Blog da Ana Maria Bahiana

Globo de Ouro 2011: a noite, supreendentemente, foi boa

Ana Maria Bahiana

Assim que anunciaram Carlos como vencedor na categoria filme para TV/mini-série eu achei que a noite, afinal, ia ser boa. Que íamos nos redimir das indicações bisonhas, e voltar ao nosso velho espírito de desencavar o original, o inusitado, o não-americano. Certo que, para o meu gosto, continuavam faltando indicações como a de Javier Bardem para melhor ator (falha que os BAFTAs corrigiram) ou Raising Hope em série/comédia, mas isso era detalhe diante dos horrores que inspiraram até o (genial, na minha opinião) monólogo de abertura de Ricky Gervais.

Vejam, aqui, como eu votei – e por que tive todo direito de celebrar…

Melhor filme/drama _ Praticamente sabendo que ia jogar o voto fora, cravei Inception-A Origem. Quem sabe… pensei. Mas minha segunda escolha, se a tivesse, teria sido A Rede Social, que é muito, muito mais que “o filme do Facebook”.

Melhor filme/comédia ou musical – Não tinha outro para votar, não é mesmo? Brinde geral ao redor da mesa 230 (“quem votou nos outros?” um colega me perguntou.)

Melhor atriz/drama_ Sem Natalie Portman Cisne Negro poderia ter sido um risco que desabaria em desastre. Outro brinde.

Melhor ator/drama _ Votei em Colin Firth ano passado, por A Single Man, e fiquei bem triste quando ele não levou. Este ano, meu voto foi para Jesse Eisenberg, cujo desempenho em Rede Social é preciso e complexo. Mas fiquei bem contente ao ver Firth reconhecido, ainda que um ano depois…

Melhor atriz/comédia ou musical_ Ia ficar com Minhas Mães e Meu Pai, mesmo : meu voto foi para Julianne Moore.

Melhor ator/comédia ou musical _ Fiquei super feliz com o reconhecimento a Paul Giamatti, que é muito superior ao filme em que está. Meu voto aqui foi para um caso semelhante: Kevin Spacey em Casino Jack.

Melhor atriz coadjuvante_ Amo Melissa Leo, e adoraria te-la visto ganhar anos atrás, por Rio Congelado,onde ela é absolutamente tudo. Este ano, meu voto (não convertido) foi para a igualmente extraordinária Jacki Weaver, de Animal Kingdom.

Melhor ator coadjuvante _ Aqui teria sido um bom lugar para honrar O Discurso do Rei: meu voto foi para Geoffrey Rush.

Melhor longa de animação _ Esse não tinha nem o que pensar- Toy Story 3. E um brinde por L’Illusioniste, tão lindo, pura poesia, ter sido lembrado.

Melhor diretor _ Continuei na linha Inception, com Chris Nolan. Mas aplaudi David Fincher, belo trabalho.

Melhor roteiro_ Aqui, depois de muito pensar e repensar, acabei cravando Aaron Sorkin, pela pura beleza do uso da linguagem em A Rede Social.

Melhor trilha_ Hans Zimmer, o Alemão Doido, ganhou meu voto, mas a dupla Trent Reznor/Atticus Ross mereceu- e o CD não sai do meu carro.

Melhor canção _ Minha favorita, “If I Rise”, de 127 horas, ficou de fora. As escolhas eram complicadas, optei pela canção de Enrolados, ''I See the Light'', em honra da bela carreira de Alan Menken. Perdi.

Melhor filme estrangeiro _ Já que meu favorito, Incendies, não foi sequer indicado, votei em Biutiful, torcendo sobretudo por Javier Bardem. Mas entendo porque o dinamarques Haevnen ganhou, supreendendo todo mundo_ a diretora Susanne Bier tem a mão certa em dramas familiares que já lhe renderam dois remakes, Coisas Que Perdemos pelo Caminho e Entre Irmãos.

Melhor série TV/drama _ Num rasgo de loucura, cravei The Walking Dead, por pura insolência (minha e da série). Mas brindei a vitória de Boardwalk Empire com todo prazer.

Melhor série TV/comédia _ Minha querida Raising Hope ficou de fora (quem sabe ano que vem?) então votei na sempre infalível 30 Rock. Glee, nesta segunda temporada irregular, não merecia. Mas enfim – the kids are allright.

Melhor filme/ mini série_ Como assim Carlos? Uau! Brinde com grande entusiasmo_ e pensar que achei que era voto perdido…

Melhor atriz/ série drama _ Votei em Elizabeth Moss, cuja Peggy foi um farol de complicação e audácia nesta temporada de Mad Men. Mas fiquei feliz por Katey Segal, que deveria ter sido premiada um tempo atrás.

Melhor ator/série drama _ Brinde na mesa _ aparentemente todo mundo (eu também!) votou em Steve Buscemi, que os críticos americanos juravam ser errado para o papel.

Melhor atriz/comédia _ Laura Linney é tudo em The Big C. Ganhou meu voto_ e o Globo.

Melhor ator/comédia _Idem idem Jim Parsons. Outro que não acreditei quando ouvi o nome anunciado.

Melhor atriz/filme ou minissérie_ Não tinha pra mais ninguém, aqui. Claire Danes levou Globo e meu voto.

Melhor ator/filme ou minissérie_ Idem idem Al Pacino.

Melhor atriz coadjuvante/ TV_ Meu voto foi para a sublime Kelly McDonald em Boardwalk Empire. Com toda simpatia que tenho por Jane Lynch, nesta temporada eu não tinha como justificar meu voto.

Melhor ator coadjuvante/TV_ Este foi meu solitário voto em Glee – porque Chris Colfer está atacando com bravura um personagem complicado que teve bons momentos nesta temporada (e porque a competição era muito fraca _ embora Boardwalk tenha um belo elenco de apoio que não foi lembrado, aqui).

Meu balanço final dos Globos de Ouro, aqui.

  1. Laura

    30/01/2011 11:10:21

    Concordo plenamente com Adriana, a transformação de Bale em Eklund foi incrível, e não me refiro apenas ao físico magro. Os maneirismos, a fala, a linguagem corporal, tudo! Este foi provavelmente o prêmio mais bem merecido do Globo de Ouro, e espero que se repita no SAG e no Oscar. Christian Bale é um ator excelente e merece reconhecimento por isso. Finalmente estão deixando de ignorar (e esnobar) o talento dele. Só espero que isso também se repita na forma como ele é visto como pessoa. Nunca vi um ator ser tão injustiçado pelo lado nojento da mídia.

  2. Ana Maria Bahiana

    24/01/2011 19:45:33

    Todos os convidados dos Globos de Ouro recebem esses mimos como lembrancinha da festa.

  3. Luciana

    24/01/2011 15:58:54

    Fiquei emocionada com a vitória do Chris Colfer. Ele é ótimo, o papel é complexo e eu sou super a favor de ampliar a discussão sobre a igualdade.

  4. lili

    23/01/2011 17:47:03

    Oi Ana...Me agradou ver o Globo de Ouro, adorei a vitória da Melissa Leo e da Natalie Portman... merecidíssimas... Assim como você também gosto muito do Colin Firth, mas não passa despercebido no meu ponto de vista, que a (provável) premiação que virá no próximo dia 27/02 seja um prêmio de consolação por causa do ano passado... Assim como você preferiria ver o Jesse Eisenberg vencer (de longe o melhor desempenho), mas fazer o que... ;-)

  5. Adriana

    23/01/2011 13:31:20

    Quem chama a atuaçao de Christian Bale de caricata é porque nao viu o nenhuma entrevista do verdadeiro Dick. O cara é caricato...ele fala daquele jeito estranho...e quem viu ele dando entrevista - na epoca que era lutador - (procure na net) so tem uma coisa a dizer....CHRISTIAN BALE VIROU DICK!Por tabelo posso deduzir que Melissa,provavelmente, possa defenida da mesma maneira.

  6. D

    23/01/2011 12:08:11

    A Rede Social é UMA BOSTA.O que esse filminho tem de mais?Só porque é uma rede em que as pessoas ficam felizes porque encontram seus coleguinhas de infância.E o monte de gente que não quer ver a sua cara.Isso eles nos colocam.O Facebook parece uma panacéia para todos os males,mas no meu caso eu não achei ninguém que interessa.Acho que isso deveria ser esclarecido tanto no filme quanto na própria internet.É tudo MENTIRA!

  7. Lilian Lima

    23/01/2011 11:32:33

    Muito legal essa foto. Vocês ganham esses mimos na premiação? Como se chama?

  8. Dani

    23/01/2011 11:05:08

    Não gostei nem um pouco de "A origem". No Oscar deve ser lembrado nos prêmios técnicos. Só errei filme estrangeiro, melhor ator musical/comédia e trilha, porque gostei tanto que não cogitei que outra venceria...

