Blog da Ana Maria Bahiana

Rocky Horror Glee Show esquenta a semana de Halloween

Ana Maria Bahiana

A semana de Haloween na TV continua melhor que nos cinemas. Ontem foi ao ar o muito badalado e antecipado especial Rocky Horror Show de Glee _ que ganhou até pré-estréia à meia noite no mesmo cinema que abriga as midnight sessions do Rocky Horror Picture Show, o poeira-de-luxo Nuart, aqui em Los Angeles. Com roteiro do showrunner Ryan Murphy e direção de Adam Shankman (Hairspray), o episódio foi o campeão de audiência de ontem, com mais de 11 milhões de espectadores.

Pisando com cuidado para não detonar os odiados spoilers, digo que o episódio foi charmoso e divertido, em grande parte porque resolveu muito bem o grande problema da empreitada: como integrar um texto anárquico e sexualmente insolente como Rocky Horror Show com a vida  num ginásio do meio oeste norte-americano como o de Glee.

O outro ponto positivo do Rocky Horror Glee Show foi sua conhecida habilidade de comentar temas atuais e complexos de modo leve mas eficiente _ uma qualidade que, desde o começo, tornou a série da Fox bem diferente de sua rival mais óbvia, a High School Musical da Disney. Diversidade sexual e estética, aceitação do corpo, criatividade, rebeldia versus conformismo, temas comuns em Glee,  encontraram  o lugar certo na inusitada proposta de Mr. Schue (Matthew Morrison) de transformar a peça cult dos anos 1970 em musical ginasiano (por motivos nada educacionais, como se verá). A alfinetada nos métodos alarmistas da direita norte-americana em ano eleitoral ficou por conta da sempre maravilhosa Sue Sylvester de Jane Lynch (com a ajuda de Meat Loaf numa ponta como o novo diretor da estação de TV local).

Na cola de Glee, a nova série da Fox, Raising Hope, também fez bonito com seu episódio de Halloween – com destaque para o Batman mais patético e lírico que já  vi, vestido com orgulho pelo “Jimmy” de Lucas Neff.

Criada por Gregory Thomas Garcia – que era da equipe de My Name is Earl e está estreando como showrunner- Raising Hope tem sido o destaque da nova temporada da Fox, sucesso de crítica e público.

Muito bem escrita, com ótimo elenco (além de Neff, Martha Plimpton, Garret Dillahunt e Cloris Leachman), Hope traz para a tela o cotidiano de um tipo de família que raramente consegue lugar no horário nobre: pessoas de vida muito modesta, com zero auto-piedade. Neff é estoquista num supermercado, criando uma filha de seis meses (a Hope do título) com a ajuda da mãe faxineira (Plimpton), do pai jardineiro (Dilahunt) e da avó doida de pedra (Leachman, genial).

Não esperem discursos populistas _ Raising Hope está mais para Simpsons que para neo-realismo italiano, e sua dose certa de humor e coração é outro exemplo de boa TV.

E já que estamos no tema ''boa TV'' aproveito para recomendar a nova série policial Luther, da BBC, estrelada e produzida por Idris Elba. Não tem nada a ver com Halloween – descontando os serial killers e companhia – mas é consistentemente genial. Mais ou menos como se House fôsse inglês e trabalhasse para a polícia de Londres…

  1. Ana Carolina

    18/04/2011 10:24:48

    AMEIIIIIIII, tô louca pra assiste o filme !! Acho que as pessoas não gostam daquilo que não se sentem bem (é claro)!Cada qual possui seu gosto, tô vendo que teve muita gente que não gostou, mais enfim ...

  2. Adriano

    01/11/2010 13:54:48

    Achei este episódio de Glee fraquinho, fraquinho. Aliás, a série tá com um feeling bem estranho nesta segunda temporada: ficou muito "gay"...

  3. Fabinho Flapp

    29/10/2010 22:25:14

    "Glee" definitivamente não é uma séria rasa, pueril, clichê, repetitiva. Mas é o extremo oposto!!!!!!!! O preconceito que mutos tem com musical até pode explicar aversões.Mas os argumentos contra, ao menos, poderiam ser mais lúcidos e verdadeiros...

  4. Fabinho Flapp

    29/10/2010 22:19:26

    Que alegria, que aelgria, quer alegria ver "Glee" aqui.Mas Mestra, nem tem qq relação ou possível comparação entre "Glee" e "HSM", "RBD" e essas * m... da Disney!"Glee" é algo totalmente inovador, mantém-se na tênua linha entre juventude, musical, comédia e drama, como a vida...Sei q vc não comparou, mas só a possibilidade de alguns pensarem isso já me asssutou.No mais, viva essa maravilha, viva o maravilhoso "The Rock Horror Picture Show" (com Sarandon lindinha e novinha), viva essa equipe genial de Glee...E viva Groff!!!!!!!!!!! :)

  5. Juliana Marques

    29/10/2010 17:48:22

    Eu Gostei desse episódio de Glee, não achei fraco e não sou fã do Rocky Horror , achei um episódio muito divertido e tbm gostei de colocarem os garotos inseguros com a aparência e não as garotas . Pra mim Glee continua ótima nessa 2° temporada como o Marcelino comentou "Glee é um sopro de ar fresco, leve, divertido, emocionante e verdadeiro" :)

  6. Gustavo Zago

    29/10/2010 15:53:34

    concordo...tb nao achei tao bom!mas foi no minimo divertido!

  7. Ana Maria Bahiana

    29/10/2010 13:50:52

    Não me sinto competente pra falar de games, mas me interesso pela interface games/cinema. Acho fascinante, ainda mais se a equação for assim: graphic novels/games/cinema-TV. Como vocês vêem, meu lado nerd é muito desenvolvido.

  8. Ana Maria Bahiana

    29/10/2010 13:49:13

    As expectativas são grandes... torcendo para que seja um mega- sucesso....

  9. thais

    29/10/2010 12:19:06

    Acho que o blog é sobre Hollywood, o que deve incluir todo o entretenimento norte-americano.Mas também não entendo esse sucesso todo de Glee. Acho o seriado um porre!!! Sou muito mais Modern Family (apesar de serem propostas totalmente diferentes)!E já que estmaos falando tanTo em TV ultimamente: Ana, como estão as expectativas para o 'Rally to restore sanity' do Jon Stewart? Acho ele GENIAL!!!

  10. Marcelino

    29/10/2010 10:54:42

    Tenho deixado de lado o cinema pq pouca coisa tem me animado a sair de casa em termos de 7ª arte. O cinema de autor tem morrido, e os poucos capazes fazem filmes como Marisa Monte faz CD, a cada 4 anos, ou sabe-se lá Deus quando, vide P.T. Anderson, Sophia Copolla, Almodovar, e por aí vai. A TV é quem tem me inspirado e me emocionado, Glee é um sopro de ar fresco, leve, divertido, emocionante e verdadeiro (músicas de nossas vidas, homenagens sem ridicularizar o artista), Dexter, True Blood (metáfora da nossa sociadade racista), Mad Men (que luxo esse programa), 30 Rock (de rachar o bico), e Damages (pena que foi cancelada, um primor de roteiro e interpretação, salve Glenn), e o que foi LOST, Six Feet Under (soco no estômago, amor de minha vida televisiva), ROMA, Queer as folk. Tenho gasto fortunas nos boxes, mas como não tenho gasto com ingresso de cinema, tá compensando. Bjs Bahiana.

  11. Rafael Gomes

    29/10/2010 10:12:02

    Oba!!! Agora os games também vão entrar na onda Ana? Já até imagino o seu preferido... Rock Band, com as gatinhas ao fundo de plateia. Cool!

  12. Amanda

    28/10/2010 16:13:23

    Acho Glee tão, mas tão ruim....o roteiro é de sentar e chorar de tão fraco.....tudo tão obvio, tão bocó, tão sem consistencia,sem sutileza, sem refinamento, pueril, infantiloide, bobo, simplista, nhém nhém nhém.....

  13. Ana Maria Bahiana

    28/10/2010 13:47:05

    Aí é que vc se engana: "Hollywood", como expressão, engloba todas as formas de entretenimento de massa: cinema, TV, música e, hoje, games .

  14. Sandra

    28/10/2010 11:07:39

    Ana , estou entediada , quero cinema , tela grande , enlatado americano é bom sim , mais também é muito comodo muito sei lá , o imperio do contradando para eu ver em casa tem que desembolsar mais 150 paus , vou ter que esperar sair em DVD .... é a unica serie que me anima pra ver e não tem money pra pagar SOCORRO !!!!!

  15. neder

    28/10/2010 09:19:20

    O nome do blog não faz mais sentido. Hollywood e o cinema ficaram definitivamente em segundo plano por aqui. Claro que tem programas de qualidade na TV, assim como na internet. Mas não tornam o cinema pior, nem dispensável. Mas tenho que reconhecer que este é um dos melhores blogs sobre TV.

  16. joao gabriel de oliveira lins

    28/10/2010 00:08:22

    Ana...achei Rocky Horror Glee Show o + fraco dos episodios de Glee. Eu como fã foi o unico episodio que achei fraco!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso