Blog da Ana Maria Bahiana

O dia antes de amanhã: quem eu acho que vai ser indicado

Ana Maria Bahiana

Dá pra dar uma olhadinha? 5,755 envelopes com cédulas para indicação deixam a sede da Academia, dia 27 de dezembro

Amanhã é dia: indicações para o Oscar 2011  às 5h 30 da manhã,  plena madrugada daqui. Explicação: Los Angeles está três horas antes da Costa Leste, seis horas antes do Brasil e pelo menos oito horas antes da Europa _portanto, quanto mais cedo melhor para pegar o máximo de exposição na mídia.

Antes de antecipar que nomes ouviremos amanhã anunciados por Mo’nique (Oscar de atriz coadjuvante em 2010) e o presidente Tom Sherak, vale lembrar: indicações e prêmios são apenas as opiniões de um grupo de pessoas sobre o trabalho de outro grupo de pessoas.  O que torna as opiniões deste grupo _ a Academia_ especialmente importante é o fato da organização reunir 5,755 profissionais do cinema de todo o mundo, uma verdadeira elite de diretores, atores, roteiristas, produtores, diretores de fotografia, animadores, diretores de arte maquiadores, documentaristas, figurinistas, executivos, especialistas em efeitos visuais, montadores.

Na Academia só se entra de dois modos: por convite de quem já está lá (e mesmo assim o convidado tem que ser aprovado pela diretoria) ou sendo indicado a algum prêmio. Por isso a indicação ou a estatueta tem tando peso para quem a recebe _ é porque, como Sally Field disse aos berros, ao ganhar seu Oscar por Um Lugar no Coração em 1985 “vocês me amam! Vocês me amam mesmo!” Para o profissional, é o sinal máximo de reconhecimento de seus pares, de sua indústria.

O método mais simples para prever quem vai ser indicado é olhar quem já foi selecionado pelas associações profissionais: quase todos os membros das guildas são também da Academia e as indicações são votadas pelos departamentos respectivos da Academia (atores escolhem atores, diretores escolhem diretores, etc) É uma aritmética simples.

Por isso a vitória de O Discurso do Rei, sábado, na premiação da Producers Guild, é tão importante: o prêmio dos produtores indica a principal tendência de votação da Academia na categoria melhor filme . Produtores são, quase todos, acadêmicos também, e este é o seu prêmio (o Oscar de melhor filme vai sempre para o produtor). Como me disse um acadêmico animado: “Agora a disputa ficou quente – A Rede Social não é mais uma vitória certa.”

Então, amanhã cedinho, esperem ouvir estes nomes:

Para melhor filme: Inception-A Origem, A Rede Social, O Discurso do Rei,  Cisne Negro, O Vencedor, Minhas Mães e Meu Pai, Bravura Indômita, Atração Perigosa, Toy Story 3, 127 Horas.

Para melhor atriz: Nicole Kidman (Rabbit Hole), Jennifer Lawrence (Winter's Bone), Natalie Portman (Cisne Negro), Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai), Hilary Swank (Conviction)

Para melhor ator: Rovert Duvall (Get Low), Jesse Eisenberg (A Rede Social), Colin Firth (O Discurso do Rei) , James Franco (127 Horas), Jeff Bridges (Bravura Indômita)

Para atriz coadjuvante: Amy Adams (O Vencedor), Mila Kunis (Cisne Negro), Melissa Leo (O Vencedor), Helena Bonham Carter(O Discurso do Rei), Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)

Para melhor ator coadjuvante: Jeremy Renner (Atração Perigosa), Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai) , John Hawkes (Winter's Bone), Christian Bale (O Vencedor), Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)

Para diretor: Christopher Nolan (Inception-A Origem), David O.Russel (O Vencedor), Tom Hooper (O Discurso do Rei) , David Fincher (A Rede Social), Darren Aronofsky (Cisne Negro)

Filme estrangeiro, que é escolhido por dois comitês de voluntários (um em Los Angeles, outro em Nova York) é mais dificil de antecipar. Nove títulos já passaram para a seleção final _ quais quatro vão ficar de fora? Três que acho que caem dentro: Biutiful (México), Incendies (Canadá), Haevnen/In a Better World (Dinamarca).

Longas de animação têm apenas três indicados _ podem contar com Toy Story 3, Como Treinar seu Dragão e Meu Malvado Favorito.

E agora… até amanhã.

  1. Kleven de Jesus

    25/01/2011 13:12:18

    Eu também queria ENROLADOS, na lista....

  2. Kleven de Jesus

    25/01/2011 13:11:16

    RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSSRSRSRSRSRSR

  3. Kleven de Jesus

    25/01/2011 13:09:43

    Meu amigo, é melhor largar essa entidade e se voltar pra Deus!!!!!!!

  4. Kleven de Jesus

    25/01/2011 13:07:35

    Bom Ana, você chegou muito perto, cravou 100% nos atores coadjuvantes, e 90% nas demais categorias, foi bem melhor que outras lista que li por ai....Mas convenhamos, o Nolan estar de fora é muita surpresa e injustiça misturados...

  5. Cássia

    25/01/2011 12:29:01

    O Christopher Nolan não ser indicado como melhor diretor me doeu o fígado! Sério. Agora torcerei para Inception ganhar, pelo menos, roteiro original. Darei um grito de felicidade se isso acontecer.

  6. Antunes

    25/01/2011 12:26:33

    Já sairam as indicações e o Nolan não foi indicado para diretor. Sinal que ele e a "A Origem" estão fora do páreo.

  7. Kelnner

    25/01/2011 11:26:07

    Fantásticas as indicações!!!! Algumas surpresaas como a inclusão, em diversas categorias, de Winter's Bone... Adorei a inclusão de Michelle Williams por Blue Valentine, uma indicação mais que merecida, da mesma maneira Mark Ruffalo por The Kids Are Alright. Um pecado foi ter deixado Mila Kunis de fora das coadjuvantes, assim com Nolan da categoria de diretores... Os Cohen continuam poderosos, dois anos depois sendo indicados de maneira tão sucinta (roteiro, direção e filmes pra eles). Estou curiosíssimo pra ver se O Discurso do Rei honra as indicações... estou contando os minutos pra festa... ehehehehehe!!!!

  8. Kelnner

    25/01/2011 11:21:46

    Bem, teu pai João foi bem erradinho, desde que Nicole entrou (pela magnífica performance em Rabit Hole - especialmente com a quantidade de botox que ela tem no rosto) e Mila Kunis ficou de fora (injustamente). Errou tb com Amy Adams, mas entou bem com Jackie Weaver. Andrew Garfield foi deixado de lado, mas essa categoria é sempre cheia de surpresas... acredito na primeira grande chance de Christian Bale levar seu troféu.

  9. Ana

    25/01/2011 11:14:34

    Jacki Weaver !!!!

  10. limaofelipe

    25/01/2011 10:47:40

    E outra: Annete Benning está sendo superestimada pelos colegas. Idem Mark Ruffalo que, por favor, está tão bem quanto o sofá da minha sala. A interpretação de Julianne, sim, deveria ser reconhecida.

  11. limaofelipe

    25/01/2011 10:44:44

    Só eu achei que a Mila Kunis não faz nada além da obrigação dela em Cisne Negro? Nada excepcional.

  12. Igor Almeida

    25/01/2011 10:06:02

    Hilary Swank parece ser mesmo muito querida entre os colegas, eu adoro ela. Sua atuação em Conviction é muito boa, gostei. Aposto que ela entra na lista, assim como entrou na lista do SAG, pra desespero de Annette Bening. Ficaria muito feliz se Ilha do Medo fosse um dos dez indicados a Melhor Filme. Será o Discurso do Rei o Crash desse ano? Depois da vitória no Sindicato dos Produtores David Fincher deve tá suando frio.

  13. Sorieldo

    25/01/2011 09:56:23

    Se os egos são tão importante quanto parecem, não faria muito sentido prestigicar cada dia mais o cinema britânico por meio jogo de cena. Me parece que nesse mundinho não se brinca com reconhecimento, sobretudo quando lembrados as cifras envolvidas na brincadeira. Maaas, mera opinião.

  14. Thiago

    25/01/2011 09:40:42

    pra mim foi triste o Leonardo Dicaprio,nao entrar como melhor ator,entao agora eu to torcendo pro Jesse Eisenberg,ganhar como melhor ator,e torço tb por Toy Story 3 ganhar como melhor filme,mais eu acredito q a Rede Social,vai ganhar

  15. Lucas Bettine

    25/01/2011 09:26:56

    Concordo acho que seria muito bom para o Oscar ter a Hilary Swank de novo. Agora você deve ter preconceitos com mulheres bonitas criticar os premios da Reese e principalmente da Charlize Theron que é uma das melhores atrizes de sua geração é brincadeira. Sua atuação por Monster foi uma das melhores da década com certeza.

  16. Fárlley Rodrigues

    25/01/2011 09:05:10

    Ana, como já foi indicada antes, a Fernanda Montenegro tem direito a voto na academia?

  17. John

    25/01/2011 08:23:00

    Desculpa, Ana... mas vc simplesmente pegou os indicados ao SAG e colou aqui... A lista da academia será um pouco diferente disso.

  18. Luís

    25/01/2011 08:22:30

    Ana,A lista do SAG nem sempre é igual à da Academia. Kate Winslet, por exemplo, foi eleita melhor coadjuvante por O Leitor no SAG e no Oscar levou o prêmio de melhor atriz.Acredtito que nem todo membro do SAG é membro da Academia. Por isso, há essas diferenças nas listas. O SAG também é bem mais bairrista que a Academia. Vale lembrar que Fernanda Montenegro não foi indicada ao SAG, mas foi indicada ao Oscar. Assim, acredito que Javier Bardem tem chances de ser indicado ao Oscar de melhor ator, deixando de fora Robert Duvall, que não foi indicado ao BAFTA nem ao Globo de Ouro.

  19. Rodrigo Chaves

    25/01/2011 08:18:22

    Queria saber se Nicole Kidman teria alguma chance este ano?

  20. Rafael Gomes

    25/01/2011 08:17:33

    O duro é que as indicações do SAG não deixam muito espaço pra surpresas, mas ainda torço pra Jackie Weaver ser ao menos lembrada. Num momento em que o cinema tá perdendo de lavada pra TV desprestigiar um bom personagem e uma ótima interpretação é dar um tiro no próprio pé. E a Hillary Swank ao menos prova que tem talento sendo indicada, a impressão que ficava pra mim era de que sempre quem estava recebendo as indicações era a personagem (e Hillary apenas tinha a sorte de ter sido ela a interpretá-las).

  21. Rafael Gomes

    25/01/2011 08:13:56

    O duro é que as indicações do SAG praticamente se repetem nos Oscar, tirando a oportunidade de uma grata surpresa. Também ficaria chateado se Andrew Garfield ficasse de fora (ele foi muito elogiado e lembrado por todos os trabalhos que lançou esse ano).Mas a minha decepção maior seria Jackie Weaver ficar de fora. Depois de um ano em que o Waltz e a Mo'Nique arrebentaram com seus vilões vem essa maravilha que a Jackie Weaver nos proporcionou e nem sequer é lembrada? Injusto.E só uma observação: na afobação de reconhecer os dons de Jeff Bridges a Academia o premiou em detrimento do show

  22. joel

    25/01/2011 08:03:28

    acho que apesar de ser o ano de natalia portman ,juliane moore merecia mais reconhecimento e maravilhosa atriz

  23. Rui

    25/01/2011 08:02:29

    Não acho que o Producers é um indicativo tão confiável para o Oscar. Já vi "Pequena Miss Sunshine" ganhar esse prêmio e o SAG e perder o Oscar. Creio que o Directors é mais confiável.

  24. Maithe Lopez Santaella

    25/01/2011 07:42:41

    Sinceramente acho a atuação do James Franco fraca em 127. Confesso que a grande injustiça será a não indicação do Leonardo di Caprio como melhor ator por Inception. Mas Colin Firth está genial em the King´s Speech.. E mesmo Kidman perdendo para Portman, ela está muito melhor no emocionante e sensível filme Rabbit Hole. Sera que Depp ganhará uma indicação?

  25. Ana

    25/01/2011 05:03:34

    Quem não gosta da Sally Field, né ? Fofa e talentosa. Tem uma atrizes que moram no nosso coração. Mirren, Blanchett, Streep, Moore, Ullmann, Paredes...

  26. Cassius

    25/01/2011 03:19:22

    Acho que a categoria de atriz e a última vaga de ator serão os grandes momentos de tensão das indicações. Este é o grande momento, porque os vencedores do Big 8 parecem bem definidos - a não ser que Bening vença o SAG domingo.Cada site prevê uma coisa, mas não me surpreenderia se pintassem Swank e Steinfield (Lawrence, Portman e Bening garantidas). Além delas, tem a favorita Kidman, Moore, Williams e até Rapace. "Inverno da Alma" x "Atração Perigosa" - não gostei do filme do Affleck e por isso apostei e torço pelo da Granik. O filme tem o trunfo de poder ser o "Educação" da vez, indicando a atriz, o roteiro e o filme; mas os americanos parecem ter adorado esse filme do Affleck.A outra dúvida fica para diretor: Irmãos Coen ou David O. Russel. Confio nos Coen, depois que eles indicaram "Um Homem Sério" acho que os dois estão em alta, e como o filme pode pintar em duas categorias principais, além de várias técnicas, seria o caminho natural.Ryan Gosling x Robert Duvall fecham as disputas. Aposto no velhaco, pois o SAG fechou com o Oscar nos dois últimos anos e seria demais eles discordarem mais de duas vezes (duas de atriz e uma de atriz coadjuvante, se Steinfield vier como principal).Minhas apostas detalhadas estão aqui: http://moscanasopa.wordpress.com/

  27. Cristiane Martins

    25/01/2011 01:56:48

    Oi Ana, espero que o meu comentário seja publicado, já faz mais de um mês que vivo colocando observações sobre os posts, mas nunca aparece, seria bom pedir para o pessoal do UOL, dar uma olhada o porquê de não aparecer nada.Mas vou continuar postando meus comentários....Sobre os indicados ao Oscar, acho que a lista para os atores poderiam incluir Leonardo DiCaprio por Inception, bem melhor do que Mark Walberg no Vencedor, aliás esse filme e todo do Chris Bale, ele arrasa na pele do irmão ex-lutador de boxe e drogado, concordo também com a indicação de Jeff Bridges ele está excelente em Bravura Indômita, grande trabalho dele pós-Oscar, já que a maioria que ganha o premio só faz bombas e filmes super-comerciais.Esse ano a categoria atriz, tem talentos de verdade e não Sandra Bullock, acho que todas do Globo de Ouro serão indicadas, acho que pode ter a zebra se Hillary entrar, o mesmo para atores coadjuvantes e atrizes, não vai mudar muito, já que todas as listas temos o mesmo grupo de atores e atrizes.Já filme pode ser que um filme fique de fora, ou é The Town ou Winter's Boone, mas o duro vai ser ver Chris Nolan indicado com chances zero de ganhar.Eu junto com muitos desse site que são Nolistas de carteirinha, é duro ser fã de diretor criativo e genial como Chris Nolan, mas vai demorar mais uns dois anos para ele ser consagrado, já que Academia não gosta de filme de super herói, e o próximo projeto de Nolan e TDKR.Vamos aguardar os anúncios amanhã.Beijos Ana.

  28. Fabinho Flapp

    25/01/2011 00:55:05

    João,hj falei de vc na cabine de "LOve and Other Drugas". Cadê vc?Nem me fale nisso, Garfield será!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Joao Marcelo F. de Mattos

    24/01/2011 23:27:09

    - Pai João, a entidade que me apóia e que me revela coisas, disse: surpresas na categoria de Atriz Coadjuvante, e em Atriz, Nicole Kidman está de fora. Em Coadjuvante, teremos as óbvias Melissa Leo, Mila Kunis e Helena Bonham Carter. Mas Amy Adams não vai ser indicada (explico depois das inidicações o porquê dela nõ ter sido indicada), e Olivia Williams ("Escritor Fantasma") e Jacki Weaver ("Animal Kingdom") o serão. - Flapp, acho que se o Andrew Garfield não for indicado vc pode ter um colapso. Mas vc não terá, pois o cara vai ser.

  30. JOAO PAULO

    24/01/2011 23:14:23

    Hilary Swanke e Annette Bening de novo? A Annete se mata agora se perder pela 3ª vez para a Hilary... Mas acho que vai rolar mesmo para Natalie Portman.

  31. Ana Maria Bahiana

    24/01/2011 22:56:13

    Exatamente por Conviction.

  32. Andre

    24/01/2011 22:55:52

    Andrew Garfield realmente merece a indicação

  33. Fabinho Flapp

    24/01/2011 22:41:42

    Se a lista final ficar próxima dessa, eu ficaria muito feliz!:D

  34. Lucas

    24/01/2011 22:41:24

    Querem que a Hilary Swank seja indicada por qual filme? Conviction?Se for por Conviction discordo totalmente. É uma boa interpretação mas não é a melhor do ano.

  35. Fabinho Flapp

    24/01/2011 22:39:40

    BEST PICTURE127 HoursBlack SwanThe FighterInceptionThe Kids Are All RightThe King’s SpeechThe Social NetworkThe TownToy Story 3True GritBEST DIRECTORDarren Aronofsky, Black SwanChristopher Nolan – InceptionTom Hooper, The King’s SpeechDavid Fincher, The Social NetworkBen Affleck, The TownBEST ACTOR IN A LEADING ROLEJeff Bridges, True GritJesse Eisenberg, The Social NetworkColin Firth, The King’s SpeechJames Franco, 127 HoursRyan Gosling, Blue Valentine(Maybe Leonardo Di Caprio, for Inceptioin and more for Shutter Island)BEST ACTRESS IN A LEADING ROLEAnnette Bening, The Kids Are All RightNicole Kidman, Rabbit HoleJennifer Lawrence, Winter’s BoneJulianne Moore, The Kids Are All RightNatalie Portman, Black Swan(Maybe Michelle Williams, for Blue Valentine)BEST ACTOR IN A SUPPORTING ROLEChristian Bale, The FighterAndrew Garfield, The Social NetworkJeremy Renner, The TownSam Rockwell, ConvictionGeoffrey Rush, The King’s Speech(Maybe Mark Ruffalo, The Kids Are All Right. I really hope no!!!!!!!!!!)BEST ACTRESS IN A SUPPORTING ROLEAmy Adams – The FighterHelena Bonham Carter, The King’s SpeechMelissa Leo, The FighterHailee Steinfeld, True GritJacki Weaver, Anima Kingdon(Maybe Olivia Williams, Ghost Writter)BEST ORIGINAL SCREENPLAYBlack SwanThe FighterInceptionThe Kids Are All RightThe King’s Speech(Maybe Blue Valentine)BEST ADAPTED SCREENPLAY127 HoursThe Social NetworkToy Story 3True GritThe Town(Maybe Scott Pilgrim vs The World ) And No Guts No GloryMartin Scorsese and Ben Affleck, DirectorLeonardo Di Caprio, ActorJulianne Moore, ActressEd Harris and Sam Rockwel, Supporting ActorMia Wasikowska and Olivia Williams, Supporting ActressScott Pilgrim, Adapted Screenplay

  36. Rafael Menezes

    24/01/2011 21:57:36

    Get Low. Um filme que deve ser no mínimo engraçado: http://www.youtube.com/watch?v=y17Me8uL6mAAbraço

  37. Phillipe

    24/01/2011 21:52:17

    rsrsrsNão vou nem dormir pra ouvir o anúncio da Swank.Mais um ano com pena da Julianne...Bjs Ana

  38. Rafael Menezes

    24/01/2011 21:51:14

    Oie.Concordo com tudo, com excessão do Atração Perigosa, acho que vai entrar o Winter's Bone, que eu adorei.Se for para chutar em surpresas acho que Duvall é bem lembrado, mas seria uma grande surpresa se lembrarem do Javier Barden, fantástico no Biutiful.Atriz torço para a Michelle Williams, não creio que a Julianne vá entrar. Nem a Hillary...Um grande abraço,Rafael

  39. Eduardo NAKAMURA

    24/01/2011 21:41:06

    Justin Timberlake deve concorrer como ator coadjuvante por A REDE SOCIAL no lugar do também bom Andrew Garfield. James Franco é o melhor dentre esses aí. 127 HORAS é James Franco. Atuação excepcional.

  40. Renata

    24/01/2011 21:36:32

    Sei que seus argumentos são extremamente coerentes e, em alguns casos, quase previsíveis, mas vou torcer muuuuuuuuuito pra que Michelle Williams entre no lugar de Hillary Swank ou até Nicole Kidman. Ela merece essa indicação e até mesmo a vitória.

  41. Fabricio Vita

    24/01/2011 20:58:15

    Boa noite pessoal! Assisti praticamente todos os filmes mais badalados do ano na correria dos grandes festivais e premiações, e admito sem ponderar um instante sequer que o filme mais instigante, empolgante e inteligente foi "A Origem". Adoraria vê-lo ser premiado e o Christopher Nolan como diretor, embora David Fincher também merece já faz um bom tempo. Bom, penso que mais do que qualquer premiação o que vale mesmo é o que cada filme provoca dentro de nossas próprias almas. Então que cada um torça para o seu favorito! Abraços!!

  42. João Oliveira

    24/01/2011 20:35:01

    Seria engraçado ver a reação da Annette Benning ao ser indicada com Hillary Swank rsrs.Eu aposto q Inverno da Alma e Rabbit Hole possam entrar, tomara!!!Julianne Moore como coadjuvante tb. Dá pra imaginar q como na fase de indicações é cada um na sua área, o Oscar seja o mesmo q o SAG, mas as vezes tem algo diferente.

  43. André

    24/01/2011 20:28:05

    Não sei pq tanto espanto da galera com relação a Swank, acho mil vezes melhor ela ser indicada e continuar nos mostrando excelentes interpretações, doquê igual ano passado ou outros anos, que a Sandra Bullock venceu, Reese Witherspoon, Charlize Theron, só faltaram indicar a Mariah Carey, rsrs, o quê acrescentou? qual trabalho delas depois? uma pega o marido da scarlet, a outra vai atuar com o Robert Pattinson, rsrsrs, então melhor indicar ou entregar o prêmio para quem possa acrescentar algo em sua história. Gostei, Natalie ainda tem muito para aprender (mas é excelente), Benning é muito boa, e Swank dispensa comentários (2 vezes ganhadora, fora os elogios do MUNDO INTEIRO).Você não concorda Ana, que deveria ganhar ou ser indicada quem fosse uma atriz ou ator de vdd? Nos últimos anos temos vistos muita coisa ruim.Abraços.

  44. Ana Maria Bahiana

    24/01/2011 20:23:40

    Eu adoraria que entrassem, mas seguindo as indicações do sindicato da categoria...

  45. vincent m sesering

    24/01/2011 20:21:37

    em animação vc nao acha q entra, O Mágico e/ou Enrolados?

  46. vincent m sesering

    24/01/2011 20:16:28

    ué? Robert Duvall pelo que?

  47. Fabinho Flapp

    24/01/2011 20:02:21

    Pra mim o PGA só quis fazer número e quebrar a unanimidade. Ceninha pra ser do contra...

  48. KLAUSS

    24/01/2011 20:02:21

    Não creio na indicação de Swank, a não ser que queiram dar a vitória a Benning.Ana, Julianne Moore tem chances ainda de ser indicada como coadjuvante?Ví algo a respeito disso e queria sua opinião!

  49. Silrone Lima

    24/01/2011 19:59:41

    O que faria meu dia amanhã: ANOTHER YEAR e BLUE VALENTINE amplamente reconhecidos.Swank seria muito brochante, de boa.

  50. Ana Maria Bahiana

    24/01/2011 19:47:32

    Eu estava pensando assim até que ele venceu o premio da PGA, onde 90% são americanos...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso