Blog da Ana Maria Bahiana

David Fincher: “Tecnologia por si mesma não faz bons filmes”

Ana Maria Bahiana

David Fincher no Walter Reade: "Social Network é o meu American Graffiti"

Esta manhã o cinema Walter Reade da Film Society, no Lincoln Center de Nova York, estava lotado até o teto com o creme de la crème da intellingentsia cinematográfica novaiorquina para saudar, com aplausos, a entrada de David Fincher para uma muito rara coletiva sobre The Social Network. O ''filme do Facebook'' (como ele já está sendo chamado de leste a oeste) , ovacionado, está abrindo o 48 Festival Internacional de Cinema de Nova York, mas Fincher parte hoje à tarde para Upsala, na Suécia, onde as filmagens de sua versão de The Girl with the Dragon Tattoo já estão rolando. ''Para mim a maravilha da tecnologia é, por exemplo, o fato de eu poder ver, no meu computador, todas as opções de ângulo para uma cena complicada que vamos fazer em Upsala'', diz Fincher, depois de se confessar ''não exatamente um fã da tecnologia pela tecnologia. Tecnologia não faz melhores filmes, apenas dá mais opções. O filme tem que ser bom por si mesmo.''

O que é um assunto pertinente, uma vez que The Social Network é uma história da geração amamentada em tecnologia digital. ''Mas não foi por isso que quis fazer o projeto'', ele esclarece. ''Quis fazer porque amei o roteiro (de Aaron Sorkin, o homem de, entre muitas outras coisas, a série West Wing), porque amei o grupo de pessoas envolvido com o projeto. E porque sempre quis fazer American Graffiti – a oportunidade de trabalhar com um grupo notável de atores no momento em que estão prestes a alçar vôo.''

O grupo notável inclui Jesse Eisenberg (no papel que provavelmente vai deslanchar de vez de sua carreira e levá-lo até as indicações, a versão cinematográfica de Mark Zuckenberg, um dos criadores e atual cappo do Facebook), Justin Timberlake, Andrew Garfield e Rooney Mara, que será a nova Lisbeth de Dragon Tattoo. ''São atores capazes de compreender inteiramente a complexidade e a velocidade do diálogo de Aaron, transmitir duas, três emoções ao mesmo tempo e pensar em mais duas ou três'', Fincher define, no que pode ser a transcrição, para a arte dramática, do conceito de ''multitasking''.

Aguardem minhas considerações sobre The Social Network em breve no UOL Cinema, mas podem já ficar sabendo: 1. é um filmaço, algo entre Rashomon, Cidadão Kane e, sim, American Graffiti ; e 2. Já é o principal desafiante de Inception/A Origem na disputa pelo ouro (e como todo ano há sempre dois carros na pole…já sabemos quais são os de 2010/2011…) ''É um filme de um conjunto de atores, que vai triunfar ou não pelo desempenho deles e pela nossa compreensão comum do poder da narrativa'', Fincher resume. ''Não é um filme sobre a internet – é sobre a natureza humana, sobre temas antiquíssimos como inveja, poder, paixão.''

  1. Eduardo NAKAMURA

    25/12/2010 23:14:59

    The social network é realmente um filme agradável, mantém o espectador acompanhando cada cena, tem ótimas atuações(putz, quanta coisa boa!) e merece sim, cada comentário positivo. Acontece que do outro lado está o Nolan e seu Inception que basicamente será maior que Clube da Luta ( do próprio Fincher) na década seguinte a esta. Com uma diferença: Clube da Luta foi um fracasso de bilheteria (inception está longe disso, foi um sucesso mundial) e só teve seu reconhecimento tempos depois quando foi pras locadoras e fez um boca boca tremendo.Ok ok! Nada a ver esta comparação!Li em algum lugar que Inception poderia se tornar uma "religião(sim, fãs xiitas existem!)" num futuro próximo. A Rede Social está longe disso!

  2. Leonardo Almeida

    02/10/2010 19:02:41

    Nunca podemos esquecer que os irmãos Coen vêm pra briga também... O novo deles, Bravura Indômita, parece bem promissor...

  3. Richard P

    01/10/2010 12:31:58

    Black Swan ótima notícia,saber que está nessa lista.Achei o trailer 10 e Darren Aronofsky também vai entrar na lista de melhor diretor.

  4. Ana Maria Bahiana

    30/09/2010 15:54:30

    existem outros, richard, mas estes dois são os pole position por enquanto. suspeito que black swan seja o terceiro, com king;s speech correndo na conhecida raia "importado britânico".

  5. Richard P

    30/09/2010 13:46:18

    Ana você disse que A origem e The Social Network são por enquanto os primeiros na corrida ao Oscar .Ainda está faltando 8 filmes para categoria melhor filme.The Social Network logo que eu li que David Fincher estava na direção já tinha me interessado,será que agora ele leva a estatueta.Já começou um campanha do filme no Twitter para Oscar será que isso é bom ou ruim?

  6. Trin

    29/09/2010 18:57:42

    Eu acho que filmes são mais importantes que prêmios, mas é impossível ignorar a importância do Oscar, do Globo de Ouro,do Festival de Cannes e do Festival de Berlim. Os júris tomam decisões medíocres, mas ainda são eventos relevantes. É importante dizer que é claro que esses prêmios não definem o que é um grande filme.

  7. Jean Michelon

    29/09/2010 10:25:11

    FIco impressionado como as pessoas ficam obcecadas pelo Oscar. Eu assisto todo ano e acompanho as noticias, mas com um minimo de conhecimento qualquer um sabe que Oscar nao é sinonimo de "o melhor", mesmo pq isso é totalmente subjetivo. Relax people, aproveitem os filmes, as atuações e nao se preocupem tanto com quem vai ganhar.

  8. aninha

    29/09/2010 06:02:37

    Acho muito cedo mas gostaria de especular sobre o Oscar. E atores ? Quem está sendo comentado ? Di Caprio merecia ser indicado, mas não por Inception e sim por A Ilha do Medo, um grande filme que está sendo esquecido, mas merece muita consideração. Eu adoraria ver Julianne Moore e Annete Benning premiadas, assim como Max Von Sydow, por Robin Hood. Quando ao David Fincher, depois da garfada que deram nele em 2009, espero que agora corrijam o erro. Amo os filmes dele.

  9. Thiago Lucas

    29/09/2010 01:31:08

    O filme parece mesmo ser barbaro e toca num assunto fundamental de hoje: solidao. Saiu nota sobre o filme na Megazine do jornal O Globo desssa terça, e tb li um grande artigo de 4 paginas na Newsweek do dia 27 de setembro, capa ManUP!, que fala sobre o novo homem da atualidade.No Brasil o Social Network chega so em dezembro...

  10. Cine

    28/09/2010 18:03:37

    Ana, comente a escolha de "Lula - O Filho do Brasil". Lamentável, não?

  11. Eduardo Rodrigues

    28/09/2010 14:26:39

    Ah, esse papo de natureza humana é um saco... Se o Fincher estiver o sentido ampla e ridículamente difundido de natureza humana enquanto uma lamaceira da qual não se escapa, ele perde pontos no meu conceito.No que tange a filmes, sou fãzaço ainda.

  12. Marcos

    28/09/2010 11:08:41

    La vai a minha lista do Oscar:Melhor FilmeThe Social Network (Deve Ganhar tambem filme, diretor e roteiro adaptado)Toy Story 3InceptionThe kings Speech (Melhor Ator Colin Firth)The Black Swan (deve ganhar Natalie Portman)The winters boneThe kids are all rightThe Town ( ese e bem dificil.. so pra completar a listaTrue Grit ( so vi o teaser muito curto)The way back ( por q eu adoro o Peter Weir)

  13. Joao Marcelo F. de Mattos

    27/09/2010 17:35:40

    Sempre que ouço falar deste filme penso no pessoal do Orkut conjecturando "Ah, fama e poder do Facebook....... que inveja...... podia ser a gente"). Afinal, o Orkut foi lançado pouco tempo antes do Facebook.

  14. Nilson Jr.

    27/09/2010 15:11:34

    Até o momento a única coisa que me fazia colocar esse filme na lista obrigatória é que ele é do Fincher, diretor de quem sou absolutamente fã. Agora que você está rasgando tantos elogios, subiu pro topo da lista de prioridades.

  15. Fabinho Flapp

    27/09/2010 14:26:33

    Ana, fala algo do Garfield. Como ele está? Chances do ouro?

  16. aninha

    27/09/2010 05:30:17

    Ana, o que dizer sobre mais um problema em O Hobbit ? Agora se refere aos sindicatos dos atores com muita gente parece que pulando fora como Ian e Cate ?Ai meu Deus ! Estou anciosa por este filme, mas parece que tá difícil...http://www.telegraph.co.uk/culture/film/film-news/8026200/Cate-Blanchett-and-Sir-Ian-McKellen-may-decline-Hobbit-roles-in-pay-row.html

  17. Ana Maria Bahiana

    27/09/2010 00:35:13

    ainda não vi, mas até agora ouvi apenas comentários positivos..

  18. Ana Maria Bahiana

    27/09/2010 00:34:26

    A persona de um ator é parte do pacote de elementos que ele traz para um elenco. A questão é como o diretor vai utilizar esse pacote. Fincher acertou completamente - espere ver Jesse entre os indicados, este ano.

  19. Massad

    26/09/2010 22:38:08

    Ana, pra falar a verdade, não esperava muito desse filme... Principalmente porque sabia q Jesse Eisenberg seria um dos atores. Jesse Eisenberg costuma fazer, assim como Michael Cera, personagens nerds. Já assiti alguns desses filmes em que Eisenberg fez esse tipo de personagem (Zoombieland, Curse) e ele parece fazer sempre o mesmo, sempre as mesmas expressões, sempre o mesmo cabelo! (rsss). Só muda o nome do personagem nerd que ele faz... Não acredito que o mesmo aconteca com Cera. O nerd que ele faz em Scott Pilgrim é bem diferente do nerd de Juno. Por isso te pergunto: como é a performance de Eisenberg em The Social Network? Ele merece algum destaque?Abraços

  20. Andréa Costa

    26/09/2010 21:00:34

    Ah não ninguém bate A Origem ano que vem,eu sei não vi o filme ainda,mas acho difícil superar o filme do Nolan.

  21. brendam lee

    26/09/2010 20:10:20

    Ana, queria te perguntar de 'Let me in'. Como fã do filme sueco, e avesso a refilmagens desnecessárias, te pergunto se já teve a oportunidade de ver a versão estadunidense. Se sim, o que achou?

  22. Ana Maria Bahiana

    26/09/2010 17:34:23

    as duas.

  23. Ana Maria Bahiana

    26/09/2010 17:33:54

    Somos dois. Eu não tinha o menor interesse nesse filme até que as luzes se apagaram na sala e os primeiros cinco minutos rolaram na tela.

  24. André Coelho

    25/09/2010 23:00:33

    Não tinha o menor interesse nesse filme, até ler o seu post. Tô vendo todos os trailers agora, hehehe

  25. Newman

    25/09/2010 22:47:28

    Se é bom só assistindo mesmo, mas os filmes do Fincher costumam ser cansativos. Ele, o Ridley Scott, esse pessoal que vem da publicidade e videoclip muitas vezes perdem a mão no excesso de preciosismo.

  26. Fábio Baptista

    25/09/2010 18:06:03

    Que bom que esse filme está tão bem assim, quem sabe se agora aqueles que acham Fight Club e Benjamin Button superestimados se rendam ao talento de Fincher.

  27. Flávio

    25/09/2010 16:55:59

    Oi Ana. Aproveitando qual das garotas de A origem você acha que tem mais chance de ganhar campanha para indicação...

  28. Thiago L. Reis

    25/09/2010 13:03:34

    O que está ao alcance dos espectadores comuns é o "apenas" o entretenimento. Especulações sobre prêmios são apenas para profissionais da área com acesso à fontes internas. Não sei quando começou, mas há um bom tempo sabemos que as premiações de hollywood (com exceções, talvez) são políticas, como Ben Stiller nos lembrou em Trovão Tropical.Tive essa certeza, particularmente, quando soube dos vários prêmios de Dança com Lobos, entre outros exemplos.Por isso acompanho o blog com entusiasmo; nada como uma opinião inteligente, honesta e de bom gosto baseada na realidade de Hollywood.

  29. aninha

    25/09/2010 11:29:11

    Concordo muito com a Ana quando ela diz que na verdade não existe “o” melhor filme do ano. Existem escolhas feitas por diferentes grupos usando diferentes parâmetros.Só para citar dois exemplos de filmes referenciais do cinema que são fundamentais em qualquer citação filmográfica que não receberam o Oscar de melhor filme: Cidadão Kane, só recebeu 1 Oscar, e Vinhas de Ira, míseros 2.

  30. aninha

    25/09/2010 11:13:28

    David Fincher é um dos melhores. Quando vi o trailer fiquei super interessada nesse em The Social Network. Gosto muito de todos os filmes do Fincher e O Curioso Caso de Benjamin Button, eu considero uma obra-prima. Um filme para todos os momentos. Sobre A Origem, eu adoro Nolan, mas esperava mais. A primeira parte é extremamente cansativa. Sobre o Fincher citar "American Grafitte", ele disse que é o "American Grafitte" dele. Não é uma pretensão e sim uma reverência ao filme do Lucas.

  31. Ana Maria Bahiana

    25/09/2010 10:43:52

    Na verdade não existe "o" melhor filme do ano. Existem escolhas feitas por diferentes grupos usando diferentes parâmetros.

  32. Leandro Dubost

    25/09/2010 10:32:01

    Não tenho dúvida que A Origem irá receber muitas indicações a vários prêmios, mas será que tem alguma chance de ser considerado favorito? Não é o típico filme ganhador de prêmios e lembre a repercussão de Avatar ganhando Globo de Ouro ano passado.Eu afirmo que não vi filme esse ano melhor do que A Origem (ainda não assisti Social Network, hehe). Mas nem sempre o melhor filme do ano é considerado o melhor filme do ano.

  33. Neno

    25/09/2010 08:04:37

    O que não me sai da cabeça é uma indicação de Oscar a Lula, filho do Brasil, brincadeira.Vamos tirar a política da arte.....

  34. Fabinho Flapp

    25/09/2010 03:00:16

    Como eu espero por esse filme, como eu espero por esse filme...DEpois de "TCCOBB", Fincher vais nos dar mais uma obra-prima!Ana, como o Garfield especialmente está? Ele é a alma de "Dr. Parnassius", ao lado de Plummer.Como ele está em particular, você prevê possibilidade de indicação para ele?

  35. Cristiane Martins

    25/09/2010 01:19:54

    Quando lí sobre o filme do "Facebook", não fiquei muito entusiasmada mesmo sendo dirigido por David Fischer , mas iria ao cinema com poucas expectativas sobre ele.Mas ao ler esse post mudei de idéia, acho que esse deve ser um bom filme como foi por exemplo Zodiaco, que era sobre crimes em série e acabou virando um filme sobre obsessão e obstinação, se você viu o filme e diz que é bom estou na fila do cinema para conferir.Sobre o que Fincher disse sobre a tecnologia, ele mesmo mostrou que é possível fazer um bom filme usando todos os recursos da tecnologia, como ele o fez em Benjamin Button o filme mais menosprezado do Oscar 2009, um filme lindo, sensível e com uma hsitória envolvente.

  36. Ana Maria Bahiana

    25/09/2010 00:51:25

    Tá não, Silrone,tá não...

  37. Silrone Lima

    24/09/2010 23:47:49

    INCEPTION já tá fora desse páreo há um bom tempo.

  38. Lucas de Assis

    24/09/2010 23:41:28

    Olá.Não seria pretensão demais colocá-lo no patamar de American Grafitti? Será que é tão bom isso? Quanto maior a expectativa, maior a decepção. Vamos esperar pra ver. Fiquei curioso e torço para que seja uma maravilha. O cinema mainstream precisa de algo do tipo.

  39. Eduardo Braga

    24/09/2010 22:37:57

    Fincher e Nolan são meus diretores favoritos!! Fiquei doido com Inbception, e tenho certeza que The Social Network é um filmaço! Ninguém vai poder dizer que 2010 foi ano fraco em termos de filmes bons.

  40. Soulvlaki

    24/09/2010 22:21:27

    Confesso que fiquei surpreso ao saber que David Fincher seria o diretor da adaptação americana para o livro de Stieg Larsson! A expectativa aumentou tremendamente! David Fincher ém diretor para se ir ao cinema de olhos fechados!

  41. Douglas

    24/09/2010 22:11:15

    eu estava tão ansioso, agora estou ainda mais!! a temporada de ouro está próxima!!

  42. fernando

    24/09/2010 22:04:01

    gostei

  43. Trin

    24/09/2010 21:26:50

    Se o desafiante do filme do Fincher é A Origem então o Fincher pode dormir sossegado. A Origem parece que deixou uma sensação de que poderia ter sido melhor. Para mim e para muita gente.David Fincher é um dos diretores mais consistentes do cinema americano. Um cara que foi capaz de realizar um filme arrebatador como Benjamin Button, já merece todo o respeito.

  44. rodrigo rodrigues

    24/09/2010 21:04:03

    Eu tambem nao estava levando fe alguma neste filme, apesar de ter a direcao do Fincher...agora estou curioso.

  45. Cássia

    24/09/2010 19:31:42

    Eu vi o trailer no cinema, ao assistir Inception, e sequer cogitei assistir a esse filme... Depois do seu comentário, mudei de ideia.

  46. Gustavo Zago

    24/09/2010 19:21:13

    Eu tb,tinha poucas expectativas com esse filme,nao sabia que era tao grande...quero ver logo!!!

  47. Tisf

    24/09/2010 17:42:19

    É o filme que eu não tinha nenhuma expectativa! Enfim, eu gosto do Fincher e do Nolan e seria legal os dois lá concorrendo. Lebrando que seria só a primeira vez do Nolan como diretor.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso