Blog da Ana Maria Bahiana

Indicações do prêmio dos roteiristas dão equilibrio à disputa de 2013

Ana Maria Bahiana

As Vantagens de Ser Invisível – reconhecido pela WGA

 

A lista de indicados da Writers Guild — organização de classe dos roteiristas de cinema e TV dos Estados Unidos — é, até agora, a que apresenta um quadro mais equilibrado e realista da qualidade do texto no audiovisual desta safra. Num ano –2012– em que a produção comercial estava inteiramente tomada por adaptações, fraquias e refilmagens, a WGA soube escolher cinco excelentes obras originais: O Mestre, Looper, O Vôo, Moonrise Kingdom e A Hora Mais Escura (que, apesar de se basear em entrevistas com agentes envolvidos na caçada a Osama Bin Laden, é essencialmente uma obra de ficção, o que pode ser sua salvação no atual inquérito movido pelo Senado norte-americano).

A seleção de roteiros adaptados é excelente, também: Argo, As Aventuras de Pi (uma pequena gema, considerando a dificuldade da obra original), Lincoln, As Vantagens de Ser Invisível (afinal reconhecido!) e O Lado Bom da Vida (aqui eu teria preferido o elegante trabalho de Jose Rivera para On The Road, mas vamos deixar assim).

Senti falta de Indomável Sonhadora, mas havia uma questão técnica: seus autores não são filiados à WGA e por isso não podiam concorrer.

Na TV, o registro exato de quem liderou este ano: Breaking Bad, Game of Thrones, Mad Men, Homeland, Boardwalk Empire, 30 Rock, Girls, Louie, Parks and Recreation e (será cacoete?) Modern Family. Gostei também de ver Veep, Nashville e o desigual mas bem pensado Newsroom entre os indicados para nova série.

Impacto sobre os Oscars? A votação para os indicados da Academia termina hoje no final da tarde aqui de LA, depois de muitas confusões. Nesta etapa, os indicados são escolhidos pelos departamentos respectivos da Academia. Como quase todos os roteiristas acadêmicos são também afiliados à WGA, as chances de uma repetição de pelo menos cinco desses títulos é grande…

Os prêmios da WGA serão entregues dia 17 de fevereiro.