Blog da Ana Maria Bahiana

Para 2013: de Downton Abbey a WikiLeaks

Ana Maria Bahiana

Dan Stevens na terceira temporada de Downton Abbey…

… e Julian Assange.

A mania Downton Abbey já chegou aí? Aqui é uma verdadeira febre, com fãs fiéis e pessoas dando festas em casa para ver cada episódio da produção britânica (que nos EUA vai ao ar pela rede pública PBS). A quarta temporada começa a ser filmada na Inglaterra depois do Ano Novo mas, graças ao especial de Natal que foi ao ar na Grã Bretanha esta semana, já se sabe que a saga da aristocratica familia Crawley pelo século 20 vai continuar sem um integrante: o advogado Matthew Crawley interpretado por Dan Stevens.

E por um bom motivo: Stevens turbinou sua carreira graças à sua passagem pelo castelo que dá título à série, e está comprometido com uma das muitas cinebios de Julian Assange que estão, neste momento, movimentando os bastidores da indústria.

Stevens deverá fazer o papel do criador da Wikileaks no projeto que está sendo tocado pela DreamWorks, com Bill Condon na direção e roteiro baseado em dois livros sobre a criação do site determinado a destruir a  “cultura de segredos” de nações e corporações. As filmagens tem previsão de início também no primeiro semestre de 2013.

Mark Boal, roteirista de Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura, também está desenvolvendo um projeto sobre Assange, assim como a HBO. Um documentário sobre a WikiLeaks, We Steal Secrets, vai estrear no Festival de Sundance que começa dia 17 de janeiro, e já é um dos títulos mais quentes do evento.