Blog da Ana Maria Bahiana

Em breve numa tv ( ou computador,tablet, smartphone) perto de você: os irmãos Wachowski

Ana Maria Bahiana

Os irmãos Wachowski acabam de se unir à cada vez mais numerosa leva de realizadores que acharam nas telas domésticas multi-plataforma seu porto seguro: Lana e Andy Wachowski fecharam com a Netlflix a produção e distribuição de sua série de sci-fi, Sense8. Os irmãos uniram-se ao roteirista/produtor Joe Straczynski (Babylon 5) na criação dos 10 episódios sobre (nas palavras dos irmãos) “como a tecnologia ao mesmo tempo nos une e nos divide''..

O modelo da série-on-demand, feita para canais de streaming em várias plataformas está se afirmando cada vez mais como uma alternativa viável para a TV, oferecendo programação que apetece tanto aos criadores (que tem maior liberdade para criar) e aos espectadores (que ganham mais opções de conteúdo fora do que um canal poderia oferecer, por suas restrições de mercado). Somados às séries e telefilmes dos canais por assinatura, esta é uma massa de conteúdo inovadora que, não tenho dúvida, está preenchendo a imensa lacuna deixada pelo cinema, onde os independentes lutam contra obstáculos cada vez maiores, e os estúdios, como me disse um terno Armani, só pensam em ''regurgitar suas franquias ou copiar as franquias dos concorrentes''.

Somente na Netflix teremos, mês que vem,  Hemlock Grove, criada por Eli Roth,  e, mais adiante, a terceira temporada de The Killing, a volta de Arrested Development e Derek, de Ricky Gervais. Seu principal competidor, Amazon Studios, está desenvolvendo uma série baseada no hit cult Zombieland. Amazon Studios tem seis outras séries de comédia em desenvolvimento, mais seis outras séries voltadas para o público infantil.

Scorsese com Leonardo diCaprio no set de Gangues de Nova York, em Cinecittá

E agora, na última hora: a Miramax e Martin Scorsese anunciam que estão desenvolvendo uma série baseada no filme Gangues de Nova York, de 2002. O projeto ainda não tem canal (ou plataforma on demand) exibidor, mas ninguém acredita que isso será um problema _ muito pelo contrário.  ''Este é um período muito rico na história dos Estados Unidos, repleto de personagens e histórias que não caberiam num filme de duas horas'', Scorsese declarou. '' Uma série nos dá mais tempo e liberdade para mostrar este mundo complexo, e refletir sobreas implicações que ele teve e tem em nossa sociedade.''

Sense8 entra em produção em breve, para estreia no segundo semestre de 2014.Para Gangues, fiquem ligados _ mais notícias assim que eu souber.