Blog da Ana Maria Bahiana

O que significa a mudança nas regras do voto do Oscar 2014

Ana Maria Bahiana

Michael Haneke, Oscar de filme estrangeiro em 2013. Como será ano que vem?

Uma mudança importante nas regras de escolha do Oscar, anunciada hoje na tão antecipada reunião de todos os membros da Academia, pode alterar, e muito, os resultados das categorias documentários, curtas e filme estrangeiro.

Pela primeira vez em sua história, a Academia vai permitir que todos os quase 6 mil acadêmicos em atividade votem em todas as  24 categorias, na fase final das escolhas. Mas já não era assim? Não. Para votar em documentários, curtas e filme estrangeiro os acadêmicos precisavam , primeiro,  ver o filme no cinema da Academia ou numa das salas pré-qualificadas,  e assinar um “livro de presença”. Agora – e abrindo um precedente inédito e importante – a Academia liberou o voto para todo mundo, sem ficha de ponto, e podendo ver os filmes em cinemas comerciais ou através de DVDs/ Blu Rays.

Parece coisa pequena, numa era em que muitos de nós, na plateia, no meio ou na imprensa, assistimos filmes de mil modos diferentes – em computadores, tablets, telefones – em lugares e horas diferentes. Os Globos de Ouro, por exemplo, sempre aceitaram  a submissão em DVD e cinema comercial em todas as categorias. E, este ano, acabamos de aprovar a exibição online ou através de plataformas móveis, imediatamente qualificando as séries e filmes originais da Netflix,  DirecTV , Amazon e semelhantes.

Mas, para a Academia, que se move lentamente, possibilitar esse acesso é uma mudança imensa, que vai ter um impacto imediato sobre categorias –principalmente documentários e filmes estrangeiros — cujas escolhas frequentemente despertam controvérsias no pior sentido possível. Um grupo infinitamente maior de acadêmicos vai, agora, escolher os Oscars nessas categorias , expressado mais claramente a tendência de gosto e preferência dessa enorme massa de votantes.

Claro que isso também significa que as mesmas questões que  pairam sobre as demais categorias — será que todos os filmes vão mesmo ser vistos? Qual será a incidência do voto de orelhada, por influência, por troca de favor?- vão afetar os filmes estrangeiros, curtas e documentários… Mas até nisso vamos ver, pela primeira vez, uma unificação maior do modo de pensar e escolher de toda a Academia.

Certo, as indicações vão continuar nas mãos dos comitês de curtas, documentários e filme estrangeiro… Mas… prevejo mudanças aí também… Fiquemos na escuta…