Blog da Ana Maria Bahiana

Angelina Jolie, direto do set em Budapeste: “Nunca tive medo de ser diretora”

Ana Maria Bahiana

Angelina Jolie no set, em Budapeste

Minha colega Aniko Navai teve, recentemente, um raro privilégio: foi a única jornalista convidada para visitar o set do projeto, ainda sem título, que Angelina Jolie escreveu e está dirigindo, em sua primeira investida atrás das câmeras, em locação no leste europeu. Há uma boa razão por Aniko ter sido escolhida: as filmagens estão, neste momento, em Budapeste, e ela é uma das mais respeitadas jornalistas da Hungria, e pessoa querida no meio de cinema, miutas vezes fazendo ponte entre o talento local e os mercados mundiais.

Por especial cortesia de Aniko, aqui vão trechos da entrevista _ que pode se lida na íntegra (e em inglês) aqui, no site do jornal Vasarnapi Hirek.

Um pouco de pano de fundo: Angelina escreveu o roteiro para o projeto, ainda sem nome, baseada , como ela explica aqui, em sua pesquisa sobre conflitos recentes. São várias histórias que se entrelaçam nas vésperas , durante e depois da guerra na Bósnia, nos anos 1990 . Em uma delas, uma mulher muçulmana e um homem sérvio tem um romance complicado, o que provocou tremenda controvérsia na Bósnia, onde Angelina planejava filmar.

A nova diretora não aborda a questão diretamente nesta conversa, mas garante que seu filme é sobre “a tentativa de manter a humanidade nas piores condições possíveis”.

O que lhe deu a ideia para a história?

_ Sempre tive uma enorme frustração com o tempo que demora para que haja uma intervenção  , para que se compreenda um conflito e o mundo dê assistência a quem precisa, e a informação correta chegue à comunidade internacional. Conheci tanta gente ao longo dos anos que esta história, de certa maneira, poderia se passar em qualquer lugar.

Em resumo, conhecemos duas pessoas na véspera da guerra e vemos o que suas vidas poderiam ter sido. Conhecemos os dois quando eles ssão jovens, cheios de esperança, como tantas outras vidas maravilhosas na Iugislávia, um povo único, incrível. E aí a guerra começa na Bosnia e vemos como as pessoas tentam se manter apegadas à sua humanidade mesmo vivendo dentro da guerra e testemunhando a morte de pessoas próximas, família, amigos…  Para mim a ideia central foi: é possível intervir de um modo a encurtar esse sofrimento? Veja Darfur, hoje _ isso se arrasta há anos!

O conflito na Iugoslávia tem uma longa história antes e depois da guerra….

_ É verdade. Eu precisei aprender muito. Começou como uma história simples mas, para leva-la adiante, eu vi que tinha que me educar. Fiz muita epsquisa. Assisti documentários e filmes, entrevistei especialistas e, no final, escolhi pessoas do lugar para o elenco e me sentei com eles para ouvir suas histórias, o que eles fizeram durante a guerra, como eles sobreviveram, o que suas famílias enfrentaram. Eles me ajudaram a completar a história. Há muitos lados diferentes neste conflito e no filme, e eles me disseram como cada um deles se sentiu. Tentamos criar uma voz coletiva.

Você sempre afirmou, com grande veemência, que seu projeto não era uma declaração política e sim uma história humana…

_Não é minha intenção fazer uma declaração política. Meu objetivo é falar com pessoas de todos os lados da sitiuação e permitir que eles tenham uma voz. Permitir que tudo seja expressado, seja crueldade, esperança, beleza, o que for.. Se você conta algo corretamente, não é mais o seu ponto de vista, é o ponto de vista deles.

Você ainda pretende filmar na Bósnia?

_Sim. Vamos à Bósnia. Qualquer pessoa contando uma história sobte um outro povo tem que ter a sensibilidade de saber que nunca será possível compreender inteiramente como o outro se sente. É preciso ser extremamente respeitoso e cuidadoso. Eu sei que eu e todas as pessoas da equipe, aqui, estão vendo o projeto da forma correta, com a perspectiva correta e a intenção de ser respeitoso. Eu amo tanto esta parte do mundo!

Já perdeu o medo de dirigir um filme?

_ Nunca tive… desde o primeiro dia amei a experiência tanto quanto sempre amei atuar. Há algo especial no trabalho de diretor _ você passa a conhecer a equipe e o elenco muito mais profundamente. Você realmente se torna parte de um time. Um ator participa das cenas, trabalha com outros atores. Mas como diretor você conhece todo mundo, a equipe de câmera, os eletricistas, os ajudantes, o departamento de arte… e trabalha com todos eles.

  1. Richard P

    09/12/2010 23:36:50

    Interessante todos as personagens você sempre diz que são fracas .Mesmo assim ela consegue ser indicada e alguns ela ganhou.Enquanto algumas precisam ficar chorando e quase implorando por um prêmio.Carregar um filme nas costas ninguém tem coragem,ela teve e enfrentou todas as criticas.

  2. Gabrielle Adabo

    29/11/2010 10:42:30

    Sou estudante de jornalismo e achei muito interessante o fato de a jornalista Aniko Navai ter sido a única convidada a visitar o set. Mais interesante ainda é o fato de ela ter pemito que você publicasse a entrevista. Isso mostra como são importantes as relações e os contatos dentro do meio jornalístico e como essa prática pode favorecer o trabalho. A publicação dessa entrevista, sem dúvida, enriqueceu o blog e proporcionou a oportunidade ao leitor de ter acesso a algo exclusivo.

  3. Fabinho Flapp

    29/11/2010 00:31:05

    Fiennes, meu Mestre...

  4. Fabinho Flapp

    29/11/2010 00:28:44

    Richard, acho q lembro de vc no antigo HB.Olha se vc é fã dela, ok, mas boa sorte.Pq ela é absolutamente canastra, essa é a palavra exata pra descrever ela.Esteve exceelnte em "Gia", Boa - embora fosse a mais fraca das 5 indicadas - em "Garota Interrompida".E só!Nossa, só em "Closer" Roberts já vala qq interpretação da Jolie...E olha, sou muitas coisas nessa vida, mas canastrão nem sou...

  5. Ana Maria Bahiana

    28/11/2010 23:41:11

    Só vou saber quando receber a cédula, no final desta semana...

  6. Túlio

    28/11/2010 23:36:52

    Ana, vc viu Burlesque??? E aí, é cult ou vai pro Framboesa???E as notícias da televisão??? Season Finale sensacional de The Big C, infeliz cancelamento de Rubicon, Dexter na sua melhor temporada (pelo menos pra mim), 30 Rock voltando a ser genial...Sinceramente, tô mais ansioso com os indicados ao Globo de Ouro na TV do que no cinema... Laura Linney vai concorrer (já é dado como certo, né?) em Drama ou Comédia???

  7. Ana Maria Bahiana

    28/11/2010 00:27:35

    Estou investigando...

  8. pati

    27/11/2010 19:21:48

    Ralph Fiennes também esteve filmando na Bósnia seu filme de estréia como diretor. Tem notícias?

  9. Richard P

    27/11/2010 18:22:42

    Está faltando um outro comentário meu.

  10. Richard P

    27/11/2010 18:07:54

    Pior que Julia Roberts tenho certeza que ela não é .Angie com 3 globos de ouro seguidos , SAG e 1 Oscar e vários outros prêmios.Enquanto algumas atrizes quase tem que implorar para ganhar e ficam chorando.E você Flapp nunca gostou da Jolie ,então nem sei pra que veio comentar .Seu dicionário só conhece essa palavra canastrona,quem chama ela disso deve ser mais ainda.

  11. Carla Santos

    27/11/2010 13:30:21

    Angelina é Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nacões Unidas desde 2001 e todo ano eles perguntam se ela quer continuar. Nove anos de trabalhos e ficam dizendo que é marketing ,nem existia Brad Pitt na vida dela.Ela que acrescentou muito a vida dele ,que todo mundo só o conhecia por ser o homem mais sexy do mundo o mais bonito etc....Ela fez Salt sim com muita honra e carregou o filme nas costas .O produtor Lorenzo di Bonaventura disse que ela aceitou na hora ir em todos os países .Pode não ser o melhor roteiro no mundo ,mais fez um estúdio mudar o gênero da personagem e bancar tudo. E o resultado foi uma excelente bilheteria ao redor do mundo.Se estão financiando o seu primeiro filme como diretora ,ela tem talento .E mais uma vez está tentando mudar essa hollywood machista.

  12. Richard P

    27/11/2010 13:00:06

    Marcelino que só consegue enxergar marketing na Angelina.Uma informação Angelina foi convidada para fazer parte da ONU,e foi avisada que teria que divulgar todos os lugares que ela visitasse e algumas regiões seriam perigosas.Tem um lista da ONU de várias atrizes que recusaram.E cada vez que Angelina aparece ,mais doações eles conseguem.Foi divulgado no site da ONU que Angelina já doou mais de U$50 milhões .Se não gosta tudo bem ,agora antes de falar ,procure se informar primeiro.

  13. Richard P

    27/11/2010 12:53:32

    Só o que ninguém entende que Angelina aceita fazer muitos filmes para poder ajudar suas causas humanitárias. Uma vez ela comentou que fez uma festa que estava cheia de figurões ,ela estava esperando uma boa doação e foi uma tremenda decepção ,e prometeu a si mesmo que iria trabalhar e tirar o dinheiro do próprio bolso.A maioria não gosta da Angelina porque acredita em tabloídes sensacionalistas que a escolheram como a vilã e a outra santa ,que de santa não tem nada.Angelina se fosse tão ruim como dizem não teria 3 globos de ouros seguidos,Sag e 1 Oscar ,os críticos não são cegos e nem burros.Salt pode ter sido uma bomba mais fez bilheteria ,o que muita atriz queridinha não consegue ,ela carregou o filme sozinha ,fez premiere pelo mundo,atende todos os fãs .Enquanto muito ator nem chega perto de seus fãs que ficam horas esperandos,posso fazer uma lista..E o ator Rade Serbedzija comentou que depois de ler o roteiro aceitou na hora.E Angelina gravou o filme colorido e em preto/branco .O produtor Graham King quando viu o filme resolver financiar .Então no fundo acho que é inveja desse povo mesmo.Angelina não é santa e nunca fez papel de boazinha.Clint Eastwood já avisou que ele quer ver o filme e sabe o talento que ela tem.

  14. Fabinho Flapp

    27/11/2010 11:58:46

    Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo dessa canastrona dirigindo.Alguém aqui quer Mel GIbson 2?Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Lucas Bettine

    24/11/2010 15:35:55

    É triste ver pessoas invejosas, quando uma pessoa não ajuda a outra é arrogante, quando ajuda é marketing, até disseram que bonita ela não é KKKK, isso é demais, e dizer que ela não tem talento já ganhou Oscar foi indicado a outro, globo de ouros e sindicatos então já perdi a conta. A verdade é que Angelina Jolie é a unica que consegue ser estrela em todos os sentidos, talentosa, humilde, bonita e isso causa inveja nas pessoas. Ana uma pergunta você sabe quando é a estreia desse filme dirigido por ela? Já estou louco para ver.

  16. brendam lee

    24/11/2010 12:58:51

    Terminei de ler 'Não me abandone Jamais' [Never let me go] do Kazuo Ishiguro.Tristíssimo e muito, MUITO, crítico.Espero que o filme tenha mantido essa áurea.

  17. Sandra

    24/11/2010 10:51:39

    Oi Ana , pelo visto o tema do filme é bem interessante , gostei de ler sua resposta sobre os artistas que abraçam as causas sociais , humanas e ecologicas , me estranha mesmo é alguem duvidar de pessoas que tem projeção internacional escolher o bem e dar o exemplo , eles podem fazer muito e nós podemos fazer um pouco , e que faz a diferença sim.. dúvido de pessoas que duvidam do bem !!! abs

  18. Fernando

    23/11/2010 21:11:03

    Ela também não me apatece. Já a considerei uma das mulheres mais lindas do mundo, hoje nem isso.Esse status de überstar, obviamente, vem dessa persona que ela assumiu na segunda metade dos anos 2000 : versão hollywoodiana e glamurosa de Madre Teresa. Acho tudo tão programado e marqueteiro.No entanto, quem sabe ela não revela talento como diretora ? Seria interessante se revelasse ser melhor cineasta que atriz. Sempre torço pelo sucessos de mulheres na direção, a exemplo de Kathryn Bigelow, Jane Campion e Sofia Coppola.Obs. : Também acho Leonardo DiCaprio e George Clooney um pouco mais sinceros nas suas causas beneficentes. Só consigo enxergar marketing no casal Pitt : seja na ajuda humanitária, seja na família multirracial.Obs 2 : Medo de " W.E." e Madonna na direção,rs.

  19. Ana Maria Bahiana

    23/11/2010 15:51:30

    Foi erroneamente colocado na pasta de spam. Já foi restaurado....

  20. Marcelino

    23/11/2010 10:49:22

    E meu comentário sumiu.

  21. Trin

    23/11/2010 04:33:14

    Um fato é curioso. Acho que o que a caridade que Jolie faz como celebridade é mais útil que sua vida artística. Ela não tem na filmografia nenhum filme de relevância, e muitas vezes, verdadeiras bombas como o recente Salt. Acho sim que ela capitaliza esse marketing todo prá ela. Mas não deixa de ser útil mesmo sendo muito marketeira. Até o fato de que a filha aos 4 anos está se tornando um menino é motivo de comentários festivos dela, quando considero isso algo muito pessoal. Ela não deveria expor os filhos de uma forma tão desrespeitosa. Não falo da sexualidade, que isso é de cada um, mas da forma bizarra com que a própria Jolie expõe isso. Como diretora só vendo prá saber do que ela é capaz, já que artisticamente nunca acrescentou nada. Acho o Brad Pitt e o Clooney mais discretos e interessantes nesse papel de filantropos.

  22. João Oliveira

    22/11/2010 21:13:32

    Era de se esperar q em seu primeiro trabalho como diretora, ela escolhesse um projeto social. Bacana.Ana. Vi Winters Bone esse fim de semana. Sei q vc ñ pode falar nada ainda, mas aposto em Jennifer Lawrence na temporada ouro. Pelo menos minha torcida ela tem, apesar de q ñ vi nada ainda.Um abraço.

  23. Ana Maria Bahiana

    22/11/2010 14:55:25

    Muita coisa, em breve.

  24. Ana Maria Bahiana

    22/11/2010 14:55:01

    Minha impressao - e isso se aplica não somente a ela, mas a outros como DiCaprio, Brad Pitt, George Clooney, Sean Penn - é que é um impulso legítimo,vindo da constatação do poder que eles tem, e das vidas privilegiadas que levam. Eles fazem mto mais do que aparece. O que aparece, em geral, é como uma forma de divulgar a causa e não a si proprios.

  25. Ana Maria Bahiana

    22/11/2010 14:51:39

    Eu devolvo à Associação para serem encaminhados aos estudios e/ou reciclados.

  26. brendam lee

    22/11/2010 12:52:59

    [Ana, por favor, apaga o outro post]Estou curioso com o filme da Jolie.------------Ana, uma pergunta: estava vendo uma foto que você publicou no twitter [mimos da temporada ouro] e você já deixou claro que os dvds de séries e filmes não podem ser doados [FBI neles!]. Como você faz para se livrar dos dvds de filmes e séries merdas??? Só quebrando e jogando no lixo ou tem como devolver pras distribuidoras?-----------Falta muito pra você dar um adendo da temproada-ouro no blog?

  27. rendam lee

    22/11/2010 12:49:42

    Fiquei curioso com o filme. eu gosto da

  28. Marcelino

    22/11/2010 10:12:45

    Sabe quando nós temos alguma restrição, sem saber ao certo o que motiva, com algum artista? Olhamos e dizemos: - Não gosto desse cara, não me bate a empatia. Pois comigo é com a Sra. Pitt. Nunca me conveceu de ter talento, ou algo que me chame a atenção, fora o seu bico de pato. Não gosto dos filmes que ela faz, acho até uma artista supervalorizada. O que me causa essa repulsa eu não sei, até pq das "estrelas" de sua geração é a única que não me apetece. Gostaria de ser mais tolerante com a moça, já tentei mas não consigo, sou humano, demasiadamente humano. E vc Ana tem algum artista que não lhe bate o santo? E no seu caso o bicho pega, pois vc tem que ser impassional e engolir a figura goela abaixo para dar sua opinião profissional. Conta uma história dessas pra gente, se vc tiver. Bjs.

  29. Vera Chvatal

    22/11/2010 09:54:31

    A sensibilidade dessa mulher sempre se destaca...

  30. RUTH HETTFLEISCH RODRIGUES DIETRICH

    22/11/2010 09:40:37

    RESPEITO E ADMIRO ESTA MULHER QUE ALÉM DE LINDA POR FORA E UMA GRNDE E LINDA MULHERPOR DENTRO: DINAMICA, INTELIGENTE, GRANDIOSA EM AMAR AS CRIANÇAS E PESSOAS DE OUTROS MUNDOS E POVOS, DE TER FILHOS NEGROS, ASIATICOS E DE SEU VENTRE. CURIOSO E VE-LA FRÁGIL EM SEU FÍSICO E GRANDIOSA NO SEU EU.QUE DEUS A PROTEJA E A ILUME POR TODA A SUA VIDA E DESCENDENCIA. RUTH DIETRICH

  31. Flávio

    22/11/2010 09:20:41

    Ana, na sua opinião , como pessoa que há tanto tempo cobre o cinema - qual é o principal motivador para que Angelina se envolva tanto com estas questões sociais. Um impulso cristão, o bom caráter da atriz ou interesses escusos - ligados a mídia...

  32. Eduardo

    22/11/2010 06:19:14

    Espero que não seja apenas uma tentativa de preencher seu ego (como Madonna), e sim uma história interessante que realmente merece ser contada.Ana, algo a nos dizer de Black Swan?

  33. Anne

    22/11/2010 04:33:23

    Talvez Jolie seja uma boa diretora. Provavelmente melhor que atriz, já que nesse ítem, ela deixa muito a desejar. Poucas atrizes deram certo como diretoras. Uma pena.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso