Blog da Ana Maria Bahiana

José Padilha e Eduardo Coutinho agora são acadêmicos

Ana Maria Bahiana

José Padilha está entre os 276 profissionais de cinema convidados oficialmente a entrar para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, este ano. Padilha, contudo, foi convidado não pelo departamento de diretores mas, como Eduardo Coutinho , pelo de documentário, por seu trabalho em Ônibus 174 e Segredos da Tribo. Coutinho foi convidado por As Canções e Cabra Marcado Para Morrer (20 Anos Depois).

A Academia não divulga dados de seus integrantes por nacionalidade (''o cinema é internacional'', me disse um porta-voz) mas os brasileiros Walter Salles, Fernando Meirelles, Sonia Braga, Braulio Mantovani, Fábio e Bruno Barreto, entre outros, estão entre seus membros.

O processo de adesão à Academia é anual, e começa com esse convite oficial de ingresso, emitido pelos diversos departamentos, segundo as indicações de seus integrantes.

Os convites a diretores foram definitivamente internacionais este ano: Pablo Larraín , Nikolaj Arcel , Steve McQueen, Joachim Rønning , Espen Sandberg , Kim Nguyen , Jafar Panahi (que também foi convidado pelo departamento de documentário). Os independentes Benh Zeitlin (cujo pai, aliás, é brasileiro) e Ava DuVernay também receberam convites.

Entre atrizes e atores, os convidados incluem Emmanuelle Riva, Jennifer Lopez, Joseph Gordon Levitt, Rosario Dawson, Milla Jovovich, Danny Trejo e Lucy Liu.

Outros convidados interessantes incluem Prince (para o departamento de música); Matt Groening – até que enfim!!!– (para o departamento de animação); as atrizes Sarah Polley, Julie Delpy e Lena Dunham (para os roteiristas); e o tão mencionado, ultimamente, Kevin Tsujihara (para os executivos).

É uma seleção que mostra um esforço para tornar a Academia mais diversificada, jovem, multi-cultural e internacional, com certeza.

No atual processo de escolha do Oscar, os integrantes de cada departamento apontam os indicados em cada categoria. Na rodada final para escolha dos vencedores, votam todos os acadêmicos.