Blog da Ana Maria Bahiana

A melhor coisa de Água para Elefantes é …o elefante

Ana Maria Bahiana

Ah! O romance do circo de idos tempos! A vida na estrada! Os personagens estranhos, complicados, fascinantes! A emoção do espetáculo debaixo da grande tenda! O perigo das acrobacias arriscadas! O choque de personalidades complexas!

Se você quiser ter essa experiência, alugue A Estrada da Vida, de Fellini, O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil B. de Mille ou mesmo a excelente série Carnivale, da HBO. Mas evite Água para Elefantes, a adaptação do best seller de Sara Gruen sobre um circo itinerante dos anos 1930, estrelada por Robert Pattinson e Reese Whiterspoon (estréia neste fim de semana nos EUA, dia 29 de abril no Brasil).

Mas se, pelo contrário, você é fã de Robert ou Reese, gosta de um romance de época bem comportado onde tudo é bonito, até mesmo a sujeira e a privação, e todas as vidas parecem ter sido passadas a limpo e organizadas como um desses dramas biográfico-esportivos que a Disney sabe tão bem fazer, então vá correndo ver Água para Elefantes.

Transparência: não li o livro. Mas fontes acreditáveis me garantem que o filme é fiel ao texto original, com o roteiro de Richard LaGravenese tomando liberdades mínimas para condensar a narrativa. De todo modo, sou das que acreditam que filme e livro são criaturas diferentes, com vida própria e diferenciada, e dessa forma devem ser apreciados.

E o que Água para Elefantes nos oferece é uma história completamente previsível, contada da maneira prosaica, sem nada que possa nos trazer para dentro do mundo dos personagens – e nada nesse mundo que nos faça querer ficar lá.

Com uma exceção _  a maravilhosa elefanta Tai no papel de Rosie, a catalista do drama que envolve o estudante de veterinária Jacob (Robert Pattison), a estrela do circo Benzini (Reese Whiterspoon) e o dono  da trupe, August (Christoph Waltz).  É muito mais fácil envolver-se emocionalmente com Tai do que com seus companheiros humanos de tela, que parecem estar atuando em filmes separados, com zero química entre eles. Para piorar as coisas só um pouquinho, Waltz está basicamente repetindo seu personagem de Bastardos Inglórios, com menos sotaque, mais histrionismo e, em vez de um uniforme nazista, um traje de mestre de cerimônias circense.

A fotografia e a direção de arte são bonitas, e a trilha vale pela inclusão da deliciosamente lasciva “Sugar in My Bowl”, de Bessie Smith.

Sinto pena por  Francis Lawrence, um diretor que promete, e de cujo Eu Sou a Lenda gosto muito, exatamente por tudo o que falta em Água – o mergulho na profundidade da história. Torcendo para que ele faça melhor no próximo.

 

  1. Ana Paula

    03/07/2011 05:28:18

    Ana e aos outros que tem preconceito com um ator,simplesmente porque ele faz parte de uma franquia que é um lixo, como Crepúsculo é:Vocês já viram a atuação de Robert Pattinson em LITLLE ASHES, no papel de simplesmente SALVADOR DALI?Então assistam. Depois repensem se ele é realmente um lixo de ator.O PERSONAGEM que ele faz em Crepúsculo é que é um lixo, o vampiro purpurinado. Então de certa forma, até posso dizer que ele fez bem o papel,porque, com um lixo de personagem e um lixo de história,seria meio absurdo uma atuação brilhante...Little Ashes é um filme de 2008, antes de ele ter feito Crepúsculo (e Robert Pattinson tem outros filmes antes de Crepúsculo,pelo menos uns cinco) e sua atuação como Salvador Dali foi muito elogiada por críticos no EXTERIOR e o filme ganhou pelo menos um prêmio.Cabecinhas moldadas pela imprensa,ou pela Revista Veja SP (???) realmente são uma tristeza. O preconceito só emburrece quem a quem o sente. Lamentável.

  2. Maki Chan

    28/05/2011 01:18:57

    Me pergunto sinceramente, qual é o problema das pessoas hoje em dia. Isso é puro preconceito! Eu li o livro e o filme se adaptou perfeitamente, o robert não é apenas um vampiro,apesar de ser um dos mais famosos, e sim um ATOR, SABEM DIFERENCIAR ISSO?, engraçado que quando ele fez o cedrico de harry potter, ninguém nunca falou nada pois era antes dele fazer crepusculo! é puro preconceito idiota! Ele atuou PERFEITAMENTE em "Lembranças" e agora em "água para elefantes" todos do filme de destacaram,envolvendo todo mundo em emoção! Agora se você não leu o livro, não viu o filme, e veem criticar porque é o robert que está atuando? Você está sendo tão ignorante.

  3. maki

    28/05/2011 01:13:18

    NOSSA, CONCORDO COM TUDO QUE DISSE, É RECALQUE DESSE POVO, SIM, O FILME É OTIMO, A HISTÓRIA É OTIMA, NÃO GOSTA? ENTÃO NÃO VEM CRITICAR

  4. Angélica

    18/05/2011 14:27:53

    Olá, Ana. Concordo em partes com sua opinião sobre o filme. Gostei muito do filme, eu adoro romances e achei muito bonito. Sim, o Robert e a Reese não têm muita química, mas mesmo assim achei um filme bonito e bem trabalhado. A elefanta, com certeza, foi quem mais se destacou.

  5. Vlad

    27/04/2011 11:16:47

    Se vampiros fossem bonzinhos e simpáticos, eles não seriam vampiros. Seriam ursinhos carinhosos.

  6. celso buglione filho

    27/04/2011 09:58:09

    histeria também é feio. porém feio e burro é acreditar em vampiro de verdade. esta moça está sem noção... da realidade. acorda do sonho moça.

  7. Ana Maria Bahiana

    26/04/2011 22:00:14

    Foi bem morno em termos de resenhas, Igor. E "Rio" deu uma surra nele, na bilheteria.

  8. Viviane

    26/04/2011 20:06:31

    Independente das criticas, adorei o livro e estou louca para ver o filme!

  9. Monica Nunes

    26/04/2011 18:55:15

    Bom, acho interessante que a maioria dos comentarios fazem referencia ao ator Robert Pattinson. Nao tenha nada contra Crepusculo, sei apenas que os atores principais estao milionarios. Portanto, acho tolo julgar o filme Aguas para elefante somente pela fato do ator RPatz fazer parte dos protagonistas.Leio muitas materias relacionadas a cinema e em todas que sao relacionadas a RPatz ele sempre demonstra humildade em aprender e menciona o fato de seu papel em Crepusculo marca-lo de maneira negativa. Tenho a ligeira impressao que nos surpreenderemos com seus novos papeis.Tem um filme com o Giamatti que sera lancado em breve e o RPatz estara nele como personagem principal e o proprio Giamatti esta ancioso para ver a performance de Patterson nesse filme Cosmopolis.

  10. vicky

    26/04/2011 17:28:19

    Inveja é uma coisa muiito feia, sabia? Eu tenho a impressão, a impressão não, a certeza, que por mais que digam que não é recalque, É RECALQUE SIM! Podem até achar a história meio sem sentido, afinal "o vampiro de VERDADE tem que ser aquele que mata, que derrete quando sai no sol, e blábláblá...", mas SE VAMPIROS NÃO SÃO DE VERDADE PORQUE AS HISTÓRIAS TEM QUE SEGUIR UMA REGRA, O GENTE SEM NOÇÃO? Se as primeiras lendas sobre vampiros tivessem sido contadas por Stephenie Meyer, e ela dissesse que os vampiros podem ser "legais" e que eles brilham no sol, e se hoje viesse um "doido" dizendo que: não, os vampiros devem ser sanguinários, devem morrer quando expostos a luz do sol e que devem dormir dentro de caixões, todos iriam dizer que essa pessoa é lunática, piradinha. Deixem de ser estúpidos e abram a sua mente!

  11. Viviane

    26/04/2011 12:06:27

    Eu sempre leio as críticas que saem dos filmes que me interesso ver. Não me importo se falam bem ou mal, eu vejo e tiro as minhas conclusões: se concordo ou não.Li esse livro há um tempo atrás. Gostei. De fato não tem uma história impactante ou imprevisível, mas é uma historinha legal. Gostei muito do Waltz. Confesso q enquanto lia o livro, podia enxergá-lo no August porque no fundo, no fundo, August se parece com Hans Land, acredito q a escolha do ator tem haver com isso.Já o Robert... acredito q pode melhorar. Ainda é cedo para avaliar. De fato Crepúsculo não é lá uma boa carta de apresentação no que diz respeito a performace do rapaz. Mas acho q ele se parece com o personagem do livro.Minha decepção de fato tem haver com a Reese. Ela não é a Marlena q imaginei.

  12. Igor Almeida

    26/04/2011 09:42:06

    Falando em filme bom ou ruim parece que a Ana errou na sua previsão sobre Scream 4, o filme foi muito bem recebido pelo que lí.

  13. Eduardo Laviano

    26/04/2011 01:12:41

    Esse filme foi bastante de divulgado, e a primeira vista, pareceu-me um super drama para o Oscar 2012. Porém, depois de tantos traillers juntamente as sinopses e críticas lidas, não parece grande coisa, o que é uma pena, já que, depois de assistir o filme Lembranças (Remember me), passei a considerar o Pattisson um bom ator. Pena que recebe papéis e personagens tão pobres. Quem sabe um dia ele surpreede ? Mas dificilmente mudará a mentalidade de muitos.Quanto a Reese, sem palavras, porém, tenho que destacar que desde Johnny & June (Walk the line) ela não tem ganho um super papel para representar no cinema. E parece que o mesmo não veio junto com Água para elefantes.

  14. Carly

    25/04/2011 16:56:51

    cara este filme vai ser bom a historia é linda...Robert Pattinson? vcs tem que dar uma chance para ele ele é um bom ator ...quem ja assistiu Lembraças sabe disso..

  15. Ana Maria Bahiana

    25/04/2011 14:45:15

    Neste momento, foi para a geladeira...

  16. Téu Borella

    25/04/2011 09:49:19

    O livro é muito bobinho. Vc começa a ler e sabe como será o fim mesmo estando na página 5. Vou passar longe desse filme por precaução.

  17. P.

    25/04/2011 02:01:40

    O Robert é ruim. A Reese tem momentos. O Waltz como Coronel Hans Landa, nem preciso falar. ;DReese e Waltz poderiam valer o meu ingresso.Mas, o filme parece chato.É claro, que a idéia de chamar o Robert Pattinson, deriva da sua posição de ator rentável (fãs Twilight).Uma coisa é certa, ele vai ficar marcado por esses papéis.Na boa, o cara é melhor do que o Taylor Lautner. Triste pela Dakota Fanning, se queimando em Twilight.

  18. leila

    24/04/2011 20:51:14

    Eu IA assistir até que vi o vampiro teen como protagonista. Ele é um HORROR. NEXT!

  19. Flávio

    24/04/2011 17:39:51

    Ana, em que pé anda aquela produção a Domadora de leões que envolviam o Sam Mendes e a Kate Winslet, sei que com a separação do casal o projeto pode ter ido dessa para melhor, mas quem sabe o Sam resolva fazer com outra atriz...

  20. Kris

    24/04/2011 17:04:33

    Realmente esperar por lista de revista, para definir a própria opinião é froid...:-p

  21. Deise

    24/04/2011 15:49:06

    é froid !!!

  22. Deise

    24/04/2011 15:47:02

    Acho que Robert tem potecial e Reese é um engano. Apesar disso tenho vontade de ver o filme. Parece ser uma bonita história, talvez não das melhores, mas possui qualidades.Acho importante ter a liberdade de escolher ver um filme, mesmo que contra a corrente. Cabe a cada um julgar o que vale ou não a pena. Não rezar a cartilha dos ditos entendidos. Graças a Deus me libertei.Considero a opinião dos críticos útil, gosto de ler, por vez apontam aspectos nas obras que são ignorados por nós, isso é ótimo. Mesmo assim, seu julgamento não deveria ser absoluto à ninguém.

  23. bila

    23/04/2011 22:54:58

    Gostei muito do livro, e nunca me senti confortável com adaptações para cinema de livros que gostei, portanto já de cara estou desconfiada e ainda + com um elenco que não tem NADA da imagem que fiz dos personagens, mas não garanto que não verei o filme, quem sabe uma tarde qualquer depois do trabalho eu resolva assistir por distração...

  24. Jeferson

    23/04/2011 22:40:45

    "Froid" explica ?

  25. Conce Moretti

    23/04/2011 21:57:47

    Gosto de ler as "criticas" dos filmes que estrearão, as opiniões de um crítico para outro variam muito, as vezes, quase sempre, são cruéis, li os livros da saga Crepusculo e o personagem Eduard era exatamente como Robert interpretou, será muito difícil para ele desvincular sua atuação desse personagem, mas devemos levar em conta que um filme não é feito por um só ator...

  26. S@ndra

    23/04/2011 21:24:46

    Bom eu adoro elefantes então vou ver ter q ver esse filme! hahahahah!Infelizmente para o Robert Pattinson os fãs apoiam Twilight, mas deixam ele na mão em outros filmes, eu concordo q ele não é um ator fantástico mas também não é péssimo.E por mais que eu respeite um crítico, eu tenho meus próprios motivos para ver um filme!A propósito gosto da Ana mas se eu estiver a fim de ver um filme, qualquer que seja, um comentário dela não vai me impedir e nem uma lista de melhores em qualquer revista!

  27. Filipe Pinheiro

    23/04/2011 19:50:26

    O que Robert Pattinson está fazendo nesse filme? Realmente espero que ele evolua como ator, porque após o fim da "Saga Crepúsculo" ele estará acabado!Ana, você assistiu Pânico 4? O que achou?Abraços!=]

  28. luciana lima

    23/04/2011 17:32:24

    não acho robert um ator ruim, como ja disseram ele pode e vai melhorar muito como ator,acho que temos que dar um crédito pra ele! e eu tambem vejo sempre os filmes independente das críticas. acho que as vezes os críticos são muito cruéis e temos que levar em conta que no caso de robert acho ele muito esforçado e talentoso e ele tem muita estrada pela frente ainda, muita coisa pode acontecer e surpreender os críticos!!!!!

  29. fabby

    23/04/2011 17:25:02

    esse é um daqueles filmes tão óbvios, desde a escolha do elenco até a fotografia e desenrolar da 'trama' que nem dá remorso de falar mal sem ter visto. pattinson não faz jus a seu sangue britânico: é canastrão como qualquer merdinha de seriado gringo. whisterpoon é um engodo, desmaracada pouco a pouco, filme a filme. só me resta lamentar que waltz esteja lucrando com o oscar que ganhou por bastardos inglórios de forma tão desanimada, interpretando vilões óbvios, previsíveis, no piloto-automático.e viva os elefantes!

  30. Nancy Mara dos Reis

    23/04/2011 13:29:26

    * população

  31. Nancy Mara dos Reis

    23/04/2011 13:28:15

    Eu sempre leio crítica de cinema de todos os críticos que consigo achar, porque eu sou cinéfila e adoro ler, mas nunca....nunca me deixo levar pelas palavras, sempre vou ao cinema e assisto o filme que quero independente de vocês, eu acho engraçado pq o trabalho de vocês é irrelevante pelo menos para a maioria da populção.

  32. Wilbur Müller

    23/04/2011 13:10:44

    Não se admira que alguém que escreva "froid" tenha personalidade tão tênue a ponto de ser manipulado pela veja.

  33. Carlos Hertenstein

    23/04/2011 12:06:43

    O que esperar desse cara (Robert)? nada além de uma atuação fresca e forçosamente melodramática de quinta! O que está acontecendo com os filmes de hoje? não dá pra entender, quando não é um remake do remake aparecem com o sétimo capítulo de uma saga sem sal ou começam uma ridícula sem fundamento algum, é quando aparecem esses atoreszinhos metidos a galã de terceira, pq que grande ator se arriscaria a afundar-se até o pescoço em roteiros feitos as pressas e comandados por diretores cada vez menos criativos? meio difícil a situação de quem vai ao cinema hj em dia, quase sempre um lixo na tela!

  34. Marcia

    23/04/2011 11:56:06

    Não sou fá de Crepúsculo, mas vou assitir esse fime. Não acho o Robert Patinson um ator ruim, pelo contrário. Pelo trailers e comentários que andei vendo o fime deve ser muito bom e vale a pena ir ao cinema para assisti-lo.

  35. Weliton

    23/04/2011 07:59:24

    Ainda assim estou curioso para assistir o filme.Quando você diz "um romance de época bem comportado onde tudo é bonito, até mesmo a sujeira e a privação", acabou por me chamar a atenção. :)

  36. Juca da silva

    23/04/2011 04:35:00

    caralho AMB... ate pra meter o pau, vc eh foda... hauahuahau meu, se eh ruim, po falar a verdade...

  37. cristiano

    23/04/2011 04:17:00

    pelas declarações da reese há um tempo atrás acho que ela também gostou mais da elefanta... pelo menos, teria preferido beijá-la...

  38. Lexa

    23/04/2011 03:57:30

    Eu li o livro e gostei muito, se o filme for fiel ao livro,então gostarei + ainda... o Robert Pattinson, além de lindo, é um ótimo ator, quem fala mal dele pq só assistiu crepusculo deveria ver outras coisas q ele fez e está fazendo...

  39. Tisf

    22/04/2011 23:25:25

    Essa foto que você colocou já dá pra ver que a elefanta atua melhor que ele!

  40. jennifer

    22/04/2011 23:05:56

    Olha com todo respeito, mas Robert Pattinson não pode ser chamado de ator, ele é ruim para caramba, adoro a Reese, mas esse filme realmente não parece grande coisa!

  41. william rezende

    22/04/2011 23:05:23

    bem ana,eu não tenho intenção de ver o filme,se a veja sp não colocar-lo entre os dez melhores em cartaz,mas acho que christoph waltz deveria ter feito o froid do cronemberg.nossa!acho que ele estaria muito espetacular.agora eu espero que ele nunca recuse um filme que estou planejando em escrever.que falaria do presidente do chile sebastian piñera no resgate dos mineiros chilenos,e olhe que ele parece ter a cara do presidente chileno.

  42. Jacqueline

    22/04/2011 22:01:09

    Uma pena q não tenha gostado... li o livro e é um dos meus favoritos. Não ligo para o garoto de Crepúsculo, o que me interessa é se foram fieis o bastante com o livro.E quanto ao Christoph, não sei se vc já reparou, mas ele só faz vilões nos filmes e sempre no mesmo tom de Hans Landa, o caçador de judeus de Bastardos Inglórios, e mesmo assim, consegue fazer muito bem. O jeito cínico e maldoso, dá até um tom de comédia, gosto muito do trabalho dele.De todos os atores escalados, Reese é que menos gosto, pois não combina em nada com a Marlena q tinha na cabeça quando lia ao livro. Robert por outro lado se encaixou direitinho para o papel de Jacob. Acho que temos q esquecer que ele fez 5 filmes de vampiro mal feitos, e se ligar no que ele pode se transformar daqui pra frente... acredito que possa melhorar e muito como ator.

  43. vera

    22/04/2011 21:45:09

    Não assisto nenhum filme com aquele ator de Crepúsculo. Ele é uma PIADA. A sorte dele é que as fãs da franquia são estúpidas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso