Blog da Ana Maria Bahiana

Por que os macacos ainda nos fascinam?

Ana Maria Bahiana

 

Os anos 1960 foram importantes para os grandes símios. Em 1963 o francês Pierre Boulle, um ex-soldado e ex-agente secreto dos aliados na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial que se tornara autor de sucesso  em 1952 com o livro A Ponte do Rio Kwai (transformado em filme ganhador do Oscar em 1957) lançou uma obra de ”ficção científica clássica, repleta de suspense e inteligência satírica”(segundo um crítico) : La Planete des Singes ou, no título da primeira tradução em inglês, Monkey Planet.

4 anos depois outro autor europeu, o zoólogo e antropólogo inglês Desmond Morris, lançou um dos maiores best sellers da década, O Macaco Nu, uma popularização das diversas teorias que aproximavam seres humanos e seus primos primatas.

Ao mesmo tempo, vários centros de pesquisa desenvolviam programas para estudar as funções cerebrais dos símios, especialmente os chimpanzés. Os dois mais bem sucedidos, da Universidade de Columbia em Nova York e da Universidade de Nevada em Reno, envolviam a criação de dois chimpanzés – o macho Nim e a fêmea Washoe, respectivamente – em ambientes humanos, com o objetivo de “evoluir” seu potencial cognitivo  e de comunicação. Washoe foi o primeiro primata a usar a lingugem de gestos para se comunicar, e Nim  atingiu níveis ainda mais altos. Ambos, contudo, sofreram muito – Nim morreu aos 26 anos de um ataque do coração, como uma pessoa estressada e angustiada. Sua história pode ser vista no excelente documentário Project Nim.

Mas antes de tudo isso havia o chimpanzé Oliver, apresentado em circos e parques de diversão, desde 1960, como o “macaco humano”. Oliver tinha o hábito de andar apenas em duas patas, era extremamente inteligente e demonstrava preferência por mulheres e não fêmeas de sua espécie.

É interessante manter esse pano de fundo na cabeça quando se pensa em O Planeta dos Macacos, o primeiro filme a adaptar o livro de Pierre Boulle e um dos grandes sucessos de 1968 . Um sucesso tão imenso que gerou várias continuações (todas inferiores ao primeiro), uma série de TV , quadrinhos e uma tentativa de reboot em 2001, com Tim Burton. Numa era de imensas transformações – os anos 1960 – não eram tanto os símios que nos interessavam, era o mistério de nossa própria humanidade – o que ela tinha de específico, o que ela tinha de adquirido, o que ela tinha de imprevisível- que nos intrigava.

Numa era de mudanças ainda maiores – a segunda década do século 21- voltamos ao mito dos macacos pensantes trazendo, agora, novas inquietações. O preço de nossa irresponsabilidade com o meio ambiente –raiz do “suspense e inteligëncia satírica” do livro original- está muito mais claro e urgente. Nossa nova fronteira cognitiva somos nós mesmos: como ampliar nosso cérebro, como impedir seu envelhecimento. O pano de fundo tornou-se mais complexo e por isso o novo Planeta dos Macacos- A Origem (estréia mundial hoje)  consegue ter o mesmo impacto que o primeiro gerou, 43 anos atrás: porque coloca a questão de novo, numa linguagem que nós, os passageiros do século 21, entendemos perfeitamente: o que nos faz humanos? e que responsabilidade carregamos juntamente com essa humanidade?

Tenho grande admiração pelos filmes de puro entretenimento que usam plenamente a capacidade metafórica do cinema. Planeta dos Macacos-A Origem é exatamente assim, o drama de Frankenstein – criatura X criador, o terror da responsabilidade  traída – realizado na era digital, onde o imenso talento da Weta e de um grupo atores liderado por Andy Serkis, é capaz de colocar o humano literalmente dentro do símio.

Vejam – é o melhor filme da temporada pipoca 2011.

 

  1. Ang

    02/09/2011 09:23:31

    Assisti ontem e fiquei impressionado com a qualidade do roteiro, pois eu não dava nada para o assunto. Fizeram um excelente trabalho ao dar realismo e emoção para um assunto tão fantasioso. O melhor do entretenimento em 2011.

  2. maria a. a. silva

    22/08/2011 15:09:07

    sou fascinada pelo macacos, não tenho filhos, gostaria de adotar um macaquinho!!!

  3. @GrandeRao

    22/08/2011 09:05:50

    Maravilhosa a sua critica, você ao inves de falar sobre o filme, fez todo um apanhado historico que ficou mais i nteressante q falar do filme em si! isso foi muito legal, parabens!

  4. walter

    21/08/2011 18:51:14

    Assisti hoje e achei fraquinho.Vários furos no roteiro e o terceiro ato não convence.Acho que faltou um pouco do mistério com relação aos filmes passados da série.

  5. eden

    21/08/2011 00:21:08

    Acompanhar um blog que demora quase um mês para atualizar equivale a ter uma conexão discada .

  6. Jamil J Landim

    20/08/2011 11:54:02

    Ana Maria, conhece o blog "O Falcão Maltês"? É impressionante, sofisticado, culto. Sou leitor fiel, já que amo o cinema clássico. Possivelmente é o melhor blog brasileiro na área e tem uma verdadeira legião de fãs. Você, como crítica reconhecida e amante do cinema, deveria escrever sobre ele, indicá-lo aos seus leitores, incentivá-lo. Seria uma ação grandiosa de sua parte. Veja a última postagem do blog, um Dossiê Greta Garbo. Incrível!http://ofalcaomaltes.blogspot.com/2011/08/vida-privada-de-greta-garbo.htmlAbraços!

  7. Alexandre

    19/08/2011 18:34:11

    resposta para Dani Z.Se vc gostou do final de Planeta dos Macacos com Charlton Heston não deixe de conferir Soylent Green que aqui levou o título de No Mundo de 2020, aliás estrelado pelo mesmo Heston. Neste filme tem várias cenas "inesquecíveis".

  8. Sidney

    19/08/2011 18:08:03

    Interessante pensar que desde o filme original nos mostrar a destruição que os humanos podem fazer pelo planeta e nada foi mudado, apesar das ONG,s levantarem todo tipo de bandeira pela nossa sobrevivencia, de outro lado foi dado um choque de 220v ou mais para chamar nossa atenção e infelizmente ainda mudamos muito pouco.Assisti o trailer e tive oportunidade de conhecer as novidades tecnologicas deste filme que despertam a nossa imaginação e traz lembranças e comparaçoes do primeiro filme, assim que bom que a industria continua a trazer estes filmes e tambem a oportunidade de avaliar de novo em que pé estamos de cuidados com nosso planeta.

  9. Sandra

    19/08/2011 14:46:01

    Aninha , será por que os humanos gostariam de saber se os animais reagem emocionamente como nós?! , uma vez que eles não podem falar , ficamos curiosos com o que passa em suas cabeçinhas...rsrsrsrs ... bjks

  10. Estácio Silva

    19/08/2011 13:02:30

    Ana, cadê você?

  11. Richard P

    18/08/2011 14:54:42

    Só estou esperando estrear no Brasil.Essa semana vi Árvore da Vida posso dizer que fez o meu dia.Filme excelente e o elenco inteiro está de parabéns.

  12. Porto

    16/08/2011 12:32:06

    Bahiana, por que você achou a tentativa do Tim Burton desastrosa? Nao concordo. Mas antes de escrever sobre isso, resolvi lhe perguntar sobre a base da afirmação.

  13. Simone

    15/08/2011 11:20:25

    Será que fascinam mesmo ou é apenas falta de assunto sistemática? Hollywood está cercada de produções anti-raciocínio e buscando sempre o edonismo de uma vida fútil e vazia, vejam um sem número de produções sobre super-heróis, e baboseiras bem roteirizadas como se beber não case em dose dupla! Não sei se acompanhamos o crescimento de uma geração de burros despreparados que só querem consumir e se anestesiar, seus ídolos são as Lohans e Winehouses, com o smais espertinhos seguindo Gagas e Perrys embriagadas nos fridays nights, ou se é só uma fase de fazer caixa com a maioria sem muita capacidade de raciocínio mesmo....de qualquer forma reciclar o que já era muito ruim e voltar pros macacos é muito sintomático de falta de criatividade......

  14. pedro

    15/08/2011 06:00:32

    Norma Rae deve estar orgulhosa

  15. eden

    14/08/2011 01:15:08

    "Por que os macacos ainda nos fascinam?"DARWIN.

  16. Ana Maria Bahiana

    12/08/2011 13:32:08

    Minha lista se baseou apenas nos filmes que estavam com lançamento garantido e anunciado para o segundo semestre, àquela altura do campeonato (verão norte americano). outros com certeza aparecerao a partir de Telluride, Veneza e, principalmente, Toronto. Devo estar em Toronto, e vou conferir a situação...

  17. Kaos

    11/08/2011 17:47:19

    Não se esqueçam que os chimpanzés são nossos primos! Chegamos onde estamos apenas por mutações genéticas, sem projeto nenhum.

  18. @cmarinho_

    11/08/2011 14:28:25

    Anna, senti falta do 360 do Fernando Meirelles na sua lista. Acha que ele não tem chances de emplacar nem indicações de elenco?

  19. Rafael Porto

    09/08/2011 17:56:54

    Pensei em mil coisas para escrever sobre a importância de ter citado em seu texto o contexto histórico em que o primeiro Planeta dos Macaos foi veiculado, entre outras coisas, mas desisti. Resolvi comentar outra coisa:Que texto! Que texto! Que texto!Nessas horas eu me orgulho de ser jornalista e lembrar que ainda há em nossa profissão alguns que merecem ser lidos.Obrigado!:)

  20. Dani Z

    08/08/2011 18:08:55

    Vou assistir assim que abrir aqui no Brasil Ana.Só um registro.Das mais marcantes imagens cinematográficas de minha vida, a última cena de O Planeta dos Macacos, é quando Taylor, Charleston Heston e a namoradinha a cavalo encontram parte da estátua da Liberdade enterrada. Nunca me esqueci dessa cena, eu era pequena e fiquei realmente impressionada em saber que eles estavam na Terra. Comecei a amar ficção científica alí.

  21. Simone

    08/08/2011 17:28:37

    Podemos ficar lendo e re-lendo a questão humana e símia o quanto quisermos porque o que torna as questões atuais é o foco que se escolhe,e nesse sentido o ser humano sempre evolui menos que o esperado! O que em termos de cinema é uma benção dos céus já que não se precisa inovar. bastando repetir....Assim segue hollywood repetindo, repetindo, repetindo, trocando a roupa pela estética da década, os cortes de cabelo, as armações dos óculos e algumas gíria...os executivos de hollywood nunca foram tão covardes e encarcerados na repetição! Repetem e repetem pra garantir lucroscertos, ninguém quer ser mais vendido apra japoneses, sheiks ou milionários exóticos, então a competição entre os estúdios acabou! Tendo acabado ninguém precisa inovar, basta um Crepúsculo, Lua Nova etc..pra lançar umas carinhas novas que depois se venderão repetidas vezes em papéis românticos/docinhos para o mesmo público Peter Pan que o consagrou por umas 2 décadas....Não acho que os macacos fascinem, acho que os saudosistas olham pra trás e dizem "vejam ainda estou atual"....e os novos com nada na cabeça além das xaropadas embebidas em muito álcool de "Se beber não case" e outras coisas do gênero, vão curiosamente assistir a macacos esquisitos que agem feito gente....Tudo velho....muito...muito....muito velho.....

  22. Josenildo

    06/08/2011 14:54:27

    Acredito que nos fascinam porque vemo-nos neles mais do que gostamos de admitir eAndy Serkis para coadjuvante Ceasar em Planeta dos Macacos:Origem e Capitão Haddock em As Aventuras de Tintin

  23. Ramon

    06/08/2011 11:10:19

    A Bahiana sintetizou muito bem como os realizadores desse novo filme "dos macacos" foi feliz na sua escolha do argumento!!! Aguardando ansiosamente a estreia aqui no Brasil!!! O_o

  24. brendam

    05/08/2011 21:26:45

    (Não custa perguntar... rs)Falando em melhores filmes, com exceção de 'Rio', quais os outros filmes estão nas suas pré-lista pro GG?

  25. Filipe Pinheiro

    05/08/2011 21:05:59

    Só fui ver o trailer desse filme na sessão de HP 7.2 e me surpreendi. Achei bem interessante. Agora, com várias críticas positivas que venho lendo (inclusive a sua), fiquei animado de verdade. Bom saber que o final do verão americano pôde trazer um bom filme, algo inteligente. E o elenco, está bom como parece? Abraços, Ana!=]

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso