Blog da Ana Maria Bahiana

Na Academia, uma aventura pelo avesso do cinema

Ana Maria Bahiana

Uma das coisas que mais me emociona no cinema é sua mistura em partes iguais de alta tecnologia e puro artesanato, indústria de larga escala e ofício manual, orgânico, simples.  Um dos maiores privilégios deste meu trabalho de observadora é justamente poder acompanhar de perto essa fusão mais que centenária, essa profusão de criatividade, improviso, acrobacia e engenharia que, como  sabem os grandes, – de Meliés a Fellini, de Griffith a Scorsese – tem em seu coração algo de circense.

Começa nesta sexta feira na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, aqui em Los Angeles, uma exposição que captura plenamente essa magia: Crew Call, reunião de 115 fotos de cena realizadas por 25 integrantes da Society of Motion Picture Still Photographers focalizando exatamente o trabalho que, se for bem feito, ninguém jamais vê: o das equipes de técnicos, artesãos e especialistas, os operários da indústria do sonho.

Por exemplo:

 

Fazendo Brandon Routh voar em Superman –O Retorno, de Bryan Singer. Foto de David James.

 

Almoço em família com claquete no set de uma cena fundamental de Touro Indomável. Foto de Brian Hamill.

 

Dando um banho de chuva em Owen Wilson no set de Dois é Bom, Três é Demais. Foto de Melissa Moseley.

 

Uma aventura náutica no set de Zé Colméia- O Filme. Foto de Phil Bray.

 

Tiffany e seus amigos no set de O Filho de Chucky. Foto de Rolf Konow.

 

  1. Ene

    11/09/2011 22:56:14

    Realmente, essa foto do De Niro é para sempre. Hj qdo o vejo e outros também, claro, fico pensando como o tempo vai nos desmanchando e levando com ele como uma tempestade de areia no deserto, passageira. O tempo não volta e nem perdoa. Possamos estar vivos todos os dias e curtirmos com alegria.

  2. Sandra

    09/09/2011 16:29:27

    Ana ,pena que não estou ai para conferir !! obrigada pela linda foto do De Niro !

  3. thais

    08/09/2011 22:51:54

    Oi AnaMuito interessantes essas fotos. Apesar de achar que vê-las poderia cortar a magia do que vemos nas telas, é sempre legal ver o que acontece por trás e descobrir que às vezes as coisas são mais simples (ou mais complicadas!) do que parecem!Mas, escrevi mais por um motivo: Eddie Murphy!E aí, Ana? Qual sua opinião sobre o novo apresentador do Oscar?Eu tenho sérias dúvidas!Se era pra usar uma cara nova (pelo menos como apresentador) por que não usar Neil Patrick Harris, que arrasou nos Tony Awards?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso