Blog da Ana Maria Bahiana

Uma conversa com Darren Aronofsky, parte 2: “Parece que só eu quero fazer meus filmes”

Ana Maria Bahiana

No capítulo anterior, Darren Aronofsky ficou impressionado com as top models do Bolshoi, descobriu a dualidade no Lago dos Cisnes e fez a câmera dançar. Na segunda e última parte de nossa conversa, ele fala sobre o estado de coisas na industria, as unhas do Wolverine e como diretores vêem os filmes dos outros.

Você mencionou em algumas entrevistas que o projeto de Cisne Negro levou quase 10 anos para se concretizar. Por que?

_Não era um filme que as pessoas quisessem fazer _só eu. (ri) O que é uma experiência muito comum na minha carreira, só eu quero fazer meus filmes, tenho que convencer um monte de gente a apostar na minha visão. Acho que aceitei fazer o novo Wolverine em parte por isso _ porque era um filme que todo mundo queria fazer. (ri muito) Queria saber como seria o outro jeito!

E as coisas não parecem estar melhorando…

_Não, infelizmente, não. Sempre foi mais difícil fazer filmes pessoais, e a crise econômica encolheu a disponibilidade de dinheiro. Há menos dinheiro circulando e com isso há menos tolerância para riscos e filmes pessoais. O boom dos anos 90 que tornou possível uma nova geração do cinema independente acabou. Ainda existem possibilidades, ainda existe algum ouro na mina e filmes como Atividade Paranormal conseguem ser feitos, mas é muito, muito, muito complicado acessar esse dinheiro.

E além do mais há cada vez menos distribuidores. Basicamente todos eles fecharam: Warner Independent, Paramount Vantage acabaram, Miramax está em fluxo. A Fox Searchlight (distribuidora de Cisne Negro) não tem nenhum incentivo para dar um adiantamento para um filme que ainda não foi feito porque, de certa foram, eles são a única opção na industria, hoje. Todo mundo quer que eles distribuam seus filmes porque eles fazem um trabalho sensacional. Mas a verdade é que ninguem põe dinheiro na mesa sem o filme pronto

Nem para Darren Aronofsky?

_É…. Eu também.Em The Wrestler, que agora todo mundo elogia, me diziam que fazer um filme com Mickey Rourke era loucura, filme de luta livre era loucura,  ia destruir minha carreira. E o filme foi bem, ganhou o Globo de Ouro, Bruce Springsteen ganhou o Globo de Ouro , o filme disparou na disputa dos prêmios e foi o que se viu. Pensei que, com Cisne Negro, tendo uma estrela reconhecida como Natalie comprometida com o projeto, mais um elenco internacional – inclusive com Vincent Cassel, que é super conhecido no Brasil -tudo seria mais fácil. Mas não foi, Literalmente todo mundo nesta cidade dispensou o projeto. Fox Searchlight finalmente disse sim duas semanas antes do início das filmagens.

Então é mesmo por isso que você está fazendo um filme de super-herói?

_Em parte, em parte. Como eu disse, eu já fiz cinco filmes onde eu era a única pessoa na sala querendo fazer o filme. Queria saber como seria o contrário. E além do mais é divertido. Vou me divertir muito, tenho certeza _ é algo diferente, um desafio  e  sempre me animo quando encaro um desafio. Fui um independente em cinco filmes e está na hora de fazer algo diferente.

E se estamos falando de personalidades complexas e duplos, o Wolverine não está tão distante assim dos seus temas…

(ri muito) _ Isso mesmo. Não tem penas, mas tem unhas, garras! Com certeza ele é um personagem fascinante e complexo, e isso torna tudo ainda mais divertido.

O tema do fracionamento da personalidade aparece constantemente em sua obra. Na verdade, muita coisa de Cisne Negro me lembrou o protagonista de PI em sua obsessão. Qual o motivo?

_ Eu sempre fui um garoto muito intenso. Escrevia poemas sobre o fim do mundo quando  tinha 9 anos. Mas além disso eu cresci numa familia que enfrentava o problema da doença mental. Meu tio tinha problemas mentais muito sérios. Passei muito tempo com ele e vi o que realmente é o mundo da doença mental. Procuro tratar o tema com grande delicadeza e respeito, exatamente porque o conheço de perto. No caso de Cisne Negro… é mais um conto de fadas do que um estudo da mente humana. É a antiga disputa da luz contra a sombra. É uma jornada pelo mundo das sombras.

Você tem visto bons filmes este ano?

_ Estou atrasado com meus filmes. Como tenho um filho pequeno, preciso primeiro me atualizar em Toy Story 3, Como Treinar seu Dragão(ri) Fiquei muito impressionado com Enter the Void. Todo filme, mesmo os bons filmes, é derivativo de outros. A Rede Social é derivativo de Jejum de Amor e Todos os Homens do Presidente, e Cisne Negro é derivativo de um monte de outros…. Enter the Void não é derivativo de coisa alguma. É um enorme desafio, super artístico e para mim, como realizador, é empolgante. Mas não é uma obra envolvente _ é intelectual, é como ir a um museu e apreciar uma obra de arte.

Como um diretor vê os filmes dos colegas?

_ De um modo muito diferente. É muito difícil, para um diretor, se perder num filme porque o tempo todo você está pensando sobre o ofício, a técnica, o trabalho. Quando eu consigo não pensar nisso e realmente me perder na história algo mágico acontece e é como se eu tivesse 13 anos de novo. Aí eu sei que o filme está funcionando.

  1. André Terra

    02/01/2011 14:53:35

    Olá, Ana Maria !.Assisti "Cisne Negro" e confesso que esperava mais ! Claro que falo na condição de leigo tanto em balé quanto em cinema. Bom drama, bem produzido e atuado. Na realidade, o seu texto, crítica ao filme, é disparado melhor que o mesmo !!! Acho que vc conseguiu "extrair" mais da história que o próprio diretor ! Parabéns pelo texto !!!=)

  2. amigoamericano

    14/12/2010 22:21:21

    Another Year sem uma única indicação? O pessoal do Globo de Ouro não gostou do filme??? Ana, para mim é o melhor de Mike Leigh desde Segredos e Mentiras e fácil um dos 3 melhores do ano. Será que os críticos não ligam mais para filmes apenas sobre pessoas?? Esperava 4 indicações: filme (infinitamente superior ao The King's Speech e a todas as comédias indicadas), diretor, atriz (Lesley Manville) e roteiro Entre os atores, senti falta de Javier Bardem (Biutiful) ou Leo DiCaprio (não gosto habitualmente dele, não acho grande ator, mas tem 2 desempenhos muito bons na temporada e podia ter entrado por Inception). Acho o trabalho de Jesse Eisenberg fraco, o filme não depende dele, tem vida por causa do roteiro e da direção. A melhor disputa será entre atrizes coadjuvantes. Grande time. Só tiraria Mila Kunis e botaria Barbara Hershey (Black Swan) ou Marion Cotillard (Inception). Sobre as outras indicações: o que são Red e The Tourist melhores comédias? Angelina Jolie melhor atriz em comédia? O ano foi tão ruim assim para as comédias?

  3. brendam lee

    14/12/2010 21:37:50

    Que abacaxis foram as indicações para o Globo de Ouro?Falo das duas frentes - cinema e tv-. Tanta coisa melhor poderiam ser indicadas...Li o seu texto no Uol Cinema. Teremos post no blog também?

  4. Rodrigo

    14/12/2010 20:14:49

    Ana, lendo seu twitter, percebi que a sua insatisfação é grande e me sinto mais tranquilo, agora, por saber que a minha indignação não foi indelicada com vc. Mas esse é, pra mim, o melhor dos últimos anos em termos de qualidade dos filmes e das atuações e direções, e, fiquei insatisfeito de ver o reconhecimento de tanta mediocridade.Por outro lado, Salve o GG por Black Swan, Inception, Blue Valentine! Só faltou meu tão esperado 127h ser reconhecido em filme e direção.

  5. Rodrigo

    14/12/2010 20:06:09

    A melhor definição,pra mim, do que aconteceu com as indicações do GG é do Awards Daily: Sinal do Apocalipse.Queria saber, Ana, se indicar tantas celebridades por atuações medianas (Depp, Jolie), para não dizer o pior, e filmes tão ruins (Alice in Wonderland, Red, etc etc) não prejudica a reputação da instituição. Sem falar nas estranhezas vistas ano passado, e no anterior (Mamma Mia)... Fico imaginando se o humor/musical america tá tão ruim... porque comédias boas não foram indicadas (e me refiro, por todas, a Kick-Ass, Cyrus, Please Give, Another Year, caso elegível à categoria, Somewhere)...Depp 2x0 DiCaprio também foi difícil de engolir, sendo que esse ano foi dele.E True Grit??? O que houve... não entendi pq do snub. A HPFA não assistiu ao filme ou só não gostou dele? Fiquei curioso...São perguntas que eu queria ver respondidas, caso a ética institucional permita que vc, Ana, se manifeste. Como ano passado vc criticou a dobradinha da Sandra Bullock, acho que esse ano vc poderia indicar quais suas insatisfações, se houver, com o grupo de indicados.Beijos.

  6. Fabinho Flapp

    14/12/2010 17:24:20

    Postei em Inglês pq colei de vários lugares em q comentei.Pode Ana? ;)

  7. Fabinho Flapp

    14/12/2010 17:20:49

    Goldem Globe Noms: Wow!TSN and Inception rules!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Very exciting and happy for Kidman, Gyllenhaal, Garfield, Gosling, Moore, Bale, Bonham Carter.Happy for Bening too, but I don´t liked her performance, for the first time.Happy for TSN, Inception, Amy Adams…But, what about Tilda Swinton and Robert Duvall? And Julia Roberts for “Eat, Pray, Love”? And Anne Marie Duff for “Nowhere Boy”?An what the hell are Halle Berry, Mark Whalberg and Anjelina Jolie doing at this list? Oh, please, don´t waste my time…PS: Melhor enquete no Award Daily:Best Sign of the Apocalypse: Angelina Jolie in The TouristKkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!

  8. Natasha

    14/12/2010 14:11:35

    Ana, acabei de ver os indicados ao Globo de Ouro e me surpreendi positivamente, fico feliz por terem lembrando de Burlesque, O Turista e Jennifer Love Hewitt.

  9. Ana Maria Bahiana

    14/12/2010 00:08:35

    São cortesias que profissionais fazem entre si. é comum, quando um filme teve que resolver um problema particularmente dificil, é comum depois que o filme seja mostrado para colegas do ramo. Foi o que aconteceu com Black Swan.

  10. brendam lee

    13/12/2010 22:38:53

    Curiosíssimo com o filme.Li no Uol Cinema que o Darren mostrou o filme pro pessoal da Pixar. Você sabe me dizer se foi alguma prova de fogo pra saber como ficou o filme['se eles gostarem, to feito!'], ou se o pessoal da Pixar pediu para vê-lo, estudando para algum projeto futuro com musical?

  11. Joao Marcelo F. de Matos

    13/12/2010 12:56:18

    Pô, "nobody's perfect" mesmo. O Darren gosta do picareta do Gaspar Noé...

  12. Joao Marcelo F. de Mattos

    13/12/2010 12:55:01

    Menino é mesmo, não deixou passar nenhuma associação de críticos até agora, até os de Indiana levou. Tá pintando um passa-rodo à lá "Brokeback Moutain". Quem será, se é que terá, o "Crash" dele?

  13. Ricardo Melo

    13/12/2010 11:58:06

    Acho que no Oscar 2011, vai ser um pareo duro entre "A Origem", "Rede social" e "Cisne Negro". "Toy Store 3" corre por fora, mas já levaria o de animação na maior barbada.Nossa, se isto for verdade, seria bacana ver Cris Nolan, Aronofsky e David Fincher, todos eles diretores de suspense e mistério bem dark, disputando a estatueta. Quem viver verá...

  14. Fabinho Flapp

    13/12/2010 02:28:01

    Depsoie venho ler essas matérias geniais.OFF: "The Social Network" tá levando tudo...Ai, tô passando mal...

  15. Gustavo Zago

    12/12/2010 23:50:53

    Mesmo ainda nao vendo Cisne Negro,pra mim Natalie leva esse ano!!Quais seriam as maiores concorrentes dela Ana??Naomi Watts??Carey Mulligan?

  16. Bruna

    12/12/2010 22:31:14

    Eu como bailarina, sinto que esse filme contará um pouco mais do universo das bailarinas, onde muita disputa, sofrimento e competição é mantido escondido atrás da leveza da bailarina e de sua delicadeza. Mas ao mesmo tempo, temos o filme Sob a Luz da Fama que tentou mostrar esse outro lado. Espero que a abordagem seja diferente.Estou anciosa para o estréia no Brasil

  17. Filipe Pinheiro

    12/12/2010 19:19:50

    Eu preciso assistir Cisne Negro! Será que Natalie leva as estatuetas mais importantes do cinema americano, Oscar, GG, SAG e Bafta?Abraços!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso