Blog da Ana Maria Bahiana

Voando para o ‘Rio’: por que o filme de Carlos Saldanha é muito importante

Ana Maria Bahiana

 

Toda vez que alguém me faz a pergunta clássica – quais as chances do cinema brasileiro no mercado internacional? – eu respondo, com certa dose de cautela: as mesmas de qualquer país que produza cinema regularmente e, assim, dê oportunidades para o aparecimento e desenvolvimento de seus talentos.

E – eu acrescento, sempre- me parece que na animação estão, hoje, as maiores chances.

Em primeiro lugar, porque a quantidade de brasileiros que já estão, hoje, trabalhando em praticamente todas as produtoras de animação, da Disney à Klaaski Csupo, da Dreamworks à Pixar, é imensa. Em segundo lugar, porque animação tem enorme facilidade de transpor fronteiras, reduzir grandes temas a uma experiencia comum a diferentes culturas, idiomas, idades. Uma grande parte da animação é como o cinema mudo – transmite ideias sem palavras. O cérebro humano adora isso: é assim que sonhamos, que nos recordamos, que construimos nosso repertório pessoal.

Disney sempre compreendeu isso. No passado, quando Walt era vivo, seus personagens visitaram a América Latina e deram a partida na “aproximação cultural” que se fazia necessária durante a Segunda Guerra Mundial. Em anos mais recentes, longas da Disney flertaram com a China (Mulan), o Oriente Medio (Aladim),  a África e o público de origem africana (Rei Leão, A Princesa e o Sapo), a América hispânica (A Nova Onda do Imperador).

Era uma questão de tempo até que a confluência dessas duas tendências – a presença de brasileiros no setor e a sua tradição internacionalista – chegasse ao Brasil.

Sergio Mendes, produtor da trilha, e Carlos Saldanha (dir) na premiere de Rio, domingo, em Los Angeles

Teria sido sensacional se a maturidade desse movimento se desse através de uma produção brasileira. Em teoria, temos todos os elementos para isso. Mas a prática é sempre muito mais complicada.

Mas vamos comemorar – Rio, produção norte-americana (Blue Sky Studios, braço de animação da Fox), é exatamente o tipo de filme que concretiza essa aproximação cinematográfica entre o Brasil e o mundo. A Fox  pagou as contas e, com certeza, exigiu a presença de talento local : Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Jamie Foxx, etc (o que é uma coisa boa – garante muito melhor o livre trãnsito internacional). Mas sua concepção, seu desenho de base e todo o controle de sua narrativa são de um brasileiro que faz parte dessa vasta migração de talento: Carlos Saldanha, que pensou, com carinho, em elementos de nossa cultura e paisagem.

É o perfeito produto de exportação: padrão de qualidade e astros de calibre internacional, marketing global com toda força de um grande estudio, e um coração integralmente brasileiro, sem aquela visão forçada, de fora para dentro, que estamos tão acostumados a ver.

E é lindo.

Voar é uma dessas experiencias impossíveis que o cinema reproduz bem e que o cinema de animação recria espetacularmente. Ao colocar pássaros brasileiros como protagonistas de sua história, Carlos Saldanha deu a seu filme uma ferramenta excepcional para envolver as plateias e mostrar o Rio de Janeiro de um dos melhores pontos de vista possíveis. Nada como a perspectiva do alto, em movimento, para captar em toda grandeza a espetacular paisagem de blocos gigantescos de granito, massas de verde, curvas de azul.

Aprecio sobretudo a honestidade de não ignorar os problemas – a pobreza, as favelas, o menino de rua, os contrabandistas de animais silvestres- combinada com a delicadeza de saber como mostra-los para plateias infantis .

É uma fantasia com raízes na realidade, um bilhete de amor com a generosidade para envolver quem não conhece o começo do romance.

E, estrategicamente, é importantíssimo. Rio é o campeão de bilheteria nos mercados internacionais, e estou muito curiosa para ver como se portará aqui (a premiere foi neste domingo, e o filme entra em cartaz nesta sexta nos Estados Unidos, em contra-programação a Scream 4). Antecipo enorme sucesso.

