Blog da Ana Maria Bahiana

Em Cisne Negro, a agonia e o êxtase da perfeição

Ana Maria Bahiana

A possibilidade da perfeição, a transcendência da perfeição, a loucura da perfeição _ em Cisne Negro Darren Aronofsky nos convida não a  ver, mas a viver estes caminhos, em plena comunhão com sua protagonista, Nina (Natalie Portman) a primeira bailarina de uma fictícia companhia dirigida pelo autoritário e possivelmente brilhante Thomas (Vincent Cassel).

Há duas histórias secundárias correndo no fundo do brilhante roteiro  (de Andres Heinz,  Mark Heyman (de O Lutador) John McLaughlin , a partir de um argumento de Heinz adaptando seu roteiro original The Understudy ): o passado de Erica (Barbara Hershey) ex-bailarina, mãe de Nina; e o da ex-primeira bailarina Beth (Winona Ryder) bruscamente aposentada por Thomas no início do filme.

Mas essas tramas são afluentes do rio que realmente importa e sobre o qual quanto eu menos falar, melhor: a história de Nina, que por sua vez se confunde com o próprio enredo do balé Lago dos Cisnes. Tchaikovsky compôs Lago em 1875-76, inspirado numa série de lendas russas que por sua vez se baseavam em mitos germânicos ainda mais antigos. E, se continuarmos neste mergulho, vamos dar num arquétipo de quase todas as culturas: o da mulher-que-muda, a sereia, a selkie, a mulher-lobo, a mulher-garça. A possibilidade do outro, de habitar o outro, de ser a natureza selvagem.

Combinado com a rigorosa disciplina do balé, o mito adquire um poder imenso, que Aronofsly explora como gosta: num mergulho em queda livre, mas absolutamente controlada. Nina é feita prima ballerina, estreando no papel da Odette, a princesa encantada em cisne,  numa nova produção de Lago dos Cisnes “mais moderna, mais nua, mais sensual”,  nas palavras enfáticas de Thomas.

Responsabilidade, ansiedade e estresse são imensos. Como em toda montagem do Lago, Nina terá que dançar não apenas Odette mas sua arqui-rival, sua sombra, Odile, o Cisne Negro, que irrompe num furacão de jetés e fouettés en tournant no terço final do balé, toda paixão, impulso, inconsciente. Como em toda companhia, Nina tem uma bailarina alternativa, que aprende a coreografia para poder substitui-la em caso de necessidade _a mais jovem Lilly (Mila Kunis). E por aqui ficamos.

Como em O Lutador, Aronofsky escolhe um ponto de vista e permanece nele, disciplinado como um dançarino. Vivemos a jornada de Nina com ela, nas aulas, na barra, nos ensaios, nos espelhos, nos múltiplos , pequenos e precisos rituais do balé : as camadas de malhas, o preparo das sapatilhas, as dolorosas sessões de fisioterapia, os calos, as bolhas, os tombos, as equimoses.  É tortura, agonia e é êxtase, transcendência _  nunca, nem nos maravilhosos All That Jazz e The Red Shoes, eu vi um filme traduzir tão perfeitamente a experiência física, emocional e sensorial de dançar (nota pessoal: danço balé desde os 5 anos. Sou uma dedicadissima bailarina sem talento. Tem gente que corre, joga tênis, faz ioga. Eu danço balé.)

Aronofosky tem dois parceiros preciosos nesta formidável experiência sensual:  a fotografia de Matthew Libatique, que enquadra e se movimenta com a  inteligência do gesto repleto de controle e intenção, e a música de Clint Mansell, que parte de Tchaikovsky para um outro lugar mais sombrio, mais íntimo. O elenco está uniformemente excelente, com destaque para o rigor da abordagem de Natalie Portman, perfeita no entendimento profundo da  vertigem da perfeição (que me fez lembrar a peça Nijinsky,  o Palhaço de Deus).

É filme para não se perder, mas para se perder nele.

Cisne Negro estreia sexta feira dia 3 aqui nos EUA e 4 de fevereiro no Brasil. Em breve, matéria com entrevistas sobre os bastidores de Cisne Negro no UOL Cinema, e 15 minutos de papo com Darren Aronofsky, aqui.

  1. Gilberto

    24/02/2011 14:51:38

    Ana, a Natalie Portman fez vários filmes que mostram forte manipulação mental e misticismos/ocultismo (Leon O Profissional, V de Vingança, Cisne Negro). Que tal uma análise mais abrangente da vida profissional dela?

  2. Gilberto

    23/02/2011 16:28:45

    Assisti ontem em uma sala do GNC Caxias do Sul-RS. Imagem ruim, cheio de estouros, som ruim. Não sei porque insisto em ir ao cinema. Vou esperar sair em Blu-ray, pois DVD já morreu.

  3. Lucila

    06/02/2011 18:50:28

    Melhor crítica. De uma nunca bailarina, amante de balé. De uma apaixonada por cinema e Natalie, a ponto de usar "Matilda" como pseudônimo, depois d'O Profissional. E, daí, de uma nunca escritora, mas que sempre gostou de ler, críticas, romances, bulas, e escrever.Nada de "a luta contra a rival", a loucura... Mas, a entrega da arte e a fragilidade do humano. Em uma direção fuderosa, como dizemos por estas bandas. Filme para a vida toda, mesmo.

  4. Cássia

    05/02/2011 23:22:04

    Eu fui acompanhando Cisne Negro por você: desde quando surgiu a informação sobre o filme (e eu desacreditei com a escolha da Natalie), a sua crítica antes do lançamento no Brasil, a entrevista com o diretor... Eu assisti ao filme no dia da estreia e comecei a chorar antes do final. Parece uma bobagem, mas eu me emocionei de tal forma com o que o Darren Aronofsky foi capaz de fazer, por mostrar de maneira tão profunda a "alma" de Odette/Odile (coisa que muitos no ballet não conseguem e isso é fato), pela Natalie Portman ter mostrado de maneira brilhante todo o percurso daquela bailarina imersa em si mesma, nossa... Saí atordoada do cinema e o ballet clássico nunca mais terá o mesmo significado para mim. De verdade. É filme para ser levado conosco pela vida inteira.Grande beijo.

  5. Ulisses de Freitas

    04/02/2011 07:37:17

    A julgar pelas outras bobagens pretensiosas desse diretor, pelo trailer, pela voz irritante de Portman, pela mediocridade de Wynona e do que li a respeito deste Cisne Negro, não devo passar nem na porta do shopping center para assisti-lo. Já o tal Inverno da Alma me parece a única coisa instigante neste mar de presunção estética. abraço.PS: Sempre que ouço Steve Forbert lembro de você.

  6. Ela

    03/01/2011 22:10:29

    Conseguiu transmitir toda a emoção que o filme lhe transmitiu sem se esquecer dos detalhes da história que deu origem ao filme. E como Natalie Portman emagreceu...

  7. renata cury

    02/01/2011 08:18:39

    Que mágico seu blog, e que maravilha de carinho que vc faz na nossa lingua portuguesa. Vc traduziu tudo o que é o filme,sem entrgar o jogo.Acho muito difícil a Natalie P. perder a estatueta,afinal ela se joga inteira no filme,literalmente.Pena a Annete B. ter essa forte concorrente.Parabéns pelo fantástico blog.

  8. Andre Lima

    13/12/2010 15:25:45

    Bwahahaha, raspa da panela é ótima!!!! Eu já tenho minha sugestão dos 10 indicados a melhor filme no Oscar: 127 Hours / A Origem / A Rede Social / Cisne Negro / Minhas Mães e Meu Pai / O Discurso do Rei / O Vencedor / Toy Story 3 / Waiting For Superman / Winter’s Bone.

  9. Fabinho Flapp

    09/12/2010 02:37:00

    Inception e The Social Network continuma fortes e lembrados como sempre...

  10. Richard P

    08/12/2010 13:03:02

    Será que Cisne Negro vai ser o grande vencedor das premiações .O Filme está muito forte agora,parece até que ninguém lembra mais de A origem e Rede Social.

  11. Cristiane Martins

    08/12/2010 00:14:33

    Ana sempre com os melhores textos que nos deixa, morrendo de vontade de ver o filme, eu gsto muito de Aronofosky por filmes como o maravilhosos Requiem para um Sonho e O Lutador, e um tema tão delicado como o balé , tinha que ser contado por Darren.Espero que dessa vez ele seja indicado ao Oscar, já que pelo Lutador passou batido e Natalie seja indicada como melhor atriz, adoro seu trabalho pois das atrizes jovens ela consegue ser uma das melhores da sua safra. Infelizmente temos que esperar dois meses, para ver esse filmes que fazem parte da lista e várias premiações, essa é avid do cinéfilo brasileiro.

  12. Luís

    06/12/2010 14:53:31

    Ana,Você poderia me explicar por que os críticos americanos sempre dão algum prêmio para os filmes do Mike Leigh ? O que eles vêem na obra desse cara ? O Segredo de Vera Drake é um filme medíocre, com um roteiro mal feito. A protagonista nunca se defende e só faz chorar depois de ser presa pelos abortos que fez. Saí do cinema achando que ela realmente mereceu ir para a cadeia, embora saiba que essa não tenha sido a intenção do diretor.Esse ano, a National Board of Review já concedeu um prêmio para o filme de Mike Leigh ( o de melhor atriz). Houve um ano em que a desconhecida Sally Hawkins ganhou quase todos os prêmios da crítica pelo bobão Happy-Go-Lucky e foi solenemente ignorada pelo Oscar. Enfim, continuo sem entender o que os críticos americanos vêem nesse cara.

  13. Ana Maria Bahiana

    06/12/2010 14:48:14

    Parece que sim. Vai ser raspa de panela, este ano.

  14. Cassio Ferreira

    06/12/2010 13:27:46

    Ana, será que esse ano serao 10 indicanos a Filme novamente?

  15. Ana Maria Bahiana

    05/12/2010 19:26:40

    rs Não não é não.

  16. Gilberto

    05/12/2010 18:10:19

    Só para completar, o PI é preto e branco e muito neurótico!

  17. Gilberto

    05/12/2010 18:07:05

    Ana, o citado John McLaughlin é o da Mahavisnhu Orchestra? Alguém citou o PI, achei bem interessante. É o primeiro não?

  18. Fabinho Flapp

    05/12/2010 04:22:15

    Que texto possante, hein Mestra?Nme vou falar nada pra não dizerem que fico babando aqui...

  19. Ana Maria Bahiana

    04/12/2010 21:12:10

    Acho que eu vu ser a única pessoa a pensar nele. não é o estilo da galera...

  20. brendam lee

    04/12/2010 20:29:11

    Ana, você que é uma pessoa mais próxima da Meca, pode me responder a quanto andas 'A Ribbon of Dreams' do David Chase?Creio que as últimas notícias são do ano passado, e relatavam que Mr. Soprano estava escrevendo os roteiros para poder dirigi-los em 2010.Só que 2010 tá acabando e nada de notícias do primórdio de Hollywood.Cê tem alguma informaçãozinha?

  21. Filipe Pinheiro

    04/12/2010 20:01:15

    Seria "Cisne Negro" o melhor filme de Aronofsky?

  22. Joao

    04/12/2010 19:53:47

    Ana, esqueceram de Splice? Vc tinha falado bem...

  23. Ana Maria Bahiana

    03/12/2010 16:10:05

    Como disse no Twitter, não levo esses caras a sério. Aliás, quase ninguem leva. Os prêmios que realmente indicam alguma coisa são os das associações profissionais. Olho nelas.

  24. thais

    03/12/2010 15:28:00

    Ana, e a premiação do National board of Review?Cisne Negro não foi nem indicado, assim como 127 hours. E os ditos favoritos Portman, Bening, Firth e Franco perderam!!!!O que você achou dessas surpresas?

  25. Ana Maria Bahiana

    03/12/2010 15:25:27

    Acho que pelo contrario- se Aronofsky tivesse pisado na bola eu teria ficado ainda mais decepcionada. A maioria dos gipsys (que é como dançarinos chamam a si mesmos) na comunidade estava super desconfiada com o filme, e não gostou do trailer. O filme não é sobre ballet _ é sobre arte, identidade. Ballet é só o meio que ele encontrou para expressar suas ideias. O fato dele ter compreendido esse meio tão profundamente torna seu projeto ainda mais brilhante.

  26. Jorge Luís Cardoso

    03/12/2010 10:28:20

    Oi Ana!Td bem?O seu comentário sobre "CISNE NEGRO" veio se somar aos excelentes trailers, a outras críticas positivas, a promessa de Natalie Portman num papel das dimensões do talento que ela tem. Tudo isso, vem fazendo dessa nova produção do Aronofsky uma das mais aguardadas por mim nos últimos tempos.Quem sabe dessa vez o diretor tem seu talento devidamente reconhecido, principalmente depois de "A FONTE DA VIDA", filme brilhante, mas de modo geral solenemente ignorado pela grande maioria das pessoas.Mudando um pouco de assunto, gostaria de saber qual revista internacional sobre cinema, você considera a melhor da atualidade. Pretendo fazer uma assinatura, e acredito que você é uma ótima apinão a ser ouvida.Espero que eu não esteja sendo chato com um pedido desses, mas de qualquer forma já agradeço a sua atenção.Gostaria também de deixar meus parabéns pelo blog, que está cada vez melhor. Os posts sobre "WALKING DEAD" e "TOY STORY 3" fizeram o meu dia quando foram postados.Parabéns!!!Abraços;Jorge Luís de São Paulo

  27. Dudma

    03/12/2010 09:54:58

    Belo texto, Ana. Muito bom, mesmo.Permita-me uma pergunta: sua paixão pela dança não terá influenciado na crítica ao filme? Ou permitiu fazê-la de forma mais consistente? Aronofsky não é fácil, mas sem diretores como ele, como seria o cinema hoje?Quase não existem bons filmes sobre dança (e não filmes com coreografias) e acho que que All That Jazz transcende essa classificação.

  28. Thiago Oliveira

    02/12/2010 22:06:58

    Ana, acampanho seu blog com uma certa regularidade, embora esse seja meu primeiro comentario. Gostaria primeiramente de elogiar seu trabalho, conheço muitos blogs e sites sobre o cinema, mas o seu é realmente interessante. Parabens!Sobre o post, gostaria de saber o que voce acha do já comentado embate Portman x Bening. Tem preferencia pelo trabalho de alguma? Uma terceira atriz pode acabar com a festa das duas?

  29. brendam lee

    02/12/2010 21:49:46

    A trilha sonora é extraordinária!Mas será que a Academia não pode barrá-la por usar Tchaikovsky [material já gravado]?Todo ano a categoria de trilha sonora tem seus 'nhenhenhes'. Foi assim com Sangue Negro, Crazy Heart...

  30. Andréa Costa

    02/12/2010 21:45:08

    Ela é ,mesmo uma ótima atriz,eo Darren Aronofsky é um grande diretor.

  31. thais

    02/12/2010 19:20:29

    kkkkkkkkkkkkkkkké cada um!!!!Agora pra provar que é fã tem que citar toda a filmografia do cara?Vai ter vestibular sobre a vida dele tb, pra poder ser classificado como fã?

  32. joao gabriel de oliveira lins

    02/12/2010 17:41:38

    Ana , voce acha que Natalie Portman bate Jennifer Lawrence em Winter s bone????

  33. Stefan Obermark

    02/12/2010 17:20:08

    Ana, estou virando seu fã. Vc consegue sensibilizar e nos fazer sentir uma tensão, misturada ao frenesi, ao imaginarmos o que suas palavras dizem, tal qual os pelos que se arrepiam, a pupila que dilata, o zumbido no ouvido. As sensações se reacendem.Mergulhamos na película. Entramos no filme.E como se fôssemos testemunhas oculares e invisíveis, partilhamos do turbilhão de acontecimentos ao redor das personagens.Já havia visto o trailer há algum tempo. Tive a mesma sensação, à época, e que acabo de sentir novamente.Parabéns. Tenho voltado aqui e permanecido em silêncio, mas dessa vez confesso que vc merecia o elogio (mais uma vez).

  34. william rezende

    02/12/2010 16:25:31

    espero que a natalie portman consiga o seu oscar e ana,acha que a natalie fez em cisne negro uma atuação a la marion cotillard?se for eu vou gritar quando ela ganhar"ELA MERECE! ELA MERECE!"

  35. Rafael Gomes

    02/12/2010 14:52:06

    A ansiedade corrói também para quem aguarda para assistir. Desde o início do ano todos falam sobre a possibilidade de ser esse O filme do ano. As indicações para o Oscar já parecem estar esdificadas para O Cisne Negro, mas nos Globos será que o considerarão Drama ou Musical/Comédia?Aliás, Ana, quem toma essas decisões sobre onde enquadrar os filmes? A própria HFPA ou os realizadores? E, se você puder, explica aí porque Ghost e Ray foram considerados comédia/musical quando parecem ter um enredo de maior apelo dramático.

  36. Edson Dias Costa

    02/12/2010 14:08:06

    4 de fevereiro!? Pelo amor de Deus! Por isso a pirataria está comendo solta... A gente fica morrendo de vontade de ver o filme, mas demora 60 dias pra chegar ao Brasil?Igualzinho a A Rege Social, que demorou muito tempo pra chegar ao Brasil, e já habita todos os sites e blogs que oferecem filmes de graça, a um toque dos dedos.

  37. Franklin

    02/12/2010 13:49:28

    mais um filme muito esperado do Darren!!!! e deve ser otimo, com a partipaçao da Natalie ainda!!! vishi rs ansioso para assistir

  38. Felipe

    02/12/2010 12:55:01

    Pessoalmente, gosto muito do trabalho de Darren Aronofsky desde o longínquo "Pi", de 1998, e, em particular, de seus personagens: o matemático atormentado por alucinações (Pi), a mãe solitária e viciada em anfetaminas (Réquiem para um Sonho), o lutador incapaz de alterar o próprio destino (O Lutador), etc etc etc. Não saberia dizer se estes personagens refletem, de algum modo, a realidade, mas são decerto trágicos e provocam a reflexão sobre estes dias. Vou assistir, com absoluta certeza, a "Cisne Negro". Parábens pelo blog e pela resenha.

  39. Júnior Soares

    02/12/2010 12:41:18

    Desde Requiem para um sonho, Aronofsky vem provando que é um diretor de mão cheia. A parceria com Clint Mansell já era esperada, agora é aguardar a estréia nos cinemas...

  40. vivian

    02/12/2010 12:10:05

    Quero ver esse filme, mas admito que cenas homoxessuais me constrangem!!as vezes acho desnecessárias, mas vou assistir pois conheço o trabalho deste diretor e aprecio muito.

  41. Sandra

    02/12/2010 11:35:26

    Ana , adorei o lutador , e com isso ja consigo fazer uma ideia do que vem por ai , claro que com outra abordagem , mais deve ser um filme sem muita pretensão e sem cinismo, e deixa pro espectador traduzir a poesia e a beleza toda do filme.fico feliz que tem filmes novos e bons a caminho.

  42. Andrea

    02/12/2010 11:22:02

    Ana, você é um caso sério... Quando gosta do filme sempre escreve textos empolgantes, e eu fico morrendo de vontade de assistir! Não é justo! Controle-se! rsAbraços!

  43. Fabrício Rocha

    02/12/2010 11:00:48

    O sobrenome do ator é Cassel, não Kassel.

  44. André

    02/12/2010 10:33:14

    Então quem tem mais chances de levar o Oscar/Globo de ouro a Natalie Portman ou a Julianne Moore/Annete Bening?

  45. renato o LOUCO parte 1

    02/12/2010 10:02:29

    EI Ana....tem muita gente aqui na bagaça..falando que ama o diretor do filme....bla bla bla..mas nem sabe quem ele é ou que filmes ele fez!!! so fala dos POP filme!! que estranho neh? ta cheio de pseudo aqui no seu esquema!!!E ai ana beleza e tal? entao...ja ouviu falar de um filme chamado "PI" (isso mesmo e tal....do numero pi...e tal.......entende? entao...foi esse tal de Deren que digiriu e os pseudo ai nem conhecem esse filmao dele!! coitados!! hahahahaahEntao Ana.....deixa eu te vazar um lance!! lembra do TRON!! consegui da trilha sonora da bagaça...do DAFT PUNK!! Mana!! esse bagulho é zerado!!! VOU ASSISTIR TRON VARIAS VEZES Ana...vai ser da hora o meladaço Ana.Entao Ana...e tal...beleza ai hein..vai na paz!! e fala por PSEUDO pararem de fazer MEdia aqui no blogis!!!

  46. Marcelino

    02/12/2010 09:41:11

    Eita que esse filme vai ser maravilhoso. Darren é muito bom, gosto de todo os filmes dele, inclusive a Fonte da vida que se fosse feito nos anos 60/70 teria virado clássico cult instantaneamente. E Ana que texto delicioso. Bjs.

  47. 02/12/2010 09:35:16

    Ana, é verdade que Halle Barry pode aparecer nas premiações por "Frankie and Alice"?Bjs

  48. Phillipe

    02/12/2010 09:27:00

    Emocionante seu texto Ana. Você abre o apetite da gente como fez em "Fair Game".Bjo

  49. Cassio Ferreira

    02/12/2010 09:03:03

    Ha uns dois meses atras cravei Nathalie Portman e James Franco pros Oscars de atuacao desse ano... acho que to no caminho... rs.Assim como cravei Ricky Gervais como host dos Globos... e acertei! rsJá escreveu o texto pro premio Cecil B deMille? Barbra Streisand? ainda acho que é ela ou DeNiro! rs bjs Ana!

  50. Mari

    02/12/2010 08:55:31

    adorei, elenco especialmente fabuloso, quero muito ver esse filme!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso