Blog da Ana Maria Bahiana

Um cachorro falante, ETs hostis e os quintos dos infernos: o que há de interessante na TV, agora

Ana Maria Bahiana

Agora que estamos todos (mais ou menos) conformados com o final de Game of Thrones e The Killing, e sabendo que o fim de ano vai trazer as segundas temporadas de Walking Dead, Boardwalk Empire e, finalmente, a nova de Mad Men, é hora de ver o que a TV oferece na meia –estação. E, entre séries novas e novas temporadas, muita coisa vale a pena:

Treme, segunda temporada (HBO)

Por que as pessoas parecem ter-se esquecido desta excepcional série, tão laudada em sua estréia, ano passado? Para meu paladar, esta segunda temporada está ainda melhor, menos preocupada em levantar a bandeira da indignação (que era a tônica da primeira, focada em Nova Orleãs imediatamente após o furacão Katrina ) e mais ocupada no que faz melhor: o desenho claro, detalhado, profundo, das vidas e personalidades de um grupo de pessoas e, através delas, do espírito de uma cidade.

O professor enfurecido de John Goodman faz parte da trama apenas como uma lembrança, um jovem empreendedor texano (John Seda) entra na história para ilustrar as mamatas da reconstrução da cidade, e as personagens femininas, principalmente o trio Ladonna (Khandi Alexander, magnífica) – Annie (Lucia Micarelli) – Sofia (India Ennenga) tornam-se os motores da narrativa. A cidade se define não mais como a vítima de uma sucessão de tragédias, mas como um ser vivo, capaz de sobreviver e se adaptar, negociando passado e futuro.

Entre as muitas virtudes de Treme, gosto especialmente do modo como a série usa a música não como um pano de fundo, mas como personagem,  um elemento vivo e ativo da história.Se a primeira temporada pertenceu, neste setor, ao Big Chief Lambreaux (Clarke Peters), esta segunda destaca o músico de rua Harley, encarnado pelo excepcionalmente talentoso compositor-multi instrumentista Steve Earle como a alma mesma da cidade, para quem música é o próprio ar que se respira.

Wilfred – estréia (FX)

Mega-sucesso na TV australiana, esta comédia surreal sobre a amizade entre um homem e um cachorro estreou esta semana no canal FX, com Elijah Wood no papel de Ryan, um jovem advogado em crise existencial , e  o australiano Jason Gann repetindo sua atuação como Wilfred, o cão que Ryan só consegue ver como um ser humano enfiado num óbvio traje peludo. É um artifício narrativo ousado _ a fatiota de Wilfred é claramente fajuta, parte integrante de algum delirio pessoal de Ryan.

Enquanto Ryan tem altos papos com Wilfred – que gosta de fumar unzinho e se se considera o namorado ideal de sua dona, Jenna (Fiona Gubelman)-  todos os demais personagens tratam Wilfred como o cachorro que ele é ( num breve momento, os espectadores tambem o vêem como um animal , o que só reforça o clima absurdista da série). Wilfred, somos convidados a pensar, é o inconsciente primitivo de Ryan, o lugar onde ele guarda instintos, desejos e hábitos que não ousa deixar aflorar. Mas o tom é de comédia rasgada que, para mim, funcionou melhor nos primeiros episódios, onde o artificio de Wilfred-o-cão-falante ainda era novidade. A série tem futuro? Checar, como referência, o cavalo falante da série Mr. Ed, dos anos 1950…

Falling Skies – estréia (TNT)

Steven Spielberg parece estar profundamente preocupado com o futuro da humanidade. Em sua outra série televisiva da safra 2011, Terra Nova (que estréia apenas em setembro), as condições apocalípticas em que a humanidade se colocou depois de vários desatinos ecológicos só podem ser corrigidas com uma marcha a ré radical.

Falling Skies, criada e escrita por Robert Rodat (O Resgate do Soldado Ryan, O Patriota) e produzida por Spielberg, oferece uma outra versão do fim do mundo: fomos invadidos e estamos sendo ocupados por ETs absolutamente hostis que nos tratam…. Hummmm…. Exatamente como os os colonizadores europeus trataram os habitantes originais das Américas. Em seu primeiro grande trabalho desde ER Noah Wyle se desimcumbe bem como o líder de um grupo de sobreviventes que se junta a improvisadas milicias de resistência na tentativa de repelir os invasores. Há muitos ecos de The Walking Dead nos temas de sobrevivência, familias separadas pela catástrofe, redefinições de hierarquias num mundo sem lei (e Walking Dead é melhor). O paralelo com a história norte (e sul..) americana dos tempos coloniais é o que torna FS mais interessante.

Breaking Bad -quarta temporada (AMC)

“Sempre soube que esta era a história da danação do meu personagem. Desde o início era bem claro que Mr.White estava numa viagem sem volta, de um modo ou de outro” – Bryan Cranston me disse isso ano passado, quando lhe perguntei se seu  personagem na vitoriosa série da AMC tinha alguma possibilidade de salvação.

A quarta temporada de Breaking Bad confirma tudo o que Cranston antecipou: retomando exatamente do momento em que Jesse (Aaron Paul, cada vez melhor) atira no competidor contratado pelo chefão Gus (Giancarlo Esposito) – a cena que encerrou a terceira temporada- a série enfia o pé no acelerador de uma curva descendente ao fundo dos infernos. O poder de BB é ver os pequenos passos, a mínimas concessões, as negociações pessoais, gradativas que pessoas que se consideram honestas fazem em sua caminhada para o lado sombrio da força. Jesse e Mr.White já perceberam que a dívida que contraíram não pode ser paga _ o nosso prazer sinistro é ver Bryan Cranston e Aaron Paul nos guiarem nessa jornada.

 

  1. Carlos Henrique

    04/07/2011 16:32:40

    Olá Ana, Muito bom os comentários para as séries. Em relação ao Wilfred... você não acha que ele bebe na fonte ( de maneira mais ousauda e adulta) de Calvin e Haroldo ? Muito parecido. Abraços, Carlos Henrique

  2. rodrigo rodrigues

    04/07/2011 12:09:12

    Ana, você não chegou a dar sua opinião sobre " A árvore da vida". O que achou? Ainda não sei o que pensar com base no trailler e nas críticas de Cannes. Bjs.

  3. Ene

    01/07/2011 23:52:45

    To viciado em séries, sério. Cancelaram duas sensacionais, isso mesmo, pq tenho maior queda por aquelas que ninguém fala nem dá bola, tais como Chicago Code e Lights Out. Caramba, fico embasbacado com os personagens, com o conteúdo dos mesmos, isso me enrola. To gostando de Stil pelos mesmos motivos e odiando Falling Skies (ainda não vi um único elogio) Acabei não vendo The Killing por achar o tema desinteressante e todo mundo gostou. Luther na primeira temporada arrasou, mas a segunda tá ficando um pouco cansativa, veremos se toma rumo. O que tem matado um bocado de coisas boas tanto na TV como cinema são má escolhas de elenco, isso na minha opinião. Uma escolha errada pode botar todo o conteúdo a perder e tenho visto isso muito. Parece que agora todo mundo é ator e cantor!!!???

  4. Bernardo Mascarenhas

    01/07/2011 11:19:17

    Falling Skies pra mim foi baita decepção, considerando a grife Spielberg. Direção preguiçosa, clicheria a rodo, até os efeitos e direção de arte são meia boca. Aliás, em matéria de cenário pós apocalíptico o livro "A Passagem", de Justin Cronin, está bem à frente da concorrência, esta sim pode ser considerada uma narrativa épica. Espero que agora que o Ridley Scott adquiriu os direitos saia uma adaptação à altura. Se não, o livro só já basta, e como. Já Breaking Bad é outro departamento, acho bem difícil encontrar, hoje, roteiros que rivalizam com os dessa série. Além da genial interpretação da dupla principal. Não esqueço o episódio em que eles passam o tempo todo tentando matar uma mosca no laboratório. Conseguiram, através de uma situação banal, passar toda a complexidade psicológica que os personagens estavam atravessando, de forma brilhante.

  5. Luisa

    30/06/2011 22:15:49

    Marilia,Também estou super ansiosa pelo começo da 6ª temporada de Dexter, que ainda não tem data para estreiar, mas está previsto para o final de setembro, enquanto isso veja um gostinho da próxima temporada no youtube:http://youtu.be/BmoIhzlczlEDe enloquecer!!!!!!

  6. william rezende

    30/06/2011 22:12:57

    ana,e a ultima temporada do the closer,já assistiu ou ainda não estreou?eu adoro essa james bond do verdadeiro bem que é a blenda johnson.ah,e não esqueça de dizer qual é a melhor animação do momento se ainda é o rio ou carros 2.

  7. Túlio

    30/06/2011 16:19:07

    Iiiisso... A terceira temporada foi a pior, mas o primeiro episódio da quarta deu a impressão que a série tá de volta nos trilhos...

  8. Brigite

    30/06/2011 15:48:15

    Wilfred - estréia (FX) - aguardo ansiosa por esta série, deve ser no minimo sulrreal

  9. Ana Maria Bahiana

    30/06/2011 15:33:52

    Se for True Blood, aqui está: http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/06/10/na-quarta-temporada-de-true-blood-as-fadas-revelam-sua-verdadeira-face-saiba-o-que-vai-rolar-em-bon-temps-spoiler.jhtm

  10. Ana Maria Bahiana

    30/06/2011 14:36:01

    Qual delas? True Blood?

  11. Túlio

    30/06/2011 14:11:22

    Já tem essa matéria no site, Ana? Porque procurei e não achei. Se já tiver, coloca o link aqui pra gente. :)

  12. Ana Maria Bahiana

    30/06/2011 13:33:46

    O livro já está pronto, com esse título mesmo, infelizmente. Imagino que a Nova Fronteira saiba da existencia da outra obra, nunca fui alertada para essa coincidencia.

  13. Ana Maria Bahiana

    30/06/2011 13:32:49

    Ainda não recebi a nova temporada, Marilia. Assim que receber, comentarei.

