Blog da Ana Maria Bahiana

No novo filme de Mel Gibson, a vida imita a arte que imita a vida

Ana Maria Bahiana

Um Novo Despertar (The Beaver, Jodie Foster, 2010) é, em muitos aspectos, como um acidente de carro: você sabe que nada bom vai sair dali, mas não pode parar de olhar quando cruza com ele na rua ou na estrada.

Durante uns quatro anos este roteiro de Kyle Killen circulou pelos corredores do poder em Hollywood, incluido na elogiosa mas complicada lista de “os melhores roteiros não-produzidos”.  Killen _ nascido no Texas, formado pela prestigiosa escola de cinema da University of Southern California_ acabou estreando profissionalmente com Lone Star, uma série de TV  promissora (eu era fã) mas cancelada depois de dois episódios por falta de audiência. Ele está na fila de novo este ano, com a série Awake, interessantíssima, mas de cujo poder de fogo nas pesquisas de audiencia os analistas já estão duvidando.

Com essa perspectiva _ que Jodie Foster não tinha na época em que aceitou dirigir o projeto _ fico pensando em que tipo de perfil Killen tem. Possivelmente alguém que tem excelentes ideias mas se confunde com o próprio brilho de suas invenções e perde o caminho lá pelo meio da longa, trabalhosa jornada que é estruturar uma narrativa.

A premissa é fascinante (como era a de Lone Star e como é a de Awake): no meio de uma tenebrosa crise de depressão (cujas origens  nunca são explicadas, embora haja uma alusão à genética ) Walter Black, homem de meia idade , pai de familia e dono de uma fábrica de brinquedos, encontra a salvação através de um fantoche em forma de castor (o “beaver” do título). Com o fantoche em sua mão direita, Black cria um alter ego instantâneo, uma espécie de terapia ambulante através da qual se torna capaz de, finalmente, assumir  o controle de sua vida.

Numa dessas sincronicidades absurdas, Gibson, que se envolveu no projeto em 2009, a convite de Foster, sua amiga desde que os dois trabalharam juntos em Maverick, começou a filmar Despertar no meio da série de crises que abalaram sua vida em  2009-2010, quando sua ex-mulher Oksana Grigorieva divulgou as gravações das furiosas brigas do casal. Em outras palavras: enquanto Mel Gibson interpretava Walter Black, homem de meia idade, rico, pai de familia, caindo furiosamente por um poço sem fundo de angustia, fúria e depressão, ele era um homem de meia idade, rico, pai de familia, caindo furiosamente por um poço sem fundo de angustia, fúria e depressão.

Talvez este elemento explique a melhor coisa de Despertar: o próprio Gibson, numa interpretação tão visceral e poderosa que é impossível não pensar na correlação entre drama e vida. (Eu estou entre os que acham Gibson um bom ator que se tornou melhor com o passar dos anos e o áspero polimento dado pela vida).

O resto é complicado. Despertar começa como um estudo de personagem que se torna pouco a pouco absurdo, no bom sentido. Sua primeira meia hora é brilhante, e Foster parece ter a mão firme nas decisões de como significar, visualmente, a fratura da alma de Walter Black.

No exato momento em que as coisas se tornam realmente complicadas e interessantes, o roteiro dá uma guinada primeiro para a comédia – aquela historinha tão comum no cinemão americano, onde uma grande crise de repente se resolve de um modo bem engraçadinho – e depois, sem aviso prévio, para o filme de terror. Para terminar com tudo certinho, resolvido e explicado.

Há muitas boas ideias e pelo menos dois desempenhos fantásticos – Mel Gibson e Anton Yelchin, como o filho mais velho que teme estar seguindo os passos do pai. Mas a impressão que fica, no final das contas, é a de uma espécie de salada com melão, anchova e chocolate. Ou, talvez, o acidente de carro que você fica querendo olhar por todos os motivos errados.

Um Novo Despertar está em cartaz nos EUA (onde não foi bem nem de bilheteria nem de crítica) desde o dia 20 e estreia dia 27 no Brasil.

No próximo post, uma interessante conversa com Mel Gibson, aqui em Los Angeles.

 

 

  1. Rodrigo Brum

    30/05/2011 11:53:20

    Ana, o filme é sim um fiasco de bilheteria, mas não de crítica. Boa parte da imprensa especializada falou bem dele. Também tenho observado que as resenhas aqui no Brasil foram, na maioria, positivas. Estou muito curioso para ver o longa. Como vc deixou claro, deve ser, no mínimo, interessante!

  2. carlos henrique

    29/05/2011 14:42:42

    Parabens pelo blog, muito bom...tenho um "micro blog" (escrevo quando tenho tempo) sobre musica e cinema, se quiser dar uma olhada : http://estudosmusicaecinema.blogspot.com/abraçosCH

  3. eden

    28/05/2011 10:44:57

    Não gostar de Angelina Jolie é um direito, mas não encontrar "nada de relevante no curriculo" é outra coisa.

  4. Estácio Silva

    27/05/2011 20:00:38

    "VEM PARA SAMPA PRA GENTE DA UM ROLE BASICO"Essa foi o fim da picada! Hilário!

  5. Marcelo Goldenberg

    27/05/2011 19:32:23

    Sem dúvida, Mel Gibson, é um dos atores mais verdadeiros e carismáticos de Hollywood! Extremamente Talentoso, como ator e também diretor. Evidente que pisou na bola algumas vezes. O importante é que aprenda com os erros. - Coração Valente, continua sendo um dos melhores filme já produzidos!Na verdade, este filme revela um pouco de Gibson, ao tratar da luta pela liberdade! A maneira independente com que Gibson se coloca, demonstra este vinculo. Expressar idéias e convicções nas quais verdadeiramente acreditamos, num mundo onde o dinheiro é tudo, não é para qualquer um! Como já disseram nesta coluna, prezado Mel Gibson, queremos ve-lo mais atuante, aconteça o que acontecer, Keep Walking

  6. calixto

    27/05/2011 19:23:06

    Olá, sou designer de produto. Estou fazendo um trabalho pra faculdade baseado no Livro - "Como a geração sexo, drogas..." - um série de brinquedos modelados e produzidos em resina.Independente uma coisa da outra: queria te enviar um e queria saber se você pode perder uns minutos colaborando com o meu trabalho. Se puder aguardo seu email pra detalhar as ideias. Abração

  7. Richard P

    27/05/2011 18:59:45

    Pelo visto não assistiu nada da Jolie.Ela tem o preço da coragem.A troca.Garota interrompida,Gia.George Wallace.Dizer que ela não tem nenhum filme relevante no currículo da para ver que fala sem ter conhecimento .Como a maioria.

  8. Cristiane Martins

    26/05/2011 22:59:47

    Oi Ana!!Espero que esse filme de Gibson seja realmente bom, eu não gosto muito dele como ator, ele tem bons filmes, como Coração Valente ou Marverick, acho que Mel perdeu um pouco o rumo da sua carreira com esses escandalos na vida pessoal.Ana comenta o que você achou do final de The Borgias, estou começando a ver a série e estou encantada, esse canal Showtime conseguiu uma substituta à altura de The Tudors.

  9. eden

    25/05/2011 22:43:41

    Quanto a Kirsten Dunst é uma atriz que está amadurecendo profissionalmente de uma maneira grandiosa. Espero tb ver o filme apesar de não curtir o Lars, que foi infeliz nas declarações em Cannes - o que achei uma ironia mal compreendidae nada demais, acontece que o assunto é um tabu.

  10. eden

    25/05/2011 22:38:06

    Não vi o filme, mas pretendo!Mas o que mais me encanta nessa história toda é a coragem de Jodie Foster não virando as costas para Mel Gibson. Num mundo cão como Hollywood isso me parece um tipo de amizade rara, onde claramente ela separa as coisas.

  11. Lucy

    25/05/2011 22:14:16

    Gosto muito da carreira australiana de Gibson ( Mad Max, Galipolli, O ano em que vivemos em perigo ). Gosto tb da série máquina mortífera e o acho um ator bem razoável. Os problemas com o álcool o prejudicaram muito (inclusive fisicamente), a confusão com a ex-namorada tb ( mas acho que ela armou contra ele ), gostaria de vê-lo atuando mais constantemente. Quando a Jodie Foster, sou admiradora de todos os seus filmes, inclusive o primeiro que dirigiu, portanto vou prestigiar esse filme. Foster é como Cate Blanchett, Kate Winslet e Helen Mirren. Sempre vale a pena ver na tela.Tem umas estrelinhas óbvias de Hollywood que nunca engoli. Nada contra, nem nada a favor, somente chatinhas como Julia Roberts e Tom Cruise (de quem só respeito pelo filme do Kubrick) e outras que se fala muito, mas que não apresenta nada em conteúdo, caso de Jolie (nenhum filme relevante no currículo). Quando vejo Foster em plena atividade, tenho que aplaudir, assim como Meryl e Julianne Moore, uma das poucas atrizes americanas de verdade.

  12. Rozi

    25/05/2011 14:28:43

    O personagem Alan, do "Two & a Half Man", também tinha um boneco onde ele apresentava seu verdadeiro EU. Foram cenas muito engraçadas. Mas naquele contexto valia tudo. Não sei como poderia funcionar no filme da Jodie Foste...

  13. Ana Maria Bahiana

    25/05/2011 14:09:09

    Quero ver os filmes primeiro...

  14. Valdir

    25/05/2011 13:56:01

    Oi, Ana. Lembro de vc de Londres. Beijos

  15. Edgar Hampf

    25/05/2011 12:24:41

    Brilhante avaliação, Ana. Um texto poderoso, claro, interessante, estudado, revelando talento e domínio do tema e da linguagem. Serve como uma aula de jornalismo, de crítica e de competência.

  16. rodrigo aguiar

    25/05/2011 11:45:02

    Ana, você não irá dar uma comentada sobre os vencedores de Cannes por aqui?GRANDE beijo!

  17. Sandra

    25/05/2011 11:34:42

    Ana , a principio achei que seria um fiasco , mais agora com seu texto brilhante , fiquei realmente interassada neste filme , torço pro Mel Gibson se redimir em L.A. , apesar das controvérsias que ele causou , ele não pode ser acusado de nao ser autentico e poxa tem muito carisma !

  18. Flávio

    25/05/2011 11:09:47

    Ana você que pelo fato de Kirsten Dunst ser americana , esse prêmio em Cannes pode fortalecer uma possível campanha para o Oscar. Afinal ela é jovem, a América a conhece , é bela e todos os blás, blas, blás...

  19. RENATO LOUCO MESMO

    25/05/2011 10:44:18

    HEY GATA BAHIANA...TUDO BEM AI/? ENTAO ANA...NAO TEM NADA DE ORIGINAL NA IDEIA DESSE FILME GATA!!!! NUNCA ASSISTIU SOUTH PARK? VAI VER QUE O CARA QUE ESCREVEU A IDEIA ROUBOU TAL IDEIA DO DESENHO SOUTH PARK!!!LA TEM O TAL DE MR HAT E UM PROFESSOR LOUCO QUE TEM UM BONEQUINHO NA MAO QUE FALA COM ELE TOMA CONTA DA VIDA E MENTE DELE ETC ETC ETC....BLA ANA.....FALA ALGUMA COISA LEGAL AEEEEE....., POR EXEMPLO BATE UM PAPO DE BOA COM O RIDLEY SCOTT E PERGUNTA PARA ELE COMO TA O PROMETHEUS...E TAL.AI ANA..TU É MO GATA HEIN.....VEM PARA SAMPA PRA GENTE DA UM ROLE BASICO E FALA DE CINEMA E TAL...MR HAT MR HAT MR HAT SOUTH PARK!!!!!

  20. Rafael Gomes

    25/05/2011 10:01:46

    Nossa, eu adoro Maverick. Acho engraçadíssimo, e é o filme em que a Jodie Foster está mais linda.

  21. rodrigo rodrigues

    24/05/2011 19:59:34

    Ana, posta logo a conversa....não nos deixe muito tempo sem notícias....Bjs e espero que esteja melhor da gripe.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso