Blog da Ana Maria Bahiana

Chuva de ouro: um guia prático da temporada de prêmios

Ana Maria Bahiana

Ano novo: a temporada-ouro está em pleno vigor.  Antes que a gente comece a jogar palpites para todos os lados, achei mais proveitoso compartilhar com vocês o que são, como funcionam e o que representam cada um dos prêmios que estarão em nossos calendários nos próximos meses. Assim teremos todos a mesma base para as discussões com certeza acaloradas que vamos encarar.

Vamos lá:

Globos de Ouro Indicações: 14 de dezembro de 2010  Entrega: 16 de janeiro

O que são: Prêmios para destaques em cinema e TV no ano anterior. As principais categorias prevêem prêmios diferenciados para drama e comédia.

Quem vota: 85 correspondentes estrangeiros baseados em Los Angeles integrantes da Hollywood Foreign Press Association

Como votam: Por dever de ofício, os votantes (entre os quais me incluo) vêem todos os filmes e séries de TV que escolhem; mas com idades entre 30 e poucos e 80 e muitos e gostos, formação cultural e preferëncias pessoais tão diversos quanto os 55 países que representam, suas escolhas são as mais imprevisíveis entre todos os prêmios.

O que representam: A primeira munição para as campanhas do prêmio maior, os Oscars. O mito de que “os Globos antecipam os Oscars” não é inteiramente verdadeiro mas, de fato, a  a HFPA faz uma espécie de pré-seleção dos títulos que devem ser levados em conta a cada ano. Isso tornou-se ainda mais verdade com a mudança da categoria “melhor filme”, da Academia, de 5 para 10 títulos, o que de certa forma engloba os 5 dramas e 5 comédias que os Globos sempre destacam. Embora  que, este ano….

E também:  A festa mais divertida da temporada, um jantar à moda da velha Hollywood, com poucos discursos e muito champanhe. Ricky Gervais é o mestre de cerimônias este ano, Matt Damon apresentará o troféu Cecil B de Mille a Robert de Niro. (E eu escrevi os textos do livro-programa…)

Prêmios das Guildas (produtores, atores, diretores, roteiristas, diretores de arte, montadores, diretores de fotografia, efeitos visuais). Indicações: entre 4 e 12 de janeiro    Entrega: entre 22 de janeiro e 19 de fevereiro

O que são: Prêmios específicos para os diversos ofícios que compõem a arte e indústria do cinema

Quem vota: Membros das respectivas associações de classe ou “guildas”, que variam entre 800 (montadores, diretores de arte) e 4 mil integrantes (produtores).

Como votam: Com exceção dos produtores, cujo ofício é por natureza abrangente, os demais prêmios são absolutamente focados nos talentos específicos. São prêmios que destacam determinados aspectos dos filmes, vistos pelos olhos de alguns dos melhores praticantes dessas atividades.

O que representam: Como a maioria dos integrantes das associações profissionais tambem são membros dos departamentos específicos da Academia, suas escolhas são excelentes métodos de antecipar os Oscars, pelo menos na fase das indicações ( o vencedor do prêmio da Producers Guild costuma levar o Oscar…) . E, como eles se dedicam especificamente a certos aspectos da realização, muitas vezes destacam filmes que não tem oportunidades em outras áreas.

E também: Cada guilda tem regras próprias quanto a quem pode ser premiado.A Writers Guild tem-se mostrado a mais enjoada, não permitindo premiações para não-integrantes, o que, este ano, deixou de fora grandes roteiros como Toy Story, Another Year e O Discurso do Rei.

British Academy Indicações: Pre-selecionados, dia 7 de janeiro; indicados, 8 de fevereiro   Entrega: 13 de fevereiro

O que são: Os Oscars da indústria cinematográfica britânica

Quem vota: os 6,500 integrantes da British Academy of Film and Television, todos profissionais de cinema, TV e games

Como votam: Assim como seus colegas norte americanos, os integrantes da BAFTA votam nos filmes que eles mesmos fazem e, é claro, privilegiam não apenas as próprias obras ( e as de amigos/associados) mas as produções britânicas

O que representam: Muito importantes para filmes europeus e independentes, que frequentemente são realizados com recursos britânicos. Como muitos profissionais top são membros das duas Academias, pode indicar tendencias de voto para os Oscars.

E também: a festa é em Londres, no Covent Garden. E é o único prêmio com duas rodadas de indicação. Ah, esses britânicos…

Spirit Awards Indicações: 29 de novembro de 2010   Entrega: 26 de fevereiro

O que são: Os Oscars do cinema independente norte-americano

Quem vota: Os 4 000 integrantes da Film Independent, uma ONG dedicada ao apoio e incentivo do cinema independente; apesar de contar com grande número de profissionais (inclusive os indicados do ano anterior) , qualquer pessoa que pagar os 95 dólares de inscrição na Film Independent pode votar.

Como votam: Cada vez mais, os Indie Spirits tem ido para os lançamentos dos chamados independentes-de-luxo, as distribuidoras especializadas dos grandes estúdos, como Fox Searchlight e Sony Classics. Mas ainda é uma das únicas janelas para os filmes menores, mais autorais.

O que representam: Há muito pouco overlap com a Academia, em termos de corpo votante e gostos. Mas pode ser a diferença entre a vida e a morte para obras pequenas e de estreantes (como, este ano, Tiny Furniture e Night Catches Us)

E também: É uma festa divertidíssima, super informal, numa tenda armada na praia de Santa Monica.

Oscars Indicações: 25 de janeiro   Entrega: 27 de fevereiro

O que são: O prêmio que, assumidamente ou não, todo mundo que faz cinema quer ganhar, um dia.

Quem vota: Mais de 6 000 acadêmicos _  profissionais de todas as áreas da realização cinematográfica, de várias nacionalidades, divididos em departamentos de acordo com sua atividade profissional.

Como votam: Este é o voto da industria em si mesma. Todos os 6 000 votantes fazem ou fizeram cinema ativamente, em alguma capacidade. Embora em tese eles tenham que ver os filmes nos quais votam, na realidade muito poucos tem tempo para isso: os votos vão primeiro para suas próprias obras e depois para os trabalhos de gente amiga, associada ou, muitas vezes, sinceramente para quem se admira. Na etapa das indicações, cada departamento vota na sua categoria – atores em atores, diretores em diretores, etc. Na fase final, todo mundo vota em todas as categorias.

O que representam: Além da imensa massagem no ego, um profissional indicado tem um ganho imediato de 60%  em seu cachê e um filme acrescenta automaticamente 40% a mais de público. É uma das maiores alavancas de venda nos mercados internacionais e para plataformas secundarias como DVD/BluRay, TV e internet.

E também: Os prêmios-homenagem perderam espaço na festa, e agora são entregues num jantar privado, em novembro.

  1. Nelson

    14/01/2011 01:03:16

    Oi, Ana, gostaria de saber se vc. já tem uma ideia dos possíveis vencedores do Globo de Ouro na categoria de cinema. Já tenho alguns palpites, mas e vc. já tem algum prognóstico?

  2. Fabinho Flapp

    13/01/2011 19:19:40

    Qua post maravilhoso, não tina visto ainda.Bom pra situar oe não muito especializados em todas as munúias e sofisticadase complexas equações que estão por trás do Oscar.

  3. Paulo Moraes

    13/01/2011 19:10:33

    Ótimo guai Ana, gostaria de ver os textos que vc escreveu para o Programa dos Golden Globes, rola uma prévia? Abraço, Paulo

  4. Ana Maria Bahiana

    13/01/2011 16:05:22

    É verdade... mas como tem zero impacto sobre os Oscars, achei que não valia a pena incluir. Embora seja o mais divertido...

  5. sebastiao neto

    13/01/2011 10:54:04

    faltou o framboesa de ouro.

  6. Rafael Biagioni

    12/01/2011 15:32:26

    Olá, Ana, parabéns pelo post.Levando em consideração o grande sucesso de público e crítica de Toy Story 3, acredito que este tenha sido o maior sucesso do cinema em 2010 não somente na categoria animação. Até mesmo Quentin Tarantino o elegeu como seu favorito do ano passado. Eu o assisti no último final de semana e de fato, por ser um filme infantil eu esperava menos e me surpreendi. No Twitter não somente jovens, mas muitos adultos que o assistiram choraram. É, portanto, um forte candidato ao Oscar. Ana, você acredita que Toy Story 3 pode levar alguma estatueta? Se já o assistiu, gostou?Obrigado!

  7. Ana Maria Bahiana

    12/01/2011 14:55:21

    Corretissimo. Obrigada por notar o erro do link, ja vou corrigir,

  8. Lilian Lima

    12/01/2011 10:53:55

    OláGostaria de saber como anda as expectativas aí sobre o filme Lula.Grata

  9. Elvis "Wolvie"

    12/01/2011 07:56:04

    Por isso que eu não achei a guilda de efeitos visuais: o link está repetido para a de fotografia. =]Saí clicando em todos e pedindo para abrir em outras janelas, depois fui analisar e estava repetido o de fotografia, eu simplesmente fechei um e ignorei, hehehe.Achei esse, está correto? http://www.visualeffectssociety.com/Obrigado!

  10. Thiciane.

    09/01/2011 19:51:04

    Maravilhoso post Ana! Parabéns!Olha, a 'Chuva de ouro' é a melhor época do ano, sem dúvidas!Globo de Ouro, Oscar...sou fascinada! afinal, para todo cinéfilo de plantão é realmente a melhor época!estou aqui na torcida por Natalie Portman, para ganhar a estatueta de melhor atriz! apesar de admirar o trabalho de muitas outras, como Annete Benning, Nicole Kidman, e Jennifer Lawrence, na minha opinião, Natalie conseguiu se superar em Black Swan, fazendo um trabalho impecável e extraordinário. tenho certeza que ela será recompensada!

  11. Ana Maria Bahiana

    09/01/2011 16:14:06

    Existem varios ensaios. Em geral eu posto aqui, na semana anterior ao evento.

  12. Massad

    09/01/2011 15:30:49

    Justamente pelos votantes serem de diferentes nacionalidades, acho q o prêmio mais legal e gratificante de receber, para quem trabalha na indústria do cinema, é o Globo de ouro. Ele parece ser mais universal. É como se o seu trabalho fosse reconhecido pelas pessoas que entendem de cinema de cada canto do mundo e não só de um país.

  13. Rafael Gomes

    09/01/2011 12:03:09

    Ana, o seu post foi deliciosamente esclarecedor, como sempre. Você só não aprofundou uma dúvida que tenho há tempos em relação ao Globo de Ouro: Porque os atores coadjuvantes concorrem na mesma categoria (sem separação de dramas/comédias no cinema e sem separação de miniséries-filmesTV/séries drama e comédia)?Engraçado perceber que Annete Benning e Hillary Swank podem ter novo embate no Oscar (pelo andar da carruagem no SAG). Seria o terceiro encontro após as vitórias de Swank nos confrontos American Beauty vs. Boys Don't Cry e Being Julia vs. Million Dollar Baby.Por fim, MUITO MEDO. A Jackie Weaver (melhor coadjuvante do ano) pode não chegar ao Oscar. Como assim o SAG ignora ela??????????

  14. rafael

    09/01/2011 11:33:06

    Ana, é verdade que a Academia faz um ensaio da cerimônia alguns dias antes, com os números musicais e simulando os vencedores? Existem imagens (fotos ou vídeo) disso? Você tem acesso? Que tal falar um pouquinho sobre isso mais perto do dia 27/02? Abraços!!!

  15. Fernanda Raquel

    08/01/2011 22:53:08

    AMEI ver Giovana Mezzogiorno ser premiada pelo National Society of Film Critics pelo maravilhoso Vincere!(mesma associação que premiou Marília Pêra por Pixote há 30 anos).Sei que as chances dela no Oscar são parcas,mas não custa sonhar...

  16. Ana Maria Bahiana

    08/01/2011 22:48:57

    eu ja te mandei um email. procure lá.

  17. Carlos Rico

    08/01/2011 20:56:30

    Muita gente metida à cinéfilo adora criticar os Oscars,os Globo de Ouro,e outros mais.Mas o Oscar,pelo menos,teve que fazer algumas concessões e aberturas nos últimos anos.Quem quer ser um milionário?,Onde os fracos não tem vez - quando que poderiam imaginar Ethan e Joel Coen senão em Cannes ou Sundance? - e Guerra ao terror,desmontando o caça-níqueis Avatar(que é muito bom também,só que muito focado nas bilheterias).Estava revendo em quem a Ana Maria Bahiana votou para o Globo de Ouro,e vi o nomezinho da lindinha da Chloe Moretz,que,na minha modestíssima opinião de espectador,promete muito.Scott Pilgrim,A Origem.Maravilhosos.Ah:me apaixonei pela Chloe Moretz depois de Kick-Ass.

  18. MATHEUS C. VILELA

    08/01/2011 19:55:25

    Ana, me manda um recado de resposta para o meu e-mail, nao precisa ser o msn mais. Só para mim saber que você recebeu meu recado.e-mail - matheuscvilela@yahoo.com.brBeijaobye bye

  19. Thiago Oliveira

    08/01/2011 15:40:24

    Muitas pessoas comentando sobre Annette e Natalie, que são as favoritas certamente, mas não esqueçam de Jennifer Lawrence, que acredito ser a favorita de Ana. Tem também a Nicole K., a Academia adora um "retorno". Enfim, esse ano tá muito forte, diferentemente do ano passado. Minha favorita é a Natalie, mas acho que todos devem estar preparados para o imprevisível.Parabéns pelo post Ana, muito esclarecedor! Ansioso pelos dias 16/01, 25/01 e 27/02...

  20. Gabriel Juliano

    08/01/2011 15:35:01

    Ana Querida.Amy Adams tem chances de Ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante?Cisne Negro parece que vai Ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama), Qual a Outra Categoria que o Filme tem Chances de Ganhar?

  21. Lisa

    08/01/2011 15:32:16

    Ana, Já que você vota no Framboesa de Ouro, bem que você poderia fazer uma lista com os piores hein?

  22. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 23:34:34

    Mateus, não uso msn. vou mandar um email,ok?

  23. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 23:33:47

    agora, mais nada. em outras ocasiões, vc pode cobrir como jornalista, credenciando-se através do site da HFPA. ou me pedir direitinho _ ter 150 dolares disponiveis (preço especial do ingresso para membros da HFPA. o resto da galera paga uma pequena fortuna),

  24. Flavio j

    07/01/2011 22:58:00

    Oi ANA, mas vc acha que a categoria atriz já visualiza um embate ferrenho entre a Annette e Natalie...

  25. Filipe Pinheiro

    07/01/2011 22:55:48

    Ana, você também vota no Framboesa de Ouro? Que legal... E você vai à entrega dos Razzies? E votando no Framboesa esse ano, ao menos você poderá dizer que votou em Burlesque pra alguma coisa... rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsÓtimo post, como sempre. E só por curiosidade: o que eu teria que fazer pra conseguir ir à entrega dos Globos? rsrsSonhar é preciso, né?Abraços!

  26. MATHEUS C. VILELA

    07/01/2011 22:23:04

    Once again, please, i wanna talk to you.ThanksBye Bye

  27. MATHEUS C. VILELA

    07/01/2011 22:21:13

    Ola Maria. Aqui esta meu msn, se vc tiver um por favor me add. Desejo muito falar com vocêmatheus.vilela_usa@hotmail.comBeijosObrigado

  28. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 21:07:55

    Filme eu não sei, mas Natalie é uma favorita.

  29. Valéria

    07/01/2011 20:54:41

    Parabéns pelo post, Ana! Sempre fui curiosa em relação ao BAFTA, agora graças a você entendi tudo. :- )Só uma curiosidade: Se por acaso o "Cisne Negro" for indicado ao Oscar (o que é óbvio que será! kkk), você acha que o Cisne Negro e a Natalie Portman levam o Oscar de Melhor Filme e ela de Melhor Atriz esse ano?Abraços

  30. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 19:59:17

    Nao tem premio fisico _ é só a lista e, em alguns casos, um certificado.

  31. Flavio j

    07/01/2011 19:54:13

    Ana, esses prêmios de crítica - como o LAFCA e tantos outros, tem algum premio físico em si , ou é só uma menção mesmo (interrogacao)

  32. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 18:45:18

    Sorrir nunca é demais.

  33. Josenildo

    07/01/2011 18:31:13

    Chuva de Ouro realmente foi um título hilário para o post

  34. Kleber W.

    07/01/2011 16:43:39

    Ah, sim, entendi. Obrigado, Ana. =)

  35. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:56:42

    Annette é da diretoria do departamento de atores, que Tom Hanks pilotou até o ano passado. Não tem impacto maior que a capacidade dela de fazer campanha para si mesma.

  36. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:55:12

    Exatamente....

  37. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:54:42

    Vou explicar a Academia em mais detalhe mais perto dos Oscars. Mas em resumo: só se entra por convite e os indicados são sempre convidados.

  38. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:53:23

    infelizmente, não. tem que vir aqui para a festa.

  39. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:52:43

    zero peso.

  40. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:52:21

    Quase todas. Festa pos-Oscar, não dá _ tudo o que você quer é ir pra casa dormir.

  41. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:51:15

    Festival é uma outra história, um outro circuito, um outro ciclo de datas.

  42. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:50:32

    Pensei nisso, até porque também sou votante...rs..

  43. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:49:58

    Os European Awards e os premios especificos dos países estão num circuito diferente, em termos de data e corpo de votantes. Foquei mais nos que tem impacto sobre os Oscars - o ouro que todo mundo quer.

  44. Ana Maria Bahiana

    07/01/2011 15:47:53

    Pois é, porque as vezes, realmente.....

  45. Mateus Selle Denardin

    07/01/2011 15:24:52

    Muito bom esse texto! Embora tenha adorado os resultados do último Oscar (para quem foram os prêmios), achei a pior cerimônia a que já assisti. Praticamente qualquer outro show de premiação é mais divertido e genuíno que o Oscar vem sendo. Queria muito ver a festa do Independent Spirit Awards, imagina só, numa tenda na praia!

  46. Bianca

    07/01/2011 15:06:53

    Ótimo post! Gosto muito do seu blog, sempre acabo tirando muitas dúvidas por aqui.

  47. jennifer

    07/01/2011 14:39:50

    Adorei sua explicação Ana! Agora fica mais fácil entender o que acontece nessas premiações, eu acho super legal. Mas com o todo o respeito, a votação no Oscar realmente parece uma panelinha, ou é só minha impressão? De qualquer maneira eu gosto muito de cinema e gostaria de poder assistir mais essas premiações, mas a única que tenho acesso é o Oscar, só fico chateada com algumas injustiças que acontecem de vez em quando. Precisamos de alguém como você para comentar o Oscar na tv Brasileira, alguém que realmente entenda do que está falando, pelo menos na tv aberta falta alguém assim como você. Ana, só uma pergunta: você vai nas cerimônias de entrega?

  48. Glauco

    07/01/2011 13:51:17

    Um comentário Beavis:Ela disse chuva de ouro, hehe...http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_shower_%28disambiguation%29

  49. David Holanda

    07/01/2011 13:26:50

    Ana parabéns pelo post, como sempre vc. honrando o trabalho que faz!Bjs...

  50. Kleber W.

    07/01/2011 12:53:02

    Boa postagem Ana. Agora vou ficar na expectativa que o Globo de Ouro e o Oscar reconheçam o trabalho do Nolan que acompanho desde Memento.Mas senti falta do European Film Awards, que premiou The Ghost Writer. Creio que seja porque você optou em falar das premiações que virão. Em compensação, não senti falta do People's Choice Awards, que teve a premiação dia 05/01, bem questionável um prêmio que Inception e Social Network perderam para Eclipse...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso