Blog da Ana Maria Bahiana

Nos finais de Boardwalk Empire e The Walking Dead, o melhor da TV

Ana Maria Bahiana

Devo, não nego , a entrevista com Darren Aronofsky. Como estou coordenando com a matéria do UOL Cinema que sai segunda feira, peço um pouquinho de paciência.

Até porque duas coisas importantes também aconteceram neste final de semana, além dos recordes de bilheteria de Cisne Negro: os finais de duas das melhores séries da TV americana, Boardwalk Empire and The Walking Dead. Ambos tiveram o duplo impacto que se espera de projetos feitos com cuidado: sucesso de crítica e de público; sólido para Boardwalk, excepcional para Walking Dead.

Por mais que possa parecer bizarro, os dois finais tiveram algo em comum _ a possibilidade de redenção de  personagens conflituados, divididos, torturados. Boardwalk terminou deixando Nucky Thompson (Steve Buscemi) e sua eleita, Margaret Schroeder (Kelly McDonald) vendo o dia nascer sobre o Atlântico depois de uma noite de festa  celebrando mais uma vitória política; o dia também nascia ao final de The Walking Dead, com o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) triunfando sobre mais uma provação aparentemente impossível.

Mas, antes disso, em cada episódio, os dois heróis mostraram seus pés de barro, expuseram um pouco de suas almas  : Nucky numa cena intensamente emocional com Margaret que confirmou de vez (como se isso fosse necessário) o imenso talento de Buscemi, contra toda a maledicência de quem não o via como o poderoso chefão de Atlantic City; Grimes, em uma troca  igualmente intensa com o Dr. Jenner (ótima participação especial de Noah Emmerich) no Center for Disease Control que vimos no capítulo anterior. Seriam vazias as suas vitórias, as verdadeiras conquistas talvez impossíveis, as perdas verdadeiras, irremediáveis?

Além desse paralelo entre as jornadas dos seus protagonistas Boardwalk e Dead compartilham algo mais: a qualidade de tudo em sua produção, do controle do roteiro ao apuro da direção de arte e desempenho do elenco. Foi um bordão deste ano, não é mesmo? Enquanto o cinema, com raras e felizmente ótimas exceções, vacilava, a TV, aproveitando a vantagem de não ter que correr atrás da plateia, ousava, gastava e realizava.

O episódio de Boardwalk, entre uma noite de Halloween e um dia de eleição, propôs Altlantic City como um microcosmo dos Estados Unidos, as velhas correntes de  dinheiro, poder, raça e religião chocando-se, entrelaçando-se, arranjando-se. O episódio de Dead, entre uma noite e um dia nos subterrâneos do CDC, fez do bunker uma cápsula da humanidade, sua arrogância e sua beleza, sua força e sua fragilidade, sua fé na ciência, tão facilmente abalada por forças maiores e mais antigas. É coisa substancial e apetitosa, o melhor que o entretenimento de massa pode fazer _ prender pela narrativa, emocionar pelos personagens, fazer pensar. Agora queremos mais!

  1. Juliana

    07/02/2011 19:52:47

    Ainda bem que existe gosto para tudo nessa vida!Eu acabei de terminar a primeira temporada de Boardwalk Empire, e ao contrário do Cristiano, amei! Simplesmente incrível!Roteiro, direção de arte, fotografia, direção, figurino, trilha sonora, elenco, reprodução da época...tudo impecável!!!Dá prazer assistir cada episódio, estou completamente apaixonada!Alguém sabe quando começa a segunda temporada?

  2. Igor Almeida

    19/12/2010 16:11:38

    O início de TWD foi arrebatador assim como foi Lost. O final foi ok, mas esperava mais. Boardwalk é muito bom principalmente quando se fala nas atuações de Buscemi, que é minha aposta certa em Ator Drama no Globo, e Kelly Mcdonaldy que está maravilhosa. Ainda não entendi porque ela não foi indicada como Atriz Protagonista. No mais, gostei muito das duas e espero muito mais da 2ª temporada de ambas.

  3. mandre

    11/12/2010 22:52:55

    cara eu so viciado em TWD mas eu quero logo a 2ª temporada espero q seja melhor

  4. alex sandro

    09/12/2010 14:34:01

    Ja era esperado pessoas que se apegam de+ a efeitos visuais ficarem falando abobrinhas dos 2 seriados, principalmente walking dead que conta com o roteiro muito bom para atrair o público, a questao é que Newman e Marcelo esperavam algo e viram outro, se querem ver esse tipo de coisa vá assistir crepusculo q é mais o seu tipo, estamos falando de um seriado que pega em base os defeitos do ser humano como pessoa e mostra o mundo sem esperanças, nunca foi visao do seriado formar um triangulo amoroso, devemos colocar em ponto aki q isso nao é CREPUSCULO, nem Diario de vampiro o algo assim, isso é seriado pra quem pensa um poco, se chama opiniao´própria, meus parabens a Ana é exatamente o que precisava ler sobre as sérias ^^

  5. Tisf

    09/12/2010 13:45:59

    Hummmm tô no quarto episódio do Boardwalk ainda e comecei Walking Dead agora... espero terminar tudo até o dia da entrega dos Globos!

  6. Ana Maria Bahiana

    08/12/2010 22:51:59

    duas vezes veio em branco. esta aqui está ok.

  7. Rubens Fructuoso

    08/12/2010 22:42:50

    A 1ª temporada de Boardwalk Empire foi impecável.

  8. Cristiane Martins

    08/12/2010 21:58:12

    Ana, eu já postei três vezes comentários no seu blog, e nunca foram publicados, será que é o novo formato do blog????Me desculpe reclamar, mas achei melhor avisar , e sempre leio o que todos comentam e vejo o meu comentario como foi publicado, vou comentar de novo, só espero que seja publicado.Bom como eu não vejo The Walking Dead, eu não posso falar muito, vou ver todos os seis episódios de uma só vez, por isso não tenho como analisar a série como um todo.Já Boardwalk Empire, foi amor à primeira vista, desde o primeiro episódio, até o final da temporada no domingo, que prá mim foi perfeita, algumas pessoas citam aqui que Buscemi não é bom ator, peço que revejam a série pois ele é Boardwalk, já que seu Nucky é o centro da história, apoiado em bons coadjuvantes como Michael Pitt e o outro Michael o agente Van Nelsen que são perfeitos, espero que nessa temporada de premiação a série como um todo seja indicada.O ponto do seu comentário Ana, acho que teve sim uma redençaõ do personagem Nucky quando ele conta a sua triste historia para Margareth, além da interpretação de Buscemi foi ver Nucky sendo sincero pela primeira vez.Só tenho eleogios à Boardwalk Empire, que tem um roteiro primoroso com seus 12 episódios, boas atuações, fotografia excepcional e direçaõ de arte maravilhosa, a cena final ilusra bem o cuidado que a produção teve, na tomada onde Nucky e Margareth ficam olhando o mar a camara vai se afastando mostrando Atlantic City.Série perfeita.

  9. Túlio

    08/12/2010 11:00:59

    Boardwalk cumpriu e manteve todas as minhas (altíssimas) expectativas... Season Finale beirando a perfeição... Melhor episódio de uma temporada irretocável... Vou ficar muuuito dividido na torcida, porque Mad Men é minha série do coração...The Walking Dead ao contrário foi uma surpresa... Imaginava que a série seguiria o trilho "pop" e se renderia ao entretenimento barato... Mas não!!! A série, em pouco tempo, desenvolveu seus personagens mais intensamente do que várias outras séries com três dígitos de episódios exibidos... Mas sinceramente, não acho que mereça prêmios... Apenas técnicos...O triste é esperar meses pra segunda temporada... Pelo menos as duas já estão confimadas... Não que isso seja surpresa...Ana, excelente review...

  10. Marcelo Rebelo

    08/12/2010 10:19:55

    Concordo plenamente com as palavras do Newman. A série começou muito bem, sobretudo nos dois primeiros episódios e depois perdeu o gás. No geral, o programa deixou muito a desejar. Ou seja, uma promessa que não se cumpriu. Episódios muito irregulares, produção pobre, muitos furos no roteiro e um final bastante decepcionante. Agora o pior de tudo é o péssimo elenco. A série carece de protagonistas de mais peso, sobretudo o trio principal, cujo triângulo amoroso não funcionou. Já, a maioria dos coadjuvantes é muito ruim. Não consegui ter empatia com nenhum personagem e isso é fundamental numa série como essa. Espero que a segunda temporada seja melhor, pois a premissa da série é muito legal.

  11. Vanessa Carvalho 33 anos Manaus

    08/12/2010 10:14:55

    A única coisa ruim que eu vi em Walkind Dead (Além, claro do amigo fura olho do Rick) é que vou ter que esperar até meados do ano que vem para saber o que o doutor do CDC falou no ouvido dele.Pra mim TWD é uma das melhores séries atualmente.

  12. Carlos Eduardo

    08/12/2010 10:05:15

    Ana, TWD está me impressionando, não pq mereço ser impressionado, mas pq sou fan incondicional de séries de têves e está difícil dividir meu tempo a todas as ótimas produções da atual e últimas temporadas. A maneira como a qual o roteiro de TWD explora os conflitos individuais em uma situação absolutamente nova e surreal é demais. Além do que a maquiagem é perfeita para os padrões da televisão....Adorando!

  13. Carlos Eduardo

    08/12/2010 09:56:51

    Nossa, Cristiano. Acredito que não estejamos a assistir a mesma série, pois a qual assisto, Buscemi é a própria Boardwalk.Vc mencionou que o roteiro apresenta problemas (?). Confesso que não sou expert, mas acredito que, se Vc citar quais problemas são esses, poderemos entender melhor o seu desgosto pela série, que, acredito, seja pessoal, e não por falha da produção como um todo.Abcs,

  14. Augusto Campos

    08/12/2010 09:45:54

    Realmente The Walking Dead é uma boa serie, conseguia me segurar no sofa. O unico e maior defeito para mim particularmente é assistir qualquer coisa dublada com o é o canal Fox. Acho que teia gostado mais com versão original e legendado. Boardwalk Empire tambem é muito bom. Não tão bom "ainda" como Familia Soprano mas muito bem feito e eu sou fa de todos os filmes e agora da serie com a atriz Kelly McDonald.

  15. Jay

    08/12/2010 09:35:51

    Pelo amor de Deus! The Walking Dead é horrível! Como podem fazer um negócio daqueles depois de Breaking Bad?! Desaprenderam? É enrolação pura! A primeira temporada sem a embromação, cenas desnecessárias, tentativas fracassadas de afetar profundidade, os olhares e caretas bobos poderia ser contada em 2 episódios.

  16. Jamie Iomo

    08/12/2010 09:34:13

    how are you?Awesome post, just want to say thanks for the share

  17. Paula

    08/12/2010 09:31:33

    Realmente o sexto episódio deixou a desejar, mas como a Ana disse, a cápsula representa a questão da arrogância do ser humano ao fazer uso da ciência, e que todos os humanos que ficaram confinados no bunker tinham quase nada ao que se apegarem para continuarem prosseguindo. No final, são os sentimentos, emoções, lembranças, que nos diferenciam dos mortos-vivos, fazendo a vida valer a pena.

  18. Daniel Junior

    08/12/2010 09:29:55

    Não gostei do final de TWD, mas para BE é cinema. Padrão alto de entretenimento sob a batuta de bons roteiristas e diretores.

  19. Pedro Cardoso Santos

    08/12/2010 09:29:27

    P.S.: Um ponto positivo para a série foi a Fox passar o seriado apenas dois dias após a exibição original - e dublada! - Teve alguns percalços como a edição mutilada do primeiro episódio (que agora vai passar na "versão do diretor" nas próximas reprises). Primeira vez que não tive de baixar uma série devido ao "Lag" entre a exibição lá e aqui...

  20. Pedro Cardoso Santos

    08/12/2010 09:23:59

    Walking dead decaiu muito desde o primeiro episódio, excelente, até o último, fraquíssimo, repleto de clichês de filmes de zumbi (o abrigo do exército, explosões, efeitos especiais pobres, a humanidade sem controle do que ocorre etc.). Curiosamente, os melhores episódios foram os escritos pelo diretor e que adaptavam mais fielmente a HQ (totalmente superior a série, vendo agora em retrospectiva). Não é à toa o "boato" de que o diretor resolveu "dispensar" toda a equipe de roteiristas... A série não conseguiu superar também a pioneira Dead Set, inglesa, que tratava de uma infestação de zumbis enquanto ocorre o Big Brother inglês. Também em 6 episódios, esta série foi muito superior a WD. O encerramento de WD tambérm não deixa a menor expectativa para esperar a série para o próximo ano. Se acabasse ali ninguém sentiria falta de uma continuação, diferentemente do gibi, onde, ao fim do primeiro arco... =======ALERTA DE SPOILER===============================ALERTA DE SPOILER========================================ALERTA DE SPOILER===========================================================ALERTA DE SPOILER=======ALERTA DE SPOILER===================...o filho do Rick mata o Shane, quando este ia matar o seu pai. Uma cena parecida ocorreu na série, mas não foi adiante. Espero que a série possa entrar nos eixos na próxima temporada. Pelo menos essa temporada serviu para fazer as pessoas descobrirem o gibi, que também é publicado no Brasil pela HQM editora, sob o título de "Os Mortos Vivos".

  21. Glauco

    08/12/2010 09:19:44

    Os três primeiro episódios do TWD foram es-pe-ta-cu-la-res, porém, o quarto e o quinto deram uma ligeira queda e, por fim, o sexto que eu particularmente achei o mais fraco. No epsisódio final, as atuações não foram convincentes, o roteiro teve que se adaptar aos 45 minutos de duração, o que é muito pouco para desenvolver a tensão dentro do "bunker", a questão do porre de alguns personagens para justificar que perto do fim nada melhor que o álcool para liberar tanta coisa reprimida, muito clichê a meu ver, aquela explosão muito da mal feita, parecia efeito especial de novela da record, fraco mesmo. Acho que só se salvou a parte em que aparece o vídeo da transformação de humano em zumbi, realmente elucidativo.

  22. S. L. Saraiva

    08/12/2010 02:35:31

    Ana, THE WAY BACK, do Peter Weir, foi submetido aos jornalistas do Globo de Ouro? E seu texto me convenceu a dá uma chance a WALKING DEAD. Tks!

  23. Gabriel O.

    08/12/2010 01:32:09

    Maravilhoso texto, como sempre.Infelizmente, não pude mais acompanhar Boardwalk Empire porque o meu período de HBO de graça acabou, e eu tive preguiça de baixar. Talvez eu cace os episódios agora.Quanto a The Walking Dead, eu adorei a série, desde o primeiro até o último episódio. Acho que conseguiu sim se manter num alto nível de qualidade, e de forma ousada. Eu, pelo menos, nunca tinha assistido a uma série que me deixasse tão tenso e realmente cheio de expectativas pelo próximo episódio, e que se atrevesse a colocar zumbis, sangue e tantas emoções na tela de uma maneira tão crua. Como você disse, o último episódio "fez do bunker uma cápsula da humanidade", o suficiente para que eu espere ansiosamente pela próxima temporada.

  24. Gabriel O.

    08/12/2010 01:22:03

    Newman, os olhos dela já são arregalados naturalmente. Como uma Zooey Deschanel excessivamente magra (eu prefiro a original, particularmente).

  25. Cristiano R. Cunha

    07/12/2010 23:28:28

    Olá, Ana.Adorei o primeiro episódio do Boardwalk Empire mas não conseguiu prender minha atenção nos seguintes, achei tudo muito novelesco. A trama principal se dissipando em duzentos mil personagens secundários ou terciários, isso sem falar do Buscemi que não tem condições de segurar um papel de protagonista.Concordo contigo quando você diz que é uma baita produção, muito caprichada, é fato. Mas o roteiro tem muitos problemas, o mesmo aconteceu com a segunda e terceiras temporada de Mad Men que acabou virando novelinha.Quanto ao The Walking Dead, é uma série promissora. Vamos ver se consegue manter o pique dos primeiros episódios. Beijo.

  26. Carlos Rosenfeld

    07/12/2010 21:19:31

    Maravilhoso texto Ana. São as duas únicas séries que acompanho no momento (com excessão de The Office) e os finais foram sem dúvida excepcionais. O único problema será esperar até agosto pela volta de Walking Dead. Já Boardwalk Empire eu não sei, acredito que ainda não tem previsão para a estréia da 2ª temporada.

  27. Newman

    07/12/2010 21:13:09

    Já eu achei muito fraco o episódio final de Walking Dead. A série começou bem e depois tornou-se irregular alternando bons e maus momentos. Problemas de roteiro, orçamento paupérrimo, alguns atores fracos ou que não acertaram até agora no papel (alguém precisa dizer p/ a atriz que interpreta a personagem Lori parar de arregalar os olhos a toda hora). O episódio final serviu para expôr sua fragilidade e espero que a AMC saiba arrumar esses erros pq a série é bacana quando funciona.

  28. Gustavo Zago

    07/12/2010 20:55:42

    Nossa...to com tao pouco tempo que parei de acompanhar Boardwalk e agora vejo que ja ta acabando!!hehehe preciso ver o que eu perdi!!!Buscemi realmente é incrivel,e mais uma vez arrasando!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso