sua história. Enfim, você (pessoa qualquer que tenha assistido, não alguém em especial) não gostar é um direito seu, mas tentar "desqualificar" o conhecimento de quem gostou do filme, ou mesmo tentar "desqualificar" quem gostou do filme não torna sua opinião correta.Enfim, para entender por completo os objetivos de Sucker Punch, é preciso entender a história, conhecer um pouco de universo nerd (só um pouco), conhecer o diretor, se apegar aos detalhes e não assistir esperando um filme apenas de ação.

  6. Caio

    11/07/2011 10:31:48

    Eu entendi mtas coisas no filme ... só que ainda assim achei mto ruim em varios aspectos.este filme esta longe de ser / ter : as melhores ideias o melhor filme de açãoos melhores efeitos especiais as mehores coreografias de luta ( filme do jackie chan - que eu adoro - sem efeito especial consegue ter lutas mais elaboradas do que a desse filme ¬¬ )mas nao precisam me retalhar nos comentarios, achei a historia interessante, mas o mundo apresentado, alem de nao ter nada inovador, foi bem decepcionante!a proposito, coloquem no google imagens: "komamura bankai" é de um anime chamado Bleach ... os gigantes que ela enfrenta no começo do filme sao IDENTICOS a ele ... dai ja da pra ver que tem mtos elementos nesse filme que ja foram utilizados antes, principalmente em jogos e animes .... ps: escrevi sem acento pq quis ...

  7. João Almeida

    08/07/2011 14:49:16

    Comcordo total.

  8. João Almeida

    08/07/2011 14:47:20

    Tenho pena de você.

  9. João Almeida

    08/07/2011 14:46:00

    Faço minhas as suas palavras pois o filme e muito bom. Detalhe, tenho 41 anos e acho que as pessoas (Criticos principalmente) são extremamente chatas. O unico critico que realmente vale a pena dar uma conferida no que ele fala e Rubens Evald Filho, esse sim com o passar do tempo entendeu que temos que ter tolerância com tudo que nos cerca e dar uma opinião baseada na da maioria e não na sua "interna chatice" como essa pessima opinião (muito pessoal eu acho) desta mulher.

  10. Vascokot

    04/07/2011 18:06:24

    Desculpa, mas quem e vc para comentar sobre esse filme?guarde suas criticas má formatadas para si mesmo!

  11. Edu

    28/06/2011 13:40:30

    Você ta com o Caps Lock quebrado cara, não precisa escrever ASSIM, TUDO EM MAIUSCULO, é pior pra ler

  12. Flavio

    20/06/2011 19:44:24

    Nossa, bem , nao vejam o filme sobrio e entenderam...

  13. Adriano

    20/06/2011 13:49:20

    RE: PelotinhaNossa, como voce consegue tirar um comentario tão ignorante desses? no minimo não assistiu ao filme citado, ou não consegue entender uma historia sem que algum personagem narre os acontecimentos, ou que voce fique perguntando pra pessoa do lado o que aconteceu. Gostar ou não do filme é pessoal. Mas voce realmente não pode negar que no filme existe uma certa profundidade e não somente "Filme bonito e com muitos efeitos especiais excelentes". Eu ainda estou intrigado com as pessoas que dizem que a personagem principal da historia é a Baby Doll e que as fantasias tambem são delas.Galera, uma dica: vamos começar a entender a historia do filme, ou assistir umas 3 vezes antes de comentar.

  14. Pelotinha

    18/06/2011 04:09:33

    Fotografia....10Trilha Sonora ....7Enrredo...3Resumo: Filme bonito e com muitos efeitos especiais excelentes, sem historia nenhum ou nexo entre os fatos...Voltado para: Gays no Armário, Crianças ate 15 anos, Nerds punheteros...Justifique-se, explique-se ou lamente...porem a unica coisa que faz alguem gosta muito desse filme...é por que se intendificou com alguma das personagens...Lamentavel...Tinha Mto pra ser Um Filmaço....OBS: Bilheteria...30% é o Filme...99% Propaganda e 1% pessoa convencidas a assistir esse Merda por pessoas igual o RAFA!

  15. RAFA

    29/04/2011 17:24:13

    ESTÃO VENDO???? OS CRITICOS ESTRAGARAM A BILHETERIA DESSE FILME... BASICAMENTE POR SEREM ESTUPIDOS!!! TODO MUNDO QUE EU CONHEÇO ADOROU O FILME!!! PERDEU A DIVERSÃO DE FIM DE SEMANA QUEM OUVIU OS CRITICOS, POIS PRA MIM FOI DIVERSÃO DO COMEÇO AO FIM . ADORO CINEMA!!!! SE TIVESSE SIDO EM 3D SERIA SENSACIONAL!!!! SE A BILHETERIA TIVESSE SIDO BOA TERIAMOS CONTINUAÇÕES VINDO POR AI.... O PUBLICO TÁ VENDO O EQUIVOCO QUE FEZ... E ACHO QUE VÃO DESCOBRIR O FILME AOS POUCOS.... DESEJO TODA A SORTE NA VENDA DOS DVDS... O MEU TÁ GARANTIDO!!!! AMO CINEMAAAA!!!!!! CARINHO TOTAL AOS VERDADEIROS AMANTES DA SETIMA ARTE!!!! E MEU CUSPE AOS CRITICOS QUE NÃO SABEM FALAR DE CINEMA E NÃO MEDEM AS PALAVRAS COM O TRABALHO DURO DE QUEM FAZ CINEMA NO MUNDO!!! ELES MERECEM SEUS MILHÕES EM BILHETERIA SIM!! QUEM NÃO MERECE NADA É ESSE POVINHO NEGATIVISTA QUE GANHA A VIDA FALANDO MAL DOS OUTROS!!!! XXX

  16. Juliano

    28/04/2011 23:18:38

    Me agradou bastante a construção do roteiro levando em conta três níveis de "realidade" sobrepostas, de certa forma brincando e desafiando quem está assistindo.De fato o filme estrapola a importância da imagem sobre o enredo, de modo a sustentar seu carater surreal, mas nesse ponto eu acho que o diretor perdeu um pouco a mão. Lembro de outros filmes com essa mesma característica (Donny Darko por exemplo) em que a prdominanci da imagemé mais bem usada. Com Sucker Punch as vezes me parecia que estava a ver um vídeo clipe.

  17. Danilo R.

    25/04/2011 11:47:37

    Filme incrível penso que cada um terá uma visão para o filme, a sua forma de entender a história, para mim o filme em si em bem cruel isso e bem mascarado pela sensualidade das personagens e do mundo de fantasia de Baby Doll.Para mim ela cria essa realidade para fugir dos danos psicológicos que sofreu, dos que provavelmente sofre e dos que sofrerá na realidade (perdeu a mãe, matou a irmã acidentalmente tentando se defender do padastro e sabe que dentro de uma semana passara por uma lobotomia) e no final ao não conseguir fugir parece aceitar sua própria morte pois para mim virar um quase vegetal é morrer de certa forma.

  18. Adash

    24/04/2011 19:26:56

    Acabei de ver o filme... poxa... sou gay e, como tal, se foi uma tentativa de seduzir o expectador através da sensualidade, danou-se, pois este efeito não funciona comigo.Achei pleno o comentário do Rafa. Realmente a estória é profunda, é um cinema para a mente. Ou que seja, para ser sentido e não plastificado.Um filme que merece ser assistido várias vezes, para capitar as suas sutilezas.Mas já estou acostumado a ler esse tipo de crítica aqui traçada. Afinal, é muito fácil se sentar na platéia e atirar pipoca no palhaço. Quem são os críticos? Ninguém que possa fazer algo melhor ou sequer tenha tentado.Vou me recordar de não voltar ao blog, temo que outras barbaridades possa ler por aqui.

  19. mick douglas

    24/04/2011 02:25:27

    seu texto é ótimo mas "crepúsculo para meninos" foi uma piada demasiado forçada

  20. Não Importa.

    22/04/2011 17:25:29

    Construtiva crítica. Afinal concordo que, as atrizes não dão profundidade nenhuma ao filme, além de ser apelativo em relação ao direcionamento para o público geek.Porém acredito também que o ponto de vista visualizado por Ana Maria, e muitas outras pessoas, não está totalmente certeiro, pois a crítica utiliza critérios para um filme conceitual, e não psicológico.E realmente é isso que o filme retrata: o subconsciente, dando ruptura a todas as faixas estéticas - tempo e espaço -, além de apontar influências surrealistas.Portanto, sendo um filme de caráter psicológico, não há dúvidas que a utilização de imagens tem que ser mais forte do que o enredo, e é exatamente o que acontece, pois os gráficos são incrivelmente bem feitos, balanceando com o enredo confuso.Concluindo, considero o filme adequado ao estilo cinematográfico escolhido.

  21. zerocool

    22/04/2011 10:28:12

    Vc devia entender mais de cinema, critica e filosofia, e saber a diferença entre juizo de gosto e juizo artistico. "Criticas" meia boca como a sua existem aos montes e nao possuem nenhuma credibilidade.

  22. Alexandra O.

    21/04/2011 17:19:54

    É um filme mediano.Ao mesmo tempo que não é ruim também não é um bom filme

  23. litle00

    20/04/2011 14:26:03

    Eu achei o filme fantástico! Tudo nele era otimo os cenários,as roupas,as batalhas todo o desenrolar do filme,a trilha sonora...TUDOEste filme nunca seria a versão de crepúsculo para rapazes!! Sou rapariga e adorei ambos os filmes... A critica dessa senhora e completamente estúpida!

  24. Big Lui

    19/04/2011 09:24:39

    João Vicente:Cara, o português pouco importa se você conseguir entender a mensagem que o indivíduo quer transmitir. Erros como de Rafa é muito comum para uma língua como a nossa, em que existe várias maneiras para descrever o mesmo som.Agora, se fez isso para desfazer dele, sinto muito por você.

  25. Alexandre

    08/04/2011 13:44:56

    Galera nem assisti o filme ainda, mas o que esperar de alguem que fica passeando no saara. Pow vai para uruguaiana ouvir "Funk".

  26. mateus mantoan

    08/04/2011 12:18:57

    Não tem jeito, críticos de cinema são as pessoas que menos entendem de cinema, o filme é incrível, consegue ter ótimas cenas de ação e ainda uma história pesada e bem retratada, como disse um outro nos comentários: "um filme para quem tem imaginação, ou melhor, que tenha cérebro". Não importa que já não é mais tão original, o importante não é a originalidade da idéia, e sim como a idéia é executada.Ana Maria Baiana, gostaria de pedir que tivesse um observação no começo de suas críticas, um aviso como: "atenção leitores, eu não só não entendo como também não gosto nem um pouco de cinema." ajudaria muito para quem gosta de bons filmes.

  27. Ana B.

    07/04/2011 20:42:50

    "A principal fantasia, que serve de base para todas as outras, é o sinal mais claro do que Sucker Punch realmente é: Baby Doll imagina que o manicômio é um cabaré/prostíbulo de luxo. Ou seja : tudo não passa na verdade do sonho febril de um pré- adolescente bombardeado por hormônios e video games, nada mais. De certa forma, é um Crepúsculo/Red Riding Hood para meninos."Parabéns, você não entendeu o filme.Além de ser sexista.Muitas mulheres jogam video-games.

  28. Jonathan

    03/04/2011 01:47:41

    eu não concordo com a critica superficial da senhora Bahiana, acho que ela não dá o devido mérito ao brilhante diretor, e principalmente a essa obra prima do cinema moderno."Suker Punk" Sem ofensas... acho que o pessoal que ta assistindo o filme, tá começando a ver o que realmete ele é: um filme psicológico! (como algumas pessoas acima estão dizendo). oque eu vi no filme: A vida de uma garota, que é jogada criminosamente num local para doentes mentais... de repente ela dança e é trasportada pra outros mundos. cria um plano de sair de lá, tudo combinando com a realidade do hospicio. Isso é o que as maioria das pessoas viram e acharam superficial e sem sentido no filme. Então só se distrairam com calcinhas e efeitos especiais.... O que ninguém viu foi o pulo do gato. A personagem principal não existe...OOOOHHH!!! ela é a criação mental de outra personagem, a unica que consegue escapar do Hospício. e ainda tem outro porém... a outra personagem, A fuga dela também é imaginária. pois o "Mestre" delas, reaparece na vida que supõe-se ser real... o filme inteiro é um delirio de uma personagem que procura a liberdade mental. note que ela a parece interpretando num teatro a loirinha personagem principal. E o fato de as duas de terem uma irmã que morre. São muitos detalhes que pessoas mais distraidas e acostumadas com filmes de ação, não se dão ao trabalho de pensar no que realmente tá acontecendo. RESUMINDO: é um filme pisicológico, que fala simplesmente de liberdade, amor, e coragem para enfrentar a vida. algo que existe dentro de nós e que nunca usamos pra nada. O filme foi feito para as pessoas se enchegarem nele. Que existe a liberdade, que todos nós vivemos presos num hospício dentro de nós mesmos, nos empurrando pra onde vai a boiada. Porém o filme instiga a dar um basta, e enfrentar-mos nossos medos até encontrar a liberdade. O filme me passou isso, eu sai do cinema me sentindo nas nuvens e disposto a seguir meu caminho. Faz tempo que não sinto isso num filme desses... Adorei. Agora se acharem que estou exagerando, a opinião é minha, eu vivenciei isso,e é incontestável pra mim... talvez eu tenha ficado pertubado... acho que vou para um hospicio....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Thiago Bragança

    02/04/2011 18:40:57

    Puxa vida, eu não sabia que esse filme tava gerando tantas criticas negativas. Eu assiti ontem com amigos e adorei, achei inteligente e bem feito. Eu concordo com a Polemica(o) "RAFA", ---- não é um filme pra qualquer um... realmente ele lembra Cisne Negro, o mesmo tipo de narativa, onde vc não sabe o que realmente é real. Eu senti que o filme tinha muito mais do que ele mostra na tela. Acho que o filme tem uns 3 niveis de profundidade... um visual, um narrativo, e um psicologico.... afinal o filme se passa num sanatorio de loucos. Pra quem pretende ir ver o filme, assistam até depois dos créditos... pois o misterio da dança da Baby, voce só vê quando termina o filme.abraço

  30. RAFA

    02/04/2011 18:09:17

    NOSSS.... QUE GENTE AGRESSIVA..... TODO MUNDO QUER TIRAR UMA CASQUISNHA DE UM FILME PRA NERD... O QUE EU VI NO FILME, NÃO É PRA QUALQUER UM.... GOSTEI, CHOREI, ADOREI E PRONTO FOI MELHOR QUE LER UM LIVRO DE AUTO-AJUDA.... É O MUNDO SURREAL... SÓ VÊ QUEM TEM IMAGINAÇÃO, OU MELHOR UM CEREBRO.. .... ESPERO QUE TENHA CONTINUAÇÃO....FOI UM FILME BRILHANTE.... ENQUANTO AOS MEUS ERROS DE PORTUGUES... DESCULPE MAS NÃO TENHO SACO PRA DECORAR ESSAS TECLAS DE COMPUTADOR....QUASE NÃO USO ESSE LIXO...... ACHO QUE MENTES ACOSTUMADADAS A VER PORNOGRAFIA NA WEB, QUER TUDO EXPLICADINHO E NA BOQUINHA.... QUER TUDO EXPLICITO... NÃO É UM FILME PRA VOCES, NEM PRA CRIANÇAS.....É UM FILME PARA MIM...

  31. Henrique

    02/04/2011 16:25:35

    Não tinha nenhuma opinião formada sobre o filme, mas lendo os argumentos e comentários imbecis de quem defende o filme, acabei chegando a conclusão de que deve ser uma grande porcaria mesmo.

  32. andré pinto

    02/04/2011 08:14:30

    olhe minha senhora, eu entendo todo o seu comentário menos a parte final, porque na verdade o Crepúsculo e toda a saga twilight é que foi feita para meninos. nao sei se um filme com raparigas armadas até aos dentes será de facto um bom filme para mostrar aos seus filhos..

  33. João Vicente

    01/04/2011 19:44:45

    Rafa:Seja lá o que vc viu de TÃO BOM em Sucker Punch, opinião sua, mas o que "MECHE" comigo são pessoas que nem ao menos sabem escrever o português e querem analisar filmes. Fica difícil

  34. RAFA

    31/03/2011 19:37:23

    É UM FILME SEX SIM... DELICIOSO SIM ... DESLUMBRANTE SIM ....DIVERTIDO SIM.. PORÉM BRUTALMENTE INTELIGENTE.....RUIM PARA MENTES MENOS FAVORECIDAS QUE SÓ EXPERIMENTARAM O ESTÉTICO... A MAIORIA ESPERAVA UM FILME QUE ENTREGASSE TUDO DE BANDEJA... COMO OUTROS FILMES DO GÊNERO... MAS SE ENGANARAM.... UM FILME EXCELENTE PARA QUEM ENTENDEU A PROFUNDIDADE DA HISTÓRIA( QUE VC REALMENTE NÃO VÊ NO FILME, VC SENTE) ... POIS NÃO É UM FILME SÓ PARA ASSISTIR...É PRA PENSAR E REFLETIR... PORÉM QUEM TEM DIFICULDADE PARA REALIZAR TAL PROESA, FICA DIFICIL...SE ESSE FILME TIVESSE SAIDO ANTES DO FILME: "CISNE NEGRO", DIRIA QUE CISNE NEGRO É UMA IMITAÇÃO DE SUKER PUNCH.... POIS A HISTÓRIA É A MESMA.... A DIFERENÇA É QUE CISNE NEGRO FOI UM FILME BARATO E FOI FINALIZADO ANTES... ESSA É UMA TENDENCIA DE UM NOVO CINEMA QUE TÁ COMEÇANDO.... UM CINEMA PRA MENTE... OBVIAMENTE NADA MECHE MAIS COM A MENTE DO QUE A SENSUALIDADE,(CONCORDO) PORÉM, O FILME EM QUESTÃO É MUITO MAIS QUE ISSO... MECHE COM O NOSSO SER E NOSSA PRÓPRIA VIDA... NOSSS( isso tudo?) SIM... O SIGNIFICADO TÁ LÁ.... ASSISTAM, E ESTUDEM O FILME, NÃO VOU ENTREGAR DE BANDEJA, COMO ALGUNS AMIGOS QUE EU TIVE DE EXPLICAR A FUNDO O MISTERIO DO FILME... COMO É UM FILME PRA MENTE, ACHO QUE VAI SER DIFICIL SER ABSORVIDO PELAS MENTES BRILHANTES QUE PASSAM HORAS DE SUAS VIDAS PERDIDAS CRITICANDO, EM MSN, FACEBOOK, ORKUT, EM SITES DE FOFOCA, PORNOGRAFIA, ENTRE OUTRAS PORCARIAS DA INTERNET... PORÉM UMA PESSOA QUE TEM O COSTUME DE LER UM BOM LIVRO E COM PRAZER... VAI SE IDENTIFICAR E SE DIVERTIR MUITO COM ESSE FILME...

  35. Andre Arruda

    31/03/2011 00:20:29

    Sou 40então e AMEI, isso mesmo, em caixa alta, AMEI o filme.Não fui esperando nada além do que vi. O filme é um grande fetiche masculino (garotas. armas) e feito por um sujeito que cresceu em frente à tv, lendo comics e jogando games. Me identifico. Não me importo com críticas, pelo contrário, gosto de ler avaliações que discordam da minha opinião. SP tem a dinâmica de um sonho, com um final pra americano entender. Dou um desconto forte nisso tudo. Zack Snider tem uma marca forte, que é a paixão que se entrega em seus projetos. É um realizador barroco e não trai suas crenças. A sequência das meninas contra nazi-zombies-steampunks é eterna. Espero pelo corte do diretor no BD.

  36. Manolo

    30/03/2011 23:58:10

    Provavelmente é mais fácil para um fã reconhecer uma burrice de alguém que detestou o filme do que o próprio idiota reconhecer que é o melhor filme que ele ja viu. Sou fã de sucker punch e vou defender o filme porque eu quero e porque eu gostei.

  37. Manolo

    30/03/2011 23:50:55

    do que adianta ser reconhecida se não consegue falar bem de um filme tão espetacular

  38. Manolo

    30/03/2011 23:45:49

    por isso eu gostei de Os Espartalhões

  39. Manolo

    30/03/2011 23:42:48

    eu tenho pensado nesse argumento o tempo todo, as meninas do filme são lindas!

  40. Manolo

    30/03/2011 23:37:49

    Lendo o que a Ana disse, parecia até que estávamos falando da resenha de um filme pornô, mas que chato! O filme não tem nada disso, aliás, o drama é perceber como uma menina inocente é maltratada sem chance de se defender por ser culpada de um crime que não cometeu. As cenas do bordel são uma forma dela retratar essa triste realidade na vida dela. Queria ver se o filme ia sequer ser comentado se no lugar das primorosas cenas de ação você observa-se cinco garotas tentando pegar um mapa, um isqueiro, uma faca e uma chave, tenha dó, isso faria o filme receber uma crítica mais estúpida do que essa. E se existe algum lugar onde essa crítica seria útil, eu imagino que seria em algum fórum sobre o BBB11, esse sim reúne os aspectos negativos que você apontou.

  41. Manolo

    30/03/2011 23:11:22

    Olha, acho que não tem nada a ver falar mal do filme, assisti, e pretendo ver de novo, não é raro que alguns filmes sejam tratados como ruins pelo simples fato de apresentar garotas bonitas, na verdade a Emily Browning não é só atriz mas cantora também, e canta bem(sem discussão sobre gosto musical). Quanto à afirmação de ser um Crepúsculo para meninos, acho que não procede também, afinal a série Crepúsculo é muito ruim e o filme é de ótima qualidade, muitas amigas minhas curtiram o filme e não vejo razão para chamar de filme para crianças de 12 anos, muitos adultos estavam na sala e gostaram do filme. Estou até impressionado nas pessoas falarem que os efeitos especiais são ruins e os cenários são copiados, eu não vi nenhuma relação com qualquer outro filme que já tenha visto. Meu ponto de vista ninguém muda, mas espero poder mudar os de algumas pessoas. Sucker Punch é um ótimo filme e o sucesso é garantido!

  42. james

    30/03/2011 22:42:07

    Bom, lia crítica e todos os comentários da página. Li hoje porque já comprei o ingresso para assistir novamente o Sucker Punch no cinema IMAX de tanto que gostei dele na tela normal. queria saber se todos tinham gostado tanto quanto eu...Sou do sexo masculino e tenho 24 anos, mas não consigo dizer que sou o público alvo desse filme.Algo que notei enquanto assistia, que ninguém comentou, é que vários temas pesados (pedofilia, estupro, incesto, lobotomia, hospícios, corrupção, assassinato e prostituição) escaparam da censura e ficou para a partir de 14 anos. por que? não tem um assassinato no filme, nenhum palavrão ou nudez. Sim, as belas moças todas tem metralhadoras e espadas japonesas, mas elas matam, em ordem: robos samurais gigantes, steampunks (que fazem questão de explicar que já estão mortos), orcs, dragões, robos futuristas. Os 4 seres humanos que morrem, morrem fora do plano da câmera, isso é feito propositalmente para contornar a censura. até os palavrões são censurados (tem um mother- barulho de helicóptero)Eu já não havia entendido porque reclamaram do watchmen (tenho a graphic novel e acho a adaptação para o cinema nada menos do que uma obra-prima de gênio), entendo menos ainda porque estão reclamando do sucker punch.O filme é uma delícia de assistir, a trilha sonora é hipnótica (mistura de the doors com trilha sonora e lsd) tem sim uma dose de "sexploitation" (mas todo fã de filmes de terror da década de 80 reconhece o valor de um bonito par de peitos antes do próximo assassinato) e A HISTÓRIA é sim bastante simples. O ROTEIRO, por outro lado, tem muitas sutilezas e é extremamente bem elaborado.Achei o filme provocativo, cheio de ação estilo-videogame, e tem tanto referências pop (a mocinha usa bibelôs de celular em sua arma) quanto de nerds (os samurais-robôs e steampunks).Zack Snyder está fazendo pelo cinema de colírio visual o que "cidadão kane" de orson welles fez pela edição. Alguém já assistiu "metropolis", de fritz lan? visionário, à frente de seu tempo. celebrado como uma das grandes obras primas do cinema. O mesmo filme hoje seria considerado "filme pipoca". Dê 20 anos e Sucker Punch terá provado seu valor.Assisti inclusive com a minha mãe, de 50 anos, que adorou e achou feminista, visto que as moças, nas palavras dela, "arrebentam tudo que tem pelo caminho e se rebelam contra um mundo controlado pelos homens". Eu gostei mais pelas espadas decepando robos, mas cada um no seu quadrado...

  43. Song

    30/03/2011 21:05:14

    Sou adolescente, só 16, muito gay, e nem um pouco cult. Adorei o filme, as cenas de ação, as roupas, e ver isso tudo comparado com Crepúsculo me deu nojinho, rs. E economizando, vou até fazer palavras de outros aqui as minhas:"Falar mal de um filme que agrada ao público adolescente e nerd de forma tão debochada por que não curte o gênero ao meu ver faltou respeito com comentários desnecessários.""No filme não tem cena de nudismo, não tem cena de sexo, não tem close em nenhuma parte íntima. [...] E isso não é relevante em nenhum momento ou cena no filme. Não há nenhum erotismo." "O filme é um drama com violencia e com cenas muito boas de ação.""UM BOM FILME PARA UM PÚBLICO ESPECÍFICO."E mais:"Tudo que você criticou é a própria premissa dele, é tudo muito óbvio desde o cartaz. O que você esperava do filme, sinceramente? Um Shakespeare com colegiais?"Aí, complementando: filme para um público específico.Vou gastar uma hora e 49 minutos novamente com Sucker Punch essa semana, sentir aqueles orgasmos visuais uma vez só não foi o bastante.

  44. Otavio Almeida

    30/03/2011 18:26:40

    "Sucker Punch" sucks: http://migre.me/48TuY

  45. Will

    30/03/2011 11:28:23

    Po, eu percebi que certas mulheres ficaram tão desconfortável com a grande quantidade de meninas bonitas do filme que obscureceram seu senso crítico. Pessoal, Sucker Punch tem muita luta e muita cena de ação propositalmente. Prestem atenção no subtítulo do filme: "mundo surreal". Surrealismo é uma arte que fala ao inconsciente, ela não trabalha com significados objetivos e claros, tudo tem que ser muito confuso PROPOSITALMENTE. O excesso de movimento, de impulsos primitivos, o apelo a sexo e violência está diretamente ligada à temática do filme, à história do filme: uma menina que utiliza de sua imaginação criativa como forma de fugir de um estupro iminente.Sem dúvida isto é mais fácil de compreender para os homens, pois, psicologicamente falando, no nosso o sexo tem uma certa carga de violência. Não estou falando de estupro ou espancamento, pessoal. Peço que por favor não me entendam mal. Falo do próprio modo como acontece o desejo masculino.Eu escrevo ficção científica e já me utilizei da temática surreal diversas vezes. Não utilizei tanta luta e sexo, mas porque a vida das personagens não passava pelos temas da vida das personagens de sucker punch.A história deste filme, apesar de ter muito movimento, muita luta e muita sensualidade não é nem de perto superficial. Pelo contrário está carregada de significados e pontos ambíguos. Para quem estuda um pouco de psicologia é possível perceber isto. A comparação com Crepúsculo é bastante infeliz, visto que o tema de Crepúsculo além de não ter nada de profundo já foi largamente explorado pela literatura. Ali, sim, é nada além de trabalhar fantasias sexuais de um determinado público feminino (não são todas que gostaram do filme), com seus recalques, aspirações irreais e fantasia de perfeição, um problema que o imaginário feminino infelizmente carrega consigo arrastando um rastro de frustrações ao longo da vida por ser demasiado distante da realidade.

  46. Pedro

    30/03/2011 08:25:04

    Ana, normalmente concordo com você, especialmente no que tange a premiações, mas devo te informar que você se enganou redondamente. O roteiro é muito mais complexo que você imaginou e ainda dialoga com o espectador. Eis os meus pontos de vista (sobre roteiro):1- O plot twist do filme é espetacular, construido a partir de uma palavra apenas, na narração inicial e na do final do filme. Como quase ninguém presta atenção na narração de um filme (normalmente um recurso usado para contextualizar os personagens num momento histórico ou explicar o fato real que inspirou a obra), muitos não perceberam como ele foi construído.2- O roteiro, de maneira geral, é simples: conta a "Jornada do Heroí" de Babydoll. É um recurso clichê, mas não é um recurso burro e sem conteúdo. Outra coisa que me agradou muito foi essa divisão do filme em três camadas: a realidade/hospício, a semi-realidade/bordel e o mundo surreal. Ao nos mostrar apenas o mundo surreal, Snyder estabelece com o espectador o diálogo que eu citei acima, possibilitando que cada um construa a realidade do filme, ou seja, como o plano de Babydoll realmente se desenvolveu e a dança dessa mesma personagem. Isso é coisa que poucos diretores conseguem fazer.Quanto a parte visual, o filme é perfeito e nem um pouco repetitivo. A arte do bordel é extremamente detalhista, muito bem feita; enquanto que as cenas do mundo surreal são lindamente desenvolvidas. Você pode até não gostar do estilo de filmagem do Snyder, com uso recorrente de slow motion, mas tem que reconhecer que ele não fez um filme mal-feito. O uso da trilha sonora como elemento narrativo foi uma sacada de gênio, especialmente na cena inicial em que a música "Sweet Dreams" nos conta a história. O cara realmente merece o título de Visionário que deram a ele.Agora nem preciso dizer que a comparação com a série Crepúsculo me provocou muitas risadas. O filme, diferentemente do que você falou, não é para meninos de 12 anos; pessoas dessa faixa etária não compreenderiam nada da história. Talvez tenha sido por esse motivo que você fez tão infeliz comparação. Eu apenas recomendo que você busque assistir ao filme novamente. Eu admiro muito sua capacidade de pensar além da maioria nas críticas, mas nessa aqui você pisou na bola feio. Como o próprio Snyder previu: "Você estará despreparado"um abraço de um fãps: eu não tenho 12 anos, faz uma década que passei dessa idade linda e inocente.

  47. Luke

    29/03/2011 21:30:07

    Acabei de chegar do cinema. Realmente o filme é muito repetitivo e um tanto confuso. O roteiro, então, é fraquíssimo. Vi várias pessoas consultando o relógio a cada 5 min e isso é sempre um mal sinal... Pelo menos a trilha sonora é ótima: Björk e até Beatles!

  48. Ela

    29/03/2011 19:37:44

    Sabe quando você está prontinha pra sair, quase na porta? Aí resolvi ler sua crítica: joguei a bolsa no sofá e resolvi pedir uma pizza pra encerrar o domingo. Já não estava muito empolgada mesmo...talvez veja em dvd, um dia.

  49. Ramone

    29/03/2011 18:38:18

    O problema na critica da Ana é que faltou profissionalismo na critica apesar dos anos de experiencia.No filme não tem cena de nudismo , não tem cena de sexo , não tem close em nenhuma parte intima … pasmem!!! Em nenhum momento! Quem viu o filme sabe.E isso não é relevante em nenhum momento ou cena no filme .Não há nenhum erotismo. O filme é até careta no final.O filme é um drama com violencia e com cenas muito boas de ação.Filme para um público específico . Um bom filme para um público específico. +1-Achei a critica muito pessoal. Na verdade, faltou um olhar tecnico e imparcial sobre o filme de forma geral. Achar que o mesmo tem um roteiro fraco demonstra justamente que a pessoa nem se quer compreendeu o filme. Nos aspectos tecnicos, Sucker Punch é um colirio para os olhos!A Ana fala do filme como se fosse pornogafia.. Sera que vi o mesmo filme que ela? Argumentos muiiiiiito fracos, vazios e ironicos para uma "profissional".

  50. Will

    29/03/2011 17:10:10

    Isso é um insulto à Sailor Moon...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso