Blog da Ana Maria Bahiana

10 filmes para o fim do mundo

Ana Maria Bahiana

O churrasco global de Exterminador 2

Decepcionada/o com o desacontecimento do fim do mundo? O cinema, que resolve quase todos os problemas, também pode compensar seu desapontamento.

Os meus filmes apocalípticos favoritos

  1. Donnie Darko (dir. Richard Kelly, 2001) Não é só porque tem Jake Gyllenhaal moleque e um coelho gigante – e é porque sempre imagino que o verdadeiro fim do mundo, se e quando acontecer, virá precedido de um espécie muito especial de loucura. Veja o item 8.
  2. O Exterminador do Futuro 2: Julgamento Final (dir. James Cameron, 1991). Ainda a melhor sequência de aniquilação nuclear da tela.
  3. O  Dia dos Mortos (dir. George A. Romero, 1985). O primeiro, mega clássico, Noite dos Mortos Vivos, de 1968, terminava com o apocalipse zumbi sendo contido. Aqui a coisa está feia mesmo.  E por falar nisso…
  4. Madrugada dos Mortos (dir. Zack Snyder, 2004) Quando Zack Snyder ainda era bom, ele pegou um roteiro do grande Romero e fez um filme fim-de-mundo exemplar, com um grupo de pessoas num shopping cercado por zumbis por todos os lados.
  5. Extermínio (dir. Danny Boyle, 2002) Boyle entra de cabeça no mundo do apocalipse zumbi com seus mortos-vivos a toda velocidade.
  6. Extermínio 2 (dir. Juan Carlos Fresnadillo) Fresdanillo (também autor do roteiro) pega a história de onde Boyle deixou e empurra para ainda mais complicadas questões morais.
  7. Alerta Solar (dir. Danny Boyle, 2007) Pouca gente viu este filme de Boyle, pena… ele volta ao tem da destruição total através de uma outra perspectiva:a morte do Sol.
  8. O Abrigo (dir. Jeff Nichols, 2011). Um pequeno filme independente, sucesso em Sundance, levantando de novo a bola entre profecia e loucura.  E que elenco: Jessica Chastain e Michael Shannon.
  9. Melancolia (dir. Lars Von Trier, 2011). O fim do mundo como um drama intensamente pessoal. Para altos visuais, fast forward a primeira parte, a do casamento.
  10. Miracle Mile (dir. Steve de Jarnatt, 1988) Este é um micro filme indie dos anos 1980, difícil de achar mas super cult. E com boa razão. Além dos cabelos e ombreiras, uma trama amarradinha de suspense.