Blog da Ana Maria Bahiana

Indicações 2011: para a Academia, a realidade sempre supera a imaginação

Ana Maria Bahiana

Então, gostaram das indicações? Já estão preparando seus palpites?

Eu fiquei pensando primeiro no poder de Julia Roberts. Duas semanas atrás, na reta final para a entrega das cédulas, ela deu uma pequena recepção em sua casa de Los Angeles, apenas para alguns bem escolhidos colegas do departamento de atores da Academia. O tema: Javier Bardem, amigo e colega de tela em Comer, Rezar, Amar. Julia pediu claramente o voto para Bardem nas indicações, por Biutiful _ e conseguiu. Tarde demais para os prêmios da Screen Actors Guild mas Bardem, muito merecidamente, foi para os Oscars.

Jacki Weaver não teve uma madrinha dessas, mas foi uma delicia ve-la indicada para melhor coadjuvante, e Michelle Williams como melhor atriz na vaga que, eu antecipava e temia, poderia ter sido de Hillary Swank. Bom também ver L’Ilusioniste na vaga que seria de Meu Malvado Favorito (ironicamente, outro produto da animação francesa) e o carinho (10 indicações!) com Bravura Indômita e os irmãos Coen (não credito a esnobada nos Globos exclusivamente ao gosto duvidoso dos meus colegas – a Paramount praticamente escondeu o filme.)

A questão Inception-A Origem merece um pouco mais de vagar. Certo que ele tem 8 indicações, no mesmo pé de A Rede Social. Certo que uma das indicações é para melhor filme. Mas… ele se dirigiu sozinho? E se montou sozinho também? Ai se revelam as idiossincrasias do sistema atual de escolha dos Oscars _ existem 10 vagas para melhor filme, onde todo mundo vota; e 5 vagas nas outras categorias, onde votam apenas os departamentos. Isso deixa, automaticamente, 5 filmes como cidadãos de segunda classe, lembrados por estarem entre os melhores do ano sem que seus diretores possam ser igualmente reconhecidos.

Já me perguntaram no Twitter o que o Nolan fez para desagradar os colegas do Departamento de Diretores. Não tenho a menor ideia – seus companheiros da Directors Guild lhe deram a indicação, e muitos deles também são da Academia. Como expliquei no meu balanço para UOL Cinema, só posso atribuir isso à notória preferencia da Academia, em geral, pelo drama realista de época, e sua aversão ao cinema da imaginação – fantasia, sci-fi , terror e companhia. A correlação, tão comum na visão que a industria tem de si mesma, é que esses são gêneros para vender ingresso e pipoca, não para ganhar prêmio.

Agora, é ver como se resolve a disputa entre o príncipe gago e o nerd anti-social, ou como duas diferentes tecnologias – o rádio e a internet- mudaram o modo como nos relacionamos uns com os outros.

  1. Alexsandro Neves

    02/02/2011 21:46:31

    Olá,Acho que as indicações desse ano eram as que eu esperava. Muitos filmes indicados não lançaram por aqui ainda, infelizmente não posso torcer direito, risos. Ana, queria pedir sua permissão para usar o espaço dos comentários para divulgar um concurso cultural do site que mantenho inspirado no seu Oraculo (o qual participo desde que comecei a acompanhar teu blog). Chamamos de Palpites Oscar 2011, o palpiteiro que mais acertar irá ganhar um livro ("Bilionários por Acaso"), um CD (a trilha de "Burlesque") e um DVD ("A Origem"). Queria também te convidar a participar do concurso cultural. Maiores informações estão aqui http://www.cultflow.com/palpites-oscar-2011/ . Abs,

  2. brendam lee

    02/02/2011 21:20:42

    Winslet merecia o Oscar por 'Little Children', e La Mirren merecia o prêmio por 'Gosford Park'. Blanchett merecia por ' I'm not There' e Marion por Paif mesmo!!!! Sem rival aqui!!!A última década foi assim: ou eles adiavam o prêmio, ou adiantavam.Nicole merecia por Dogville, e ganhou um ano antes. E Julianne Moore, bem, aí é caso pra ela e Glen Close darem as mãos e assaltarem a Academia. rsDos diretores, Fincher merecia o prêmio por Zodíaco.Nolan por TDK.Aronofsky por Black Swan.E assim eles adiam os prêmios... e fazem cagadas. ops!

  3. Hugo Leonardo

    01/02/2011 21:15:14

    ressalva, apertei o enter antes de concluir ... rs..rs... é o jeito qto a Moore, concordo, ela estava plena em AS HORAS confesso que quando assiste ao filme absorvi a angústia - culpa - coragem ( a forma como ela olha caramba parece te conduzir a alma da personagem) ficou impregnada comigo é meio louco dizer o quê boas atuações, bons textos, bons filmes são capazes de transmitir emoções, vivências. abços!!!

  4. Hugo Leonardo

    01/02/2011 21:10:34

    A Julianne Moore em " AS HORAS"

  5. Marcos

    30/01/2011 22:01:19

    Perto de inception, a Rede Social e o Discurso do Rei mais parecem filminhos da Sessão da Tarde!

  6. Laura

    30/01/2011 11:26:58

    Estou feliz com as indicações (exceto pela ausência de Nolan). Finalmente Christian Bale deixou de ser ignorado pela Academia e foi indicado (já deveria ter sido antes)! Torço muito para que ele ganhe, pois será realmente merecido, ele é um excelente ator e está insuperável neste ano, mesmo com uma concorrência pesada. Adoro Rush também, mas o talento dele já foi reconhecido e, como já disse, seria realmente uma injustiça Bale não levar o prêmio neste ano. Quanto à Nolan, acho que o dia dele ainda vai chegar, e não acho que A Origem tenha sido o seu melhor filme mas, mesmo assim, não ser indicado foi uma injustiça. Entretanto, injustiça ou não, teremos essa sensação com diversos diretores de agora em diante, uma vez que são 10 indicados a melhor filme e 5 para melhor diretor. Inevitável que muitos fiquem de fora e recebam o "prêmio consolação" de ter o filme indicado.

  7. Fabinho Flapp

    29/01/2011 20:28:40

    Isso Trin!BLANCHETT AMADA, A MAIOR DE TODAS!QUE FALTA FEZ NA LISTA DE INDICADOS ESSE ANO!

  8. Trin

    29/01/2011 04:49:49

    Marion está sempre bem, mas com sinceridade o único trabalho realmente de grande visibilidade e notável dela ainda é Piaf (divina), mas depois seus papéis foram pequenos. Penelope Cruz eu tb adoro. Nos filmes do Almodóvar ela é show. Elas também não são americanas. Mas quem eu gosto mesmo entre todas é da Blanchett (aussie). Essa é divina, necessária, múltipla, absoluta ( muito gay isso, rsrsrsrs), tanto nas telas quanto no palco, uma verdaeira Sarah Bernhardt.

  9. Phillipe

    28/01/2011 20:57:51

    Compartilho a mesma linha de pensamento do Ricardo e do Trin. De verdade, eu não vejo nehuma atriz com tanta expressão quanto Julianne Moore e tanto aptidão a composição de personagens quanto Meryl Streep. É muito triste ver que todos os anos a Moore é descartada e a Meryl ser punida por ser boa. Eu nunca vi uma atuação como a de Julianne em "As Horas". A melhor atuação da década passada foi esnobada por completo.

  10. Lucas Bettine

    28/01/2011 20:14:53

    Ana muitas pessoas vem criticando a ausencia de Cris Nolan na categoria melhor diretor, faço parte dessas pessoas pis realmente foi um absurdo. Mas está acontecendo algo que não concordo as pessoas vêem falando que os irmãos Coen tomaram a vaga de Nolan se for levar em consideração as premiações anteriores pode até ter sido mas se formos olha para o Oscar não. Para mim está bem claro que quem ficou com essa vaga foi Daren aronofsky por Cisne Negro ou David O. Russel por O Lutador é só olhar as indicações que esses filmes tiveram e os de Bravura Indomita, os imrmãos Coen estão meio que sendo "culpados" por isso quando na verdade pelo que se da pra perceber eles foram a 3º opção para melhor Diretor e não a ultima e que acabou ficando com a vaga de Nolan como estão falando. Não se deve criar uma rivalidade entre esses diretores como estão fazendo pois ambos são gênios !

  11. Thiciane

    28/01/2011 12:45:41

    Olha, até quem não é grande fã de Nolan como diretor, ficou bastante surpreso com a ausência dele entre os indicados. no momento em que as indicações foram anunciadas, era só o que se comentava, pois muitos já davam como certa a presença dele. de um modo geral, fiquei feliz com as indicações, e acho que a cerimônia esse ano será fantástica, com certeza!

  12. Ricardo

    28/01/2011 08:34:33

    Concordo plenamente...Os EUA não tem nenhum atriz d expressão no momento...a Natalie Portman está surgindo como uma salvação...muito talentosa e se as expectativas se confirmarem irá ganhar o Oscar...Nos EUA surgem muitas Blake Livelys, Lindsay Lohans, Mischa Barton para poucas Meryl Streeps, Julianne Moores e Annete Benning.Ano passado a Sandra Bullock ganhar o Oscar eu achei meio sem graça...o filme é meia boca a atuação dela não tem nada de mais.Tomara que a Jennifer Lawrence e a Hailee Steinfeld não caiu na mesma "maldição de ser indicada mt jovem" que nem a Keisha Castle Hughes ou a Ellen Page que depois de serem indicadas não apareceram em nenhum filme de qualidade e que tivessem uma atuação Oscar worthy...

  13. Hugo Leonardo

    27/01/2011 22:58:14

    Meu caro, Trin O Oscar prende atenção de todos por contradizer a todos ... ora aplaude o BELO o quê é unânime, ora despreza os "merecedores" se esta palavra cabe e ORA traz a tona o quê ainda não é visível, não recebe atenção de todos. só uma ressalva MARION COTTILARD é a grande atriz! e cá pra nós O OSCA DA WINSLET FOI INJUSTO, é uma boa atriz, mas não merecia o OSCAR por aquele filme, talvez pela carreira.

  14. Igor Almeida

    27/01/2011 22:07:04

    Até as colinas de Hollywood sabiam que Cate Blanchett e Fernanda Montenegro eram melhores que Paltrow. Até as colinas de Hollywood sabiam que Central do Brasil era melhor que A Vida é Bela.

  15. Trin

    27/01/2011 17:12:10

    Se fosse assim a Julinha teria sido indicada por aquele filme chato "comer, rezar e sorrir". Ela sorri o tempo todo no filme para garantir aquele padrão de ser Julia. Eu sei que ela não foi indicada porque o filme é chato e ela está sem graça, mas é claro que se fosse todo esse PODER que vocês pensam que certas pessoas têm, ela seria indicada, então não é tanto poder assim, né. O Oscar já encheu o saco. Quando os grandes e verdadeiros atores como Ryan Gosling, Ian MacKellen e cia, serão premiados ? O próprio Di Caprio que estava ótimo em A Ilha do Medo e sempre deixam o cara de lado, absurdo. E a sacanagem que fazem todo ano com a Juliane Moore, uma das poucas grandes atrizes americanas, junto com Meryl e mais umas três. Porque as grandes atrizes do mundo são inglesas (Dench, Mirren, Winslet) ou a australiana Blanchett.

  16. Ana

    27/01/2011 17:03:29

    Já faz alguns anos que esses prêmios são conferidos com o objetivo de um ganho imediato. Vejam como ajudou O Turista. Só as indicações já deram um gás no filme que estava com uma bilheteria fraquíssima e que recebeu maior destaque na mídia por conta da idiota indicação. Filmes que ganham Oscar por conta de uma iniciativa de mercado. Eles inventam atores e atrizes que depois viram peças de marketing e não exatamente são talentosos ou têm compromisso com a arte.

  17. Emerson

    27/01/2011 13:01:14

    Parem de reclamar que Nolan não foi indicado e mandem e-mails par ele ficar amigo de Julia Roberts. Se ele fosse amigo dela, com certeza seria indicado. quero ser amigo dela tb.

  18. DIMAS (Goiânia)

    27/01/2011 12:42:58

    Parabéns. Você acertou quase todos os palpites dados no dia anterior. Errou um em "filme", " atriz", "ator", "atriz coadjuvante" e "diretor". Nada como saber das coisas. E agora, quais são os seus palpites para os ganhadores? "Rede Social" ou "Discurso do Rei"?

  19. Lauro

    27/01/2011 11:07:10

    Achei A Origem uma chatice. A história é bastante original, é verdade, mas, como cinema, é muito fraco. É o tipo de filme em que os personagens têm de explicar a cada segundo o que está acontecendo na cena. Esse tipo de verborragia é a morte do cinema. De qualquer forma, o Oscar é uma grande bobagem. Não sei pq as pessoas continuam prestando atenção nisso.

  20. João Sérgio

    27/01/2011 11:05:32

    Tem muita coisa q me incomoda com o Oscar, a ponto de entender q certos filmes são tão bons e interessantes q indicações como meros figurantes são desnecessárias pra eles. Eles se valorizam por si só e não porque a Academia diz.Uma coisa q me irrita muito mesmo é o fato de esquecerem filmes que são lançados bem antes desse período de indicações e achei absurdo o esquecimento de filmes como "A Ilha do Medo". Sobre a Origem não é preciso nem comentar. Nolan já tinha sido esnobado com Amnésia, Cavaleiro das Trevas e mais um ou outro filme dele. Portanto, ano a ano ele vai se superando, sem necessidade nenhuma do tal reconhecimento da Academia. Triste tb um certo descaso com Além da Vida. Faz tempo que Clint Eastwood mostra que qualquer coisa que ele faça merce no mínimo ser revisto. O que ele consegue dos atores é incrivel e como não tem pressa nenhuma em dizer o que precisa ser dito dentro de um filme. Outro fator a ser analisado... Toy Story 3. É óbvio que a Academia não daria uma atenção maior pra esse filme... agora, convenhamos... é um baita de um filme. Aliás, eu não sei onde colocar Toy Story no ranking do ano. Primeiro, segundo... no entanto, todos os mais prestigiados que ele, em tudo que li e acompanhei durante o ano, estão abaixo em termos de qualidade. A Rede Social... sinceramente... não entendi o Boom que foi esse filme... achei sem carisma... ralo... muito normal. No entanto, em se tratando de Oscar, eu sou obrigado a me lembrar que "Shekespeare Apaixonado" foi eleito melhor filme do ano. E que deixaram de premiar "O Segredo de Brocbackmontain". É imporante frisar que esse negócio de ser indicado já ser um prêmio já virou balela. Já tava na hora da academia se modernizar e perceber que um filme que fala fantasia e mexe com a mente humana ou um desenho que desenha tão bem um sentimento humano tem seu lugar embalados por roteiros MUITO BONS.

  21. Igor Almeida

    27/01/2011 09:30:10

    Julia Roberts pode não ser uma Meryl Streep mas medíocre eu garanto que ela não é.

  22. carlos alberto

    26/01/2011 17:19:42

    sem querer ofender ninguem,mas os filmes de Nolan sao extremamente cerebrais,sao para poucos.É cinema puro,arte da mais alta qualidade.Gostei de alguns filmes que estao concorrendo,mas tenho um adendo sobre a rede social,que de gde só tem seu diretor.Roteiro batido,infanto-juvenil e que esta aproveitando a onda da internet,mas confesso para vcs ,daqui alguns anos lembraremos como um filminho de sessao da tarde que nao vale a pena ser revisto.Viva Nolan,viva Scorcese!!!!!!!!!abrçaocarlos

  23. Ana Maria Bahiana

    26/01/2011 15:57:20

    Claro que sim. Como sempre, nas 48 horas anteriores ao Oscar.

  24. Ana Maria Bahiana

    26/01/2011 15:56:23

    Depende do modo como é conduzido. Nesta fase, das indicações, é comum que os votantes façam este tipo de ação para chamar a atenção para este ou aquele filme ou desempenho. É um "para sua consideração" ao vivo. Uma vez indicados, a coisa fica mais estrita.

  25. Max

    26/01/2011 14:49:14

    Ana, você mostra sempre grande lucidez em suas observações, e no caso da esnobada que levou o Nolan e a montagem vertiginosa de A Origem, você foi precisa. A ORIGEM de toda essa discussão, está na visão miope da academia, que se viu forçada a reconhecer o talento de Peter Jackson com O Senhor dos Anéis, e agora não admite repetir a dose com A Origem. Trata-se de um filme genial, tecnicamente perfeito, com um dos melhores roteiros que eu tive a oportunidade de ver. Espero que pelo menos o filme seja reconhecido com Oscar's em categorias técnicas, isto seria o mínimo.Um grande abraço para você! Sou seu fã.

  26. Andre Lima

    26/01/2011 11:36:33

    Independente de eventualmente ganhar ou não, foi uma injustiça A Origem não ser indicado para diretor ou montagem - sendo que esta última categoria é quase um crime por parte da academia. O filme, no mínimo por conta do seu complexo roteiro, tem uma edição impecável, minimalista, que realmente o transformaria no tal filme "complicado" e "pretensioso" que algumas pessoas apontam. Porém, graças a montagem ( entre outros fatores ) o que poderia dar muito errado levou multidões não apenas aos cinemas, mas também gerou inúmeras discussões. Sabemos que bilheteria não conta pro Oscar, mas é uma pena quando um filme extremamente bem realizado é ignorado na categoria de diretor - isso se torna ainda mais gritante quando se assiste o making of do filme. A criação e execução das cenas da luta sem gravidade são de uma beleza, magnitude e criatividade impressionantes - algo que, por si só, justificariam toda a bilheteria do filme no cinema. Dinheiro muito bem gasto pela produção e pelos espectadores - um equilíbrio cada vez mais raro no cinema atual, onde um dos dois lados quase sempre acaba perdendo. Aliás, só por isso, por A Origem fazer rios de dinheiro por ser um produto de qualidade, justificaria as duas indicações perdidas. Enfim... agora é torcer pra Toy Story 3 levar o Oscar de melhor filme. ;-)

  27. André Lima

    26/01/2011 11:14:57

    Eu acredito que o Trent Reznor tem bastante star power, é uma figura muito conhecida e, acima de tudo, respeitada nos EUA. Mas ele não faz o jogo da indústria, age como se fosse um indie... e isso tira ele da mídia, propositalmente ou não. Mas ele vai levar o Oscar de trilha sonora, sem dúvida.

  28. Sandra

    26/01/2011 11:04:57

    Ana , pensei que fosse proibido de pedir votos para indicação , qual a diferença de fazer uma festa e pedir votos e mandar um e-mail ?? lembra do ano passado do filme Guerra ao Terror onde o cara pediu despudoradamente votos para o filme? se ele tivesse feito uma festinha teria sido normal??

  29. Silvia

    26/01/2011 10:55:25

    Ana,Por que para a Academia é aceitável pedir votos dando recepções, mas não é aceitável fazê-lo por e-mail? Não deveria ser o contrário?As 'regras' da Academia me fazem lembrar da máxima: "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei"...

  30. Clewerton

    26/01/2011 10:02:43

    Penso que a esnobada em Nolan (realmente sentida por todos que assistiram o filme) se deve exatamente ao que a Ana falou, eles preferem filmes de drama realista à filmes de imaginação. Infelizmente.Agora me pergunto se essas pessoas que vem aqui justificar esse equivoco da Academia com: "Nolan fez um filme que o publico médio não compreende e blablabla", também não entederam nada do filme. Sim, porque essa é a ideia que passa.Será que parte da academia também não entendeu nada do filme? E se aproveitaram do tradicionalismo hipocrita, para justificar sua falta de entendimento? Tenho minhas duvidas. Ou será medo de dar um Oscar a um diretor pretencionista, talvez por achar que o mesmo um dia deixe de ser "brilhante" e faça uma besteira epica?

  31. Ricardo Siqueira

    26/01/2011 08:10:03

    Não sei porque todo esse rebu sobre o Nolan não ter sido indicado a melhor diretor.Inception não é um filme excelente...é criativo mas a história se arrasta em alguns momentos.Bom, vamos começar os trabalhos, só vou comentar sobre as atuações porque não vi todos os indicados para comentar.Quem ganha - Quem eu gostaria - Quem merece pela carreira mas vai sair d mãos abanandoAtor - Colin Firth - Colin Firth - Colin FirthAtriz - Natalie Portman - Natalie Portman ou Jennifer Lawrence - Annete BenningAtor coadjuvante - Christian Bale - Geoffrey Rush - John HawkesAtriz coadjuvante - Amy Adams ou Melissa Leo - Haille Steinfeld - Helena Bonham Carter

  32. Rodrigo Romero

    26/01/2011 07:40:26

    E aí, Ana, este vai terá mais uma edição do Oráculo do Oscar? Estou ansioso para participar. É só você dizer que sim, terá mais uma edição. Beijos!

  33. RENATO LOUCO MESMO 2011

    26/01/2011 07:29:27

    Percebi que existe um certo ar de desespero da midia brasileira,ao qual devo incluir essa ja ultrapassada UOL FOLHA DE SP de usar termos como PRODUCAO BRASILEIRA,FILME BRASILEIRO para o documentario PRODUZIDO PAGO E DIRIGIDO POR INGLES DA INGLATERRA e apenas "filmado" no Brasil chamado LIXO ..nao sei o que!!!Simplesmente mediocre!! TAMANHO O DESESPERO do pais de merda em produzir alguma coisa que ganhe o oscar...coisa que jamais conseguiu e dificilmente consiguira graças a mediocre e VERDADEIRAMENTE lixo producoes feita para povinho petista analfabeto sustentado por bolsa familia!!!E se ganhar? vao estampar na veja.globo e ate aqui na sua parceira uol titulos como VITORIA DO CINEMA NACIONAL ! BRASIL LEVA OSCAR E ENCANTA O MUNDO..VIVA O CINEMA NACIONAL e bla bla bla!! que merda!! QUE COVARDIA PLAGIARISMO E POPULISMO COVARDE !!! o Cumulo do Absurdo e tem troxa que ainda apoia isso!!

  34. RENATO LOUCO MESMO

    26/01/2011 07:23:20

    EHEY ANA ...Quer saber por que e como a Natalie portman recebeu sua indicao?da uma olhadinha nesse videohttp://www.youtube.com/watch?v=KpMPFGBtE7Q&feature=relatedAcho que ela ja ganhou!!!!!!! rs

  35. Rodolfo Barros

    26/01/2011 05:34:57

    Nõ entendo direito esse sistema de votação como pode o leonardo de caprio por tudp que fez em 2010 ficar de fora da lista dos indicados como o proprio Nolan, na minha opinião fez o melhor filme de 2010 é por essas questões qu eu to deixando de ver a cerimonia.

  36. ana

    26/01/2011 04:23:30

    Sou fã do Nolan e adoro os seus filmes, não gostei tanto assim de A Origem, mas não indicá-lo para melhor diretor é uma das maiores barbaridades da história do Oscar. Me lembra aquela premiação absurda de Paltrow quando até as colinas de Hollywood sabiam que Blanchett era a melhor, ou Reese no lugar de Huffman.

  37. Fabinho Flapp

    26/01/2011 02:50:08

    Só para constar que estou enojado atá agora com algumas graves e crassas aberrações na lista de indicados.Aceitar Bardem apenas razoável pelo horroroso, desagradável e cansativo filmeco no Iñárritu (é, Arriaga faz falta) no lugar de Gosling é dose. Aceotar Moore de fora é o cúmulo. Mas previsto.Agora aceitar as exclusões de Garfield por "TSN" e Nolan e a edição de "Inception" é crime. Crime que merece castigo grave!

  38. Cristiane Martins

    26/01/2011 01:46:47

    Brendam, concordo co você em partes o filme O Vencedor é bom, e mereceu suas indicações, o duro foi ver essa esnobada federal no mestre Nolan.Ele que consegue fazer um filme melhor que outro, sempre tem um fantasma que surge e tira a sua "chance", de indicação como diretor ou filme (TDK).Só Nossa Senhora Aparecida, para ajudá-lo!!!

  39. KELIN

    26/01/2011 00:40:31

    ATÉ QUANDO DI CAPRIO SERÁ IGNORADO????Temo que ele leve um OSCAR póstumo.... por tudo aquilo que ele representou ao Cinema.....Essa gentinha da academia......

  40. KELIN

    26/01/2011 00:32:40

    Filminho????Vc assistiu??? Acho que não.......

  41. Kelin

    26/01/2011 00:29:56

    Não acho que Julia seja má atriz....Dizer que ela é medíocre é o ó........

  42. jennifer

    25/01/2011 23:47:15

    Ana que análise perfeita: Para a Acadêmia a realidade sempre supera a imaginação! Nada pode descrever melhor o Oscar desse ano e todos os anos. Fiquei muita chateada por Nolan não ter sido indicado, mas partindo da sua própria frase de início corresponde com o que os membros da Acadêmia pensam, infelizmente! Eles não parecem abertos para um novo tipo de cinema, o que é triste! E mais A Origem só está lá entre os melhores filmes porque os indicados são 10 e não 5, o que também é desapontador mas a verdade é essa! Sobre o Leo Dicaprio já esperava que ele não fosse indicado porque injustamente ele não foi indicado em nehuma outra premiação dessa temporada, apesar de suas duas ótimas interpretacões em 2010, tanto em Ilha do Medo como em A Origem, só espero que essa injustiça com ele não seja duradoura!

  43. Kleven de Jesus

    25/01/2011 23:45:51

    Sinceramente não compreendi a sua analise, ...."Ele é um bom diretor, seus filmes têm dignidade, mas não tanto de invenção. Há muito de manejo seguro do roteiro, muito de técnica artesanal de primeira linha, há muito clima, muita atmosfera"Deverás incoerente!

  44. Luiz

    25/01/2011 23:33:44

    Olá Ana!Na categoria ator faltou, com certeza, a presença de Ryan Gosling, um dos atores mais talentosos de sua geração, você não acha?Li seu texto para o UOL comentando as indicações para atores/atrizes, mas particularmente nesta categoria, por que Ryan não e Michelle Williams ganhou uma indicação?Obrigado!

  45. Vitor Almeida

    25/01/2011 23:32:00

    Minhas três maiores alegrias: Jackie Weaver, Jennifer Lawrence e Hailee Steinfeld. Tudo bem, ainda cito mais duas: Joel e Ethan Coen, e Javier Bardem. Adorei as indicações. O Oscar sempre surpreendendo em alguma coisa.

  46. Kleber W.

    25/01/2011 23:12:59

    Ghost Writer foi simplesmente IGNORADO pela Academia, por algum motivo.Foi premiado como melhor filme europeu do ano, por sinal.

  47. Kleber W.

    25/01/2011 23:11:34

    Diversas vezes o Mark Zuckerberg se manifestou CONTRA O FILME, que o retrata como um anti-herói anti-ético, solitário e arrogante. Você acha que em sã consciência ele ia injetar dinheiro em um filme que expõe toda a sujeira da vida dele? Não fale sobre o que não sabe...

  48. Plínio

    25/01/2011 23:00:25

    Lobby é a coisa mais normal desde sempre.Sou fã da Julia,ela já tinha escrito um artigo pra Variety,se não me engano, e acho que ela tem que buscar um Oscar é pra si mesma,pra mostrar de uma vez por todas o talento que possui e desperdiça em enlatados feministas,apesar de Comer,Rezar,Amar, ser um lindo filme, tá mais do que na hora dela alçar voos mais altos.Ainda nessa de "amigo do amigo",dizem que Nolan não é,assim, dos caras mais bem quistos... É essa "realidade" que eu acho que vai emplacar A Rede social, a queda que têm por temáticas do momento,que estão pulsando na sociedade atualmente.Foi assim no ano passado com Avatar e The hurt Locker.

  49. Lucas Nunes

    25/01/2011 22:32:15

    Winters bone é um fime diferente.Merece ser observado com carinho.

  50. Silrone Lima

    25/01/2011 22:24:50

    Eu não acho que haja implicancia com Nolan, nem que haja preferencias por generos. O SENHOR DOS ANÉIS está bem ali na memória de todos para nos provar o contrário. Acho que com Nolan rola bom senso. Há um bom tempo considero seu cinema tão pretencioso quanto raso. Muito é pretendido e são muitas as concessões para que o público médio apreenda o que ele propõe, o que resulta num cinema comum, escapista. É entretenimento da melhor qualidade, mas se pretende mais e acaba se auto-sabotando. Em tudo o que vi de Aronofsky, O. Russell, Fincher, Coen's e Hooper (seus filmes pra tv são estupendos), até suas realizacoes menores, percebi alguma rigidez que fosse, alguma marca auto-referente. Ha uma constancia autoral realmente perseguida. Nolan, pra mim, se perdeu no meio do caminho de alguma forma. Considero sua esnobada um sopro de bom senso. Enfim. Ps: Filme que se dirigiu sozinho? Me fiz essa pergunta com relação a WINTER'S BONE e BLUE VALENTINE, que vi recentemente e pirei [em mt por causa de seus diretores].

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso