Blog da Ana Maria Bahiana

Foi dada a partida: quem está na frente na Corrida do Ouro 2010-2011

Ana Maria Bahiana

Pronto, agora é guerra. Como vocês podem ver pelo estado de coisas no meu escritório, as armas incluem dvds/blu rays, livros, sacos de bala e pipoca, garrafas de vinho, babilaques diversos ligados ao conceito de filmes e séries de TV.

É a Corrida do Ouro 2010-2011 em pleno vigor a partir do feriadão do Dia de Ação de Graças, encerrado ontem. Não se pode acessar um site ou abrir uma revista ou jornal sem ser bombardeado por anúncios “para sua consideração” e, na mesma proporção, listas e mais listas de possíveis, prováveis candidatos a candidatos.

E a verdade é que há tão pouca certeza…

Eis o que se sabe:

  • Os Oscars escalaram seus apresentadores : Anne Hathaway e James Franco. A decisão  mostra claramente o desejo de rejuvenescer o evento e garantir uma porção maior do público abaixo de 35 anos para suas três horas de transmissão, de onde as referências técnicas e históricas – os prêmios científicos e honorários- já foram cuidadosamente removidos. Os dois são jovens, bonitos, charmosos, desincumbem-se bem da tarefa de cantar e dançar. Vamos ver o que acontece…
  • Nos Globos, Ricky Gervais vai repetir a dose. É uma boa combinação, clima de festa à moda antiga, todo mundo relax por conta da bebida farta, e o humor britânico, seco e às vezes cruel. A azeitona no martini.
  • Existe também um processo da minha associação contra a Dick Clark Productions, pelo controle dos direitos da marca Golden Globes. Por motivos de confidencialidade, não posso dar mais detalhes, mas eis o que importa: nada disso afeta o evento deste ano, dia 16 de janeiro.

Para quem tem a responsabilidade de escolher indicados e vencedores, o barulho constante dos anúncios e das previsões é uma distração não muito bem-vinda. Essa é uma das razões pelas quais procuro não entrar tão cedo nesse exercício de antecipação _ porque compreendo que ele faz parte da estratégia da campanha,  e que as listas são, em grande parte, resultado de sugestões vindas dos estrategistas. É um pouco assim: se a gente falar muito que fulano é candidato, e  se quem vota ler isso muito, quem sabe ela não vota no fulano?

Entendendo isso, e a curiosidade de quem acompanha o processo, posso dizer que estes são os títulos que estão mesmo na dianteira para diversas considerações: Inception-A Origem; A Rede Social; O Discurso do Rei; 127 Horas; Cisne Negro; The Town; e Rabbit Hole.

Entre as comédias, num ano magro, Minhas mães e meu pai é a pole, com múltiplas indicações possíveis; e também: Scott Pilgrim Contra o Mundo, Due Date, Reds-Aposentados e Perigosos, CyrusBurlesque é a grande incógnita_ será que meus colegas gostaram? É uma espécie de Showgirls com muita cantoria, mas o fator-Cher/Aguilera não deve ser desprezado.

Desempenhos individuais que podem ser lembrados incluem Leonardo Di Caprio em Ilha do Medo; Lelsey Manville em Another Year; Jacki Weaver e Ben Mendelsohn em Animal Kingdom; Jennifer Lawrence em Winter’s Bone; Andrew Garfield e Carey Mulligan em Não Me Abandone Jamais; Sally Hawkins em Made in Dagenham; Rebecca Hall em  Please Give; Christian Bale e Mark Wahlberg por The Fighter; Naomi Watts por Jogo do Poder; Robert Duvall e Bill Murray em Get Low; Michelle Williams e Ryan Gosling em Blue Valentine; Chloe Moretz e Kody Smit-McPhee em Let me In; Dakota Fanning em The Runaways; e Tilda Swinton em Il Sono L’Amore.

Filme estrangeiro é um mistério completo _ muito poucos realmente chamaram a atenção do povo. Incendies, Biutiful, La Prima Cosa Bella e Des Hommes et des Dieux são os poucos que vi deixarem marcas mais unânimes.

Na animação, Toy Story 3 domina, mas há tambem L’Illusioniste, Como Treinar o Seu Dragão e A Lenda dos Guardiões.

Na TV, os dramas que realmente chamaram atenção foram Mad Men, Breaking Bad, Boardwalk Empire, The Walking Dead, Fringe, The Good Wife e o final de Lost; nas comédias, Glee, Modern Family, Raising Hope. E vai ser dificil tirar os premios de ator/telefilme de Al Pacino por You Don’t Know Jack e de Claire Danes por Temple Grandin.

O resto é a incerteza que todo tudo mais apetitoso…

  1. jennifer

    13/12/2010 22:37:31

    Oi ana, como você já sabe sou fã do Leonardo DiCaprio! Queria saber se ele pode ser prejudicado por ele mesmo tendo protagonizado dois filmes com excelente atuação? Ou ele tem mais chances por Ilha do Medo? Já que você citou, eu realmente achei a performance dele no filme de Scorsese mais poderosa. Mas me lembro muito bem que em 2007, ele foi indicado no Globo de Ouro duas vezes na mesma categoria, o que é uma honra, concorrer contra ele mesmo e mais 3 atores, mas não deu o prêmio para ele porque os votos ficaram dispersos para os dois personagens. Agora pelo que eu pude notar e acompanhar neste ano acho que realmente se ele for indicado será por Ilha do Medo, e A Origem vai ficar com todos os prêmios técnicos, espero que Nolan também seja recompensado por sua genialidade, mas com a Acadêmia nunca se sabe! Ana, não sabia que você também votava, que incrível! Dá uma força pro Leozinho, hehehe!

  2. fabby

    09/12/2010 12:52:08

    e michael sheen por tron legacy?o cara foi ignorado pela academia em papeis sérios (a rainha, frost/nixon, damned united), mas a amalucada sátira a david bowie tem chamado a atenção, não? abraços!

  3. Gilberto

    09/12/2010 12:00:45

    Ana, olhe no Amazon o preço do INCEPTION no formato Blu-ray combo e compare com o preço no formato DVD, e então volte a me explicar porque ainda continuam prensando DVDs.

  4. Ana Maria Bahiana

    05/12/2010 19:26:23

    mtas mandam blu ray. mas fazer um dvd r, com codigo encriptado, é mais barato, rapido e seguro pra eles. tenho um blu ray player otimo,e isso melhora um pouco a qualidade dos dvd-rs que me mandam.

  5. Gilberto

    05/12/2010 18:21:14

    Ana, tu que estás no 1º mundo, quando é que as produtoras/distribuidoras vão parar de prensar DVD? Quem já viu um bom Blu-ray (tem uns ruins!) não quer mais saber de DVD. Aqui no Brasil já se compra blu-ray player de boas marcas por 10 x R$ 60,00 !

  6. Ana Maria Bahiana

    03/12/2010 15:21:36

    Já escrevi. Procure nos arquivos aqui do blog e tb nos do UOL Cinema.

  7. Ana Maria Bahiana

    03/12/2010 15:18:50

    Elas foram enviadas dia 30. chegaram para mim ontem no final do dia.Elas vem acompanhada de um verdadeiro catalogo com todos os filmes submetidos _ o deste ano tem 156 paginas. Dá pra usar como arma ou prendedor de porta, depois da eleição. E não posso mostra a cédula para ninguém, de jeito nenhum.

  8. Andre Lima

    03/12/2010 11:41:57

    Oi Ana! Uma pergunta bem boba, mas é minha curiosidade: você escreveu que suas cédulas chegariam no dia 30... como elas são? Vem uma lista de obras ou você indica aleatoriamente? Vem algum material ou informação adicional sobre o prêmio? Será que um dia, após os prazos, dá pra mostrar como é a cédula ou rola confidencialidade? Bj!

  9. Matheus de Arruda Jesus

    03/12/2010 10:20:51

    Ana, estou anciosíssimo para ler a sua resenha de ”A Rede Social”. Você vai escrever?Abraços.Te admiro muito.

  10. Matheus dede Arruda Jesus

    03/12/2010 10:18:32

    Ana, estou anciosíssimo para ler a sua resenha de ''A Rede Social''. Você vai escrever?Abraços.Te admiro muito.

  11. Marcus Lyra

    02/12/2010 22:21:08

    Que ano decepcionante. Só de lembrara que no ano passado tínhamos jóias como Distrito 9 e Preciosa...Estou mais animado com os golden globes por causa da TV que arrasou tanto em séries quanto em telefilme (HBO é claro).Quanto a cinema, estou curiosissímo de conferir Rabbit Hole. O trailer me animou bastante. Já pode conferir?Outro também é 127 horas e Cisne Negro.Minha aposta fica para A Origem. Embora crio que a academia vá injustiçá-lo assim como O Cavaleiro das Trevas. Ela não premiaria um filme deste gênero, não é verdade? Mas acredito que o Globo de Ouro poderá coroá-lo porque na edição anterior ousou em dar os dois prêmios importantes a Avatar.obs.: ESSA FOTO TÁ DE ENCHER OS OLHOS!!!

  12. Natasha

    02/12/2010 21:33:25

    A Barbie Betty Draper *-*

  13. Fabinho Flapp

    01/12/2010 15:19:11

    "Desempenhos individuais que podem ser lembrados incluem Leonardo Di Caprio em Ilha do Medo; Andrew Garfield e Carey Mulligan em Não Me Abandone Jamais; Rebecca Hall em Please Give; Christian Bale The Fighter; Naomi Watts por Jogo do Poder; Robert Duvall em Get Low; Ryan Gosling em Blue Valentine; Dakota Fanning em The Runaways; e Tilda Swinton em Il Sono L’Amore."Ai, tô aqui pulando na cama. Sim, me empolgo na frente do micro.Mas quero mais gente lá: Kidman e Weist em "Rabbit Hole"; Paltrow em "Country Strong", Bridges em "True Grit", Garfield (ele, de novo!!!!!!! :D) e Eisenberg em "The Social Network", Gemma Jones no novo Allen, Johnson, Scott Thomas e Duff pelo maravilhoso "Nowhere Boy";Não gostei muito de "TKAA", mas Moore de longe é a melhor, seguida pela Mia e pelo Josh (AMO Bening, mas ali não gostei);Ah, e seria tão legal se Cera for indicado pelo maravilhoso "Scot Pilgrim"...

  14. Fabinho Flapp

    01/12/2010 15:05:11

    COMEÇOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! COMEÇOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. brendam lee

    01/12/2010 11:21:29

    Ana, uma perguntinha, Michael Sthulbarg é elegível para Ator Coadjuvante por Boardwalk Empire? Falo isso, porque a participação dele é tão mínima na série, mas tão marcante. Eu também te perguntaria do Mike O'Malley, por Glee, mas acho que ele se enquadraria numa cateoria inexistente: Ator Convidado em Comédia. Pena.

  16. Tisf

    01/12/2010 10:43:38

    Acho Boardwalk Empire muito boa, mas ainda não me cativou... não fico com aquela vontade fervorosa de ver o próximo episódio, como Breaking Bad me fez ficar. No mais, acredito que Mad Men continue soberano!E interessante isso do ano ter sido fraco em comédia. Em boas comédias. Reflete muito o momento de crise e de investimentos em projetos seguros, como continuações de sucesso e filmes de efeitos pra agradar o público em geral.

  17. Ana Maria Bahiana

    30/11/2010 23:45:32

    O filme já foi exibido e distribuido para os votantes do Globo e está sendo exibido para a Academia. As chances são remotíssimas.

  18. Ana Maria Bahiana

    30/11/2010 23:44:36

    Minhas cédulas chegam amanhã e as indicações serão anunciadas dia 14

  19. Newman

    30/11/2010 23:25:09

    Esse ano a coisa tá preta no cinema, pior do que nos últimos anos. Inception é uma piada pretensiosa, The Kids Are All Right é simpático mas não tem densidade para levar a estatueta, Social Club é méé.... Ainda tenho que ver o Discurso do Rei e 127hs. Até agora só Winter's Bone me agradou. Na TV a torcida fica para Mad Men, a temporada que nos brindou com The Suitcase foi ótima. Já Sons of Anarchy, para mim o grande injustiçado nas indicações do ano passado, nessa temporada decepcionou.

  20. Malu

    30/11/2010 22:50:33

    Julianne me lembra muito Liv Ullmann. Subestimada. Temos certeza de seu talento mas o vento não sopra por um laureado Oscar. Bjo Ana.

  21. Marcelo Reis

    30/11/2010 22:43:58

    Ana, uma dúvida: você poderia me informar, por favor, quando saem as indicações ao Globo de Ouro?Estou ansioso para saber o que vai acontecer: se vai dar "A Origem", "Rede Social", "Minhas Mães e meu Pai" ou algum outro filme que ainda não conferi.Beijos e obrigado.Sucesso, hoje e sempre!

  22. koda

    30/11/2010 22:38:55

    ana como esta sendo feita a distribuição do filme lula junto aos votantes do globo e do oscar? o filme realmente tem chances? beijao ana

  23. Téu Borella

    30/11/2010 18:54:44

    Olá Ana. James Franco apresentando o Oscar (achei que ia apresentar apenas uma categoria e não a cerimônia toda) faz com que definitivamente não ganhe o Oscar de melhor ator, mas a indicação é forte. Concorda?O filme brasileiro no Globo é mesmo Lula - o filho do Brasil? Ou aconteceu a mesma palhaçada do ano passado que não houve representante brasuka?Entre Annete e Julianne quem saiu na frente. Gosto das duas, mas a Julianne tem muito mais presença e suas atuações são maravilhosas.E pra encerrar, é só comigo ou quando começa a "corrida do ouro" dá uma friozinho excitante na barriga?

  24. Du

    30/11/2010 18:25:35

    Uma pena que a primeira metade da 5a temporada de Dexter tenha sido tão chata... porque, a julgar pela reta final, seria forte candidata ao título de melhor série do ano.Ana Maria, a impressão que tenho é que o cinema em 2010 foi extremamente fraco... Muito 3D e outros efeitos especiais, e pouca história para contar. Não consigo visualizar 10 candidatos que mereçam concorrer ao prêmio de melhor filme no Oscar. Na verdade, 5 candidatos já seria certo exagero...

  25. Cinerebab

    30/11/2010 17:17:33

    Enterrado Vivo, que vi há pouco numa sessão para jornalistas, é sensacional... não tem chances de indicação???Obs: Por onde anda o diretor Adrian Line???Pode falar, amelhor parte é ganhar os brindes e sair decorando a casa né...rs

  26. Túlio

    30/11/2010 15:17:05

    Ahhhhh, esqueci de perguntar...Dexter não??? Essa quinta temporada tá tão boa...Se bem que o começo foi chato...E Mad Men merece o TETRA com certeza... Mas como a Associação Estrangeira gosta do novo, axo que "The Walking Dead" é favorita...Sons of Anarchy e Damages são excelentes séries que serão ignoradas...

  27. Túlio

    30/11/2010 15:11:05

    Cara***, fiquei muito feliz de ver Fringe entre os possíveis candidatos... A série sempre foi "acima da média", mas essa terceira temporada tá sensacional...Espero que essa indicação (que eu vou torcer muito pra emplacar, e John Noble como coadjuvante e axo que Anna Torv tambem merece) salve a série de seu cancelamento...Por favor Anaaaa... INDIQUE FRINGE!!! hehehe... E pelo amor de Deus, Lost nãããão!!! A série merece como um todo, mas a sexta temporada é a pior disparada...Adoro essa época de pre-awards... Venho aqui umas 6 vezes por dia... rsrs...

  28. Ana Maria Bahiana

    30/11/2010 14:57:55

    Fora não _ ainda não foi mostrado.

  29. Ana Maria Bahiana

    30/11/2010 14:57:25

    as caixas tem 1. a boncea e 2. os dvds da temporada. os rayban são de um filme dominicano, La Soga

  30. Alexandre

    30/11/2010 12:05:40

    Muitos nomes e apostas, mas meus olhos colaram nas duas caixas escritas Mad Men. Nem sei o que são, mas eu quero. Ana, de onde é o ray-ban?

  31. Júlio

    30/11/2010 12:03:25

    Ana, Boardwalk Empire tem chances de acabar com a invencibilidade de Mad Men??

  32. Igor Almeida

    30/11/2010 11:25:16

    E a refilmagem de Bravura Indomita dos Coen? Tá fora? Annete Benning em The Kids... e Julianne More em Chloe E The Kids.... Na TV é Mad Men na cabeça de novo. E Walking Dead é maravilhoso.

  33. Liv Fingermann

    30/11/2010 11:22:35

    Ana, estou torcendo muito por Jennifer Lawrence, Winter's Bone é um filme tão tenso, tão cru e ela esta tão bem, que me faz pegar os pom poms e torcer por ela loucamente.Uma dúvida, ouvi falar sobre uma possivel indicação do Justin Timberlake, ao menos ao Golden Globe, mas sinceramente? Seria horrivel, principalmente quando tem o ator que interpreta os gemeos em ''A rede social'' que aos meus olhos esta bem melhor que Justin que pra mim só é interessante em poucas cenas.Modern Family e Glee, são xodos, né? Eu amo as duas, Modern tem um roteiro bom, um elenco incrivel, já Glee é uma pop extravaganza e por isso eu torço para Glee, ano passado ganhou e torço para que ganhe novamente, pois a TV precisa de mais shows assim, gosto dessa coisa ''teen broadway'' que eles usam e abusam. Faltava isso na tv americana limitada pelos sitcoms e suas risadas pré gravadas.Bjus Ana.

  34. Bárbara

    30/11/2010 08:44:39

    Caramba! Tilda Swinton sendo mencionada, sem marketing pesado? "Julia" passou em branco a premiação passada...ADORO!

  35. Phillipe

    30/11/2010 08:42:35

    Vou providenciar uma "simpatia" pra uma mãe-de-santo aqui de Copacabana pra Julianne Moore esse ano. Essa mulher precisa de um punhado de sal grosso...rsrsrsrBjs Ana

  36. Rafael Gomes

    30/11/2010 08:00:51

    Ana, então a corrida começou, hein. O pessoal de True Blood te mandou a mesma garrafinha que enviaram ano passado? Que falta de criatividade.Anne Hathaway e James Franco sendo apresentadores não indica que eles serão limados da disputa pelo Oscar?E Somewhere? Nada?Acredito pelo menos na indicação de Cher por Burlesque (se a escassez de filmes em comédia é grande, imagine os atores nessa categoria).Aninha, querida Aninha, você sabe que eu posso fazer tudo o que você quiser por qualquer um desses brindes, né. Estamos sempre aí, hein. Se você for fazer caridade pensa com carinho em mim, tá?! rsrsrs

  37. Ana Maria Bahiana

    30/11/2010 02:31:14

    Só vou saber com certeza quando receber minha cédula... tudo é possível, meu caro...

  38. João Marcelo F. de Mattos

    30/11/2010 01:33:34

    É só boato, né, esta historieta/boato brabo que "Discurso do Rei" (que legal que não inventaram no batismo em português, que ruim que só estréia 8 de fevereiro) pode ser incluído em comédia, pois como bom filme britânico tem muito do humor ferino e elegante daquela gente. Me parece filme dramático consumado.

  39. Magno

    30/11/2010 00:52:47

    Como já aconteceu antes, não corre o risco de Leonardo Di Caprio se boicotar como protagonista de dois filmes excelentes? Particularmente, acho que ia ser uma pena... Ele realmente merecia ser lembrado por Ilha do Medo.

  40. rafael

    30/11/2010 00:40:30

    ana, alguns críticos tem defendido que lesley manville seja "campaigned" (me falta um equivalente em português) na categoria de coadjuvante no oscar, pois migraria para uma categoria bem menos concorrida. de fato, há muitos desempenhos femininos sendo lembrados pra categoria principal. o que você acha? abraço!

  41. João Oliveira

    29/11/2010 23:04:35

    Desses ví pouca coisa, mas como disse há uns dias, por enqto minha torcida está para Jennifer Lawrence. Dos filmes q ví, gostei muito de Ilha do Medo. Mark Ruffalo merece ser lembrado, ou por esse, ou por Minhas mães e meu pai, ele é sempre muito competente.Espero q esse ano eu ñ seja um completo fiasco no oráculo rsrs

  42. Roberto

    29/11/2010 22:59:28

    Olá Ana, tudo bem ?Gostaria muito de saber das chances de "The Way back" do Peter Weir, sou fã do diretor. E o filme parece ser bem épico, como o globo e o oscar gostam. Sem contar que tem o subestimado Ed Harris no seu elenco.abraço,

  43. Flávio

    29/11/2010 22:58:32

    Ana você já viu Blue Valentine? Comente, por favor. Pelo trailer parece ser um drama bem pesado, mas os atores são ótimos O que você achou da classificação dada ao filme, NC-17 justa ou injusta? Tomara que não aniquile o filme comercialmente. bjos

  44. william rezende

    29/11/2010 22:48:49

    ana.você poderia dar a bonequinha da alice para mim?queria dar a minha namorada como presente de natal.se não ela me mata.

  45. thais

    29/11/2010 22:25:37

    Será que finalmente Christian Bale vai ser indicado? Vc acha que ele tem chances?

  46. Andréa Costa

    29/11/2010 21:29:13

    Torço muito pra esses principalmente Inception-A Origem; A Rede Social; O Discurso do Rei; 127 Horas.

  47. Filipe Pinheiro

    29/11/2010 21:26:00

    Ana, Glee tem chances de vencer esse ano de novo? E Fringe, mesmo com os riscos de cancelamento, umas duas indicações poderiam renovar a série, não? E você gosta de FRINGE? Eu adoro. Pena que a melhor coadjuvante de todas (Gene, a Vaca) não poderia ser indicada... rsDe resto, torço pra Inception.Abraços, Ana.

  48. Ana Maria Bahiana

    29/11/2010 20:46:11

    Red Riding é de 2009, e não está sendo submetido para consideração, o que acho uma besteira. Foi exibido em um ciclo curto em alguns cinemas de arte, lançado em DVD e agora está sendo oferecido on demand. Não sei como isso vai-se configurar para os prêmios. Muito breve teremos que pensar todos nessas novas formas de distribuição. Bom tema para um post, aliás.

  49. Ana Hitomi

    29/11/2010 20:24:45

    Fiquei surpresa por The Town estar no páreo. Don Draper no red carpet! (wohooo)E adorei os nomes dos apresentadores! Acho q qdo são humoristas, eles acabam sendo pressionados em serem engraçados a noite toda, e acabam escorregando algumas vezes. Anne e James, puro charme!Aquela boneca da Betty Draper...mta gente ia querer fazer vodu com ela hein? rsAdorei o texto e começando a me animar pelas expectativas dos 2 prêmios.

  50. brendam lee

    29/11/2010 20:11:52

    Acabei de passar pelo seu Twitter.Andre Garfield pode ter indicação tripla para ator coadjuvante?Duas por cinema : Rede Social, Não me abandone jamaisUma pela tv: Red Riding Trilogy

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso