Blog da Ana Maria Bahiana

A loucura da compaixão e outras lições dos finais de The Killing e Jogo de Tronos

Ana Maria Bahiana

 

Duas séries importantes deste primeiro semestre encerraram suas temporadas de estréia ontem, com resultados bem diferentes: uma, The Killing, me deixou extremamente frustrada; a outra, Jogo de Tronos,  confirmou os altos padrões de concepção e execução que são sinônimos da HBO.

The Killing sofreu do mesmo problema que assombrou outra série da AMC, Rubicon: uma promessa constante de grandes mistérios e revelações que , no final, não se sustenta. A maioria das séries deste nível é planejada minuciosamente antes do início das filmagens, mas os primeiros 13 episodios de The Killing pareciam, muitas vezes, uma improvisação livre em torno do tema “quem matou Rosie Larsen?”

Vamos dar pontos positivos ao desenvolvimento dos personagens que o ritmo da série possibilitou: é raro ver, na TV, as reais consequências, sobre toda a familia, de uma morte súbita e violenta. E mais pontos pelo clima noir-com-chuva, não visto na telinha desde os tempos de Twin Peaks, de saudosa memória.

Mas eu achei o final uma bela tirada de tapete, vocês não concordam? Mais uma falsa resolução, mais um mistério encaixado na última hora, mais um gancho para ver se é possível prender a atenção do público até a segunda temporada. Para mim não funcionou, pareceu coisa feita sem pensar, sem planejar, sem honrar os compromissos com o espectador que já havia investido tanto nas promessas da série.

Jogo de Tronos é uma outra criatura. Um elemento poderoso que narrativas de época, fantasia e ficção científica tem em comum é a capacidade de comentar assuntos extremamente atuais e difíceis deslocando-os para outro lugar ou tempo. Ao colocar sua desenfreada luta pelo poder num universo  fictício, George R.R. Martin nos permite participar, sem sentir, de uma profunda reflexão sobre a natureza humana e seus diversos tombos e topadas no caminho evolutivo.

No mundo de Westeros, situado mais ou menos no equivalenea ao final da nossa idade média, os Sete Reinos tem um certo verniz de civilização: há reis e conselheiros, cavaleiros, professores, estradas e uma engenharia sofisticada o suficiente para construir um gigantesco muro como defesa contra o que sempre tememos – os outros, os que não-são-nós.

No mundo de Essos ainda estamos a poucos passos dos primatas que fomos, e a força bruta é energia predominante: o Khal que não mais pode cavalgar não mais pode liderar; a horda que estupra e escraviza está fazendo “um favor” aos vencidos.

Em ambos, contudo, o ser humano ainda não evoluiu para um plano onde questões morais mais complexas e delicadas possam ser exercitadas.  Em Essos, ao salvar a vida da feiticeira Mirri Maz Duur (Mia Soteriu), Daenerys (Emilia Clarke) tenta exercer a rara arte da compaixão _ o que, como se vê no capítulo final, leva a uma sucessão de tragédias e à pergunta-chave: “Do que você me salvou?”

Em Westeros, visitando o prisoneiro Ned Stark (Sean Bean) no episodio 9, Varys (Conleth Hill), o mestre dos espiões, chama de “loucura” a compaixão que  levou o desgraçado primeiro ministro  a comunicar à rainha Cersei (Lena Headey) a descoberta de sua longa conspiração_ causando, assim, a morte do rei Robert (Mark Addy) e, finalmente, a sua própria.

Seguindo fielmente o primeiro volume da série Uma Canção de Gelo e Fogo – com pequenas alterações que, na verdade, facilitaram a compreensão da história – os roetiristas David Benioff e David B Weiss mantiveram o foco nessa profunda discussão moral que é a essência da saga. Porque estamos num mundo claramente imaginado, as questões podem ser apresentadas assim, de modo puro, sem firulas.

E mantendo sempre seu poder como entretenimento, amplificado por magníficas interpretações (Peter Dinklage como Tyrion Lannister é meu favorito) e por valores de produção de tela grande.

Foram 10 ótimos episódios para responder à pergunta da estréia da série – “você sabe por que está morrendo?” – e nos deixar com água na boca para a segunda temporada, no primeiro semestre de 2012.

Eu só ainda não gosto nas perucas.

E vocês, o que acham?

 

  1. Carlos

    29/06/2011 19:15:00

    As perucas sao pessimas!

  2. Daniel Braga

    25/06/2011 01:13:12

    Boa noite Ana. Ao contrário de você, gostei muito do final nada conclusivo de The Killing. A solução encontrada para o assassino parecia boa e certa demais para ser verdade. Espero que no segundo ano a detetive consiga descobrir tudo, mas com um ritmo mais acelerado se possível.Quanto a Game of Thrones, só posso elogiar a HBO por toda qualidade da série. Considero esta uma das melhores séries dramáticas no ar, atrás apenas de Breaking Bad e Mad Men.Desde já, fico contando os meses para a estréia da segunda temporada.Abraço

  3. Luis

    22/06/2011 17:53:08

    Tenho acompanhado Game of Thrones. Não é tão bom quanto Roma, que casava histórias de personagens históricos e de ficção de maneira brilhante, mas é um ótimo entretenimento, muito acima da média que passa na TV a cabo. Quanto ao comentário de Ana, penso que o mundo sem compaixão é exatamente o mundo pagão retratado na série. Apesar de ser uma fantasia, é evidente que a inspiração do autor veio da Europa pagã.

  4. Lu

    22/06/2011 14:55:27

    Oi, Ana! Adorei o seu post e concordo que The Killing deu mesmo uma rasteira no expectador. Eu queria comanhar outro caso na próxima temporada. Tive a impressão de aquele arco do professor ficou longo demais, pra depois não acontecer nada de muito especial. O episódio ia muito bem, até aquele minutinho final. Frustrante. Já a temporada de Game of Thrones foi impecável. É difícil escolher o melhor episódio. O Peter Dinklage está excelente como Tyirion, mas tenho que destacar a garotinha que faz a Arya. Aliás, a série tem um dos melhores elencos infantis que eu já vi. Vou ter que comprar os livros. Esperar até o ano que vem pra saber o que acontece com a Arya e o Jon Snow é demais para mim.

  5. Dani Z

    22/06/2011 11:19:14

    AnaNos últimos minutos de The Killing Finale eu me transportei no tempo e fiquei com a mesma cara que fiz no último episódio de LOST. De cara! Puxa! Me venderam a série com a promessa de que cada temporada seria de um crime, com meio e fim resolvidos. Resta agora esperar pra ver quem está sentado no carro em que o Holden entra, logo agora que eu já achava ele um parceiro bacana para a Sarah.Já o final de Game of Thrones me emocionou. Adorei a cena final com Dany nua e cercada de dragãozinhos fofos, como uma deusa deveria ser.Só senti falta da participaçao da rainha Cersei, sumiu nos 2 últimos episódios. Gostei também de ver que Arya vai se tornar amiga do bastardo de Robert, bem bonitão por sinal. Mas acho que não vou aguentar esperar, vou pra livraria comprar os livros. Abs!

  6. Letícia Berchielli

    21/06/2011 19:04:15

    Ana Maria, Sou Letícia, aluna do 4°ano de jornalismo da PUC-SP. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), eu e minha amiga Karen (que nos lê em cópia), estamos elaborando um trabalho sobre Ezequiel Neves. Sabendo que você e Ezequiel trabalharam juntos na primeira edição da Rolling Stone brasileira, além da Rock: a História e a Glória, e que a sua relação com o Zeca, que se estendia muito além das redações, acreditamos que uma conversa com você é muito importante para nosso trabalho. Resta-nos perguntar: você teria interesse em conversar conosco sobre o Ezequiel? Caso ache melhor, podemos continuar esse contato por e-mail. Meu e-mail é: leticiaberchielli@gmail.comAguardo ansiosamente sua resposta. Desde já, agradeço a atenção. Abraços, Letícia.

  7. Lucas

    21/06/2011 14:09:59

    Entendo a frustração de muitos com o final de The Killing, mas eu gostei. Nunca imaginaria SPOIILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER que o Holder fosse tão fdp. Can't wait pela 2ª temporada. E mês que vem recomeça Damages! (L)³

  8. Augusto

    21/06/2011 12:13:59

    Puxa, Ana, que pena você ter se decepcionado com The Killing. Eu só comecei a assistir porque você recomendou.... Adorei tudo na série, inclusive o final. Não achei puxada de tapete, mas uma reviravolta e tanto. Que incrível foi o último episódio!Não nos esqueçamos ainda que foi uma série de altíssima qualidade, num canal que se importa com roteiro e com uma atriz até então desconhecida. Numa época em que o status de uma atriz é medido por capas de revista, foi uma aposta e tanto.De todo modo, agradeço a dica. "Proveitosíssima"! rs E larga mão de ser ranzinza, viu? rs

  9. Grandes Filmes

    21/06/2011 11:58:18

    Achei esta primeira temporada de Game of Thrones muito boa (vou começar a ler o livro agora).Cada episódio teve seu porquê na série, nada foi em vão. E terminou deixando a ansiedade para a próxima temporada no máximo (ela só deve acontecer daqui a 9 meses).Há mais de um ano que não tinha vontade de escrever sobre uma série de TV. Game of Thrones faz com que eu queira ficar comentando e indicando para todo mundo. Realmente conseguiu me prender.

  10. Adriano

    21/06/2011 10:02:34

    Emilia Clarke como Daenerys tem sido uma agradável surpresa no quesito atuação.

  11. Brigite

    21/06/2011 08:13:11

    Só acompanho Jogo de Tronos, série com mistério como foi Lost fica difícil acompanhar e seguir a decepção sempre vem junto com a expectativa

  12. Renata

    20/06/2011 22:50:37

    Eu amo essa série e olha que eu tenho pavor ao gênero 'fantasia'! Eu comecei de pé atrás e acabei completamente obsecada por esse mundo bruto, sem meias medidas. Para mim foi uma bela temporada, fazia tempo que eu não curtia tanto uma série, acho que desde Mad Men. E os atores dão um show. Além de Peter Dinklage, eu adoro o Conleth Hill como Varys. Eu sei que ainda falta muito tempo, mas Game of Thrones tem chances de ganhar alguns Globos?

  13. Pedro Eugenio

    20/06/2011 22:31:53

    Peter Dinklage, concordo plenamente com sua opinião a respeito desse pequeno grande astro norte-americano. Quanto a Jogos dos Tronos, adorei a série, de início posso confeçar que exitei um pouco em ver, pois já havia tomado conta da dimenção do conjunto da obra (4 livros), e não sabia se os diretores saberiam coodenar a equipe nos sets de filmagens a fim de proporcionar um belo espetáculo para nós espectadores. Até agora tenho assumido bem meu papel de fã da série, não perco um episódio. Acredito na avaliação de Ana Maria sobre o contexto e o significado dessa obra televisiva para o nosso tempo e acho legal sua abordagem sobre os diversos aspectos que Jogos dos Tronos mostra sobre lealdade, discriminação e violência.

  14. Marcelo Reis

    20/06/2011 22:16:29

    Ana, fico feliz em saber que o final de "Game of Thrones" ficou à altura de tudo que a série trouxe até agora. Resta agora esperar até 2012.Esse lance da peruca que você comentou, me fez lembrar da peruca da Halle Berry no primeiro filme do "X-Men" (que era um horror) para o segundo (que melhorou muito).Queria saber se você está acompanhando "Falling Skies" e o que pode falar sobre essa série. Obrigado.Abraços e sucesso, hoje e sempre!

  15. Diego Alves

    20/06/2011 21:54:06

    realmente Game of Thrones se siu muito bem, não consigo ver a série sendo fieto por outra que não a HBO que hoje é a pixar das séries. Mostrar uma cena homossexual entre o príncipe Renly e Loras Tyrell mostra bem o jeito da HBO de fazer séies, sensual mas não vulgar(apesar de outras como True Blood as vezes passarem do ponto). Havia muito receio da cena final, mas eles tambem se sairam bem dessa, ficou muito bem feita a parte com Daenerys e os dragões, realmente eles foram fiéis a obra literária e os cortes ajudaram a narrativa. Minhas atuações preferidas são Peter Dinklage como Tyrion e Lena Headei como Rainha Cersei. Ana você tambem vê a HBO hoje como a pixar das séries?

  16. Filipe Pinheiro

    20/06/2011 21:53:56

    Game of Thrones, comecei agora. Estou no 5º episódio. The Killing, eu vi i piloto e parei por aí. Não achei interessante, e detestei a protagonista da série.Agora, a HBO continua provando que não é TV. Mesmo!Abraços, Ana.=]

  17. S@ndra

    20/06/2011 21:32:58

    Eu só acompanhei Jogo dos Tronos, AFE, e adorei a primeira temporada o difícil será esperar até o ano que vem pela segunda temporada e a outra e a outra!Mas para compensar estou lendo o 2º livro "A fúria dos reis"!

  18. Raphael Matos

    20/06/2011 21:22:52

    Realmente The Killing pisou na bola enquanto Game of thrones se mostrou no caminho certo, The Killing poderia muito bem ter revelado o assassino para o público deixando um gancho maior, nós saberíamos a verdade e os detetives não, seria interessante vê-los interagindo com o verdadeiro assassino sem saber...é como disse Hitchcock, a diferença entre suspense e surpresa.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso