Blog da Ana Maria Bahiana

Na semana do terror, a TV sai na frente _ de novo

Ana Maria Bahiana

Última semana de outubro: época tradicional para os lançamentos de terror e suspense. E, no entanto, não estou nem um pouco animada com as opções deste ano. Atividade Paranormal 2? Ai. (Se bem que admiro o esforço de fazer um filme com micro-orçamento que triunfa na bilheteria…)

Como já está se tornando padrão, vamos para a TV, onde coisas muito mais interessantes e emocionantes nos esperam:

Sherlock, co-produção em três episódios da BBC Wales e da rede pública norte-americana PBS é a mais deliciosa adaptação da obra de Conan Doyle que já vi desde Young Sherlock Holmes, de Barry Levinson, em 1985 (não, o de Guy Ritchie não me convenceu…). Crédito em primeiro lugar à dupla Steven Moffat e Mark Gatiss, que já havia trazido nova vida ao mega-cult Dr. Who (Moffat também é o autor do roteiro de Tintin e o Segredo do Unicórnio, aquele de Steven Spielberg e Peter Jackson, e Gatiss tem uma ponta na micro-série como Mycroft, o irmão de Sherlock).

Moffat e Gatiss, roteiristas e produtores, dão uma verdadeira aula de adaptação:  em vez de manter a trama no século 19 e tentar modernizá-la no estilo narrativo (como Guy Rtchie) eles desmontam o cânon sherlockiano e o transportam, peça por peça, para a Londres do século 21. Sherlock (Benedict Cumberbatch, de Atonement, Creation) é um super-nerd com o racionício mais veloz do planeta e  nenhum trato social,  que pilota smartphones (dos outros, em geral) à velocidade da luz, ou quase.  Não fuma cachimbo, pelo contrário: está tentando parar de fumar com muitos adesivos de nicotina pregados ao mesmo tempo. E certamente consome drogas ilegais, embora não goste de falar sobre o assunto. O Dr. Watson (Martin Freeman, o futuro Bilbo de O Hobbit) é um ex-médico militar, veterano do Afganistão, que se torna roomate de Holmes no apartamento de  Baker Street, 221B e acaba descrevendo as aventuras dos dois num blog. Uma piada recorrente da micro-série é a suspeita de  quase todo mundo quanto a uma  ligação romântica entre os dois – que, sendo Londres em 2010, não tem nada demais, mas enfurece Watson.

Poderia ser apenas engraçadinho, mas não é _ é empolgante como devem ter sido as primeiras histórias publicadas em série na Londres vitoriana. Holmes e Watson tornam-se verdadeiros personagens, multifacetados e complexos, inteiramente plausíveis na vida do século 21. Moffat e Gatiss inspiram-se nos textos de Conan Doyle – especialmente A Study in Scarlet e The Five Orange Pips– para criar novas tramas, fiéis em espírito aos princípios sherlockianos. É uma delícia – principalmente o primeiro da trilogia, A Study in Pink, e o terceiro, The Great Game, que apresenta genialmente o arqui-inimigo Moriarty.

Sherlock já foi exibido na Grã Bretanha em julho e estréia hoje nos EUA. Está disponível também em DVD/Blu Ray.

The Walking Dead,  produção da cada vez mais ambiciosa AMC, é outro triunfo de adaptação. Os produtores Frank Darabont (diretor de Shawshank Redemption, Green Mile e do primeiro episódio da série) e Gale Ann Hurd (sem a qual O Exterminador do Futuro não existiria) abordam a série de premiadas graphic novels de Robert Kirkman (com os desenhistas Tony Moore e Charlie Adlard) com uma preocupação maior com conteúdo do que com forma.

É comum – e fácil- traduzir para o audiovisual o estilo  de comix e graphic novels: são formas de narrativa muito próximas uma da outra. Mais complicado, e muito mais interessante, é ir além do estilo, descobrir as qualidades e possibilidades dos personagens, quem eles são e por que agem, e como os elementos da trama têm impacto sobre êles. Esse é o grande trunfo de The Walking Dead : usar a poderosa metáfora dos mortos –vivos (que afinal somos nós, humanos, supensos além de vida e morte)  para explorar nossos medos, nossas dores, nossa humanidade.

O bom terror é o que responde à altura à pergunta-chave: o que nós não admitimos perder de jeito nenhum? The Walking Dead responde de forma completa: é menos sobre os zumbis e mais sobre quem êles deixaram para trás, e as complicadas relações entre êles. Afinal, como o  clássico de George Romero antecipa em seus minutos finais, a fronteira entre um ser amado e um monstro é muito tênue no mito dos mortos-vivos.

O elenco- liderado por Andrew Lincoln como o xerife Rick Grimes- é sólido, os efeitos  visuais são excelentes, as locações em torno de Atlanta, perfeitas e os zumbis, porque não dizer, são super cool. Uma certa semelhança com Extermínio, de Danny Boyle (hospital, epidemia, etc)  paira sobre os primeiros minutos do episódio de abertura,  mas vai embora rapidamente. Daí em diante The Walking Dead é original, assustador e, muitas vezes, emocionalmente devastador.

The Walking Dead estréia no domingo dia 31, aqui nos EUA e no Brasil dia 2 de novembro, no canal Fox.

  1. Joao

    29/10/2010 17:08:30

    Ana, o que estao falando da atuacao da Nicole Kidman em Habbit Hole? o trailer esta surpreendente!

  2. Ana Maria Bahiana

    27/10/2010 22:36:03

    Moralismo, falso ou não, é a úlltima coisa que passa pela minha cabeça quando escrevo. Adoro filmes de terror, quanto mais terrível melhor! O novo Pânico é fraco, sinto muito. Não tem nada a ver com moral, bons costumes ou coisa parecida.

  3. Pedro

    27/10/2010 13:59:06

    Sempre o falso moralismo presente na hora das críticas. O gênero terror sempre foi o que mais sofre com os especialistas e suposto "amantes" do cinema. Se Pânico (ícone dos filmes de terror moderno) está voltando, ao menos devemos ter expectativa. Agora dizer "não perca o seu tempo", gostaria de saber seus argumentos, se pouco sabemos ainda sobre a produção. Seria por causa do roteiro?

  4. Bernardo Mascarenhas

    27/10/2010 07:27:24

    Nada como ter acesso direto à fonte... Se puder, leia um pouco sobre os momentos da série a que me referi. Acho que nem no cinema seria possível mostrar aquilo, quanto mais na TV. Corre-se o risco de perder metade da audiência...

  5. Ana Maria Bahiana

    26/10/2010 23:40:27

    E a resposta é um entusiástico SIM! Em breve detalhes aqui no blog.

  6. Ana Maria Bahiana

    26/10/2010 17:03:25

    Vou perguntar isso, hoje, pro Frank Darabont. Depois eu digo aqui no blog...

  7. Matheus

    26/10/2010 13:30:04

    Ana, desculpe mudar de assunto, mas você tem acompanhado a série The Big C, produzida e estrelada pela Laura Linney? Como foi a recepção por aí, o que você achou? Bjo!

  8. Bernardo Mascarenhas

    26/10/2010 10:25:27

    Ana, sobre "The Walking Dead", quem acompanha a série na HQ desde o início está, com eu, duvidando que eles tenham coragem de adaptar a história sem atenuantes a partir de um certo ponto. Estou me referindo, é claro, ao arco do "Governador" (um dos vilões mais chocantes dos últimos tempos), e especialmente à conclusão deste. Ou quem sabe o "tratamento" dado pela personagem Michone ao dito-cujo? Tô pagando pra ver, a tv americana anda bem liberal, mas vão ter que esticar um bocado os limites da tolerância nesse caso... Uma observação essencial para pegar o espírito da coisa: os zumbis são a coisa menos assustadora nessa série. O que o ser humano faz, quando não existem mais regras, é que é realmente apavorante.

  9. Paulo Nogueira

    26/10/2010 09:35:18

    Ana, o que você me diz de Nicole Kidman em Rabbit Hole? Casey Affleck têm chances por The Killer Inside Me (o que achou do filme)?

  10. Rafael Gomes

    26/10/2010 07:58:37

    Conselho acatado, d. Ana.

  11. Ricardo Melo

    26/10/2010 07:55:44

    Não há de quer Aninha.Alias, no ultimo domingo, estive no Pq do Ibirapuera, para ver a única exibição do filme METROPOLIS, de Fritz Lang,na America Latina, restaurado e com orquestra ao vivo. Não tenho nem palavras para falar de um clássico do cinema de mais de 80 anos, em preto e branco e mudo. O filme é tão atual que ficara eternamente entre os melhores filmes já feitos até hoje.

  12. Ana Maria Bahiana

    25/10/2010 22:25:26

    Sally Hawkins: é uma possibilidade, mas não diria exatamente "forte". Pânico 4: não perca seu tempo.

  13. Rafael Gomes

    25/10/2010 16:59:02

    Ana, fugindo da temática televisiva, mas mantendo-me na seara das produções britãnicas me diga. São verdades os boatos que tenho lido de que Sally Hawkins é forte candidata a uma vaga no Oscar por Made in Dagenham? Será que a Academia vai reparar o erro mosntruoso de não indicá-la por Happy-Go-Lucky?Ana, aproveito pra abrir uma discussão com você. Nesta semana em que o terror manda, eu gostaria de saber se as expectativas para o Panico 4 são boas ou se todo mundo tá esperando uma BOMBA? Querendo ou não o Wes Craven modernizou o terror, não? Pode-se dizer que Pânico é um marco na nova forma de se fazer terror (apesar de ser a área que apresenta as piores produções hoje em dia). O terror adolescente pós anos 90 teve em Pânico seu melhor expoente. Não?

  14. Ana Maria Bahiana

    25/10/2010 14:12:40

    Por isso eu amo a interatividade, e ainda mais a comunidade aqui do Hollywoodianas - encontra-se até um especialista em Sherlock! Muito obrigada pelo ótimo comentário, Ricardo!

  15. Daniel Braga

    25/10/2010 10:52:21

    Assisti a Sherlock e gostei muito. Conseguiram modenizar sem modificar os elementos básicos da história.The Walking Dead está no meu HD e devo assistir hoje.

  16. Ricardo Melo

    25/10/2010 09:58:02

    Aninha, sou fanático pelo personagem Sherlock Holmes a mais de 30 anos, lembro que li todos os livros da coleção do "Circulo do Livro", que saiu em 1986, para celebrar os 100 anos do personagem. Vi varios filmes e adaptações do personagem tanto no cinema como na Tv. E vc está certa, a nova versão para o cinema, não empolga muito, pois tentam adaptar o Sherlock para a geração Batman, e acho que o tiro saiu pela culatra. Sobre a nova série, fiquei um pouco com a pulga atrás da orelha, pois sou meio puritano com relação a pegar um personagem do século XIX e adaptar o mesmo para o Séc XXI. Mas, não é que a estória ficou boa ? Comentei até isto no meu blog: http://unidadedecarbonoterra.blogspot.com/2010/09/serie-sherlock-bbc-2010.htmlcuriosamente, o piloto original foi rejeitado e como já tinham gastando uma grana preta e já tinham vendido a produção para outros países, eles refizeram o piloto. O original pode ser visto aqui neste site:http://sherlockbrasil.blogspot.com/Um fato muito interessante, é que o Dr.Watson na literatura, é um veterano do Afeganistão e da India, na epoca que a Inglaterra quase mandava no mundo. Agora, adapturam o personagem como veterano da atual guerra contra o Terror no Afeganistão. Muito inteligente. E para finalizar, só pra não dizer que não falei de flores, DOCTOR WHO, é uma das melhores séries de ficção-cientifica do mundo, tá no Guinness Book (cuja edição este ano trás um especial só sobre a série), como a série mais duradoura de Sci-fi de todos os tempos, batendo inclusive Star Trek e seus spin-off. O ator David Tennant (o nono doutor) vai estar no The Hobbit, assim como o Silvester McCoy, que foi o sexto doutor. Peter Jackson e Spielberg são fãs de Doctor Who. Steven Moffat já ganhou 4 prêmios HUGO AWARD, pela série, batendo as produções americanas como Buffy e Batlestar Galactica.

  17. Alexandre

    25/10/2010 08:42:29

    Gosto do primeiro e do terceiro episódio de Sherlock, principalmente por usar videografismos e nos poupar dos finais didáticos cheios de flashbacks. Se a gente parar para pensar, há outras adaptações de Sherlock no ar, como House e seu companheiro Wilson. Além da genialidade, também mora no número 221, usa drogas e levou um tiro de um homem chamado Moriarty.A segunda temporada estava prevista para outubro do ano que vem, mas será que vai ter? Afinal, Martin Freeman foi confirmado como Bilbo em O Hobbit.

  18. Alexandre

    25/10/2010 08:31:02

    A Fox estreia mundialmente no dia 2 de novembro (inclusive no Brasil), sim, poucos dias após o lançamento nos EUA. Às 22:00h.

  19. Cícero Soares

    25/10/2010 01:23:44

    Ôpa, altamente recomendável esse Sherlock. Aliás, rezo para as PBSs nacionais mirem-se no exemplo. Com reza brava, que sabe um dia possa surgir em nossas bandas adaptações desse gabarito, hein?

  20. Ana Maria Bahiana

    24/10/2010 22:32:12

    Boa. Só uma dica- não vejam o episódio 2 depois de jantar....

  21. IvanN Monteiro

    24/10/2010 22:25:55

    the walking dead vai estrear na fox do brasil em 2 de novembro, as 22h! ansioso!

  22. Ana Maria Bahiana

    24/10/2010 22:21:47

    Não sei dizer mas uma possibilidade é seja qual for o canal que exibe as outras séries da AMC.

  23. Massad

    24/10/2010 22:20:02

    To doido pra ver "the walking dead".... Será q não vai estreiar no Brasil?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso