Blog da Ana Maria Bahiana

No adeus de Harry Potter, o poder da vida e a magia do cinema

Ana Maria Bahiana

 

 

A morte e os mortos tem um papel de destaque no derradeiro Harry Potter, parte II do último livro da saga concebida por J.K.Rowling, Harry Potter e as Reliquias da Morte. É um tema apropriado para o fim de um ciclo, a jornada de  mais de uma década de um herói que influenciou e povoou os sonhos de uma geração.

Como algumas gerações anteriores – as que cresceram à sombra do ciclo O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, obra que com certeza é uma influência no trabalho de Rowling – os contemporâneos da jornada de Harry foram levados a debater a importância das escolhas individuais, o sentido da amizade e da lealdade e, em última análise, a natureza do bem e do mal. Como Frodo em Senhor dos Anéis, Harry não é excepcionalmente forte, inteligente ou poderoso _ seu destino foi selado pela mão do acaso, e sua natureza heróica deve ser provada ou rejeitada pelas opções que fará nas encruzilhadas de sua trajetória. E, como Frodo, seu chamado não é para obter algo, mas para destrui-lo: a recusa de um tipo de poder para que se possa, amplamente, abraçar seu avesso.

Todos esses temas estão expressos e sintetizados em Harry Potter e As Relíquias da Morte – parte II, fecho perfeito para o ciclo de  oito filmes que, consistentemente, adaptou a obra de Rowling para a tela. Alguns foram melhores que outros,  mas mesmo o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, que hoje parece ainda mais tosco, tem o mérito de ter escalado, brilhantemente, o elenco essencial que deu corpo a Harry, Ron, Hermione, seus colegas, adversários e mestres.

Reliquias II pode ser lembrado como um dos melhores. Mais uma vez, fãs do texto de Rowling podem estranhar as simplificações e liberdades que Steve Kloves –roteirista de sete dos oito filmes, escolhido pessoalmente pela autora – tomou com a obra. Mas é sempre bom repetir o mantra: livro é livro, filme é filme.

O essencial- o confronto entre Harry e Voldemort, que é, basicamente, o encontro de Harry com seu destino – precisa ser expressado visualmente dentro de um período limitado de tempo. Imagens e gestos precisam ser conjurados para concretizar o que, na página, são descrições e adjetivos.

Kloves e o diretor David Yates – que se desincumbiu bravamente dos quatro últimos títulos da série – ancoraram o episódio final de Harry Potter numa série de sequências de ação empolgantes, um contraste com o ritmo mais lento da primeira parte: a invasão das caixas fortes do banco Gringotts, o ataque a Hogwarts, o confronto final entre Harry e Voldemort.

O clima aqui é de urgência e resolução – com um poderoso interlúdio na estação de King’s Cross do metrô de Londres, perfeito em espírito e realização, que ilustra bem um outro ponte forte da série, a integração excepcional entre desenho de produção, fotografia e efeitos.

Este talvez seja o mais emotivo de todos os Harry Potters, provando o quanto vale a qualidade de um elenco de primeira linha, encabeçado por mestres como Alan Rickman (Severus Snape), Ralph Fiennes (Voldemort) e Michael Gambon (Dumbledore).

E no final estamos de volta a Hogwarts, encerrando um ciclo e começando outro, como a vida, que se estende sempre além da morte.

Precisava ter sido dividido em duas partes? Provavelmente não. Precisava ser em 3D? A não ser para espectadores que realmente apreciam cobras avançando em sua direção e objetos mágicos voando sobre as poltronas, não faz muita diferença. A magia de Harry Potter é obra de suas ideias e não de seus truques.

Harry Potter e as Reliquias da Morte Parte II teve pré-estreia  dia 7 na Grã Bretanha e entra em circuito mundial a partir de 14 de julho. Nos EUA e no Brasil,a estréia é dia 15 de julho.

 

 

  1. Valdemagno Silva Torres

    14/08/2011 04:31:49

    Eu penso que Ralph Fiennes parte na frente na corrida ao Oscar. Enxerguei - Roteiro Adaptado, Fotografia, Efeitos Visuais, Som e Efeitos Sonoros como motivos de indicação, bem como Figurino. Trilha Sonora é outro que pode emplacar. Estou exagerando ou você enxerga alguma categoria oscarizável em Harry Potter?

  2. Thiago Viana

    12/08/2011 21:09:48

    Achei o filme para o final da saga perfeitamente feito, mas como filme sozinho acho que ficou devendo. Analisa-lo separadamente ele é um grande erro o que só confirma que a separação dos dois filmes foi totalmente desnecessária. Se na parte 1 faltava 'ação', a parte 2 falta história. Mas depois de uma saga tão grande sem nenhum erro alarmante o final é bem digno.

  3. Rodrigo Castro

    23/07/2011 14:19:46

    Por um bom tempo, entre meus 11 e 15 anos, entrei para o time dos fãs de Senhor dos Anéis que desdenhavam de Harry Potter e sua "infantilidade". Parei de ler a saga de Rowling no quarto livro, exatamente quando ganhei o primeiro volume do épico de Tolkien. Hoje vejo como era uma atitude boba, apesar de, pessoalmente, acreditar que Tolkien é um gênio da literatura, enquanto Rowling bebeu bastante de sua fonte para realizar os sete livros de Harry Potter.Parabéns a Rowling por ter sacado uma história magnífica, inspirante, que, em comparação com o lixo juvenil produzido hoje em dia, encabeçado pela terrível Saga Crepúsculo, deixa os concorrentes comendo muita poeira.Concordo com você, Ana Maria, quando diz que não precisava de dois filmes. Se a parte I foi usada como preparação do terreno, me deu foi raiva, pois fiquei duas horas num vai-não-vai da história. Mas confesso que estou ansioso demais para assistir o desfecho.Sobre o 3D, com certeza é só mais uma estratégia para ganhar muito, muito dinheiro. Como disse Pablo Villaça, o 3D de HP foi convertido da gravação em 2D, o que deixa a tecnologia subestimada, porca, ruim.

  4. Jéssica

    13/07/2011 17:16:28

    Concordo plenamente com a parte do " Filme é filme, livro é livro" . Durante 10 anos eu ouvi as pessoas reclamarem que o filme nao esta seguindo o livro.....devia ter pensado nessa resposta!!!! KKKPara mim, a qualidade dos filmes foram se desenvolvendo atraves do tempo, e do Enigma do Principe para cá eles foram ficando cada vez melhores de uma forma muito visivel. Como a Ana disse, não precisava ser em 3D, mas SIM precisava ser em duas partes porque a riqueza de informações que o livro possue não poderia ser resumido em +ou- 2 horas e 30 min. Alem de que criou uma expectativa para que nós fãs esperassemos mais um pouquinho para saber que era o fim!!!!!Meu coração até doi quando penso que nunca mais sentarei em uma sala de cinema e assistirei HP, mas sei que poderei falar para meus filhos que aqueles filmes que vivem passando na televisão EU assisti um por um. Para o cinema Tudo termina em 15/07 mas meus livros sempre estarão na estante esperando alguem mergulhar nessa aventura histórica chamada Harry Potter!

  5. Adriano

    13/07/2011 14:24:26

    Eu considero, Ana, que "Ordem da Fênix", o primeiro dirigido pelo Yates, é o filme mais equivocado da série. Mesmo nos dois primeiros filmes, que muitos amam criticar, vejo mais qualidades que no debute de Yates à frente da série.

  6. Ana Maria Bahiana

    13/07/2011 13:29:21

    A Academia está seriamente interessada em que seja ela. Negociações intensas...

  7. Téu Borella

    13/07/2011 10:33:37

    Mudando assunto de pato pra ganso, li num jornal que a provável apresentadora do Oscar ano que vem será a Oprah Winfrey, confere?

  8. Cristiane Martins

    13/07/2011 01:45:47

    Ana sei que o final da saga vai ser emocionante, mas ao analisarmos todos os filmeso melhor de todos continua sendo o terceiro HP O Prisioneiro de Askaban dirigido por Afonso Cuaron, a primeira parte de As Reliquias foi melhor que o quinto e sexto filme.Harry é um personagem que se tornou ícone do cinema e da literatura, mesmo que você não goste.Vou para o cinema com os meus lenços, dar adeus ao meu bruxinho...

  9. Ana Maria Bahiana

    12/07/2011 23:08:05

    Nos EUA a estreia é dia 16 de dezembro, e vc pode ter certeza de que será fortemente posicionado para os prêmios...

  10. Rafael Gomes

    12/07/2011 21:41:46

    Ana, você sabe quando é a estreia de The Iron Lady? No teaser (ótimo, por sinal) dizem que será em janeiro de 2012, mas eu pensei que ele tivesse sido concebido como O filme que daria o terceiro Oscar da Meryl Streep. Você confirma essa data?

  11. Gilberto

    12/07/2011 17:33:41

    Este último Harry Potter é o melhor, mas pena que alguns filmes bastante densos como "The Killer Inside Me" (O Assassino Em Mim) não sejam comentados pela crítica em geral. Tem em Blu-ray no Brasil (MILAGRE!!!). É um filme provocante, denso, e Case Afleck está perfeito como o distante e neurótico auxiliar de xerife. As cenas de violência são necessárias para mostrar a mente perturbada do protagonista. Queria ver o roteiro/livro de "O Assassino Em Mim" nas mãos dos irmãos Coen !!!

  12. Raphael Sanches

    11/07/2011 16:50:11

    Não sou fã incondicional dos filmes ou livros mas acompanho a saga desde o início e acho que é um entretenimento de altíssima qualidade... sempre me lembra os bons filmes infantis que assistia na Sessão da Tarde dos anos 80 ( tenho 28 anos )....... Não acho que o HP se destaque pelo que está por trás da história (moral,lições,etc..) pois honestamente vi pouco disso...ou nada que já não foi mostrado em zilhõs de filmes infantis.....e é justamente ai que vejo a grande qualidade de HP... continuar a mostrar o que os outros zilhões de filmes infantis já mostraram com excelência, magia, criatividade, brilho...etc....--- Não li o livro e não sei dizer se precisava ser dividido em 2 ou não... mas concerteza a 1° parte foi o pior de todos os HP.... sem ritmo (coisas importantes acontecem nos ultimos 5 min X tenda na floresta pensando na vida durante 2 hrs de filme )..... Como Cinema esta 1°Parte decepcionou e muito...deixando todo mundo com o pensamento de que o único propósito era só pra ganhar mais dinheiro.... .....e por fim... rsss...concerteza logo logo surgirá sim novas aventuras de HP....seria muita ingenuidade achar o contrário....Adoro seu blog Ana!!!! Escreva maisssssss !!!!!!!!! Por Favorrrrrr !!!!!!! :)

  13. RENATO LOUCO MESMO

    10/07/2011 20:32:18

    ISSO NAO ACABARA NUNCA!! LOGO LOGO INVENTAM UMA NOVA SERIE POTTERVAI AI A SUGESTAO.." HARRY POTTER.Volume 8 AVENTURAS SEXUAIS"HARRY POTTER VOLUME 9 SOU GAY E DAI"Harry POTTER volume 10 COMO TEM TROUXA QUE ME DA DINHEIRO FACIL

  14. Ana-Rio

    09/07/2011 21:55:03

    Nunca li os livros, mas gosto de todos os filmes principalmente o 3 e o 4, e o penúltimo. O elenco é fantástico incluindo mestres mesmo como Gambom, Rickman e Finnes e as ótimas Maggie Smith e Julie Waters. Amo o trabalho feito pela dupla Emma Watson e Rupert Grint.É fato Rowling se inspirou em Tolkien. Tolkien sabe tudo.

  15. Rozi

    09/07/2011 11:14:07

    Já perdemos aquela "magia" de esperar um livro a cada dois anos. Nos intervalos entre eles, relíamos e imaginávamos o que viria a seguir.Agora... o último filme.Muito triste.E nada veio na literatura infanto-juvenil que substituísse.

  16. brendam

    09/07/2011 11:02:44

    Ana, falaram que Maggie Smith chega a usar 5% do que ela sabe fazer no último HP. Procede? (Adoro ela)p.s.: Você comentará sobre as indicações ao Emmy no blog?

  17. Flávia

    09/07/2011 10:42:38

    Claro que tinha que ser dividido em 2 partes foi maravilhoso ver a primeira parte e saber que o melhor ainda está por vim na 2ª parte, saber que é o ultimo filme que não vai ter mais nenhum era triste, então foi um presente para todos nos ser dividido em 2 partes pelo menos demorou um pouquinho mais para acabar Todos aqueles que são fãs de Harry Potter assim como eu ficaram tristes com o final da saga.

  18. ana cila

    09/07/2011 09:52:17

    ñ vejo a hora de assistir

  19. André Terra

    09/07/2011 09:50:42

    Ana,As continuações "evoluíram" junto com público. O primeiro para crianças; o último p adolescentes. Ambos ( produtores+ espectadores = "personagens" ) se performando no processo. A "magia" da franquia foi produzir demanda, não o filme. .Abraços

  20. Silvia

    09/07/2011 08:31:52

    Sou sua fã, e ver uma critica sua compreendendo o que é para nos fãs o universo Harry Potter foi um máximo! Não é apenas um enredo juvenil como muitos acham, é um marco de uma geração que cresceu, mas que não esquece a magia de Hogwarts. Os sentimentos sobre o filme são contraditórios, ao mesmo tempo que quero ver todos na telona outra vez... saber que eles não estarão lá outra vez é doloroso... Contagem regressiva para o "the end"...

  21. Denise G. Azevedo

    09/07/2011 08:00:15

    Adorei seu texto me fez relembrar de quando fui apresentada ao hp.Foi a partir do livro em 2002 Que fiquei amiga de umas das pessoas que me acompanha até hj. Se nao fosse pelo Harry potter eu nao teria essa amizade de quase uma decada.Valeu pelo texto, muito obrigada!Fiquei triste por o filme esta quase terminando, mas nao vejo a hora de ter filhos e mostrar para eles minha adolescencia como foi boa graças ao harry.:) bjinhos

  22. Fabiano

    09/07/2011 07:38:15

    Ela falou em pre-estreia, que realmente aconteceu em Londres, na ultima 5a feira, dia 7. A cidade praticamente parou por causa do evento com os atores.

  23. giles

    09/07/2011 06:14:26

    hahahahahagente, que revoltsPrimeiro, o livro que foi dividido em duas partes eh o 7, não o 6Segundo, o filme 7 (parte 1) é uma dos mais bem realizados e cria a emoção necessaria pro fim da série por ser o único com um tempo mais lento, o que dá tempo de desenvolver os personagens e suas emoções, algo que nenhum dos outros filmes, pro precisarem mostras fatos e acontecimentos de forma mais rapida, souberam fazerTerceiro, seria impossivel fazer do livro 7 um só filme. Neste livro todas as pontas soltas sao resolvidas. Nas outras adaptaçoes, cortar uma historia paralela era simplesmente podar coisas que poderiam ser suprimidas ou mostradas de forma mais enxuta. Nesse livro são poucas as coisas que podem ser retirdas e que mesmo assim deixam a historia com um final (o passado de dumbledore é umas delas: deixa a historia mil vezes mais ricas, mas nao tem uma necessidade de aparecer no filme pq acrescenta pouco à narrativa principal)Quarto: não simplesmente uma historia caça-níquel.Se assim fosse, todos os livros seriam dois filmes (pois ha material para fazer ate 3 filmes de cada livro. O Cálice de Fogo mesmo foi por muito tempo pensado como dois filmes, mas em termos de arco narrativo não ficaria ideal, então foi resumido em apenas um filme...)

  24. Will

    09/07/2011 00:56:32

    Concordo. Não precisava de duas partes, se nem o maior livro da saga precisou por que este precisaria?

  25. Neylle

    08/07/2011 23:34:37

    Adorei a critica, vc traduziu o que sinto em Harry...As questões comerciais da Warner não vem ao caso!

  26. Sil

    08/07/2011 23:32:02

    Concordo plenamente que todos os filmes deveriam ter sido divididos em 2 partes ou pelo menos a partir de "O Prisioneiro de Azkaban."Obrigada JK Rowling!

  27. Cíntia Gaio

    08/07/2011 22:37:50

    Adorei sua crítica.Muito legal ver alguém expressar o valor de uma obra que muitos debocham, sem conhecer bem, apenas pelo fato de ser uma obra juvenil.De fato, a força de Harry está nas idéias e nos dilemas humanos narrados ao longo dos sete livros, e não nos truques, que são apenas a forma exterior da estória.abç

  28. John Shepard

    08/07/2011 22:05:44

    Concordo! Precisava mesmo ser dividido em duas partes, principalmente por se tratar de um final de saga. Além do mais, 3D é moda e portanto precisa também ser feito em 3D...:D

  29. Juan

    08/07/2011 21:47:36

    Crítica perfeita, só achei que era realmente necessária a divisão do filme em duas partes.

  30. Adrina

    08/07/2011 21:12:13

    Ah já nem sei se estou triste ou feliz,quero tanto ver o último filme , mais ao mesmo tempo não quero pq isso significa o adeus ,pois é último. Mas, estarei lá no cinema pra prestigiar Harry Potter e dizer ADEUS.

  31. Filippe Cruz

    08/07/2011 20:56:17

    Todos os filmes deveriam ter tido duas partes

  32. Ela

    08/07/2011 20:40:53

    Logo no cartaz lê-se “tudo termina dia 15/07”. Ao mesmo tempo que quero ver, fico triste por ser o último. E você tem razão na qualidade do elenco principal e nas estrelas escolhidas que interpretaram os professores. Acho que sendo em duas partes, prolongou um pouco o impacto do “the end” e ao mesmo tempo contou melhor a história do último livro. E não é que você também é fã de Harry Potter ? “E no final, estamos de volta a Hogwarts, encerrando um ciclo e começando outro, como a vida, que se estende sempre além da morte.” Hogwarts é a escola da vida, das muitas vidas, gostei dessa sacada. (Você assistiu em dvd? Posso me candidatar a ganhar o DVD de presente de Natal e de aniversário, ou algum outro brinde que com certeza deve ter ido junto ou irá no Oscar? )

  33. Juka

    08/07/2011 20:40:18

    realmente não precisava 2 partes. Dividir o livro foi uma sacanagem dos produtores, ávidos por arrecadarem mais alguns milhões de dolares. Tudo poderia ter sido resolvido em um único filme, como foi feito com os livros anteriores. A primeira parte foi tosca e sem emoção. Concordo que o livro seja grosso, concordo que o livro tem material para duas partes, mas, como livro é livro e filme é filme, os produtores não souberam aproveitar a história no filme um. As cenas de suspense, que obrigam hARRY a fugir, a casa de Rony, tudo desperdiçado. espero que, realmente, eles tenham aproveitado o clima de confronto do final, e que essa segunda parte seja mais emocionante. E é besteira achar que é uma despedida para sempre, está claro que em breve, a autora vai escrever uma continuação e transformar a obra em um caça niquel.

  34. felipe

    08/07/2011 19:01:31

    ana, vc acha que harry tem alguma chance no oscar? parabens pela critica, abs

  35. Karinna

    08/07/2011 18:57:30

    Como assim nao precisava de duas partes?O livro é enorme, rico em detalhes essenciais que não podiam ter sido deixados de fora!Pelas outras criticas que li, terem dividido o filme foi perfeito, não só para o bolso da warnner, como um PRESENTÃO para os fãs que vem acompanhando a saga desde o iniíco. A maior sacada, foi terem dividido!Acho que vc nao leu o livro para saber os ricos detalhas que nele se encontram!

  36. Gui

    08/07/2011 18:52:23

    AMEI A CRÍTICA!*RdM2 não estreiou dia 7 na UK e EUA, é dia 15 de julho também, como no Brasil! :)

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso