Blog da Ana Maria Bahiana

Rango, Paul: os novos meta-heróis da tela

Ana Maria Bahiana

Um dos efeitos colaterais da longa vida do cinema é sua capacidade para gerar seu meta – não apenas filmes sobre fazer filmes ( Cantando na Chuva, Oito e meio, Noite Americana, Um Realizador em Apuros, entre muitos outros), mas filmes sobre a narrativa cinematográfica e seu mais de um século criando iconografia em nossas mentes.

É  interessante ver, esta semana, dois filmes assim batalhando pela bilheteria, aqui nos EUA : Rango, que está em cartaz também no Brasil, e Paul, que estreou aqui neste final de semana (em breve teremos mais um, Sucker Punch mas…. Oops, não posso dizer nada, embargo até sexta feira). São criaturas diferentes, esses dois, mas ligados pelo umbigo à mesma nave-mãe: o cinema, criador de narrativas nos nossos sonhos.

Rango, que mencionei aqui no outro post, é um longo e delicioso bilhete de amor ao western em suas diferentes versões e vertentes.

O western é, possivelmente, o mais moral de todos os gêneros cinematográficos : é sobre bem e mal em estado puro, na ausência de distrações proporcionada por uma paisagem intocada, onde os anteparos da civilização ainda não foram estabelecidos. Sozinhos (e livres) num ambiente sem os recursos da lei e dos acordos sociais, homens e mulheres precisam recorrer unicamente a suas próprias bússolas morais para definir seu comportamento e estabelecer suas escolhas. “Bem” e “mal” tornam-se simples e claras forquilhas na estrada, sem as ambiguidades da civilização.

Rango adiciona mais uma camada de simplificação ao seu meta-comentário transformando seus personagens em bichos – os animais do deserto, saindo do pano de fundo de tantos dramas humanos e ganhando sua própria voz. Como Ésopo, La Fontaine e Monteiro Lobato sempre souberam, bichos são a redução mais eficiente para compreendermos a nós mesmos – e é isso que Gore Verbinski faz, com grande sensibilidade, cuidado e humor, usando cada pedaço da alegoria do western: o xerife relutante e o duelo na rua principal de Matar ou Morrer, as imensas paisagens da filmografia de John Ford, o herói sem nome (duas vezes – o próprio Rango, camaleão sem nenhum caráter como Macunaíma, não tem nome enquanto é bicho de estimação) do cinema de Sergio Leone, o bando de renegados e a câmera lenta de Sam Peckinpah. É lindo e delicioso de se ver, e peço a todo mundo que não amou Rango de cara que considere uma segunda oportunidade.

Paul é uma criatura ligeiramente diferente. Apesar de ter sido dirigido por Greg Mottola (Superbad, Adventureland), ele é obra da dupla Simon Pegg/Nick Frost, que escreveu o roteiro, interpreta os papéis principais e, assim,completa sua trilogia de revisões do cinema: terror com Shaun of the Dead, policial com Hot Fuzz e, agora, com Paul, sci-fi.

Há uma camada dupla de revisão no olhar de Pegg-Frost: ingleses, ambos, eles olham não apenas para o cinema, mas especificamente para o cinema de massa produzido nos EUA. São esses clichês, esses códigos, essas invenções que a dupla gosta de subverter – e subvertendo, homenagear.

Em Paul, Pegg-Frost acrescentam mais um elemento: eles agora estão nos EUA, seus personagens em peregrinação nerd da Comic Con em San Diego à Area 51 de Nevada a bordo do que imaginam ser a quintessencia do sonho americano on the road- um trailer gigantesco abarrotado de junk food. Em pouco tempo o verdadeiro ET que encontram no caminho (o Paul do título, dublado à perfeição por Seth Rogen) se torna menos alienígeno do que os nativos da América, seus estranhos hábitos alimentares, costumes peculiares e bizarras crenças. Ver a “exotização” da cultura norte-americana, tão propensa a transformar em “exótico” o que está além de suas fronteiras, é um dos muitos prazeres de Paul.

Os demais são contar quantas referências ao cinema de fantasia Pegg e Frost conseguiram empilhar nos compactos 104 minutos do filme, de Steven Spielberg a James Cameron, Contatos Imediatos a Guerra nas Estrelas, Deliverance e, é claro, ET. Nem todos os momentos são igualmente felizes, e nem todas as participações especiais são tão geniais quanto as de Jane Lynch e Sigourney Weaver, mas esta viagem  hilária, mágica e misteriosa totalmente vale a pena.

  1. Filipe Malafaia

    26/03/2011 10:42:57

    Olá, Ana! Acompanho sua carreira desde os (bons) tempos da revista SET, e da coluna Hollywoodiana, d'O Globo. Gosto muito do seu trabalho, e amei seu texto sobre Paul e Rango, que vou assistir com certeza. Mas tenho uma ressalva quanto ao seu hábito de escrever os títulos originais dos filmes, e não aqueles dados em português. Entendo que os títulos originais são sempre melhores, mas muitos leitores se aproximariam mais dos filmes mencionados se você colocasse os títulos que os mesmos receberam no Brasil. Por exemplo, você menciona "Hot Fuzz", que no Brasil foi lançado direto em DVD como "Chumbo Grosso", ou "Shaun of the Dead", que recebeu o (péssimo) título de "Todo Mundo Quase Morto". Sei que não é o ideal, mas fica a minha opinião.Tenho um blog em que escrevo minhas coisinhas sobre cinema, tv e música. Seria uma honra se você passasse por lá. Um abraço!

  2. Rafael

    23/03/2011 21:51:35

    O mais bacana foi a aparição do Eastwood (ainda que apenas o "Estranho sem Nome", a lá "Por um Punhado de Dólares"). Adorei.

  3. Fabinho Flapp

    23/03/2011 12:30:34

    Liz Taylor foi para o céu. Uma estrela como poucas, uma das maiores, agora nas alturas. Deus e Jesus te amparem. Paz! #elizabethtaylor

  4. Ana Maria Bahiana

    22/03/2011 20:37:00

    Filipe, eu tambem quero escrever mais... mas infelizmente só tem 24 horas no dia. Temos que pedir ao Walter do Fringe para dar um jeito...

  5. Ana Maria Bahiana

    22/03/2011 20:36:16

    acho que tem muitas chances...

  6. Ana Maria Bahiana

    22/03/2011 20:34:59

    Exatamente, Vagner. É uma piscadela mas lá está Hunter Thompson... maravilha!

  7. Vagner

    22/03/2011 18:48:55

    Oi Ana Maria, Rango é espetacular. Pretendo reve-lo pois até a primeira parte, num primeiro momento cofusa, onde o lagarto tem uma "epifania" é demais. Os personagens de "Medo e Delírio" de Terri Gillian também fazem uma aparição relâmpago. Depois a ode aos antigos faroestes. A propósito aquela cobra ficou a cara do Lee Van Cleef!!!!!

  8. Ana Maria Bahiana

    22/03/2011 15:45:20

    Obrigada.Humberto. De fato rola um corneto em Paul.... Mas achei interessante como Paul fecha um arco de meta-filmes sobre generos.

  9. Humberto Leite

    22/03/2011 11:48:44

    Ana, Paul não é o último filme da trilogia "Blood and Ice Cream Trilogy" estrelada por Simon Pegg e Nick Frost. O terceiro filme deverá se chamar "The World's End" e, assim como seus predecessores, deverá ser dirigido por Edgar Wright, que estave ocupado com Scott Pilgrim. Ainda não vi Paul, as a forma mais fácil de localizar a trilogia é pelo sorvete. Nos três filmes, em algum momento, os personagens irão comer Cornetos. Veja o link: http://blog.moviefone.com/2008/05/22/simon-pegg-and-nick-frost-introducing-paul/Um abraço

  10. Joao Marcelo F. de Mattos

    22/03/2011 01:00:11

    "Rango" é uma delícia, mas fica a dúvida: Clint Eastwood não foi convidado para dublar personagem que é homenagem descarada ao que eternizou (o Estranho Sem Nome) em filmes do Sergio Leone. Se foi, recusou? Por qual motivo? MasTimothy Olyphant fez um belo trabalho de mimetização.E infelizmente quero estar errado, mas aposto que a parceria Greg-Simon-Nick em "Paul" vai ter o mesmo destino daquela de Edgar-Simon-Nick em Shaun of Dead ("Todo Mundo Quase Morto") e Hot Fuzz ("Chumbo Grosso"): não será lançado nos cinemas brasileiros, vai direto para DVD. O outro filme de Edgar Wright, o agora manjado "Scott Pilgrim Contra o Mundo" só foi por milagre. A distribuidora (Paramount) fez consultas nas redes sociais (‘lançamos ou não?”) e as pessoas apoiaram o filme. Mesmo assim, primeiro foi atração do Festival do Rio e depois só entrou em circuito alternativo de salas, disputando espaço com filmes de arte. Com "Paul" rolará a mesma coisa, isto, repito, se não for direto para consumo doméstico.

  11. william rezende

    22/03/2011 00:40:46

    ana.acha que rango tem chances pro oscar 2011.e rio,kung fu panda 2 e happy feet 2.eles tem chance de levar o oscar de melhor animação?porque eu não acho que a aposta da pixar que é o carros 2 tem chance de levar.pois animação com carros não parece estar no gosto da academia.

  12. Ray J

    21/03/2011 23:47:06

    Ana, só por você usar as palavras "Sucker Punch" e "Embargo" na mesma frase, já fiquei deprimido, dada a expectativa em cima dele.Dá pra pelo menos sussurrar o que podemos esperar do filme? Ou só sexta mesmo?De novo, parabéns pelo blog.

  13. Filipe Pinheiro

    21/03/2011 23:09:01

    Fui ver Rango por indicação sua, Ana. Nada me chamava atenção nesse filme. E é tão bom quando vamos assistir um filme sem esperar nada por ele, não é?O que eu vi foi um faroeste maravilhoso, com cenas divertidíssimas e uma lição no final que conseguiu não ser piegas. Água como dinheiro? Brilhante!Quanto a Paul, veremos se irá estreiar aqui no Brasil...E uma coisa é verdade: RANGO merece o sucesso que está fazendo.Abraços, Ana. E tente escrever mais! Rssss (Sei que é difícil, o tempo é curto) mas é que seu texto é de uma qualidade que raramente encontramos.=]

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