  14. Denichan

    30/06/2011 09:24:54

    Oi Ana! Há algum tempo venho acompanhando seu blog e gosto muito de seus textos, em especial porque sempre descubro algo interessante e me sinto no meio da indústria! rsComo outros leitores, fiquei super feliz com o lançamento do livro! Com certeza vou adquiri-lo, se houver sessão de autógrafos, pode avisar no blog?Obrigada por compartilhar com a gente!

  15. Marilia Lopes da Costa

    30/06/2011 03:25:22

    Acabei enjoando das ascéticas CSIs e das profilers: estou gostando da Detroit...Por que ninguém fala no DEXTER - de longe a melhor do momento e minha séria favorita.

  16. Elias Neves Gonçalves

    30/06/2011 02:57:45

    Ana, eu li um livro há um tempão atrás cujo título é "Como Ver um Filme", do Angelo Moscariello, salvo engano saiu pelas Edições 70. É pouco conhecido atualmente até porque esgotou no fornecedor tanto foi a procura por esta obra. Você não pensa em mudar o títulode seu livro??

  17. Ana Maria Bahiana

    30/06/2011 01:52:03

    Merece. Leia materia minha no UOL TV.

  18. Flavia Viana

    30/06/2011 00:36:44

    Uót, Ana?Livro novo seu na jogada?Ueba! Pode ir reservando o meu autografadao.Vou dormir feliz.F.

  19. Luisa

    30/06/2011 00:11:55

    Não se esqueçam da 4ª temporada de True Blood, que acabou de sair nos EUA!Na minha opinião, vale muito a pena!Nos Brasil estreia na HBO no dia 7 de julho!Muito ansiosa!!!

  20. Gustavo Zago

    29/06/2011 23:40:23

    em agosto??\o/ que bom!!!

  21. jose blanco

    29/06/2011 22:55:32

    E Detroit 1-8-7, que me parece, de longe, a melhor série policial, com aberturas (variadas) belíssimas da cidade sede da série e um quê de policial sujo, sem o ar de laboratório asseptico que permeia CSI e que tais.Blanco

  22. Christian Marinho

    29/06/2011 22:49:19

    Ana, a série que me deixa mais ansioso nesse Mid Season é Damages, minha série favorita, quase cancelada e salva do limbo no último minuto pela DirecTV. Agora por ser uma série de TV a cabo os roteiristas tem mais liberdade criativa, por estarem livres das amarras da tv aberta. Já não consigo mais esperar pela volta da antológica Patty Hewes, da maravilhosa Glenn Close e da também ótima Rose Byrne.

  23. anderson

    29/06/2011 22:46:24

    E desculpa escrever a palavra série tantas vezes em um texto tão pequeno. Esta aí a prova que o homem não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo..rs

  24. anderson

    29/06/2011 22:44:10

    Falling Skies é péssima... Assisti aos dois primeiros episódios e achei muito chata... demorei 4 dias para ver porque dormia no meio do caminho...Breaking Bad é uma excelente série, assim como Theme.Fiquei impressionado não ter colocado True Blood na série (devido ao sucesso, pois eu não gosto da série também), além de ter deixado de fora o Sons of Anarcky, que é uma excelente série, apesar de ter a bandeira americana em todas as cenas, o que irrita um pouco as vezes.

  25. Jeferson

    29/06/2011 20:19:02

    Concordo com o Filipe !Ler suas notas sobres essas séries é muito bom, mas saber que vai sair um livro novo seu é ótimo !!!E que chegue logo agosto....

  26. LUCAS

    29/06/2011 19:46:50

    Adiciono a lista Weeds (que pelo primeiro episódio da 7ª temporada parece que vai melhorar) e Luther, do Reino Unido.

  27. Samir

    29/06/2011 18:47:23

    Ana, e Tru Blood? Ainda merece nossa atenção?

  28. Filipe Pinheiro

    29/06/2011 17:30:30

    Fiquei curioso para assistir Wilfred. Treme eu já acompanho e estou com um pé atras com Falling Skies.Agora, a melhor notícia de todas eu li na sua resposta ao comentário do Haroldo Carvalho. Como Ver um Filme vai virar livro e já sai em agosto?!?!Coisa boa de saber. Mas isso significa que você não voltará ao Brasil para apresentar o projeto novamente?Abraços, Ana!=]

  29. Marco Antonio Tritapepe

    29/06/2011 17:22:37

    Parabéns pelo trabalho linda Ana, mas confesso que Falling Skies que iniciou nos canais TNT/Space da terra brasilis não tem me agradado. Deve ser por ter no pensamento a outra série de ET do Spielberg. A excelente Taken. Beijos

  30. Ana Maria Bahiana

    29/06/2011 16:41:10

    Tudo isso e muito mais no meu livro Como Ver um Filme que sai em agosto pela Nova Fronteira.

  31. Haroldo Carvalho

    29/06/2011 16:40:15

    Querida Ana:Leitor semanal de seus comentarios, sou seu fã. Gostaria eu, como milhares de leitores saber sua opinião sobre filmes classicos em cada gênero. Gostariamos de uma lista com 10 no mínimo em cada gênero. Obrigado queira por sua atenção.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso