Blog da Ana Maria Bahiana

É meia noite na Paris de Woody Allen: onde estão seus desejos?

Ana Maria Bahiana

É uma boa coisa que Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, Woody Allen, 2011) tenha sido escolhido para abrir o Festival de Cannes, semana passada: poucos filmes que eu me lembre realizam tão bem a visão do encontro entre cinemão e cineminha, entre Estados Unidos e França. É delicioso, leve, altamente digerível mas bem acabado, bem articulado, bem resolvido _ coisa que nem sempre os últimos trabalhos de Woody Allen tem sido, especialmente quando ele se deixa possuir por rancor, amargura e cinismo.

Estamos bem longe disso nesta meia noite numa Paris da imaginação. O clima é A Rosa Púrpura do Cairo e não Celebridade: um bombom, talvez um suspiro, e não uma poção de arsênico.

Pena que, para presevar a delícia do filme, eu não possa dizer quase nada sobre ele _ é um desses que quanto menos se sabe antes de sentar na cadeira, melhor.

O que posso dizer: um escritor frustrado (Owen Wilson, escolha mais que certa para o papel) vai com sua noiva (Rachel McAdams, ótima) e a familia dela para Paris. O pretexto é uma viagem de negócios do futuro sogrão (Kurt Fuller) _ republicano roxo, produto típico da era Bush . A viagem  deveria ser também uma excursão de compras para a nova casa dos noivinhos (que ainda não existe) guiada pela futura sogra ,o tipo de pessoa que acha uma cadeira de dezenas de milhares de euros  “uma pechincha”. No meio do caminho haverá o encontro com o ex-namorado da moça (Michael Sheen) um sujeito pomposo que gosta de dar palestras espontâneas sobre qualquer assunto, de vinhos a história da arte, mesmo que ninguém queira ouvir.

Gil, o escritor, é um roteirista de sucesso mas intui, como muitos antes dele, que ser apenas “super procurado pelos estúdios “ (palavras da  noiva) não é o suficiente para saciar sua fome de algo mais, a busca de uma felicidade sem nome que ele, talvez por falta de opções, coloca no passado, na Paris dos anos 1920, onde modernismo, cubismo e surrealismo estavam sendo criados e uma geração de  autores e artistas norte-americanos, alegremente auto-exilados, se reinventava. “Nostalgia é medo do futuro”, pontifica o ex-namorado, e ele tem mais que um pouco de razão (o que não o torna menos irritante.)

E então, numa bela noite, Gil tem uma epifania mágica…

Como em tantos outros  de seus filmes, Gil é um alter–ego de Allen.  Ou melhor, uma faceta de sua alma, aquela que, no outono da vida, reavalia uma carreira de sucesso e pensa se isso é ou não o bastante. A decisão de abordar esse dilema com generosidade e lirismo – e não com ressentimento e sarcasmo – é o que faz Meia Noite em Paris a delícia que é, indo além dos dez minutos de cartão postal da abertura para uma visão gloriosa da Paris dos sonhos, das possibilidades, repositório das aspirações  de gente criativa e contra a corrente de todas as épocas.

Allen está no topo de sua forma como dialoguista e desenhista de personagens _ em poucos traços, sabemos exatamente quem são esses americanos exilados em Paris e o que cada um espera da Cidade Luz (que, na visão de Woody, retribui exatamente na medida do desejo de cada um, cidade-fada-madrinha dos sonhos alheios). A escolha do elenco é perfeita, a fotografia é linda e o gosto de Allen pelo jazz dos Roaring  Twenties casa-se perfeitamente com o clima do filme.

Meia Noite em Paris estreia nos EUA sexta dia 20 e no Brasil dia 17 de junho.

 

  1. FERNANDO

    05/09/2011 22:17:05

    SEM MUITO PAPO. O FILME É SIMPLSMENTE ESPETACULAR. WOODY ALLEN É MUITO INTELIGENTE.

  2. Ela

    25/06/2011 22:36:19

    Assisti ontem e saí com aquela sensação de ter feito um programão. Assim como havia gostado de Rosa Púrpura do Cairo este supera e muito por causa da belíssima fotografia - parecem pinturas emoldurando os personagens. Marion Coutillard está deslumbrante e toma conta da telona. Gostaria que ficasse com a indicação de melhor atriz mas acho que ficará com a de melhor coadjuvante. O que você acha?

  3. juvelino

    24/06/2011 13:26:27

    Vi os comentarios mas parece q o filme vale a pena,acho q só circular por Paris ja é umatrativo para qualquer pessoa e tendo um enrredo por traz de tudo isso acredito q vale a pena

  4. hemp

    21/06/2011 22:02:41

    Em sua fase europeia ja que filmar em Nova York se tornou muito caro para ele foi a saida encontrada por ele para continuar filmando. Talvez ele sinta falta de casa ou seja de fazer filmes em Nova York..Mas nao da para descartar todos os filmes que ele gravou na Europa nestes ultimos tempos.

  5. Pablo

    06/06/2011 23:50:15

    Também não achei Vicky Cristina grande coisa... Parece uma desculpa pra mostrar gente bonita!

  6. Allan Kern

    31/05/2011 20:07:00

    Acabei de ler tudo o que eu queria ler sobre esse filme. Estou ansioso pela estreia.Ana, você deve ter tomado conhecimento de que o roteiro de "Django Unchained", de Quentin Tarantino, vazou. Li o começo e fiquei muito entusiasmado. Você chegou a conferir esta primeira versão? Se sim, o que achou?

  7. Cris Penha

    23/05/2011 19:25:59

    Achei sei comentário sobre o filme tão grandioso que mesmo se ele for ruim, vai parecer bom.

  8. Estácio Silva

    21/05/2011 11:11:49

    Já estou ansioso pra ver. Mais ainda estou pra estreia de Tree of Life, do Malick dia 3 de junho.Ana, como andam os comentários sobre On The Road, sai esse ano?

  9. Simone

    21/05/2011 08:06:25

    Eu acho o Woody Allen incrível. Gosto muito de Desconstruindo Harry, Poderosa Afrodite e mesmo de Vicky Cristina Barcelona. Sou uma admiradora atípica dele, pois prefiro seus filmes "mais novos" (20 anos pra cá) aos mais antigos.Enfim, estou ansiosa por esse novo filme e já preparada para a saudade da gloriosa Paris que ele vai me proporcionar.

  10. Richard P

    20/05/2011 09:50:41

    Corrigindo Os Comentarios caíram como uma bomba.

  11. Richard P

    20/05/2011 09:47:46

    AnaMelhoras.Nessa hora nada melhor que uma boa caneca de chocolate quente.Tenho certeza que logo estará 100% boa.Precisamos de você.Cannes está fervendo e espero que esses filmes cheguem ao Brasil. .É sobre Lars será que isso pode prejudicar o filme .Os comentários caiu como um bomba no festival.

  12. Cristiane Martins

    19/05/2011 16:54:14

    Ana coloquei um cometário, mas não saiu...Bom eu acho que muito falam mal de Allen, mas ele tem feito bons filmes mesmo quando não são considerados geniais como Anne Hall ou Manhatan, filmes como Match Point e Vicky Cristina, Barcelona é bem agradáveis eu adorei.Estou bem curiosa sobre esse novo trabalho, pelo seu texto o filme deve ser ótimo.Sobre Cannes, depois da declaração infeliz de Lars Von Trier, você acha que seu filme está queimado no mercado ou sua obra se sobrepõe??Ana coloca aqui o trailer de TinTin.

  13. Ana Maria Bahiana

    19/05/2011 15:44:19

    Eu teria visto Arvore da Vida esta semana, mas estou gripadissima e mal consigo sair da cama, quanto mais de casa.. Sim, é verdade que o festival mandou Lars de volta para casa.

  14. Leonardo

    19/05/2011 14:12:44

    Ana, sera que Woody Allen e o maior cineasta americano vivo??? De qualquer forma, me parece que, assim como Jerry Lewis e Alfred Hitchcock, ele e um desses artistas que trabalham nos EUA mas que nao tem grande reconhecimento em seu territorio, sendo reconhecidos como grandes autores na Europa.Abracos.

  15. Tisf

    19/05/2011 11:20:53

    Andei meio frustrado com os últimos filmes dele, mas pelo que eu li, esse parece ser ótimo!

  16. Richard P

    19/05/2011 10:42:25

    Ana ,estou esperando a sua critica sobre o filme Arvore da Vida,Parece que dividiu opiniões em Cannes. .E a declaração Lars Von Trier .É verdade que ele foi expulso do Festival?Deu para ver a reação da Kirsten Dunst quando ele falou que entendia o homem Hitler.Perdeu uma ótima chance de ficar calado.

  17. Sandra

    18/05/2011 16:21:58

    Ana , na minha opinião Woody Allen é genial !! Ele é o cara que faz filme onde eu fico refletindo , lembrando de pessoas parecidas , situações etc! eu acho ele o maximo , espero sempre ansiosa para ver.uma coisa , achei ele com uma carinha tão tristinha em Cannes.

  18. João César

    18/05/2011 08:27:24

    Woody Allen pra mim é sempre obrigatório. Pode ser um filme mais fraco, sempre tem pontos interessantes levantados. Ele já namorava Paris quando fez "Everyone Says I Love You", inesquecível momento da Goldie Hawn dançando e voando nas margens do Sena, nos lembrando "Sinfonia de Paris". Paris é mágica! É o que ele sugere. Este novo filme parece ter o mesmo lirismo. Podíamos fazer uma votação dos melhores filmes de Woody Allen entre nós aqui no blog da Ana, o que acham?

  19. Rafael

    17/05/2011 17:00:41

    A alma é um tema recorrente nas suas análises, Ana - e gosto muito quando você fala dela. Tenho sempre a impressão de que nos conhecemos, somos amigos há anos e estou te ouvindo falar do filme enquanto tomamos um café qualquer. Há uma leveza em seus textos - e neste, particularmente - que reflete bem a sutileza que é a obra de Allen e sua visão de mundo.Obrigado pelo texto, mais uma vez.

  20. Deise

    17/05/2011 16:13:28

    Nossa Ana!!!Quero ainda mais ver este filme. Obrigada.

  21. Cleusa

    17/05/2011 14:15:00

    Melhor que ' “Vicky Christina Barcelona” por favor.' ???Por favor, digo eu.

  22. Cleusa

    17/05/2011 14:13:13

    Vanessa, vou colar pra voce um comentário que li outro dia no blog do psicanalista curitibano Leonardo Ferrari, André Tezza é ou era coordenador do curso de publicidade na universidade Positivo. O que ele comenta ajuda a gente entender quem não entende (ou ñ gosta do estilo, ou até, ñ entende do assunto) Woody Allen... tb depois a resposta do Ferrari... André Tezza disse... Ferrari, Contra a crítica que diz que Woody Allen só se repete e esgotou a sua melhor fase nos anos 70, eu digo que alguns dos melhores filmes são os últimos ("Você vai conhecer o homem dos seus sonhos", "Vicky Cristina Barcelona" e, sobretudo, "Match Point"), além de, claro, todo o grande artista tem um estilo único. Isto não é repetição, mas força criativa - a grande maioria dos cineastas não conseguiu criar um estilo próprio. Grande abraço, André. 15 de maio de 2011 09:43 Leonardo Ferrari disse... Querido André, concordo contigo e digo mais: gosto de todos os filmes dele. Há ali uma assinatura, uma digital que se repete e que é esse diálogo com seus mestres, Freud - sempre, Fellini, Bergman, Dostoievski - os maravilhosos Crimes e Pecados e Match Point, por exemplo, Godard, Antonioni, os irmãos Marx, Shakespeare - há algo mais shakespereano do que no maravilhoso Melinda e Melinda?, Sófocles - no inesquecível Poderosa Afrodite, enfim, um reconhecimento constante, um agradecimento infinito. Um grande abraço. 15 de maio de 2011 19:12

  23. Filipe Pinheiro

    17/05/2011 12:45:34

    Quando falam mal de Woody Allen, me dá até uma tristeza... Amo os filmes dele. Seu último grande trabalho foi Match Point. Com Scoop ele divertiu; com O Sonho de Cassandra, ele fez um trabalho interessante. Vicky Crisitina Barcelona é o filme mais gostoso que ele fez nos últimos anos. Em Tudo Pode Dar Certo, fez Larry David (ator que eu não gosto) ficar bem simpático, na medida do possível. E em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, fez outro trabalho interessante de se ver.Woody Allen nem sempre entrega obras-primas, mas sempre vale a pena conferir o que ele faz. Uma coisa que você, Ana, disse sobre o Scorsese pode ser aplicada ao Woody: "Mesmo quando não faz filmes tão bons, faz filmes melhores que os maiores esforços de seus colegas." Acho que foi algo assim que você disse.Abraços, Ana.=]

  24. Pa

    17/05/2011 09:53:05

    Como ele vem alternando um filme bom a cada dois ruins, a matemática diz que agora é a vez do bom.Se bem que se ele nunca mais fizer um "Sonho de Cassandra" da vida, já tá ótimo.

  25. Gustavo

    17/05/2011 08:52:31

    Comecei a acompanhar Woody Allen com mais afinco depois de Match Point (quando passei a assitir seus filmes anteriores). de lá para cá os únicos que considero pouco palatáveis são soop - O grande furo, e Tudo pode dar certo. os demais são muito bons. Esse último, "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" é delicioso, muito bem conduzido, bem "amarrado". Passei a ser um grande fã de sua obra.Abraço Ana. Também sou seu fã.

  26. Ana Maria Bahiana

    17/05/2011 03:07:59

    Marion está maravilhosa e essencial para a historia, mas infelizmente é uma das personagens que quanto menos eu descrever, melhor... Digamos que ela é a Musa, no sentido rigoroso da palavra.

  27. Rubens Fructuoso

    17/05/2011 01:26:54

    Parece ser tão bom quanto ou melhor do que "Vicky Christina Barcelona".

  28. Vanessa

    17/05/2011 00:47:11

    Belo texto Ana.Mas os comentários aqui... Sempre a mesma história "ele não faz mais bons filmes, blá, blá, blá". Acho que essa gente nem assiste aos filmes dele e sai repetindo o que alguns críticos dizem...

  29. brendam

    16/05/2011 23:49:42

    Marion, nos fale de Marion!

  30. Cristiane Martins

    16/05/2011 18:45:17

    Ana eu não sei você mas eu gostei muito de Match Point e Vicky Cristina Bacelona, os outros filmes eu achei irregular, mas acho que esse deve ser muito bom, amo o trabalho de Allen e seus filmes de fase Europeia tem sido bons, não todos mas mesmo quando o filme não é aquela obra prima, vale a pena ver.Falando em Cannes, dizem que o filme Arvore da Vida teve reações diversas muitos gostaram e aplaudiram, outros simplesmente vaiaram o filme, você já assistiu???Já o filme Falando sobre Kevin, foi bem recebido é um forte candidato de ganhar a palma de ouro e premio de melhor atriz, mas ainda falta o novo do Almódovar que pode ser bom ou não, acho que Cannes é uma premiação que tem sempre bons filmes, mesmo que tenha obras apenas para atrair atenção da mídia como Piratas do Caribe, na maioria dos filmes concorrentes sempre vale a pena assistir.Ana você que entrevistou o diretor Darren Aronosfky, sabe o por que ele saiu do projeto Wolverine, na sua entrevista ele parecia tão empolgado em dirigir um filme grande, achei a nota oficial sobre a sua saída bem para inglês ver.

  31. Gustavo Zago

    16/05/2011 17:28:37

    nossa,bom demais saber que Woody Allen esta voltando a fazer filmes bons depois de uma serie bem ruim das pernas!!!

  32. Murilo paier

    16/05/2011 17:27:53

    Tem que ser melhor que "Vicky Christina Barcelona" por favor.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso