Blog da Ana Maria Bahiana

Si, tenemos telenovela

Ana Maria Bahiana

As coisas estão mudando mais rápido do que todos esperavam no mundo do entretenimento tela-pequena. E ontem, terça feira, pode ter sido uma dessas datas-marco no calendário dessa evolução (ou revolução)

Eis o que aconteceu ontem, dia 12 de fevereiro :

  1. A Netflix anunciou a abertura de mais uma frente na oferta de conteúdo original, investindo no público infantil com Turbo, nova série baseada no longa de animação carro-chefe da DreamWorks para este verão norte-americana.
  2. Na TV aberta, DUAS novelas mexicanas da Univision deram uma surra em grande estilo na produção angla, na faixa de público mais cobiçada , 18 a 39 anos. Na noite de ontem as novelas Amores Verdaderos e Por Ella Soy Eva  foram respectivamente o primeiro e o segundo lugar de audiencia entre 18 e 39 anos nos Estados Unidos, deixando um tímido terceiro lugar para NCIS-LA. Como se isso não bastasse, uma terceira novela mexicana, Amor Bravio, apareceu no top 10, em sexto lugar na mesma faixa de audência.

 

Certo que era, como a Variety coloca, uma noite atípica, dominada pela transmissão do discurso anual do Presidente (que ficou em quinto lugar e quase quase perde para Amor Bravio…) e com a maioria das redes abertas ainda com episódios em reprise (NCIS-LA era uma repetição).

Mas é impossível não ver uma mudança rápida do perfil do consumidor de entretenimento doméstico nos EUA. O modelo “novela” ganha vantagem na TV aberta graças à explosão da população latina (que majoritariamente não compra os pacotes mais caros da TV paga, ou simplesmente não tem TV por assinatura) e o modelo “série/mini-série/telefilme” migra cada vez mais velozmente para as novas opções (pagas) da TV por assinatura (incluindo, e principalmente, a TV fora-da-caixa, como a Netflix) onde um modelo de produção aproximado ao do cinema é possível graças a um fluxo controlado e previsível de renda,  um perfil bem definido de audiência e maior liberdade criativa para os realizadores.

Vai ser interessante ver onde isso vai dar….