Mas mesmo sem isso, Rio já abre portas de par em par para temática e talento brasileiros que estejam dispostos a realmente dialogar com a indústria e com plateias do mundo todo.

E, sinceramente, acho que mais gente vai resolver visitar o Rio de Janeiro depois de ver este filme do que com todas as campanhas oficiais que foram feitas nos últimos anos…

 

  1. milenachagas

    16/09/2011 16:50:40

    eu amo mesmo a disney

  2. milenachagas

    16/09/2011 16:49:04

    eu amo a disney adoro os personagens e o castelo

  3. Marcelo Almeida

    26/04/2011 18:48:51

    Se eu já estava com vontade de ver essa animação, seu texto multiplicou esse desejo por mil.Sublimes palavras. :)

  4. Plínio

    17/04/2011 03:38:06

    A esteriotipação de países não ocorre apenas com o Brasil.Quem viu "comer,rezar,amar" pode se lembrar da forma como os lugares forom retratados -Na Itália as pessoas falam alto e se agarram sexualmente na rua- os americanos sofrem dessa letargia geográfica, e o cinema apenas reflete isso.Se o mundo acha que o Brasil é o Rio de Janeiro,a culpa não é nossa.Como também não é culpa dos americanos que muita gente equacione:Estados Unidos = Nova York.A questão é que o filme não é um esteriótipo,como acusam.Fica bem claro para as crianças, pela presença de vilões,e pra nós adultos nas pinceladas em coisas como o contrabando dos animais,que a cidade é de fato uma dicotomia,talvez como em nehuma outra cidade do mundo, beleza e feiura sejam tão próximas.Ocorre que o bonito da cidade se sobressai sempre! e é isso que o Saldanha propõe.O resto é intelectualóide de gente que só sai do Leblon pra pegar a ponte Rio-Berlim.

  5. Andre Silva

    15/04/2011 02:45:03

    Essa é boa agora, quer dizer então que os cariocas inventaram o Brasil..hahahah só rindo, até o Plano Real conceito inventado no ínicio do século XX para combater inflação por economistas alemães - o infeliz do carioca quer dizer que foi criado no RJ piada né?Como se diz em Minas....se vc quiser ficar milionário é facil, compre um carioca pelo que ele vale e venda pelo que ele pensa que vale.O RJ na verdade criou a corrupção brasileira, a anti-méritocracia e o parasitismo federal ao máximo, o RJ suga as riquezas nacionais, petroleo não é do RJ é do Brasil pois a Petrobras é estatal federal criada com o capital do café paulista e da pecuária mineira. Dá até a impressão que vc acredita que o RJ é a melhor cidade brasileira, piada né? o povo carioca é passivo, servil, pedante, se arrasta e lambe botas de gringos, se prostitui com a maior facilidade... o resto é balela de iludidos que nem vc.

  6. Rafael Gomes

    14/04/2011 20:04:00

    Só espero que não tenha degringolado por culpa da Jodie Foster.

  7. octavio drummond

    14/04/2011 17:55:11

    Ana, surgiu um boato sobre a continuação do excelente "Lunar". Verdade? Fiquei ansioso.Abraço

  8. Ana Maria Bahiana

    14/04/2011 16:36:04

    Coincidencia = estou escrevendo o post sobre Cannes agora. Achei Beaver um esforço valente que degringolou... o que alias é a perspectiva de mta gente boa que eu respeito, aqui...

  9. Rafael Gomes

    14/04/2011 15:08:47

    Ana, o The Beaver da Jodie Foster tá indo pra Cannes fora de competição. Precisamos ter alguma expectativa com relação a ele? Sinceramente gostei do filme (e de Jodie e Gibson), pelo trailer que foi divulgado.

  10. Fernando Fonseca

    13/04/2011 23:39:03

    Tem gente que nunca será cooptada por nada que venha do Rio. Mas nem por isso deixa de viver - e muito - do que nós lhes damos. Quer exemplos? Que tal o Plano Real, sem o qual você e essa gente cheia de preconceitos contra os cariocas estariam ainda vivendo na hiperinflação? Ah, você não deve saber. O Plano Real foi todinho feito por cariocas da PUC-RJ: Pérsio Arida/Lara Resende/Gustavo Franco/Elena Landau/ Edmar Bacha, todos gerenciados pelo brilhante também carioca Pedro Malan. E os economistas da USP/UNICAMP, o que disseram na época? Que era plano eleitoreiro, somente pra eleger o então Ministro da Fazenda do Itamar. Competentíssimos, não?Quer outro exemplo de "sanguessuguismo" dessas pessoas preconceituosas (alguém já disse que o preconceito vem da ignorância e da falta de espelho em casa)? Os nossos cientistas da COPPE/UFRJ é que são os responsáveis pelos magníficos recordes de exploração de petróleo em alta profundidade. Nâo, não tem dedinho da USP nem da UNICAMP aí não, sorry.

  11. Fernando Fonseca

    13/04/2011 23:24:26

    Não aja como um ignorante somente porque ninguém sabe o seu nome. Tenha hombridade, aqui não tem moleque. As pessoas vêm aqui descutir filme, pessoas como você vêm despejar seus recalques. Não gosta da cidade? Qual é a sua cidade, vamos ver qual é essa oitava maravilha do planeta Terra em que você se esconde, sem violência, sem corrupção, sem políticos podres e população conivente (duvido que você venha mostrar quem você é, mas não tem problema, seus comentários e o nome que escolheu dizem mais sobre você do que sobre a cidade sobre a qual você despeja sua bilis.

  12. Filipe Pinheiro

    13/04/2011 22:13:22

    Concordo com você. Achei o filme "RIO" maravilhoso. E não acho que mancha o nome da cidade, pelo contrário! O que mancha a cidade é o que o desgraçado do Wellingtom fez na quinta-feira (07/04). E pra citar outros filmes: Última Parada 174, De Pernas Pro Ar... Estão criticando porque a produção é da FOX americana... Mas se fosse uma animação brasileira feita por um estúdio de animação brasileiro, iriam dizer que os gráficos são ruins, que um estúdio americano deveria ter feito... O povo não sabe apreciar uma homenagem...aff=]

  13. Elder

    13/04/2011 20:39:41

    Saulo,Estes filmes que você citou documentam uma parte do Brasil. Ou uma favela, ou a vida de uma prostituta, etc. Eles não deixam a mensagem que no Brasil só tem favela ou só tem prostituta. Não são tão danosos assim.O filme "Rio" não. Ainda mais por ser um filme pra crianças, tem uma penetração maior. Deixa uma mansagem subliminar, que aqui na cidade e no Brasil a gente pára tudo por causa de futebol e carnaval, que somos bobões, que somos vulgares, que tem assaltos em turistas, etc. É uam visã generalizada. Quem de fora vê o filme pensa que é verdade.Fui um COnnecticut há uns 3 anos e conversei com uma senhora num aloja. Ela disse que queria morar no Brasil pois aqui o povo não trabalha! Essa é a visão do pessoal de fora. Como brasileiro, fico chateado. Ficou mais chateado ainda quando vejo um filme feito por um brasileiro que poderia mudar esta visão mas, ao invés disso, contribuiu para evidenciar ainda mais esta visão preconceituosa e distorcida de nossa realidade. E os macaquitos aqui batem palmas! Lamentável!

  14. Ana Maria Bahiana

    13/04/2011 16:01:59

    Temos Rango e, mais adiante, Cars 2, da Pixar - falando apenas de longas norte-americanos. Mas creio que é um forte concorrente a indicações.

  15. zzzzzzz

    13/04/2011 15:07:39

    quanto mimimi douglas, mas me desculpe por ter opiniões bem diferentes da ana bagaço de laranja bahiana . Vá lá lamber as botas da industria americana e esqueça as animações nacionais.

  16. william rezende

    13/04/2011 15:00:02

    ana,ainda não vi o filme,pois pretendo ver-lo com a minha namorada que mora em campinas na pascoa,mas eu tenho uma pergunta clássica.É POSSIVEL QUE RIO SEJA O PRÓVAVEL VENCEDOR DO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO?é que a crítica da veja isabella boscov disse que esse ano é muito bom pro rio,pois os estudios estão apostando mais em continuações como kung fu panda 2,happy feet 2 e carros 2.eu não sou contra continuações,mas eu acho que a academia gosta mais de premiar os originais.no caso do toy story 3,eles premiaram porque o primeiro e o segundo não ganharam porque a academia ainda não criou a categoria animação,e claro o terceiro já era o melhor do que os dois.e no caso de kung fu panda 2 e happy feet 2 eles devem ter boas chances,porque o primeiro perdeu para o imbativel WALL*E e o segundo se ele for emocionante como o primeiro,ele tem chance.e o carros 2,acho que a academia nem gostou do primeiro e nem do estilo da animação,porque se gostassem teria o indicado a roteiro.então eu acho que a pixar está querendo mais que carros 2 tenha uma grande bilheteria do que mais um oscar.e se RIO ganhar,com certeza é muito merecido.

  17. Fernando Império

    13/04/2011 13:01:16

    Eu fiquei bastante empolgado quando sai da sala de cinema. Realmente é lindo, bem feito e emocionante. Uma análise mais aprofundada do 'Rio', mostra na verdade mais uma tentação de trazer o Brasil, de modo especial o Rio de Janeiro, de maneira selvagem, povo alegre e hospitaleiro. PÁRA! Isso foi feito há quase um século atrás com Carmen Miranda e Zé Carioca... Acha que é forçar a barra? Veja esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hRz-M30PcEU e percebe como Carlos Saldanha bebeu desta fonte (principalmente em 1:09 e (1:45). Cores vibrantes, animais exóticos, som envolvente... tudo está lá em 'Rio', claro com mais tecnologia.Deste modo, não acho que a animação tenha sido algo tão importante assim. Pra mim, mais uma imagem de fora para dentro sem muita veracidade com o real. Mantemos nossa imagem de um lugar deslumbrante povoado com pessoas do bem.

  18. Elder

    13/04/2011 12:39:55

    Tb achei isso. Postei um texto hoje. Estou aguardando a publicação.

  19. Saulo Eduardo

    13/04/2011 11:49:47

    Ahhhh, para com isso. O pessoal reclama que o filme Rio mancha ainda mais a visão que os gringos tem do Brasil, e esquecem que os próprios cineastas brasileiros fazem isso o tempo todo: Tropa de Elite, Bruna Surfistinha, O homem que copiava, central do Brasil. O que esses filmes mostram? violência, abandono, desonestidade. Com certeza, os cineastas daqui estão manchando mais a nossa imagem do que Carlos Saldanha com esse filme maravilhoso e bem dosado que é "Rio".Vamos acordar né gente.

  20. André Lima

    13/04/2011 10:26:45

    O Rio pode até não ser o retrato exato do Brasil, já que nossa cultura é bem vasta, mas é o que chega mais perto - não se iluda aí atrás do seu tecladinho, você ainda mora no país do carnaval, das praias e do futebol. De qualquer forma, como a idéia do filme era retratar o Rio de Janeiro em si e não o Brasil, faltou um pouco de tato e informação no seu comentário.

  21. alexandre

    13/04/2011 10:03:40

    sou paulista, mas tenho orgulho do Rio, de sua beleza e do que a cidade traduz do nosso jeito de ser para o mundo. achei bacana que mostraram o carnaval, a alegria do povo,as praias e a vista aérea estonteante, mas senti falta de mostrar melhor a cidade que vai além das favelas, da praia e da floresta urbana... uma cidade que tem prédios sensacionais como a Biblioteca Nacional, lugares históricos como a Lapa, centros de pesquisa como o Instituto Osvaldo Cruz e fervilha de gente como na Central do Brasil ficou pequena na visão do diretor... quem vê o filme pode pensar se vale a pena ir pro Rio ou pra Jamaica nas próximas férias...deixando de lado velhos bairrismos que não combinam com o mundo global em que vivemos, acho que Rio (a cidade) merecia mais.

  22. Eduardo Lima

    13/04/2011 09:43:40

    Achei o filme muito bom , não sei se é a melhor animação do ano pois há vários concorrentes (Rango , Carros 2 , etc...) . Assisti ao filme com mihas filhas(11 e 08 anos) , e se divertiram muito. As opniòes aqui estão muito exageradas quanto a verdadeira intenção dos realizadores , capacidade da Rio de Janeiro de encantar (qual grande cidade no Brasil hoje não esta decadente). Relaxem e divirtam-se

  23. hemerson

    13/04/2011 09:11:33

    Como técnica de animação sem comentários.Como roteiro furos aceitáveis.Soba ótica de um brasileiro o furo memorável são os macaquinhos roubando turistas...quem elogia o filme não pode falar mal dos Simpsons e Stalone...

  24. Elder

    13/04/2011 09:01:16

    Ana,O filme Ratatouille deixou os franceses irados, pois mostrou um rato cozinhando num restaurante francês. E olha que o rato é limpinho! Aqui no Brasil, a gente aplaude um filme preconceituoso, estereotipado em excesso, apesar de mostrar lindas imagens do RIo. Ou seja, a cidade é linda, mas o povo...Como os americanos reagiriam se fizessem um filme fazendo piada de serial killers, tão comum lá?Como os italianos reagiriam se fizessem um filme fazendo piada sobre a forma truculenta e mal educada que os turistas são tratados?Tais fatos são verdadeiros também, mas com certeza a reação seria a mesma reação dos franceses, ou pior. Aqui não, batemos palma para um filme que mostra nossos problemas de forma gratuita e exagerada, micos roubando turistas, pessoas sambando em cima de carros como macacos (nunca vi isso no Rio), ornitólogo agindo como macaco, dentista usando trajes mínimos de carnaval em plena rua da praia, etc.Por que colocar micos roubando turistas? O que tem a ver esta cena com o roteiro do filme? É só ser motivo de piada! Os estrangeiros devem cair na gargalhada: "olha lá, até mico assalta turista no Rio!!!"Para que colocar uma dentista abandonando tudo em trajes mínimos pro carnaval? O que isso tem a ver com o roteiro? Aqui a mulher é vulgar, todos no Rio abandonam tudo no carnaval!Veja que no Rio houve a persença de 1 milhão de turistas, e 1 mílhão por dia, em média ,de pessoas nos blocos. Considerando que há no Rio 10 milhões de habitantes, fica muito fácil imaginar que uma pequena parte da população do Rio brinca carnaval. Chegar a um percentual é difícil pois nem todo turista vai a bloco todos os dias, nem todo cariica vai todos os dias. Além disso, há as pessoas que vem da região metropolitana. Mas com certeza será um numero menor que 3% dos cariocas que brincam carnaval. A cidade fica vazia, a ponte Rio Niteroi engarrafa. E o filme mostra que a cidade fica intransitável, pois somos um povo vagabundo, que não quer trabalhar. Converse com pessoas dos EUA e vocÊ verá que esta é a imagem do brasileiro.O filme Rio reforça isso tudo! Foi um persente de grego para a cidade!

  25. Thelma Oliveira

    13/04/2011 08:44:17

    Concordo plenamente. Lá vamos nós, reeditar o Zé Carioca. E as pessoas, inclusive a autora do texto, desconhecem a História e não se dão conta da migalha lançada (equipe técnica brasileira) apenas para dar a ilusão de que somos nós que estamos fazendo alguma coisa e chegando a algum lugar em termos de animação, afinal os americanos são muito bonzinhos. Tudo é deles, principalmente o domínio da tecnologia. Por trás disso, há novamente uma necessidade de aproximação com o Brasil (vide a visita de Obama), que estão perdendo em termos de área de influência política e econômica. Aliás, foi por isso que criaram o Zé Carioca, para aproximar o Brasil da sua área de influência no contexto pós-II Guerra e início da Guerra Fria. Quanto a perder uma oportunidade de apresentar uma visão da diversidade social e cultural do Brasil, e continuar colocando o Rio como sendo todo o nosso país, também concordo, apenas temos que perceber que a equipe e o filme não foram criados para isso, mas para manter a visão já existente, por mais idiotizada que seja.

  26. Douglas

    13/04/2011 08:09:05

    Mais um, que não sabe o que fala e repete as coisas como um papagaio depois de assistir ou ler alguma coisa. Ah! Tenha opinião própria...mas quem sou eu pra exigir opinião de uma pessoa que nem assina seus comentários.Parabéns pelo texto Ana, vou assistir ao filme neste fim de semana!

  27. Rebeca

    13/04/2011 07:49:40

    Só faltou dizer que a indústria não é comandada por brasileiros!Sabe aquele papo de migalha para calar a boca de pobres? Pois bem, presenciamos isto agora!Em tempo, não é somente paulista que não acha que esta cidade nome de filme é o último biscoito do pacote. Tem gente que ainda não foi cooptada pela lavagem cerebral da uma determinada rede de televisão que acha que esta localidade é a suprasumo do mundo!

  28. Jean Seaberg

    13/04/2011 07:32:30

    kkk, q comedia barrar meus comentarios...sinal q a verdade incomoda hein colega? by the way, por que a senhora nao troca a foto do site...algo mais 70's...flowerpower...

  29. Geraldo Lima

    13/04/2011 07:13:28

    Não concordo com o comentário acima e considero que o Rio é sim a vitrine do Brasil (moro na França há 7 anos e vejo isso). Porém, acho que temos que parar com essa polarização Rio-SP. O Brasil não começa na Av Paulista e termina na Av Rio Branco... esse tempo já passou... o comentário pode ter vindo de um mineiro, de um gaúcho... o Brasil é imenso, é diverso... essa é a nossa maior riqueza!

  30. Roberto Gomes

    13/04/2011 06:30:34

    Querida Carla, E no caso dos nordestinos que são discriminados (os paraíbas, lembre-se). Onde foi parar a simpatia que conquista a todos? Será que só vale para Gringos?

  31. Guilherme

    13/04/2011 05:53:36

    O BRASIL É MUITO MAIOR QUE ESTE ESTADO.PERDA DE TEMPO, DINHEIRO E TALENTO EM COLOCAR O “RIO” COMO RETRATO DO BRASIL.É A MAIS PURA PROPAGANDA ENGANOSA. +2O mundo já acha q o Brasil é só o Rio, agora então, nem se fala!Obs: ñ sou paulista

  32. Nara

    13/04/2011 01:51:28

    Acho que em matéria de crítica de filmes,peças de teatro,shows,CDs,o bairrismo deve ser deixado de lado.É mau conselheiro,obnubila a razão.O filme é muito bom em qualidade técnica e atinge plenamente aquilo a que se propõe:o alcance a platéias várias em faixa etária e nacionalidades.

  33. Alisson Marques

    13/04/2011 01:31:39

    Rio é uma cidade exótica que mistura paisagens naturais – clichê do subdesenvolvimento tropical palmeiras, mulatas nuas sedentas de sexo facil, prais, calor, samba etc – com violência extrema e miséria absoluta.Parte boa do RJ só a pequena zona sul, pois 90% da cidade – zona norte e baixada fluminense é pior que o Haiti. RJ além de ser muito mais violenta que SP, depende do gov. federal pra tudo e o povo adora factóides ufanistas para divulgar uma falsa “superioridade carioca” Lula soube aproveitar bem isso. Esse filminho da Fox reforça o clichê limitativo do Brasil e infelizmente graças a campanha de marketing – como pagar para formadores de opinião elogiarem a fraca obra.

  34. Jean Seaberg

    13/04/2011 01:29:01

    Ja vi que os comentarios aqui listados sao para o publico-alvo dos estudios que a senhora representa...Tambem nao dou bulhufas para que os bahianos escrevem, via de regra...Paulo Francis faz falta..LOL

  35. Jean Seaberg

    13/04/2011 01:25:39

    Acho o filme RIO uma alucinação de um brasileiro que tem lembranças de uma cidade que conheceu na infância, e que depois visitou como um adulto exilado voluntário.Achei mesmo uma homenagem explícita (que na prática é negada) ao Alô Amigos (1943). Se a tentativa dos autores (Saldanha & US Cia) foi fugir do padrão Disney-USO, foi um então um fracasso. Logo de início, aquela osquestra e a cena dos filhotes, poderia-se colocar o (Zé) Joe Carioca e o Pato Donald (filhotes) e tocar o tema da Disneyland...Filme como este cria mais estigma, do que realmente quebra paradigmas. Conselho: venha mais ao Brasil, o país mudou nos últimos 5 anos, talvez mais que nos outros 50 passados. By the way, concordo com um dos colegas quando disse que tropas de elites e brunas são o retrato do país confuso e que não sabe para onde vai.

  36. Allan Kern

    13/04/2011 01:19:20

    Antropofagia, baby.

  37. Jean Seberg

    13/04/2011 01:15:21

    Acho o filme RIO uma alucinação de um brasileiro que tem lembranças de uma cidade que conheceu na infância, e que depois visitou com um exilado. Se a tentativa dos autores (Saldanha & US Cia) foi fugir do padrão Disney-USO, foi um então um fracasso. Logo de início, aquela osquestra e a cena dos filhotes, poderia-se colocar o Zé Carioca e o Pato Donald (filhotes) e tocar o tema da Disneyland...Filme como este cria mais estigma, do que realmente quebra paradgimas. Conselho: venha mais ao Brasil, o país mudou nos últimos 5 anos talvez mais que nos outros 50 passados. By the way, concordo com um dos colegas quando disse que tropas de elites e brunas são o retrato do país confuso e não sabe para onde vai.

  38. Andre Silva

    13/04/2011 01:13:42

    A Fox deve ter pago muito bem para vc elogiar dessa forma um filme mediocre. Por favor, sejamos conscientes das limitações da obra, puro clichês bobos e limitados, esse tal Saldanha é tão bairrista que nem valorizou o Brasil e sim apenas o estereótipo da felicidade carioca anos 50 quando ainda era capital federal. Pior essa campanha de marketing com esses articulistas pagos se prestando a esse papel. Infelizmente nossos meios de comunicação e nossa imprensa tem aquilo preso, bem preso.

  39. Raquel

    13/04/2011 01:00:00

    O filme é lindo! Engraçado! Emocionante! Senti muito orgulho em ser brasileira! Parabens Saldanha, obrigada pela homenagem a todos os brasileiros!

  40. Marcos Anton Nogelli

    13/04/2011 00:30:08

    Post na capa do UOL, começam as invasões bárbaras, a manezada entra em blogs que nunca frequentaria. Independente do assunto, seja "Sucker Punch", "Rio" ou sei lá o quê. É gente que "vem" po acaso e despeja bile e sandices, não importa o tema; repito, sempre que este ou qualquer blog surgem na capa do UOL. Deveriam ser filtradas.

  41. Vivi

    13/04/2011 00:13:53

    O filme é lindo! Lindo! Lindo! Amei!

  42. Rafael França

    13/04/2011 00:12:45

    Filme de tirar o folego, para mim só faltou mostrar São Cristovão e a Quinta da Boa Vista (ainda passava do lado do maracanã =) Mas valeu cada minuto.........o q vai ter de casal fazendo cena romantica na vista chinesa.....

  43. Larsen

    13/04/2011 00:10:42

    Sim, gostei demais do filme! Me emocionei várias vezes! Amo a cidade do Rio e, de lá, tenho lindíssimas recordações!E curti um filme como uma criança boba, que é como deve estar o espírito do telespectador ao assistir a animações assim!!

  44. Espantalho

    13/04/2011 00:10:21

    É um lixo!

  45. Larsen

    13/04/2011 00:02:35

    Amigo, se assitiu bem ao filme, deveria notar que as araras não são do Rio. O macho foi pego numa floresta, sem definição! A fêmea estava no Rio, pois era o local do centro de pesquisas! Depois eles eram os últimos da espécie, e ficção, podiam ser de qualquer lugar, até de São Paulo capital!Quando alguém quer criticar mal, inventa, quando não encontra motivo!!O cinema brasileiro tem melhorado muito sim! Bruna era de fato uma apelação, que deu certo! Mas Tropa de Elite, não fale mal na minha frente! pois no primeiro ele causou toda uma controvérsia de acusação de ideiais facistas, etc... O segundo veio para responder todas as perguntas e mostrar, para quem insistia em ser cego, o Rio, o Brasil, tal como ele é! Sai da sessão dizendo: este filme disse tudo!!...Levo fé no futuro do cinema, da arte brasileira de um modo geral, sim!!!...

  46. Borat

    12/04/2011 23:52:04

    Tenho filhos de 5 e 7 anos. Eles adoraram. E olha que são exigentes, pois se o filme não prendesse a atenção eles fariam de tudo prá sair. São a melhor referencia. Não estão nem aí para esse papo furado de clichês, "complexo de vira-latas" e coisa e tal. Queriam diversão e encontraram. O filme é definitivamente bom!

  47. Fabio Ott.

    12/04/2011 23:50:19

    Eu achei incrivel!!!! O filme eh demais, eh lindo, alto astral, colorido, entretenimento de primeira!!!Para quem falou mal do estado do Rio de Janeiro e para aqueles que jah concluiram que era um paulista opinando eu quero fazer minhas ressalvas!!!!!Eu sou de Sao Paulo, amo este estado e esta cidade. No entanto, o Rio eh maravilhoso, a animacao faz juz a grandiosidade da cidade e do estado. Chega dessa babaquice, eh tudo Brasil. Se trouxer mais turistas pra cah, maravilha! Eles acabam vindo pra Sao Paulo tambem. Sao Paulo eh restaurante, cultura, compras, vida noturna! Rio eh musica, praia, sol, maravilhas naturais!

  48. Carla Garruth

    12/04/2011 23:21:29

    Querido João teoricamente o Rio de Janeiro é a cidade que sai perdendo no repasse do governo!! querem tirar o dinheiro do petroleo, o dinheiro referente a calamidade pública foi repassado 80% para Bahia e nem 2% para o Rio (desculpa mas acho que foi esse o percentual). Podemos ter a tragédia que for, mas somos cariocas e não se abatemos. O fato da cidade ser considera a primeira em simpátia isso que conquista a todos!! Aqui ao puxar o assunto com a pessoa desconhecida já consideramos como um colega ou até mesmo amigo, tudo bem que existem mal elementos isso existem em qualquer lugar do mundo, mas nunca eu digo nunca tratamos uma pessoa mal, ao contrário aqui no RIO todos são bem tratados independente da raça ou credo?? O carioca gosta de viver a vida!

  49. zzzzzzzzzz

    12/04/2011 23:13:20

    operação salvando o filme "rio" no Brasil depois no massacre do rio.... depois da maioria dos criticos brasileiros detonarem o filme "rio" eis que surge Ana Maria bahiana como defensora do indefensavel

  50. rinaldo

    12/04/2011 23:00:36

    Ana, adoro seus comentários, são inteligentes.Vi o filme no dia do seu lançamento nacional em Fernandóplis-SP, adorei, como o Rio é realmente lindo, mostrado da forma que foi ficou mais lindo ainda. Nunca fui ao Rio, até me animei em conhecer.Recomendo o filme para as pessoas que ainda não viram.Pena que não assisti em 3D, o cinema que fui não tem essa tecnologia.Parabéns aos produtores e diretores...um deles...""BRASILEIRO"".Abraços ANA.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso