Blog da Ana Maria Bahiana

Picadinho de Oscar: confusão de voto (ainda), corpo a corpo, apresentadores

Ana Maria Bahiana

Apenas um fim de semana prolongado – segunda é feriado nos Estados Unidos – nos separa do prazo final para entrega dos votos para o Oscar.

Eis o que está acontecendo:

  • Os votantes AINDA estão reclamando do sistema de voto. Embora haja a opção da cédula de papel, ela tem que ser requisitada, e tem gente achando que isso é “trabalho demais”. Ligar para o número gratuito para obter a senha para a votação online também é “trabalho demais”. Espero desastres épicos.
  • Shirley Bassey foi confirmada no show do dia 24. Parte da homenagem aos 50 anos da franquia James Bond. Considerando que Adele e “Skyfall” são não apenas indicados mas favoritos, tudo fica muuuuito interessante.
  • Os indicados estão roucos de tanto falar. Esta é a essência da campanha, a esta altura: exibições dos filmes indicados seguidos de sessão de pergunta e resposta com a plateia, obviamente salpicada de votantes.
  • E esse é um elemento que pode prejudicar seriamente Emmanuelle Riva. Mesmo antes da vitória nos BAFTAs seu nome vinha crescendo em zum-zum entre votantes que demoraram a descobrir Amour. Mas Riva, do alto do esplendor dos seus 85 anos, tem mais o que fazer do que aturar 16 horas num avião para vir falar com os acadêmicos…
  • Apresentadores confirmados até agora: Ben Affleck, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Halle Berry, Sandra Bullock, Nicole Kidman,  Reese Witherspoon, Mark Wahlberg, Ted , Os Vingadores – Robert Downey Jr., Samuel L. Jackson, Chris Evans, Jeremy Renner e Mark Ruffalo – Jean Dujardin, Christopher Plummer, Octavia Spencer, Meryl Streep;  o elenco de Chicago – Richard Gere, Queen Latifah, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones- Joseph Gordon-Levitt, Daniel Radcliffe, Channing Tatum e Charlize Theron.
  • Atenção ao domingo: premios da Writers Guild serão anunciados em cerimônias simultâneas em Los Angeles e Nova York. Em Nova York, uma homenagem especial a Nora Ephron.