  9. Joao Marcelo F. de Mattos

    22/01/2011 22:18:04

    - No meu bolão acertei 12 categorias em 14 (cravei errado "Bitiful" em Filme Estrangeiro, e "A Origem" para Trilha Musical) na parte de Cinema, e 8 em 11 na prte de TV.- A impressão que eu tenho é que Christian Bale desatou tanto a falar ao receber já o primeiro prêmio da noite, que forçou desde então todos os discursos a serem reduzidos (pelo menos essa era a intenção do cerimonial que disparava aquela música, para cortar as falas no palco). Por exemplo, não me lembro de uma apresentação do troféu especial Cecil B. De Mille tão curto, com um clipe com um número tão baixo de filmes em que o homenageado trabalhou, e só uma pessoa apresentando o ganhador; teve ano em que foram três. Pior é que achei o De Niro inspirado, podia até falar mais.- Por sinal, alguém perguntou sobre o visual do Bale (cabelão, barba e bigode). Acho que é para um filme épico que ele está rodando na China com o diretor Zhang Yimou.

  10. Paula Nascimento

    22/01/2011 13:34:02

    Oi, Ana! O Globo de Ouro desse ano rendeu mais do que esperado. Repercurtiu durante dias. Fiquei feliz por você ter votado pra Inception como melhor filme e Nolan como diretor! Acho que se a ordem de lançamento tivesse sido alterada e Inception tivesse sido lançado depois de A Rede Social teria mais chances de levar os prêmios. Percebi nos comentários que embora a maioria reconheça a qualidade de A Rede Social ainda prefere ver Inception levando os prêmios.Creio que o Nolan ainda vai ganhar o seu Oscar. Mas, essa política de não reconhecer os melhores na época devida está cansando e frustrando o público. Também adorei seus comentários dos bastidores da premiação no twitter! Grande abraço.

  11. Flavio

    22/01/2011 11:11:44

    Também acho que Inception merecia muito mais do The Social Network!! Creio que ele foi injustiçado devido a época de seu lançamento, pois caso tivesse sido lançado no ultimo trimestre de 2010 ainda estaria bombando na midia e com certeza levaria muiutos premios... Convenhamos, é muitomais filme que "A Rede Social".Me diz uma coisa Ana, o que vc achou da polemica do apresentador? Vc acha que ele se excedeu mesmo com suas piadas e comentarios? Hollywood nao gosta de rir de si mesma ou nao tem senso de humor??

  12. Marcelo Reis

    21/01/2011 23:41:37

    Ana, você comentou que espera que os prêmios (Globo de ouro, Emmy) reconheçam a série “Raising Hope” (que eu ainda tenho que conferir) com indicações. Quem sabe o Emmy não a reconheça esse ano, né?Tenho esse mesmo sentimento pela série “Parenthood”. Adoro a história, os personagens, o ótimo elenco. Enfim... espero um dia ver essa série com indicações no Globo de Ouro ou no Emmy.Queria comentar, também, que, apesar de algumas indicações bizarras do Globo (para “O Turista”, “Burlesque” e afins), gostei muito do resultado, tanto na parte televisiva quanto na cinematográfica.Das séries, fiquei muito feliz com a vitória da sensacional “Boardwalk Empire”, além da consagração do Steve Buscemi (excelente ator, infelizmente relegado a papeis coadjuvantes no cinema). Além da surpreendente (e emocionante) vitória de Chris Colfer e a vitória da maravilhosa Laura Linney por “The Big C”. Quanto ao Al Pacino e à Claire Danes, não é preciso nem falar: formidáveis em seus respectivos papéis, em excelentes filmes para TV (adorei tanto “You Don't Know Jack” quanto “Temple Grandin”).Mesmo sendo fã de “Glee” acho essa 2ª temporada um tanto irregular, por isso, exceto pela merecida vitória de Chris Colfer, achei o premio de melhor série comédia e atriz coadjuvante (Jane Lynch) um exagero. Preferia que série cômica ficasse para a hilária e anárquica “Modern Family” e atriz coadjuvante para Kelly Macdonald por “Boardwalk Empire” (por sinal, achei uma pena, ou melhor, um absurdo terem esquecido de indicar o Michael Pitt como coadjuvante por essa série e terem indicado em seu lugar, por exemplo, Scott Caan por “Hawaii Five-0”).Quanto aos filmes, fiquei muito feliz com a vitória de “The Social Network” e a consagração de David Fincher (que merece prêmios há tempos). Feliz, também, com a vitória de Colin Firth (que deveria ter levado ano passado pelo espetacular “A Single Man”) e da Natalie Portman (ela, então, merece um Globo de ouro e um Oscar desde sua brilhante estréia nas telas em “O Profissional”, do Luc Besson).Agora é esperar pelo Oscar e torcer para que seja tão justo e coerente quanto o Globo de Ouro na premiação (quem sabe não sobra uma estatueta de roteiro original para “Inception”? Não custa sonhar).Abraços e sucesso, hoje e sempre!

  13. Janaína Carvalho

    21/01/2011 22:26:28

    Ana, estou impressionada, acabei de ler que o Clint Eastwood irá dirigir o 4° remake de A star is born e que a leading lady será Beyonce...uau...ele é realmente versátil. Será que dará certo, essa dúvida não é por causa dele cujo talento não precisamos nem comentar, mas por causa dela???

  14. André

    21/01/2011 21:15:18

    Concordo contigo.Só tem um porém, se a Natalie não ganhar, vão dar para quem? Então não faz sentido ela não ganhar, mas como disse, concordo com seus comentários, ela está muito distante de uma atriz vencedora de Óscar. Bom, depois do ano passado que a Miss Simpatia ganhou, falar o quê, né? rsrs.

  15. Trin

    21/01/2011 20:28:12

    Russel deu show em O Informante, Gladiador e principalmente, Uma mente brilhante.

  16. Trin

    21/01/2011 20:26:35

    Eu acho Zodíaco um filme ótimo e Benjamin Button é obra-prima. A Academia vacilou feio ao ignorar o primeiro e dar apenas três Oscars para o segundo, Acho que a Rede Social é o melhor filme entre os que estão sendo badalados para o prêmio e merece ganhar, mas inferior a Benjamin Button, por exemplo.

  17. Ana

    21/01/2011 20:22:09

    Concordo com Amanda. Gosto mais do trabalho da Annete Bening. Portman está ótima, mas acho que Daren com seu estilo de direção ajuda muito. Ajudou até o canastra do Mickey Rourke.

  18. Guilherme

    21/01/2011 11:41:09

    Ana, essa história de votar em honra da carreira ou por trabalhos anteriores, não é errada?Por exemplo ano passado muito se falou que Jeff Bridges só estava ganhando Oscar e todos os outros prêmios mais por sua carreira do que o trabalho em si e que quem merecia de fato era Colin Firth. Esse ano Colin Firth que foi 'atrapalhado' ano passado agora está atrapalhando Jesse Eisenberg, pois novamente os cometários são que Eisenberg está melhor em 'A Rede Social' do que Firth em 'O Discurso do Rei'.Isso me chamou a atenção por causa do seu voto em melhor canção, foi para a carreira de Alan Menken ou para a música 'I see the light' (porque até agora não entendi porque If I rise não foi indicada).Bom, enfim, somente uma pergunta e não questionamentos.

  19. Flávio

    21/01/2011 10:25:57

    Ana, você poderia me responder algo...Muitas vezes vejo alguns críticos criticando as escolhas de certos atores, dizendo que X ou Y artista não pode aceitar fazer X filme por tal ou qual razão. Você não acha que são poucos os atores que podem se dar o luxo de poder sempre escolher. Por exemplo,creio que atrizes batalhadoras como Viola Davis e Melissa Leo não podem se dar esse luxo. Com certeza devem receber bem menos que a nata , e não podem ficar muito tempo sem trabalho. Vc acha que os críticos pensam sobre isso...acha que esse fator deve ser levado em consideração...

  20. Fábio

    21/01/2011 07:55:48

    Ana, fiquei atordoado em ver a competição para atores seriados dramáticos. Que concorrência. Qualquer um dos cinco poderia ganhar o prêmio. Mas com certeza, estava na cara que Steve Buscemi ia subir ao palco. Quanto ao melhor filme, foi merecido. A Rede Social é um assombro. Se você não sabe nada sobre a história e entra no cinema achando que vai ver algo chato, logo nos primeiros minutos fica envolvido pelos brilhantes diálogos e interpretações. Merecidíssimo.

  21. Marcelo Reis

    20/01/2011 21:42:25

    Ana, você comentou que espera o reconhecimento de "Raising Hope" (que ainda falta eu conferir) nas premiações.Uma série que eu adoro, mas não vejo ser indicada a nada (infelizmente) é "Parenthood, que tem um ótimo elenco, bom roteiro e personagens cativantes. Espero que um dia, o Emmy ou o Globo de Ouro a "descubra".Outra série que eu adoro é "Life Unexpected" que eu soube que foi cancelada. Uma pena...Das séries premiadas no Globo de Ouro, fiquei muito feliz com a vitoria de "Boardwalk Empire", que eu achei sensacional. Uma pena a Kelly McDonald não ter levado o Globo (e o Michael Pitt ter sequer sido indicado. Um absurdo!).Na parte de série de comédia, mesmo acompanhando "Glee" desde o início (adoro musicais) sinto que a série deu uma derrapada nessa 2ª temporada (apesar de alguns bons momentos), por isso, eu estava torcendo por "Modern Family" que eu adorooo e me divirto muito com aqueles personagens anárquicos.Enfim... fiquei feliz com o resultado do Globo, tanto na parte que diz respeito a cinema (finalmente, David Fincher consagrou-se; Colin Firth sendo premiado como deveria ter sido no maravilhoso "A Single Man" ano passado. Natalie Portman que merece prêmios desde sua estréia em "O Profissional") quanto na parte de TV (o reconhecimento de "Boardwalk Empire"; a brilhante Laura Linney premiada e o momento mais emocionante e super merecido com o prêmio para Chris Colfer por "Glee").Abraços e sucesso, hoje e sempre!

  22. Ana

    20/01/2011 18:15:57

    E Jacki Weaver é uma fofa !

  23. Thiciane..

    20/01/2011 18:08:33

    Olha, de uma forma geral, Foi um Globo de Ouro bem agradável! gostei bastante dos vencedores. Fiquei muito feliz por Natalie Portman, Colin Firth, Annette Bening, Bale, Chris Colfer, Jane Lynch, cast de Glee e The Kids are all right.Não houveram muitas surpresas, e o Oscar com certeza já está com seu caminho praticamente trilhado. O favoritismo de alguns no Globo de Ouro, se concretizará no Oscar. Gostei muito da performance de Annette em The Kids, assim como amei a performance de Nicole em Rabbit Hole, e achei Jennifer Lawrence extraordinária em 'Winter's Bone'. Mas na minha opinião, esse ano foi de Natalie. sua atuação no papel de Nina, é digna de todo reconhecimento possivel! e acho que ela merece sim, levar o Oscar! ela já está com um certo favoritismo sim, por já ter levado o Critics Choice, e o Globo. Esse ano, várias atrizes mereciam, sem sombra de dúvidas! mas a meu ver, Natalie se destacou, pois saiu da zona de conforto e não teve medo de se arriscar, num papel que exigia uma intensidade e uma entrega absoluta! E minha torcida é inteiramente pra ela! Colin Firth também é favorito, e acho que também levará a estatueta. Quanto a escolha de melhor filme/drama ter sido a Rede Social, eu não fiquei surpresa. mas também não era meu favorito. Meus favoritos eram 'Black Swan' e 'A Origem'. não acho que A Rede Social merece esse "Hype" todo, mas o filme parece ter caido totalmente nas graças da academia. Gosto muito da premiação do Globo, é uma premiação mais descontraída, regada a muita bebida na mesa, porém, o Oscar tem aquela fascinação, que nenhuma outra premiação tem. aguardo ansiosa pela entrega deste ano! Gervais causou novamente polêmica e contradição, e tenho que dizer que ele me fez gargalhar alto aqui com essa pérola: "Vamos receber Bruce Willis, o pai do Ashton Kutcher" hahahaha

  24. Sandra

    20/01/2011 15:59:38

    Ana vibrei com Steve Buscemi e Al Pacino sendo premiados , e prestei muita atenção na homenagem ao De Niro que mais me pareceu uma homenagem ao Martin Scorcese , só ressaltaram os filmes da dupla , ok ok são os mais memoraveis , ele até fez um comentario a respeito... e me sinto meio constrangida quando alguns ganhadores falam.: ah não esperava por isso é uma surpresa etc e tal , só que o discurso prontinho para ser lido , ficava mais bonito improvisar... mais enfim achei este ano bem legal de assistir , duas lendas vivas do cinemão presentes , atuantes e brilhando ,De Niro e Al Pacino é uma honra ver isso, e a GNT não facilitou colocando na mesma hora uma entrevista com o De Niro e o Justin Hoffman no David Lettermam .Bjs

  25. Kramer

    20/01/2011 15:10:29

    Espero que Modern family ganhe o prêmio de melhor elenco do Actors Guild.

  26. Kramer

    20/01/2011 15:08:54

    Parks and recreation é uma versão Série B de The Office...

  27. Gean

    20/01/2011 13:22:37

    Ana Sempre fui seu fã, desde as suas notas no Jornal " O Globo ".Gostei muito dos seus votos, pra mim tanto A Rede Social e A Origem são os melhore filmes do ano que passou.Quem ganhar será mais do q merecido.Quanto ao melhor filme de comédia ou musical senti a falta das indicações de Scott Pilgrim e de Kick Ass, melhores do q Alice,O Turista e Red.Aqui agradeço pela oportunidade de opinar. Abraços.

  28. Janaína Carvalho

    20/01/2011 10:57:37

    Como festa e cerimônia, pra mim, a dos Golden é imbatível!! Mais leve, descontraída! Tão melhor o formato da festa, todos distribuídos em mesas, tomando seus drinks, batendo papo. As horas passam mais suaves, inclusive para quem assiste. A impressão que passa é essa, mas a realidade é essa mesma, Ana? Quanto aos prêmios, torcia por Inception, na principal e tb direção, pena. Fiquei intrigada, não que esteja entre as minhas favoritas, mas Modern family não apareceu. Boardwalk, rules! Glee, sucks...essa última temporada nem assisti toda, não aguentei. A minha preferida, desde a primeira temporada é 30 Rock, uma pena valorizar algo que não está bom, assim eles não melhoram. Toy Story 3 é muuuito bom, mereceu e vai pra categoria principal nos Oscars, com certeza. P.S. Como o Brasil pode indicar Lula para o Oscar, não chegou nem perto, mais um ano que não temos indicação, nem mesmo na lista grande. Por quê não indicaram Tropa 2, acho que teria mais chances. Enfim... Ana, o que acha sobre isso?

  29. Sputnik

    20/01/2011 05:41:43

    A Melissa Leo teve dois maravilhosos desempenhos esse ano (Conviction e The Fighter), mas o Globo deveria ter ido para a Jacki Weaver. Desde de Judi Dench em Notas Sobre um Escândalo que o cinema não tinha uma personagem tão asquerosa e assustadora, a "vovó do mal" de Animal Kingdom entrou para a história e merecia ter sido premiada.Espero que o Oscar corrija essa injustiça.Colin Firth realmente estava muito bem, mas na minha opinião o James Franco teve a melhor atuação do ano. Acho que mais uma vez o Oscar irá corrigir a mancada do ano anterior. Jeremy irons venceu por Gêmeos e não pelo Reverso da Fortuna. Russel Crowe ganhou por causa do Informante e não pelo Gladiador. Colin Firth vai levar o prêmio que deveria tr sido dele no ano passado...

  30. Ana Maria Bahiana

    20/01/2011 04:22:03

    não é a coisa mais importante, para mim. até porque sei que, num pool de votantes pequeno como dos Globos, cada voto conta.

  31. Cristiane Martins

    20/01/2011 02:24:09

    Ana fofoca de bastidores, você que estava na cerimônia sabe informar se Chris Bale, conversou com Chris Nolan???Como sou batmaníaca, fiquei intrigada com o cabelo de Bale, se é para outro filme ou teremos um Batman cabeludo estilo hippie.Espero que o meu comentário seja publicado.Beijos.

  32. Cristiane Martins

    20/01/2011 02:19:36

    Esse Globo de Ouro foi o melhor de todos os tempos, pois finalmente ví o meu querido David Fincher ganhar um premio, como melhor diretor, ele que foi esnobado no Globo e no Oscar com seu belíssimo Benjamin Bunton, foi reconhcido.Quanto ao melhor filme eu estava torcendo para dois filmes apenas Inception ou Rede Social, acho que Nolan conseguiu surpreender depois de um mega sucesso que foi TDK, com um filme genial, que eu considero o "novo Matrix", mas você já tinha citado que os votantes acharam o filme complexo demais.Já Rede Social, não é mesmo um filme sobre o Faceboock, ele fala da solidão que vive homem e sua busca para ser aceito na sociedade em que vive, de obstinação e busca por seus sonhos, etc....Sei que muitos aqui no blog e Nolista como eu, mas por tudo que David Fincher já fez no cinema, valeu a premiação, mas se Inception ganhasse seria a gloria, e gostei que você tenha votado nesse filme, espero que no Oscar ele leve pelo menos nas categorias técnicas.Para o premio de atores coadjuvantes achei válido pois ví o Vencedor e Chris Bale e Melissa Leo, arrasam em suas performances, gostei muito também de reconhecerm o talento de Natalie Portman, Colin Firth, acho que os Oscar são deles, não gostei do premio para melhor trilha sonora, sou fã de Hans Zimmer e Inception não seria o que é, sem sua música, principalemnte na cena do elevador.Os premios para tv, minha torcida era somente para Boardwalk Empire, podia ter até Lost concorrendo, mas eu nunca ia deixar de torcer para uma série de Martin Scorsese, comédia gosto de Modern Family, não vejo Glee então nao posso opinar.Os premios para Robert De Niro, foi o ponto alto da noite, além do ótimo Rick Gervais, que detonou meio mundo e elevou à audiência do show.Ana será que os votantes velhinhos da academia, vão se render ao filme Rede Social????Aposto que eles preferem o Discurso do Rei.Parabéns pelos votos...

  33. Massad

    20/01/2011 00:54:59

    Gostei muito dos seus votos, Ana. O Globo 2011 foi show!

  34. Massad

    20/01/2011 00:52:37

    Ana, dos três últimos filmes dirigidos por David Fincher, na tua opinião, a Rede Social é o que mais mereceria reconhecimento? Quando terminei de assistir a Rede Social não senti todo o potencial de Fincher ali. Não parecia que o filme tinha sido dirgido pelo diretor de Zodíaco e O Curioso Caso de Benjamin Button.

  35. Juliana

    19/01/2011 23:37:06

    Alguma chance da Julianne Moore ser indicada na categoria de Best Supporting Actress??Julianne e Annette estao merecendo esses Oscar ha tempos...

  36. Guilherme

    19/01/2011 23:12:59

    Ana, na hora da votação, até onde você leva em consideração a chance do indicado ganhar?

  37. Ana

    19/01/2011 21:27:27

    Aêe Aninha, suas votações para atores foram perfeitas. Os Aussie Jacki Weaver e Geofrey Rush são extraordinários. Vi os dois no palco em dezembro em Sydney. Weaver com Blanchett, fantásticas, e Rush em outra ótima peça. Não levaram o Globo, mas quem sabe a Academia não surpreende positivamente. O melhor filme é mesmo A Rede Social. Grande David Fincher garfado em 2009 quando concorreu com o excelente Benjamin Button. A Origem não é um filme complexo. É confuso. Amo o Nolan, mas suas obras primas ainda são Memento e The Dark Knight. Al Pacino é Deus ! E quanta marmelada. Caras de pau o Depp e a Jolie, turistas no prêmio...

  38. Ana Maria Bahiana

    19/01/2011 21:04:39

    Tambem não entendi... antes do filme estrear a linha era "não estamos nem aí pro Zuckerberg"...

  39. Adriana Maraviglia

    19/01/2011 20:07:51

    Gostei muito dos seus votos, mas estou na bronca pela "sem graçês" absoluta de "Rede Social". A meu ver, Inception era muito mais filme e toda essa euforia com o filme do Facebook, tem mais a ver com a carteira do Zuckenberg, do que com cinema propriamente dito.Uma pena porque o trabalho do Nolan foi primoroso!Abraços e parabéns pelos votos,Drika

  40. Gilberto

    19/01/2011 19:33:59

    Falando em Trent Reznor, o blu-ray do Nine Inch Nails é um terremoto visual e sonoro. Imperdível!!!

  41. renata

    19/01/2011 19:05:46

    Oi Ana, em geral eu gostei das premiações neste ano. Apenas em relação às series eu estranhei a ausência de duas das melhores séries na premiação (e nos seus comentários): Breaking Bad e Moder Family. Brian Cranston não tem pra ninguém, é ainda melhor que o ótimo Setve Buscemi. Não à toa ganhou 3 Emmy seguidos. Os seus colegas não assistem Breaking Bad?Você disse que este ano estava fraco de atores coadjuvantes, mas os atores de Modern Family são maravilhosos. Tornam humanos personagens super-caricatos. Concordo com você que Elisabeth Moss merece um prêmio pela última temporada de Mad Man.Beijos!

  42. Fernando Meurer

    19/01/2011 18:13:54

    Ana, também acho que Raising Hope tinha que ter sido indicada para melhor série comédia. Além disso, senti falta, nesta catergoria, de Parks and Recreations; essa série é muito boa e engraçada e, no mesmo rastro, Amy Poehler merecia uma indicação para atriz , pois ela dá um show na série.Porém, são só cinco indicados, às vezes falta lugar, às vezes as indicações não são muito justas... Premiações...De um modo geral, gostei dos Globos 2011.Também acho que Inception merecia muito mais do The Social Network!!E acho que o globo de atriz coadjuvante deveria ter ido para a Helena Boham Carter, sempre muito competente em suas atuações. Já está na hora de ela ganhar um Globo de Ouro e tb um Oscar!!

  43. Eduardo Mello

    19/01/2011 17:30:18

    Olá, Ana!Sou formado em Cinema e Vídeo pela UFF - Universidade Federal Fluminense.Gostei dos seus votos e das suas considerações.Mas discordo com você sobre o filme " A Rede Social". Acho o filme mais raso que uma colher de chá. E ganhar um prêmio como o Globo de Ouro só comprova o absoluto estado de mediocridade do cinema hollywoodiano atual.

  44. Flavio Soares

    19/01/2011 15:24:46

    Ana,É divertidíssimo saber em quem você votou.Toy Story 3 deve figurar para melhor filme, não? O Tarantino, por exemplo, o elegeu o melhor filme do ano. E ele é votante...Será uma baita menção honrosa para TS3, mas o ano é da Rede Social.Não é o ano de Inception, mas a hora do Chris Nolan vai chegar. Esse ano é do David Fincher, por quem sempre torci. Ele é dos grandes!!

  45. Amanda

    19/01/2011 15:12:06

    Não acho mesmo o trabalho da natalie Portman no Black Swan isso tudo. Ela esta bem, mas a transição final é brusca, forçada, sem sutileza e a personagem é muito unidimensional, muito rasa, como alias o filme as vezes é: toda a dicotomia virgem x devassa, uma sempre de branco a outra sempre de preto, uma comendo saladinha e a outra cheeseburger......acho que a Natalie Portman reage muito no filme, em geral sempre com medo, sempre assustada, mas ela mesmo nao cria tanto, não faz tanto....ela basicamente reage, ate os quinze minutos finais onde tem aquela transformação brusca e pouco convincente- achei alias todo o final do filme ridiculo, risivel mesmo.Ela e muito ajudada pelos truques de camera, pelos recursos do diretor, a trilha sonora e tal.....mas como atuação mesmo não achei isso tudo.Pareceu que Aronofksy- que em geral adoro- viu Repulsion, não entendeu nada, confundiu as referencias e deu naquilo.E qualquer indicação para Mil Kunis é sem sentido. Ela ta ok, nada mais que isso.

  46. Andre spaziani

    19/01/2011 13:58:56

    infelizmente o oscar nao vai mudar, eles simplesmente ignoram blockbusters...esse oscar vai ser igual ao anterior...eu realmente pensei q A Origem ira ganhar, mas de uma coisa eu sei A Origem é um clássico.

  47. Igor Almeida

    19/01/2011 10:03:39

    Melhor Globo de Ouro em muitos anos. David Fincher mereceu Direção, mas Filme era pra Inception ter ganho. Ator e Atriz em Drama e Comédia perfeito os quatro, diferente dos Coadjuvantes que era pra ter ido pra O Discurso do Rei. Toy Story 3 merecidíssimo. Os prêmios para TV só não foram perfeitos porque Kelly McDonald não ganhou. Mas ver Steve Buscemi e Boardwalk Empire ganhar foi a melhor parte de toda a premiação. No mais, Natalie Portman e Kelly Mcdonald as mais lindas da festa, disparado. Que venha 2012.

  48. Rafaela

    19/01/2011 09:56:42

    Já tinha te pentelhado no twitter sobre isso, e só tenho a concordar que na categoria comédia/musical não existia outra possibilidade de voto que não The Kids Are All Right. Burlesque, Turista, Red e até Alice no país das maravilhas (visualmente lindo, mas ô filminho fraco!) não mereciam as indicações que tiveram. Angelina Jolie e seu sotaque fake deveriam estar bem longe de qualquer indicação, e olha que eu gosto dela apesar das escolhas duvidosas. Uma pena que nessa, filmes como Scott Pilgrim, Please Give (um dos melhores do ano passado), Easy A, seu querido It's kind of a funny story, entre outros, ficaram de fora.A segunda temporada de Glee está pavorosa, também não entendi o prêmio. Chris Colfer ok. Jane Lynch ok. Conseguem brilhar independente da inconsistência do material, mas a série não merecia sequer estar indicada. Começou como humor negro promissor e virou puro merchan (teen). Quanto ao Gervais, hilário e ácido como sempre. Não sei o que esperavam... Era óbvio que depois do ano anterior, em que ele achava que tinha cruzado o limite do "educado para celebridades", ele ia ia forçar a barra mais uma vez. Tem que abstrair e saber rir de si mesmo nessas horas. Ele não é deus... The invention of lying é tão ruim que dá V.A., mas é um comediante ousado, e merece crédito por isso.Tomara que ano que vem a premiação recupere um pouco do prestígio que perdeu com as indicações desse ano. O twitter era só piada a respeito... Uma pena que toda premiação televisionada tenha de virar "palhaçada", preocupada em como elevar o status celeb de seus indicados e audiência do canal. Por isso foi tão bom ouvir as piadas do Gervais a respeito! rs

  49. brendam lee

    19/01/2011 09:56:23

    Ana, você pode me responder uma coisa?Tanto no discurso do Critics Choice, quanto no discurso dos Golden Globes, Aaron Sorkin citou o nome do Mark Zuckerberg.POR QUÊ?????Que puxação de saco era aquela, meu Deus!!Tão processando o filme ou os roteiristas?

  50. CELSO DANIEL SILVA

    19/01/2011 09:09:18

    Ana,Faço das palavras do Gustavo Zago as minhas. Incrível como esqueceram tão rápido do genial "A Origem". Já vi três vêzes, a primeira em IMAX e as outras no Home Theater.Não me canço daquele final muito discutivel do pião rodando, rodando e aquele corte abrupto. Saí da frente da telona até meio desconsertado. Como o Nolan pode deixar no ar aquilo?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso